Segurança no TrabalhoMateriais de segurança. VEJA ISTO !!!

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Cid Lessa » 10 Nov 2008, 11:09

Oi Marluce!

Eu comprei essa da que vc citou pois tive um problema alérgico com pó de Ipê e o Guru me aconselhou a trocar a simplisinha pela com filtro.
Fiz algumas peças com o ipê utilizando essa com filtro e não tive o mesmo processo alérgico que da outra vez, ou seja, fuincionou muito bem.
Como com outras madeiras não tive problema de alergia e pelo valor dos filtros (aqui pago 8,00) vou continuar com as descartáveis para outras tarefas.
Outro detalhe, eu fico com um calor danado usando as máscaras e abafadores auditivos, mas não pode-se deixar de usar pois o calor que se passa agora nem se compara a sofrimento com qualquer doença respiratória adquirida pela inalação de pó.

Grande ABraço
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Marluce » 10 Nov 2008, 11:22

Oi Cid,

Que bom, pelo menos tem alguém que usa essa mesma marca, eu estava preocupada porque nunca tinha ouvido falar.
O Zé sua à toa, eu sinto calor imagina ele!
Você tem razão, vamos passar a usar mais os EPs.
Aliás, comprei o terceiro óculos de segurança, a maioria com o tempo vai machucando meu rosto ou fica caindo. Será que vou ter que colocar botox pra conseguir usar os eps? :lol: :lol: :lol: :lol:
Acho que os fabricantes só fazem produtos masculinos, a 3M tinha que trocar o nome para 3H :wink:

Beijo,
Marluce
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Cid Lessa » 10 Nov 2008, 11:31

Oi Marluce!

Depois que "martelei a cara", estou pensando em trocar os óculos pelo protetor facial, aquele tipo soldador mas é todo transparente. Já ví um tópico que citava isso e se não me engano foi o Anderson (Pinamaral) que comentou. Só não sei se dá pra usar com a máscara com filtro. :?: :?: :?:
Um detalhe, o meu óculos escorregava muito quando baixava a cabeça, fiz um engrosso com cola quante, (silicone) e moldei com a Dremel, ficou jóia!

Abração
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por strada » 10 Nov 2008, 11:36

Com relação as mascaras
devemos nos ater a reaçoes alergicas ao produto tambem
ou seja a materia prima da confeçção da mascara



a mascara com respirador alivia bastante a sensação de abafado e quente
utilizo 3m 8822 C.A. 5657 pff-2

As madeiras mais alergicas sao o ipe e o cedroarana e o timburi

mas observe que a alergia pode se manifestar via pele

A rinite alergica nao necessariamente advem da madeira , vai do ambiente onde a pessoa dorme , falta do sol no quarto principalmente . jornais , etc...
uma vez adquirida dificilmente se livra dela
Se nao for o aquecimento inventaremos outra desculpa
porque é feio , porque incomoda etc...
Infelizmente ainda fazem tudo padrao unico
tente a 3m com relaçao ao formato ou tamnho do rosto e solução
testo a mascara da seguinte maneira
depois de duas outres horas lixando , assoo o nariz e deve sair absolutamente nada de po de madeira
mas estamos evoluindo nao estamos
para o ouvido usamos algodao , evoluimos para a tampinha de conta-gotas ,protetores e oculos ridiculos , .......
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Marluce » 10 Nov 2008, 12:35

Concordo contigo Strada
A maioria é "padrão" como se o ser humano tivesse sempre as mesmas medidas.
Ter desculpas é muito fácil pra não usar, por isso vamos nos obrigar a usar.
O Zé já tem essa rinite a um tempo, mas de uns meses pra cá tem piorado exatamente nos fins de semana que mexemos com madeira.

Vou fazer o seu teste da máscara!

Beijo,
Marluce
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 10 Nov 2008, 13:12

Oi Marluce,
O pió pobrema nem é a renite, (ou memo o "barrim" que forma no nariz). O pió memo é a parte que aspiramo pa drento do purmão.
Tive cunversano cum Fiscal do Trabalho e ele contou que perto da cidade de Dourados aqui no MS tem uma região cunhecida cuma Vila São Pedro. Dessa vila inté a Vila Vargas (um trecho de uns 30 km) o na época presidente Jetúlio Vargas troxe vários agricurtor prum projeto de assentamento, maize que treminô não dano certo. Mas uns religiosos forum ensinano os assentado a fazê trabalhos em madeira cos pau das árvore que eles iam tirano das terra. Em menos de 15 anos num tinha maize pecuarista ou agricurtô no mei deles, mais esse trecho é muito cunhecido pelos trabalho em madeira (que vão de móveis grandes em madeira muçiça a caminhãozim e táuba de carne).
Acontece que esse pessoal foi cresceno e miorano as máquina e armentano os barracão co passar dos tempo. E foram contratando pião (agregados) pra fazê os trabalho maize pesado e assim a coisa cresceu sem os cuidado cá saúde.
Resurtado: o Fiscal me contou que sempre que chega fiscal nos barracão todo mundo fica cas mão nos borso (pra num entregá arguma farta de dedo) e o pió. O índice de morte por pobremas purmonar alí é recorde. O maize triste é que, quando os pião cumeça a cair de podrução, quando cumeça da dar pobrema na hora do pó, eles são logo dispensado e num tem amparo nos causo de doença.
Resumino: O Fiscal me disse que o máximo que o purmão guenta é inté 25% do volume dele cum resíduos la drento. Chegano ai é questão de tempo po pião batê as bota. Agora, pensemo... Já notaro quanto de pó fica numa superfíce duns 20x20 cm dispois de um dia de trabalho? Esse pó frutuante, quanto tempo levaria pá deixá nóis cum pé nas cova???
Ta certo que a gente esquece por arguns intante, maize, trabalhá sem máscra pode fazê nóis sê esquecido pra sempre....!!! :cry:
Ah... detalhe: o que entra no purmão jámais sai...!!!
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por strada » 10 Nov 2008, 14:50

Pantanal
o grande problema a partir de agora é que o ministerio do trabalho ,inss enfim o governo começa a colocar as despesas , os encargos em cima do empregador e nao mais na "caixa" como se diz

já saiu sentença a empresa garoto onde uma funcionaria adquiriu problemas do esforço repetitivo de anos embalando bombons
A empresa deverá pagar a pensao vitalicia a funcionaria e nao o inss


Assim os arquivos dos procedimentos do pmso , receitas, exames medicos etc... deverao ser guardados pela empresa por quarenta anos
estamos tbem preocupados com o po mas aspiramos , pelo menos os mais veljhos quantos e quantos gramas depó da china , bhc ,taninos e outros venenos aplicados na madeira ?
Marluce
como disse o problema pode nao estar no po e sim ele pode acentuar o que já está cronico
ou seja nao adquiriu a renite cronica com a madeira , apenas é um agravente o po , como o polemn de flores , poluição etc...
Outra coisa é que estamos muito longe dos ideais pois os engenheiros do trabalho , fiscais etc...sabem o que nao pode e criticar mas nenhum deles tem noção nenhuma de como resolver ou amenizar a poluição .
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Ari » 10 Nov 2008, 17:48

Amiga Marluce!!

Eu gostaria que você visse esta foto pra gente conversar depois. Eu ainda tô no trabalho e enrolado. Assim que eu chegue em casa, venho aqui e a gente termina o assunto, tá bão?

Desculpa tá?


Imagem
As máscaras que eu recomendaria pra você são estas 4 últimas, de baixo. Veja que elas são dobráveis. São super confortáveis, e são equipadas com válvulas de escape (saída de ar). Elas podem ser a solução pra vocês dois.

Falamos tá bom?

Bração

Ari
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Marluce » 10 Nov 2008, 18:02

Pantanal e Strada,

Podem deixar, vou dois puxões de orelha, um na minha e outra na orelha do Zé :D
Vamos tentar ser mais rigorosos nisso.

Ari,
Eu procurei exatamente essas menores, mas lá não tinha. Com válvula só tinha essa primeira (da esquerda pra direita) na segunda fileira de cima pra baixo
Comprei duas, mas ela é grande pra mim também.

Beijos,
Marluce
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Ari » 10 Nov 2008, 19:11

Pronto Marluce, voltando ao assunto.

As máscaras são divididas em 3 grupos:

a) Respiradores SEM manutenção
b) Respiradores COM manutenção
c) Respiradores com suprimento de ar

Nos interessa o grupo A e B. O A são estas máscaras descartáveis. O grupo B são as máscaras de borracha ou silicone que têm filtros diversos para cada aplicação e são trocáveis.

Acho que você comprou uma do grupo B. Estas máscaras filtram partículas muito finas. Por exemplo, se você está pintando alguma coisa com tinta automotiva, nem o cheiro da tinta você sente. Acho um pouco demais para o nosso uso em marcenaria. Mas... proteção nunca é demais.

As máscaras do grupo a são muito baratas e eficientes. Estas dobráveis, que vão caber em você, eu já usei e são muito boas. E aqui em Brasília a gente acha sempre. Posso mandar sem problemas.

Esta semana vou dar uma chegada na loja em que costumo comprar e já vou conseguir algumas. Me manda por MP o endereço de vocês.

É isso. Será que eu falei tudo?

Bração

Ari
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Marluce » 10 Nov 2008, 19:32

Oi Ari,

Mas nós já compramos duas dessas com filtro, não quero te dar trabalho :D
Só queria saber se essas máscaras que eu comprei servem ou foi dinheiro jogado fora.
Inclusive eu senti uma coisa com essa máscara que eu nunca senti antes com as descartáveis, realmente o ar só passa pelos filtros, antes saia por todos os lados, mesmo quando eu apertava a mascara com as mãos, parece que essa com borracha adere ao rosto não deixando o ar escapar, por isso eu gostei. Mas como sou leiga, e geralmente leigo gosta de tudo errado (vide ferraris, etc) Resolvi perguntar pra você :-D

Beijo,
Marluce
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Ari » 10 Nov 2008, 19:50

Marluce, eu não connheço a marca mas acho que nenhuma indústria iria fazer uma máscara de proteção que não desse um mínimo de proteção. O teste, depois de acomodada a máscara na face e totalmente vedada é: Se sentir cheiro de madeira, ela não está funcionando. Eu pessoalmente acho que vocês estão protegidos.

Eu, de qualquer maneira, vou ter que comprar umas máscaras. Mando uma pra você, tá bom?

Bração

Ari

PS: Parabéns pelo trabalho no concurso. Certamente, um dos mais criativos. Eu fiquei muito orgulhoso de ver você trabalhando com tanto afinco e sabedoria. Ficou MUITO bacana mesmo!! Parabéns!
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Marluce » 10 Nov 2008, 19:56

Puxa Ari,

Fiquei com nó na garganta agora, um elogio desse! Obrigada mesmo, eu que fico orgulhosa de receber tantos elogios dos amigos do GDM ainda mais do mestre Ari :wink:

Obrigada!

Beijo,
Marluce
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 11 Nov 2008, 14:19

strada escreveu:...já saiu sentença a empresa garoto onde uma funcionaria adquiriu problemas do esforço repetitivo de anos embalando bombons
A empresa deverá pagar a pensao vitalicia a funcionaria e nao o inss
Poizé Estrada, ansim cuma nois marceneiro e outros profissional, os médico do trabalho, os fiscal, os ténico de segurança tóbem vão se escrareceno e modernizano.
É que agora eles chegaro a conclusão que, se tinha norma vigente, se tinha horário de trabalho definido, e se podia haver rodízio de função na empresa e isso não foi cogitado porela, ai o erro é da empresa, e não "desgaste" natural do empregado. É que nem faize as seguradora. Eles cobre as dispesa, desque não se tinha relaxado cas obrigação e cuidado em cada causo.

E quanto ao pó ser agravante.. Bão,,,Agrava memo pra quem já tem outras tendência. Maize o pó de madeira em sí sozim, já causa insuficiênça purmonar por acúmulo continuado. É que nem perda auditiva. Vai degradano divagarim, divagarim, maize condo a gente percebe, o que foi prejudicado num pode maize ser consertado. Então, a forma de num sofrer dispois é usar esses EPI antes... né, não?
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Marluce » 11 Nov 2008, 14:31

strada escreveu:...já saiu sentença a empresa garoto onde uma funcionaria adquiriu problemas do esforço repetitivo de anos embalando bombons
A empresa deverá pagar a pensao vitalicia a funcionaria e nao o inss
Não consigo resistir!!!
O esforço repetitivo da funcionária foi na língua não foi?
Depois de tantos anos lambendo os dedos hahahahaha

Desculpa, eu sei que o assunto é sério, mas não deu pra passar em branco :wink:
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por strada » 11 Nov 2008, 14:40

Boa essa !!!!
pior que eu pensava que era embalado automatico
mas a mao de obra com certeza deve ser bem mais em conta
Só para descrever um "causo"

o ultimo funcionario que dispensei
o advogado alegou que ele trabalhava das seis da manha a meia noite diariamente inclusive sabados dominfos e feriados
que o ambiente era insalubre e que estava com problemas auditivosdevido o excesso de barulho , problemas pulmonares devido ao excesso de po e produtos altamente corrosivos , problemas visuais pela falta de iluminação , problemas de coluna devido ao excesso de peso etc......
portantoa importancia de se provar que o funcionario usa o equipamento
e foi fornecido senao a conta fica salgada
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Edilson » 12 Nov 2008, 00:09

Olá pessoal.

Respondendo a indagação do CidLessa, eu uso o protetor facial na maioria dos trabalhos que faço em máquinas estacionárias. Só uso os óculos quando trabalho com furadeira ou parafusadeira elétricas portáteis. Com o protetor facial não dá para usar a máscara com filtros laterais. Nesse caso, tem que ser aquelas postadas pelo Ari. Aliás, obrigado Ari pela sugestão, há algum tempo. Atualmente, uso máscara até para varrer o chão. E eu já fui vacinado contra as alergias que tenho e, embora diminua o efeitos, não há como trabalhar respirando o ar cheio de pó.

Uma coisa que acho muito importante na marcenaria, ou oficina hobby, é a coleta do pó. Acho que nós negligenciamos esse assunto. O ideal seria usar coletores, mesmo que fossem portáteis, para se evitar as tubulações que são caras. Se for usado um sistema eficiente de extração do pó, logo na máquina, sobrará pouca poeira para ser respirada.

Outra questão que quero levantar aqui é quanto aos hábitos de vida que levamos. É de conhecimento que fumantes têm o sistema respiratório comprometido ao longo dos anos, entre outras coisas porque os pelos que ficam dentro do nariz e o muco nasal acabam perdendo a função, ou seja, fazer através do movimento peristáltico a expulsão de partículas nocivas ao pulmão. Com o tempo, muita gente percebe que fica com coriza com mais freqüência, além de outros sintomas. Aí, como já foi esclarecido pelo Strada, existem madeiras mais prejudiciais que outras. Quando se trabalha com elas, não tem como escapar da máscara.

Um abraço,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Ari » 12 Nov 2008, 00:49

Edilson escreveu:Olá pessoal.

Só uso os óculos quando trabalho com furadeira ou parafusadeira elétricas portáteis.
Edilson Tiradentes
Grande Edilson!!

Nós temos um eletrecista de montagem chamado Nem. Pois é, ele estava sem os óculos outro dia e uma broca quebrou quando ele furava uma estrutura metálica. Um pedaço da broca foi direto pro olho direito dele. Medicado, viu-se que não havia ficado nenhum pedaço no olho mas, machucou bastante. Você pode imaginar a bronca que ele levou né? O nosso pessoal trabalha O TEMPO TODO usando óculos de proteção. Acho que o Nem não vai mais descuidar, depois do ocorrido...

Já o Antônio, que trabalha com laminação de fibra de vidro, e teve um descolamento de retina num tombo em casa, cuida bem do olho que sobrou. O olho machucado no tombo lhe dá somente meio campo de visão. Pois bem, como ele fica exposto a um volume enorme de poeira e não há como controlar a coleta, ele usa uma roupa especial de pintor e uma máscara que cobre completamente o rosto e tem 2 filtros laterais:

Imagem

Esta máscara deu a ele e á gente uma enorme tranquilidade. Ele fica parecendo um ET mas, não abre mão da proteção. Ainda bem!!

Bração

Ari
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por strada » 12 Nov 2008, 09:45

pois é !!!
Acho que vou ter de usar um igual ao Antonio comentado pelo Ari

o pó pode causar conjuntivites alergicas

um tapeceiro vizinho teve reaçoes alergicas pelo corpo e apos testes

tem reação aos produtos utilizados na confeção de artigos de borracha
legal´ano é ?
aí nao convenceu o mesmo pois ele trabalha a muitoas anos como tapeceiro e nunca teve nada
portanto .....
pior que o primeiro medico disse que era sarna e sofreu por dias e nao resolveu e
apos ir a outro e novo diagnostico .......
o ser humano é complicado ............
luiz 237
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Fev 2009, 21:11
Cidade: duque de caxias rj
Idade: 61

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por luiz 237 » 18 Fev 2009, 19:47

gostaria que comentássem sobre uso de bebidas alcolicas no horario de trabalho.
já vi muitos marceneiros beber durante o serviço e já vi muitos sofrer acidentes.
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por strada » 19 Fev 2009, 08:26

Luiz
o fato de beber antes e ou durante o trabalho não quer dizer que vai sofrer um aciodente
conheço muitos amigos que para criar "coragem " para trabalhar na tupia tomam uma antes e nunca sofreram acidentes
assim c0mo outros abstenicos sofreram graves lesoes
o fato é que um acidente nao ocorre só e unicamente de uma causa e sim o seu conjunto
1-conversar durante o manuseio na maquina
2- ouvir musica , missa etc... durante
3- falta manutenção equipamento
4-ferramenta cega
5-roupa inadequada
6-Palmeiras perdeu
7-brigou com a sogra
8- foi assaltado
9- tá com saude debilitada visao etc...
10- etc.....
o fato de usar epi tambem é apenas um fator de segurança mas se nao for observado regras nada funciona
Resumindo
que é melhor nao beber evidente devido aos reflexos mas hoje como a rapaziada o negocio é cervej e cervej as descendo redondinho .
Voce bebe cerveja e terá a seus pes fama reconhecimento mulheres ..... :>:
se tirar a bebida com a tremedeira é pior
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Ari » 19 Fev 2009, 08:39

Verdade Luiz.

Bebida não combina. O problema é que quando você ve uma pessoa, um funcionário etc, com cheiro de bebida, como você vai saber o quanto ele bebeu? Como você pode garantir que ele não vá se machucar? Muitas vezes ele pode estar conversando legal com você mas os reflexos dele podem estar tremendamente abalados. Cada pessoa reaje de um jeito á bebida.

No início, lá na marina eu tive alguns problemas assim. Se eu percebia que o camarada tinha bebido, mandava de volta pra casa e no dia seguinte conversava com ele. Deu certo. Não tenho tido mais problemas. Agora, se bebeu, não chega perto dos barcos e muito menos das ferramentas.

Bração

Ari
Avatar do usuário
pitu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3705
Registrado em: 11 Ago 2006, 19:21
Cidade: arraial d'ajuda (BA)
Idade: 54

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por pitu » 19 Fev 2009, 12:26

Luiz, Strada, Ari, mi permitem....

Eu gostaria de ser bem claro com isso....se beber fica lonje das ferramentas.

E olhe que aki uma cervejinha ou um vinzinho é sempre bem aceito...mas lonje das maquinas eletricas, pelomenos ligadas...

Sobre esse coisa de criar 'coragem' para trabalhar...mi parece coisa de papo de buteco machão de pessima qualidade.

Ficar concentrado em que se esta fazendo é fundamental no manuseio de ferramentas, e a bebida tira essa concentração.

Se beber durante o trabalho não é garantia de acidente, estou de acordo. Assim como conduzir o seu carro bebendo não é garantia de acidente...concordamos com isso...e creo que não é dificil concordar que bebendo as possibilidades de accidente aumentam muito...seja conduzindo o seu carro, o trabalhando na sua oficina..

Um abraço,
Pitu
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 20 Fev 2009, 22:13

Quem me cunhece pissualmente sabe que é muito difice eu num salivá na frente dum bom vinho e dum queijo daqueles bem cheiroso!
Maize, eu tóbem gosto muito de chocolate amargo e num misturaria chocolate cum queijo e vinho...
Acho que a bebida e lugar de risco num cumbina do memo jeito. Quem feize curso de marcenaria numa boa escola deve de te vido aquela praca com uma planta baixa da marcenaria toda, marcano as área de risco cum cor diferente indo de risco mínimo (sala de desenho, sala de limpeza), risco moderado (bancada de montagem, bancada de marceneiro), área de risco (sala de armazenamento de madeira, estocagem de químicos, stands de sargentos e grampos), risco acentuado (cuma sala de pintura, área de compressor de ar, aspirador de pó, etc), e área de alto risco (serras, plainas, desengrosso, esquadriadeiras, destopadeiras, respigadeiras, etc).
Assim cuma nóis num deve usar luva próximo a ferramentas girano devido a inibição dos refrexos e sensibilidade, entrar na área onde deveriamos ter aumento da atenção só dá mais chance pro azar, ou seja aumenta a probalidade de acidente (ainda que não se consume, o aumento da probalidade de risco de acidente num é uma atitude profissional correta, nem como marceneiro, nem cuma empresário, visto "risco" está previsto no cálculo de preço, mas, quando a fatalidade ocorre, geralmente o custo tende a extrapolar os lucros, em um momento que não poderemos nos recumperá da pancada.
Ou será que tem escola ensinano coisa errada ou ínútil? Acho que não. Se tá ali, é bom acatá, pruque certamente nos tá dando um rumo a seguir, um foco seguro. Podemos inté num seguir isso literalmente, mas tomar atitude contrária nem memo é inteligente!...
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Ari » 05 Jun 2009, 01:10

Amigos!

O nosso Marcelito me fez a seguinte pergunta:
marcelito escreveu:Boa noite. O seu tópico de segurança do trabalho. Pode me informar se o filtro 5N11 ele precisa de um retentor 501 para a fixação do referido filtro na Mascara 6300? Obrigado
E eu tomo a liberdade de responder aqui para compartilhar com todos s dúvida e a resposta.

Grande Marcelito, é verdade, você vai precisar do retentor 501 sim, sempre que usar o rpé filtro de pó.

Imagem

Neste foto você tem á esquerda o pré filtro de pó e na direita o retentor. É a única forma que conheço de fixar o pré filtro no elemento filtrante.

Bração

Ari
Responder