Segurança no TrabalhoMateriais de segurança. VEJA ISTO !!!

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
dudufin
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Set 2006, 15:13
Cidade: Vitoria
Idade: 41

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por dudufin » 11 Out 2006, 17:30

Aiaiai... viajei na fala de antes. O que estava acontecendo na verdade era que a mascara nao tinha uma valvula eficiente de ESCAPE de ar (se a valvula fosse de entrada nao teria necessidade de valvula nem de mascara...). Comprei uma 3M que esta me servindo muito bem agora... o oculos nem embaça mais tanto. Mas aqui... essa viseira de torneiro por 17 conto... presta. Achei bem barata! Vou olhar aqui!
Bração proces.
Dudu
Paciência com a madeira!!!
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 14 Out 2006, 12:54

Aííííí!!!!!! Dudufin....
Agora ocê ficô bunito na fota!!!!!! (mais num tira a mascrá e ozocro pra nois num sustá!!! :lol: :lol: :lol: :lol: ). Mais preço é difice de discutir só oiano... Qualidade fala maize arto!
Óia... Pela fota dá inté pra nóis ti pelidá de brejim...heheheh (um Pantanal mais laiguite, qui nem qui fala os gringo ... :D :D :D )
abraço de sempre
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Carlos Renato
GDMista
GDMista
Mensagens: 330
Registrado em: 05 Abr 2006, 13:54
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 55

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Carlos Renato » 10 Ago 2007, 10:27

Pantanal meu camarada...

Muito se fala em máscaras, em óculos, certas luvas... mas em relação à roupa??

Existe alguma norma de uso de uma vestimenta específica para marcenaria?? (como é a calça e o casaco de raspa de couro para o soldador, como é o jaleco de raspa para o ajustador mecânico, o macacão fechado para o mecânico...)

Abraços

Carlos Renato
Cavalo velho e mulher feia, só o dono que corre atrás....
KINOOMBATO
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 18 Jul 2007, 12:30
Cidade: São Paulo
Idade: 56

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por KINOOMBATO » 28 Set 2007, 01:31

não entendi como funciona mais achei otimo vejam

http://www.videoslegais.com/videos39/vl ... segura.wmv
Apenas um aprendiz.
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 29 Set 2007, 22:43

Carlos Renato escreveu:Pantanal meu camarada...

Muito se fala em máscaras, em óculos, certas luvas... mas em relação à roupa??

Existe alguma norma de uso de uma vestimenta específica para marcenaria?? (como é a calça e o casaco de raspa de couro para o soldador, como é o jaleco de raspa para o ajustador mecânico, o macacão fechado para o mecânico...)

Abraços

Carlos Renato
ichhh! Carlos Renato!!! Duas mir discurpa num tampa minha fáia!!! Descurpa ai! Se num fosqui a postagia do KINOOMBATO eu nem ia vê sua pregunta... Que vregonha...
Bão...
Norma de vestimenta específica num tem não... tem algumas regras de ouro tipo: Mangas das brusas curtas e colada nos pursos (quando longa). Condo usar casaco, sempre abutuados. Camisetas justas são muito bem vindas no verão.
NUNCA usar quarqué tipo de luva condo operar quarqué máquina (não tampe seu tato). As luvas tendem a rasgar e rotacionar com a máquina mais rápido que a resposta do tato a qualquer agressão ao organismo.
Nada de correntes, óculos, fones de ouvidos (mp3,celular, walkman). Principalmente aqueles que ficam como colar em torno do pescoço.
As roupas de brim ou "jeans" protejem melhor que os sintéticos.
BOTAS, ou botinas, no mínimo tenis. Nunca sandálias, chinelos, salto alto (ainda que butina de vaqueiro ou pião).
Os acidentes mais comuns, segundo um amigo do Ministério do trabalho, não são com as ferramentas de corte, mas sim com as "dóceis" politrizes, principalmente quando estão com boinas amarradas com cordãozinho... É que o operador as vezes se "ilude" com a maciês da boina e termina passando a politriz perto de flanelas, da berada da camisa ou fio da própria máquina. Também são essas máquinas que mais atraem cabelos longos e soltos, pelo acúmulo de eletrostática.
Ve-se então que não é o caso de roupas especiais, de couro, ou desse ou daquele material. É caso de roupa que se ajuste à distâncias mínimas em relação as partes móveis (girantes ou correntes) das máquinas. (como Serras circulares ou lixadeiras estacionarias de cinta).
Eu costumo seguir a "moda" mais usada no senai: sapato ou bota de couro, facil de tirar (caso caia algo no pé), calca jeans, camisa ou camiseta de algodão e jaleco com mangas acima do cotovelo. A base do meu jaleco (e da maioria) fica uns 20 cm abaixo da altura média dos tampos das maáquinas do barracão e tem botão até perto da barra, pra não abrir. Mas no calor dominante daqui... o jaleco fica mais dobrado que envergado...
abraço, embora tardio...hehe
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Carlos Renato
GDMista
GDMista
Mensagens: 330
Registrado em: 05 Abr 2006, 13:54
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 55

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Carlos Renato » 30 Set 2007, 22:15

Grande Pantanal...

Valeu pela resposta esclarecedora; e você levantou mais uma dúvida ao citar eventuais problemas ao falar de walkmans, correias de óculos...

E no caso daqueles protetores auriculares que ficam presos a finos cadarços?? Estava entre comprar aquele tradicional que parece um grande headfone, e este, que é introduzido no ouvido...

Será que eles podem virar algum problema??

Grande abraço...

Carlos
Cavalo velho e mulher feia, só o dono que corre atrás....
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 01 Out 2007, 15:38

O cadarço tem que ficá pá traize do pescoço, uai!
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Menegale » 19 Dez 2007, 20:14

Meus caros,

vale a imagem do Pantanal. Tenho uma empresa que atende a concessionárias de energia e faz montagens industriais. Temos estatísticas de acidentes de trabalho há 20 anos. Na maioria absoluta dos acidentes ( mais de 90% ) o profissional tinha mais de 5 anos dde experiência. Em 100%!! dos acidentes fatais, eles tinham mais que 7 anos na função.

Já viram motoqueiro iniciante envolvido em acidente grave? Geralmente os que morrem são os experientes e intrépidos motoboys que se acham os Ases do asfalto.

Segurança é uma coisa indispensável em qualquer atividade e não é por ser de lazer ou profissional que deve ser tratada de forma diferente.

Lendo todos os posts sobre o assunto fiquei impressionado com as dicas, principalmente sobre uso de luvas. Nunca tinha pensado nisso!!

Para ilustrar o risco que corremos, conto o que aconteceu comigo e meu filho.

Ao montar minha bancada, que ficou muito pesada, em uma hora lá pedi ajuda ao meu filho. Eu estava de botina e usando luvas e o garoto, solícito, parou de brincar para me ajudar, mas estava descalço...

Resultado...a peça que era pesada, escorregou da mão dele e atingiu o seu pé de raspão. SORTE dele e minha que fiquei morrendo de remorso!!! Abriu um pequeno talho, sem maiores consequências, mas serviu para me lembrar do uso INDISPENSÁVEL dos equipamentos de proteção individual ( EPI ) .

Usando o formão, quantas lascas não bateram nos óculos? Bobagem né...mas se não os uso já viram...

Na empresa há normas de acesso a áreas restritas que só se pode entrar se estiver usando o EPI adequado. Porque seria diferente em casa???

Um abraço a todos!

Menegale
Essa é para marceneiros.
A carteira ou a felicidade?
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 19 Dez 2007, 21:05

Bem lembrado Menenguele!
E veja só:
O carro de casa é sempre maize equipado que o carro do seuviço...
O computador de casa percisa ser maize parrudo que o computador do escritório...(muito maize recursos)
A roupa de saí cá famia é maize vistosa que a roupa de trabalho...
Então...
Nóis tem que mudá a idéia que encasa nóis pode relaxá cá potreção, né?
abraço de sempre,
(Pantanal)

E Carlos Renato: Descombri agora... Aquele potretô auriculá que a gente ponha lá drento dozovido num póde fica o tempo todo lá... conto menos tempo mió... E nossos zovidos percisam "respirá" tóbem... se não esquenta dimaize e a "cera" tremino infruindo na audição... Memo aqueles grandão, tem que ser tirado de tempo em tempo pra entrar um arzinho... Tarveiz nos intrevalo pro cafézim...!!!!
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Menegale » 20 Dez 2007, 10:32

Caro Pantanal,

inclui mais um apelido na minha lista - menenguele, que vai de menególo a menesguei.

Agora voltando ao tema, já viu algum acidente envolvendo aliança em marcenarias?

Olha só o que aconteceu com um eletricista aqui na empresa ontem. Ele é recém casado e vai explicar para a patroa que ele não pode usar anéis no serviço!!! Ao descer do caminhão a aliança ficou agarrada na carroceria.

[img]http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm ... 0ab307.jpg[/img]
[img]http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm ... f236c2.jpg[/img]

Detalhe importante. O camarada estava sem suas luvas!!

Em marcenaria isso pode acontecer ao carregarmos peças pesadas, não é mesmo?


Cuidado amigos e sucesso!!

Menegale
Essa é para marceneiros.
A carteira ou a felicidade?
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Ari » 20 Dez 2007, 13:10

Incrivel esta.!!

Eu soube dum goleiro que ficou preso no gancho que segura a rede, você se lembram?

Bração

Ari
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Danherito » 20 Dez 2007, 14:57

Ari,

Quando vi o problema com a aliança, a primeira coisa que lembrei foi a do goleiro Nery Pumpido. Ele estava aquecendo num treino, embaixo da goleira, sem as luvas ainda, dando esses saltinhos “básicos” e batendo com as mãos no travessão. Num desses pulos a aliança ficou presa no gancho da rede e amputou o dedo! Fizeram uma cirurgia e re-colocaram.
É por aí! O mais singelo dos procedimentos pode originar o pior dos acidentes!!
Abçs.
Daniel
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 20 Dez 2007, 15:03

O que o povo num faize pra pode num usá aliança...!!!!
Opa! Me-ne-ga-le (ansim eu num erro prá pronunceá) :lol: Eu sempre digo que num se chega perto de máquina cum luvas... maize... me expressano mió eu divia falá:
Num se usina madeira cum luva na mão... Nem cum corrente no pescoço, nem cum walkman, nem... nem.. tecetra... Mas...
Sempre é bão tá de luva condo se usa esmeril a mão livre, pintura-à-ar, sopradô térmico e inté condo se torneia madeira dura... nesse causo (torno) a luva tem que se ajustá direitim na mão e num se deve acumulá muito cavaco quente nerriba da luva.
Agora, armazenamento de madeira pré usinada, transporte, seleção, bão... isso pode estar nas tividades da marcenaria, mas, num é usinage... tudo vai do bão uso, né?
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Menegale » 20 Dez 2007, 15:11

Fica tranquilo, Pantanal.

O nome é a coisa mais fácil da gente identificar nos seus posts. O resto carece de um curso de pantanês em que estou inscrito e sou assíduo frequentador. Tentei até usar o tradutor de texto aqui do fórum, mas não há ainda o dicionário Pantanês x Português :lol: :lol: :lol:

Você deu a dica do uso da luva e achei perfeito, como disse, nunca havia pensado nisso. E é isso mesmo, tudo vai do bom uso!

Mas aliança as vezes, assim como marcenaria, pode estragar outras coisas além de nossa carteira! :lol: :lol:

Abração

Menegale
Essa é para marceneiros.
A carteira ou a felicidade?
handy
GDMista
GDMista
Mensagens: 1318
Registrado em: 28 Mai 2007, 17:26
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 62

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por handy » 20 Dez 2007, 16:16

Puxa pessoal
Achei que só eu tinha passado por uma situação destas. :( Certa vez estava descendo um escada, carregando um objeto bem pesado e não é que a aliança ficou presa num parafuso da escada? Fiquei numa banana danada. Não podia largar o objeto, não conseguia me soltar e não tinha ninguém prá ajudar. Fiquei com medo de cair e acabar ficando sem dedo. Depois de um momento de desespero consegui quebrar a aliança. Fiquei pensando: se aconteceu numa simples escada, imagine enroscar numa escova suíça ou numa serra... Resultado: nunca mais usei aliança...
:D
Daniel
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 20 Dez 2007, 19:20

Boa discurpa...!!!! :huhu Já tô froxano os parafusim da escada!
handy
GDMista
GDMista
Mensagens: 1318
Registrado em: 28 Mai 2007, 17:26
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 62

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por handy » 20 Dez 2007, 22:06

Pô Panta
Açim ocê me dexa mar na futugrafia sô! Minha muié sabe qui num é um pedacim de metar qui vai me prendê cum ela i mutio meno diminuí a cunfiança qui meresso. Inquanto ela acreditá neu tá bão...
:D
Daniel
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 20 Dez 2007, 22:23

Tá bão... por segurança, vamo falá de segurança, né? E temo que lembrá ainda dos relógio e corrente de purso meio frochos... isso seria inté abissurdo!!!
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
dubigodi
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 21 Nov 2005, 19:38
Cidade: Oeste Paranaense
UF: PR
Idade: 69

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por dubigodi » 21 Dez 2007, 11:03

Segurança, também, ´com relação as roupas, não podemos esquecer que as roupas muito largas, também causam acidentes. Aqui onde moro a região é agricola e o uso de tratores é frequente, e tambem o uso de encilhadeiras para pasto de animais. Um amigo, passou perto do cardão do trator que é usado para movimentar a encilhadeira e teve a barra da calça "pega" por uma presilha, a calça era jeans, e foi enrolando no cardã a ponto de quase amputar a sua perna direita....portanto, roupa larga e maquinas ligadas, é uma pessíma combinação.... :gato:
Avatar do usuário
delucci
GDMista
GDMista
Mensagens: 635
Registrado em: 25 Abr 2006, 15:03
Cidade: Guarulhos/São Paulo
Idade: 59

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por delucci » 21 Dez 2007, 18:15

este negocio de aliança é serio mesmo, eu tive um amigo policial que teve o dedo amputado, durante uma perseguição ao saltar um muro a alinça eroscou num pedaço de arranque no muro.
eu mesmo já não uso ha mais de 10 anos, desde que tive a mesma quebrada quando escorrei e enrosquei a mesma mum parafuso na máquina em que estava operando. sorte que a aliança era fininha e partiu, so fiquei com o dedo dolorido por uns bons dias.
minha mulher so acredita na história porque viu o estado do meu dedo e a aliança quebrada.
a verdade é que até hj eu não uso aliança, mas uso a desculpa, mesmo não trabalhando mais tãó intimamente ligado às maquinas como antes.
Avatar do usuário
-=wcg=-
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Abr 2008, 04:04
Cidade: gyn
Idade: 34

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por -=wcg=- » 10 Mai 2008, 01:53

Esse ai considero um dos mais importantes, la na empresaonde trabalhava o fincionario estava com uma esmerilhareira e o disco quebrou e fi uma parte direto no pescoço dele, por sorte não morrel pq estava com o protetor facial q reduzil um pouco a velicidade da serra que lhe atingil.
andarilho
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Fev 2008, 12:13
Cidade: BAGÉ / RIO GRANDE DO SUL
Idade: 49

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por andarilho » 08 Out 2008, 21:53


Bem eu pela primeira vez venho me manifestar aqui neste site que é minha enciclopédia da madeira. Começei a trabalhar com madeira por neccesidade e hoje tem se tornado paixão e minha fonte de renda. Começei, utilizando o tutorial de entalhes do Leandro Siqueira, e tenho buscando aperfeiçoamento diariamente, aos 34 anos tenho a oportunidae de aprender uma nova e gratificamte profissão. Bem como novato hoje, ao lidar em uma lixa de lixa em uma marcenaria que me contratou, pela preça de apresentar serviço ou melhor falta de pratica fui movimetar o calço de madeira que até então desconhecia, porém, tentei fazer a movimentação, com a lixa ligada, não ocorreu acidente mas a lixa arrebentou e me livrei de um acidente... relamente ter calma, perguntar e querer aprender e ter humildade de saber e reconhecer que sei muito pouco e tenho muito a aprender a cada dia, porém desistir não esta nos meus planos.

Espero ter de alguma forma ter dado minha pequena contribuição. Marcenmaria é uma arte e a cada corte, cada madeira é diferente, e todo dia se aprende algo.

Abraços

Andarilho

ou Melhor Leandro Vargas
[/b]
Avatar do usuário
j.c.carvalhopinto
GDMista
GDMista
Mensagens: 225
Registrado em: 20 Mai 2007, 21:08
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 70

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por j.c.carvalhopinto » 09 Out 2008, 01:43

Que todos estejam bem, Vamos as luvas, já houveram acidentes em varias obras, brigo com todos que trabalham para mim, não admito que qualquer operador use relógios este porque presenciei um acidente em que enroscando o relógio, a mão do operador correu para serra, outro item que obrigo a retirar é a aliança, pois em uma obra um rapaz teve que amputar o dedo, pois o mesmo ficou preso a porta automática quando este a abaixava só com a força do movimento, outro item que tomo cuidado e com o macacão quando muito largo pelo mesmo princípio.

Um grande abraço
j.c.carvalhopinto
melancia
Membro
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 20 Out 2008, 21:45
Cidade: piracicaba sp
Idade: 55

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por melancia » 21 Out 2008, 17:45

otima dica valeu muito bom
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Marluce » 10 Nov 2008, 10:54

Oi Ari!

Queria te pedir opinião!
Ultimamente Zé Luiz tem ficado "resfriado" muitas vezes e desconfiamos de rinite alérgica por causa do pó das madeiras.
Tenho que confessar que não usamos o tempo todo as máscaras, o Zé porque esquenta muito e eu até tento, mas sobra máscara ou embaixo do queixo ou nas bochechas, assim acabo desistindo, com máscara ou sem máscara dá no mesmo.
Assim estamos vivendo, o Zé com rinite alérgica e eu com um amargo na garganta como se estivesse com algo agarrado no fundo.

Li esse seu tópico uns dias atrás e vi que existem máscaras com válvula (o que ajudaria o Zé) e máscaras com formatos mais anatômicos (para o meu caso)

Fui segunda passada na única loja de EP daqui procurar, só tinha um modelo da 3m com válvula mas era grande, comprei pro Zé experimentar, mas esquenta mesmo assim. Vi a máscara que você gosta da 3m 6300 (se não me engano) mas custava mais de 130 reais só a máscara fora os filtros.

O vendedor me ofereceu uma máscara da Carbografite que custa 25,00 (modelo CG306) e cada filtro 10 reais (vapores orgânicos), a máscara tem duas vávulas e encaixam perfeitamente no meu rosto e no do Zé, aliás fiquei impressionada como ela veda bem e é confortável.

A minha pergunta é, fiz uma boa compra? Ou não presta essa marca? Eu sempre tive a 3m como uma referência de qualidade mas o preço realmente é inviável, inclusive que no meu caso teria que comprar duas. Aliás não experimente a 6300, mas achei ela bem grande, não sei se encaixaria no meu rosto. Será que essa máscara vai nos ajudar?

Beijo,
Marluce
Responder