Segurança no TrabalhoKickBack - Acidente

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
marciobg
Banido
Banido
Mensagens: 437
Registrado em: 29 Abr 2006, 10:20
Cidade: Contagem / MG

KickBack - Acidente

Mensagem por marciobg » 04 Mai 2006, 08:39

Obrigado pela aula, Edilson! Valeu.
marciobg
Banido
Banido
Mensagens: 437
Registrado em: 29 Abr 2006, 10:20
Cidade: Contagem / MG

KickBack - Acidente

Mensagem por marciobg » 17 Mai 2006, 09:46

Falando, ainda, sobre kick back, creio que estes acessórios possam prevenir o acidente.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Os acessórios são americanos, os encontrei no site da Rockler. Não sei se há no Brasil para vender. Importar não compensa. Porém é possível, a partir deles, confeccionar (improvisar) gabaritos similares, utilizando madeira, compensado e grampo. Não será nada sofisticado nem precisa ficar bonito. Basta que possibilite um corte seguro para o operador da serra circular.
Avatar do usuário
Silvério
GDMista
GDMista
Mensagens: 186
Registrado em: 15 Mar 2006, 21:10
Cidade: Cascavel
UF: PR
Idade: 58

KickBack - Acidente

Mensagem por Silvério » 26 Mai 2006, 22:26

Pessoal.

Como estou adaptando a minha serra manual para uma bancada tembém estou preocupado com a segurança, seja neste site como fazer seu próprio dispositivo anti kickback.

http://www.thewoodshop.20m.com/howto_splitter.htm


Imagem

Imagem


Um abraço ao Marcão, que considero meu mestre virtual.

Silvério.
"Você não pode parar as ondas...
Mas pode aprender a surfar.
A vida fica mais leve. "********
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

KickBack - Acidente

Mensagem por Edilson » 27 Mai 2006, 01:05

Olá pessoal.

Não tinha postado ainda comentários sobre as últimas mensagens porque estava querendo terminar meus dispositivos de segurança para colocar fotos e ilustrar melhor a descrição dos mesmos. Entretanto, como não consegui terminar o conjunto ainda, quero observar umas coisas. Baseio-me em informações colhidas na internet. Nas conversas com marceneiros experientes pouca coisa pode ser extraída a respeitos desses instrumentos de segurança. Normalmente, os operadores nas marcenarias não os adotam porque tomam tempo em sua regulagem. Para eles não importa muito a questão do risco. Infelizmente, muitos temem serem despedidos pelos patrões se ficarem exigindo muita coisa ou, se forem os próprios donos de pequenas marcenarias, receiam não produzirem a quantidade sufiente para sobrevivência.

Primeiramente, acho muito bom discutir esses dispositivos, o que demonstra preocupação com a segurança. Vou comentar conforme a seqüência das fotos. Observo que os dispositivos são próprios para serras circulares de mesa fixa. Para esquadrejadeiras, onde a mesa move-se sobre trilhos, fazem-se necessárias algumas modificações.

Na primeira foto do Márcio, o dispositivo separador (a cunha) funciona bem para chapas finas, tipo compensado. Além disso, ele é preso ao "REPLACE" (base) por dois pinos. Nesse caso, a cunha pode-se desprender da base. O ideal é ser mais alto ou da mesma altura da lâmina, com possibilidade de regulagem para cima ou para baixo. Ele também é muito curto e está longe da lâmina. Num manual que vi indica a distância de uns 10mm. Talvez possa ir a uns 20mm.

Na segunda foto, há um dispositivo de segurança fantástico. Ele substitui o chamado pente, que é uma peça colocada sobre e/ou ao lado da madeira a ser cortada. Se a madeira pular para cima, no coice, não sairá voando. No caso dessas rodinhas, a madeira fica bem presa. Dá para notar que as rodinhas estão presas em grampos que correm dentro de um trilho. Dessa maneira, pode-se regular a distância e a posição delas em relação ao tamanho da madeira a ser cortada.

A terceira foto mostra um dispositivo próprio para fazer espigas de encaixe. Notem que ele corre num canal no tampo da mesa e a empunhadura fica bem longe do alcance da lâmina. O suporte vertical pode ser inclinado, possibilitando cortes em ângulo. O dispositivo para prender a madeira (sargento de parafuso) parece ser bem robusto e possui abertura para uma peça de madeira bem grossa. Além de tudo, ainda tem um volante para facilitar o movimento do parafuso.

A terceira foto mostra um dispositivo muito perigoso de operar. Notem a posição da mão esquerda do operador. Bem em cima da lâmina. Qualquer descuido...

Na primeira foto apresentada pelo Silvério dá para notar que a cunha (splitter) é mais alta que a lâmina (isso é muito bom), mas é estreita (ruim). Embora tenha um pauzinho sobre a lâmina, essa proteção é muito deficiente. Não protege contra o toque das mãos, contra o arremesso da madeira ou farpas e, muito menos, de estilhaços da serra.

No meu modo de pensar, o conjunto ideal de dispositivos seria formado pela cunha separadora (splitter/rive knife), com altura igual ou mais alta que a lâmina. Deve ter comprimento proporcional ao diâmetro da lâmina. Talvez 1/4 ou 1/3 do diâmetro. (Estou fazendo uns testes com uma chapa, para ver o comprimento mais eficiente). Evidentemente, a espessura da cunha deve ser igual à da lâmina. Leve em consideração a espessura dos dentes e não do disco, no caso de wídea. O ideal é que seja de metal duro. Alumínio entorta com facilidade e madeira deforma (nem pense em compensado ou MDF). Fixar bem para não soltar. Também não deve ficar muito longe da lâmina.

Dos lados dessa cunha, vão presas duas lâminas serrilhadas (uma de cada lado). Os dentes devem ser grandes e serem amolados, como se faz com os serrotes. As lâminas devem ter molas fortes para pressionar a madeira contra o tampo da mesa e evitar o coice.

Sobre a lâmina, a proteção mais indicada seria uma capa transparente. Se for opaca, e o operador não puder ver a lâmina cortando a madeira, vai dificultar muito. Também é bom que tenha uma abertura para aspiração de pó. O policarbonato (Lexan, Plexiglas, etc.) é forte o bastante para impedir que estilhaços de metal voem para cima do operador. Inconveniente: é caro! :(

Os pentes são acessórios ideais para manterem a madeira na posição. Se for possível, comprar ou fazer esses prendedores de rodinhas que o Márcio postou na 2.ª foto.

Desculpem o tamnho da mensagem, mas atualmente esses dispositivos são as únicas coisas que estou fazendo (viraram minha fixação). Infelizmente não tenho uma tico-tico forte o suficente para cortar uma chapa de metal de 4mm. Quando conseguir cortar as lâminas serrilhadas, mostro aqui para vocês.

Um grande abraço,

Edilson Tiradentes
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

KickBack - Acidente

Mensagem por manoel varella » 28 Mai 2006, 12:38

Espero estar contribuindo, ao mostrar fotos do equipamento de segurança da minha serra circular.
As fotos são autoexplicativas, mas gostaria de chamar a atenção para a peça serrilhada, que prende a madeira junto à guia, para evitar o kick-back.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
MARCENARIA E MARCHETARIA TAMBÉM É TERAPIA E RIMA!
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

KickBack - Acidente

Mensagem por Edilson » 28 Mai 2006, 20:56

Grande Manoel! Matou a pau.

Como dizia o Confúcio: uma imagem vale mais que 1000 palavras!

Nessas imagens você mostrou dois dispositivos que eu acho os principais para evitar o coice (kickback): a cunha separadora (splitter) e a lâmina serrilhada (spawl). Notem que a cunha é bem comprida e mais alta que a lâmina da serra. Assim, a possibilidade dos dois lados da madeira fecharem contra a lâmina da serra, depois do corte, diminui consideravelmente. Se, por algum motivo, a madeira sofre uma força para ser empurrada contra o operador ou pular para cima, as lâminas serrilhadas cravam na madeira e impedem o coice. Observo que uma mola presa nas peças serrilhadas mantém a pressão para baixo.

Também notei que há uma proteção transparente sobre a lâmina. Essa capa transparente é um outro item importante de segurança.

Um abraço a todos,

Edilson Tiradentes
Avatar do usuário
Luciano_PY2BBS
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 19 Mar 2006, 19:20
Cidade: S.J.B.Vista - SP
Idade: 49

KickBack - Acidente

Mensagem por Luciano_PY2BBS » 04 Jun 2006, 04:38

Alô pessoal,

Pois é... fazendo um gaveteiro aqui na semana passada, na hora de cortar um dos sarrafos que foram usandos nas corrediças das gavetas (sarrafos muito pequenos, 1 x 1,5cm), na hora de terminar o corte, uma supresa, não sei como o sarrafo travou na saida da guia e puf.. kickback. mandou o sarrafo e a peça maior de onde eu estava "desdobrando" os sarrafos, pra tras.

Por sorte, mas muita sorte, eu tenho o habito de nunca trabalhar atras da mesa da serra e sim ao seu lado, de forma que se a madeira for expulsa pra tras, vai bater lá na parede e não em mim.
Abraços.

E lembre-se: "A necessidade é a mãe do improviso"
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

KickBack - Acidente

Mensagem por Edilson » 30 Jun 2006, 01:18

Olá pessoal.

Lendo o texto em Inglês cheguei à conclusão que uma idéia minha não parece tão maluca como eu pensava. Estou imaginando em levar meu avental de raspa a alguém que costura couro e acrescentar bolsos largos na altura do peito e abdomen da vestimenta para inserir pequenas placas de policarbonato. Talvez fique um pouco pesado e desconfortável, mas pelo menos evito o constrangimento de levar uma paulada nas partes pudentas, além do peito.

Um abraço,

Edilson
cfdrigo
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2015, 19:39
Cidade: Araguari/MG
Idade: 72

KickBack - Acidente

Mensagem por cfdrigo » 15 Ago 2016, 18:56

Boa noite a todos,o que aprendi foi que em serra circular de bancada na entrada da serra com a guia deve ter a medida correta e na saida da serra com a guia deve ter uma folga de 1mm,assim a peça a ser cortada não fica presa na guia.
Grande abraço a todods
Responder