Segurança no TrabalhoMateriais de segurança. VEJA ISTO !!!

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Ari » 14 Fev 2005, 14:52

A gente vem falando aqui e ali sobre proteção contra acidentes. Eu resolvi fazer um tópico específico, selecionando praticamente tudo o que já falamos sobre o assunto, num só lugar.

Responsabilidade: Eu não sou profissional de segurança, não tenho licença pra falar sobre o assunto. Apenas conheço sobre segurança por ter usado os equipamentos em meu trabalho por mais de 30 anos. Por isso, se tiver qualquer dúvida que não possa ser tirada aqui, procure um profissional da área.

Preferência: Os exemplos de equipamentos aqui apresentados são todos da 3M. Fica mais fácil para mim porque o site deles tem muita informação e imagens e porque são os da minha preferência e os conheço bem. Claro que existem outras marcas de qualidade com os mesmos resultados. Fique a vontade.




Marcenaria, por hobby ou profissionalmente, é perigosa do mesmo jeito se não tomarmos as precauções necessárias. Não importa se é uma serrinha circular hobby ou uma serra industrial de 3 hp, o perigo é o mesmo, a possibilidade de se machucar é a mesma.

Assim sendo, não há proteção separada para profissionais e amadores. Tá todo mundo no mesmo barco. Esta estória de "é só hobby" não existe e muito menos, "eu sou profissional, sei o que estou fazendo" também.

Os acidentes nivelam todo mundo. Numa ambulância, todo mundo é igual. O paramédico não vai querer saber se você é profissional ou hobbista.

Como alguns de nós aqui no GDM também gostam de trabalhar com metal, a gente vai falar sobre o assunto também.

Vamos começar por.

MADEIRA

Luvas

Me chamou muita atenção outro dia, o Thiago da Makita falando para não usarmos luvas de espécie alguma quando estamos operando ferramentas de corte tipo serra circular, plaina de bancada etc. É que as luvas tendem a puxar a mão da gente para dentro do perigo. Como uso sempre luva pra carregar madeira pra lá e pra cá, fiquei esperto agora e antes de serrar, as tiro das mãos.

Máscaras

As máscaras de proteção respiratórias são de extrema importância. Madeiras consideradas exóticas, todas as madeiras duras e MDF são altamente tóxicas. Incrível né? Mas são. Ipê é um veneno, Imagine!! E não é sí ele não.

Os respiradores (máscaras) podem ser divididos em duas categorias básicas:


Imagem
a) Sem manutenção

Imagem
b) Com manutanção.

De modo geral, problemas com poeira de madeira podem ser resolvidos com os respiradores sem manutenção. Agora, pintura, selador e verniz, o uso de respiradores com manutenção é o único que resolve. Respiradores sem manutenção não resolvem o problema de contaminação química. Com manutenção quer dizer que você pode trocar os cartuchos e filtros. Sem manutenção quer dizer que são as máscaras descartáveis. Esse povo da 3M é muito enjoado mesmo...

O que uso e já usei:

Para poeira gosto dos respiradores sem manutenção porém com válvula de exalação. como esta aqui:

Imagem

Esta válvula branca abre quando você está exalando o ar. E isso ajuda a manter o ar mais puro dentro da máscara e menos quente no rosto. É muito confortável. Destas eu uso a 8023 que é Proteção PFF2, ou seja, protegem contra poeira, fumos ou névoas. Isso quer dizer que eu posso usá-las na poeira de madeira e ainda ter uma certa proteção contra fumaças de solda elétrica.

Recentemente testei a 9322 que é mais confortável e protege do mesmo jeito. É PFF2 também:

Imagem

Quando é para pintura, verniz, seladora etc, não tem outra: respirador com manutenção, com proteção química!

Imagem

Eu uso o modelo 6300

Imagem

com filtros orgânicos 6001:

Imagem

e por cima dos filtros 6001 uso os filtros 5N11 que são para não deixar poeira ou névoa de tinta entupirem o filtro químico 6001. E se nõ usar, você perde um filtro carríssimo a toa.

Imagem

Proteção Auditiva

Imagem

Na proteção auditiva, gosto dos plugs de ouvidos a base de espuma:

Imagem

Eles são baratos e muito eficientes. Para os nossos trabalhos de madeira eles resolvem muito bem ! Eles são descartáveis mas dá pra usar umas 3 vezes se tudo estiver bem com seus ouvidos. (você sabe o que quero dizer...)

Também existem os plugs de silicone:

Imagem

Eles são um pouco mais caros mas duram mais. Podem ser desconfortáveis para pessoas que tenham o canal auditivo muito estreito. É o meu caso.

E finalmente os abafadores:

Imagem

Que são maiores e um pouco trambolhões. Neste caso uso uma outra marca mas só pra quando vou á sala de impressão ou vou estar exposto a níveis de ruídos maiores.

E finalmente mas talvez a mais importante das proteções:

Os óculos:

Ai é uma questão de preferência.

Imagem

O importante é que quanto mais proteção lateral, melhor. E o mais importante é não deixar de usar...

Imagem

Como um exemplo de proteção:

Imagem

O colega ai tá usando equipamento muito compatível com a nossa necessidade. Olho, nariz e ouvido protegidos.


METAIS

O material para uso em metais é basicamente o mesmo. A diferença está nas máscaras de proteção de devem ser PFF2 (fumos de solda) e é claro a proteção visual aproriada para solda elétrica ou brazagem em oxigênio.

O hábito vem com o tempo amigo. É tudo tão fácil de achar que não vale a pena arriscar. Acabe com os tabus se for o caso. Acabe com a preguiça... Esta então... Mas use. É um chute no coiso, como fala o Bebeto, mas não tem jeito. Depois acostuma.

Bração

Ari

PS: Depois do acidente do Celestino vi que tinha me esquecido de falar das botas. Existem umas com o bico de metal e que protegem bem em caso de queda de alguma ferramenta ou material mais pesado.
Alexandre Tarcitano
Membro
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Fev 2005, 22:33
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 68

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Alexandre Tarcitano » 21 Mar 2005, 00:01

Coloque também aí o protetor facial, especialmente para quem usa o torno de madeira. Isso já me salvou de perder os olhos ou os dentes há um tempo atrás. Depois disso não dispenso o protetor facial pois mesmo as serras liberam farpas sem orientação.

Alexandre
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Ari » 21 Mar 2005, 02:15

Verdade Alexandre! Bem lembrado!

Bração

Ari
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 27 Out 2005, 00:18

Taí, gostei das dicas...
Avatar do usuário
max
Membro
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 25 Out 2005, 08:02
Cidade: rio de janeiro
Idade: 48

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por max » 01 Nov 2005, 11:25

Ari,
certa vez li um artigo sobre pilotos de avião nas guerras, e chegaram à seguinte conclusão: que a grande maioria dos acidentes acontecia com os pilotos mais experientes, devido ao excesso de confiança. Acredito que na marcenaria ocorre algo parecido, porem ja conheci muito hobbysta confiante, e tambem muito profissional prudente, acho que isso não tem muita relação com o tempo de trabalho ou experiencia, e sim com o excesso de confiança.
abração Max Alfred
Pinamaral
GDMista
GDMista
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Mar 2005, 15:14
Cidade: Santa Bárbara d´Oeste, SP
Idade: 54

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Pinamaral » 01 Nov 2005, 13:11

Eu usava óculos de segurança mas depois que comprei o protetor facial fiquei muito mais satisfeito.

Além de não diminuir o campo de visão, o protetor evita que lascas sejam lançadas contra o rosto, nariz e boca, principalmente durante o corte de compensados e permite que se use os óculos normais de grau, o que é otimo para míopes como eu.

O meu é esse:

Imagem
Meu Blog: http://artsandcrafts.blog.terra.com.br

Descanso ao pé da Serra, bebendo vinho Madeira, me Lixando para os problemas.
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por manoel varella » 01 Nov 2005, 19:48

Corroborando com a informação do Max: Costumo dobrar o cuidado com operações repetitivas. Serrar 20 ou 30 peças iguais, "automatiza" os movimentos e reduz a atenção.
Acidentes não acontecem; são provocados
MARCENARIA E MARCHETARIA TAMBÉM É TERAPIA E RIMA!
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Ari » 12 Nov 2005, 10:27

max escreveu:Ari,
certa vez li um artigo sobre pilotos de avião nas guerras, e chegaram à seguinte conclusão: que a grande maioria dos acidentes acontecia com os pilotos mais experientes, devido ao excesso de confiança. Acredito que na marcenaria ocorre algo parecido, porem ja conheci muito hobbysta confiante, e tambem muito profissional prudente, acho que isso não tem muita relação com o tempo de trabalho ou experiencia, e sim com o excesso de confiança.
abração Max Alfred
Exatamente sobre isso, o Manoel tem um monte de estórias pra contar. Você viu a dica dele sobre os trabalhos repetitivos? É a mesma coisa né? Eu não estou ainda na faixa de "experitente" e morro de medo das minhas serras. Pra mim é sempre um desconforto quando vou serrar. Assim sendo, fico sempre "ligado" pra não fazer besteira.

Bração

Ari
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por AdminGDM » 12 Nov 2005, 17:12

Oi pessoal!

Quero confirmar o que tem sido dito aqui sobre trabalhos repetitivos.
Em 8 anos que tenho minha serra de fita nunca havia quebrado uma lâmina, mas foi na semana passada que isso aconteceu, exatamente por desatenção causada por trabalho repetitivo.
Eu estava cortando a barra de 1/2 de metal na serra de fita, pra colocar nos graminhos, quando ela quebrou em dois pontos e um pedaço saiu voando pela oficina. Como minha serra de fita tem todos os protetores, a serra foi lançada para o outro lado, sem risco de machucar ninquém.
Quero aproveitar para alertar o pessoal sobre os protetores da serra de fita. Sem eles é certo que a pessoa irá machucar caso a serra arrebente. Por favor, todos que estiverem construindo ou adquirindo uma serra de fita usada, não à deixe sem os protetores do volante superior, do volante inferior e o da guia da lâmina sobre a mesa.

Abraço
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
exoteric
Banido
Banido
Mensagens: 288
Registrado em: 11 Mai 2005, 14:38
Cidade: Belém do Pará - Amazônia

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por exoteric » 13 Nov 2005, 14:33

Concordo com o Sidyne, quando diz que o equipamento de segurança é importante. Acrescento que este equipamento, é o mais importante de todo a oficina. Digo porque hoje, com 15 anos de atividades ininterruptas, não tivemos nehum acidente grave (amputação, etc...). Sempre chamo a atenção para os EPI's. E quase sempre sou ingnorado pelos meus "corajosos"auxiliares. No fim, provo que a coragem é irmã caçula da imprudência e consigo contornar a falta de informação. :D É isso ai, cuidado, cautela e caldo de galinha, não fazem mal a ninguém
Abraços GDM Almerindo Trindade (Exoteric)
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por cpinheiro » 09 Abr 2006, 14:15

Pessoal, após lêr e me impressionar com o alerta sobre um acidênte c/ uma serra de pedra, colocado em outro tópico, vim dar uma olhada nas orientações desse tópico em relação a segurança, e me preocupei com o que aconteceu com o Sidney... Bem como já passei para vcs, sou "curiosa" no hobby de marcenaria...Quando posso compro alguma máquina para me auxiliar...Já tinha furadeira (q sempre usei) e outras manuais, mas senti necessidade de ampliar meus serviços e comecei a comprar ferramentas ... 1º uma retífica B&D, depois uma tico-tico 360º da B&D (achei que o modelo me facilitaria nos cortes curvos), depois uma lixadeira de cinta também B&D (ainda não usei) e por último, a q me dá mais medo, mais comprei pq gosto de mosaico e para cortes grandes me seria útil...uma Makita para pedra...Tá na maleta até hoje, pois o manual é simples demais para amadores, e eu nem sei como têr certeza do disco estar realmente preso antes de usá-la .Já usei uma ferramenta dessas para cortar umas peças em porcelanatto, durante uma obra aqui em casa... Pedi ao empreiteiro para me deixar testar...a máquina é pesada para segurar apenas com uma mão, mas dá...
O que eu queria saber depois q vi o que Sidney falou sobre a serra de fita é : A tico tico, oferece o mesmo risco, né ? O que fazer então ? Dá para adaptá-la para usar uma proteção ? E essa serra de pedra, será que existe como eu fixá-la de forma q possa me protejer ao cortar uma peça ?

Obrigada pessoal , é hobby mas o assunto é sério...Tenho filhos que dependem de mim e me preocupo muito com acidentes !


T+ Cris :D
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por cpinheiro » 09 Abr 2006, 14:18

A mens saiu duplicada, não consegui deletar a 2{, tive q escrever algo, aproveito p/ perg se conhecem algum link p/ venda de equipamento de segurança . Obrigada!

T+ Cris :D
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
Avatar do usuário
Charles
GDMista
GDMista
Mensagens: 189
Registrado em: 01 Jun 2004, 11:32
Cidade: Juiz de Fora-MG
Idade: 71

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Charles » 09 Abr 2006, 19:54

Oi Cris,

Eu também tenho uma dessas serras. Por tudo que já se discutiu aqui no GDM sobre essa ferramenta em particular, fiquei com a certeza de que ela tem somente uma utilidade: cortar pisos e azulejos, ou seja, a finalidade para a qual ela foi criada, ficando descartada qualquer outra.
A velicidade é muito grande e caso você conseguisse fixá-la, o risco de a peça a ser cortada voltar contra você (kickback) seria muito grande.
Para cada tipo de trabalho existe uma máquina específica que, se utilizada com as devidas precauções, nunca dará problema.
O grande problema é improvisar, especialmente com tanta força e velocidade.

Um abraço,

Charles
Pinamaral
GDMista
GDMista
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Mar 2005, 15:14
Cidade: Santa Bárbara d´Oeste, SP
Idade: 54

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Pinamaral » 10 Abr 2006, 09:32

Cris:

Quanto a serra-mármore, embora eu nunca tenha usado uma, acredito que seja um equipamento destinado muito mais para cortes de materiais mais difíceis como peças de mármore, granito, telhas, etc...
Peças de porcelanato, cerâmicas finas e pisos é muito mais prático usar o cortador manual, principalmente se você for cortar poucas peças.
É mais barato, não faz barulho nem sujeira e não oferece praticamente nenhum risco a sua saúde.

Mas já que você já comprou a Makita, neste endereço você pode baixar os manuais em inglês, talvez sejam mais detalhados:

http://makita.com/assets_product/4101RH ... 4101RH.pdf


Quanto a serra Tico-tico, eu acho que existe uma grande diferença entre ela e uma serra de fita. A tico-tico usa um tipo diferente de lâmina, bem menos flexível e bem menor também. Além disso ela opera em baixa velocidade e a probabilidade de quebrar uma lâmina é muito pequena, principalmente se você usar lâminas de boa qualidade e adequadas ao material que estiver cortando.

As serras de fita são máquinas estacionárias, bem mais potentes e, como o nome sugere, usam um tipo de "fita" contínua longa para cortar, bem mais propensas a ruptura.

Mas é sempre bom lembrar das regrinhas básicas de segurança:

1) Use sempre os EPIs
2) Trabalhe sempre com muita atenção e concentração
3) Mantenha as crianças a uma distância segura (na escola ou no quarto, jogando video-game:)

Vai sem medo que dá tudo certo!!

Um abraço

Anderson
Meu Blog: http://artsandcrafts.blog.terra.com.br

Descanso ao pé da Serra, bebendo vinho Madeira, me Lixando para os problemas.
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Edilson » 10 Abr 2006, 11:43

Olá Cris,

Aconselho você a não usar a serra-mármore invertida (lâmina para cima). Ela foi feita para usar virada para baixo, o peso inclusive ajuda na estabilidade. Se você tem dificuldade em segurá-la com uma só mão, não é a máquina ideal para seu uso. Se você for usá-la, procure fixar a peça (porcelanato) em uma superfície firme e tente segurar a máquina com as duas mãos. Se você acha a Makita pesada, imagine que com o coice, o peso dela deve multiplicar várias vezes. Se não estiver segurando firme, a máquina pode ser jogada para o alto. Acho que você deve seguir as orientações do Anderson.

Quanto à serra tico-tico, vou indicar um site onde há o manual de uma mesa para inverter a tico-tico. Tente baixá-lo e use como modelo para fazer uma mesa ou suporte para ser fixado em uma bancada. O sistema é simples, não tem segredo. Como geralmente a base das tico-tico não tem furação, ela é presa na mesa através de presilhas. Lembre-se, entretanto, que as adaptações devem ser bem dimensionadas e seguras, para não ocorrerem acidentes. Minha recomendação para Equipamento de Proteção Individual é usar um protetor facial (viseira), pois o mesmo protege todo o rosto e também o pescoço, enquanto os óculos protegem somente os olhos. Procure usar um avental de raspa de couro. Não tem um cheiro agradável, mas pode evitar uma lesão na altura do peito e abdômen.

wolfcraft.es/jcatalog_generated/es/prod ... oduct.html

Um abraço,

Edilson Tiradentes,
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por cpinheiro » 11 Abr 2006, 10:39

Oi Edilson e pessoal ...

Que bom que vcs estão sempre aqui, não apenas para ajudar nos nossos pequenos projetos, mas também para alertar sobre os riscos.Agradeço muito por isso !!!

Essa serra Makita, comprei pq já tinha tentado tudo antes...comecei pela retífica e tentei o cortador manual (o melhor q consegui, para cortar pisos até 12 mm) , porém nada deu certo !!!
Esse cortador manual apenas deu certo c/ cerâmicas finas(máx. 8mm) e do tipo q é vermelha no fundo, para porcellanato nem em sonho, uma tranqueira cara e inútil, foi a melhor do tipo q encontrei disponível na época, não sei como o pessoal usa, acho q só para azulejos mesmo.

Relutei em comprar a serra, mas tenho muito porcellanato disponível e queria aproveitar em meus mosaicos, pois como sabem são peças caras e seria um desperdício não aproveitar...

Uma pergunta...Sempre ouvi dizer q essa serra "dá coices", porém ao experimentar não percebi o pq desses comentários... Isso acontece pq ? É pelo uso indevido(corte em madeira) ou por aprofundar rapidamente o corte ? Ou pode acontecer com qualquer material cerâmico normalmente?A máquina pode travar derrepente, mesmo sendo nova; daí o "coice"...Afinal pq acontece isso ?

A única coisa que achei meio desconfortável, foi a demora q tive em cortar em relação ao pessoal já tarimbado...Talvez pq estivesse muito atenta e aprofundando o corte aos poucos...O quê pretendo continuar fazendo caso realmente venha a usá-la de novo !

Enfim, é isso pessoal , obrigada por tudo : pelas dicas e principalmente pelos alertas ! E por favor... continuem tendo paciência com os novatos, tá? :oops:

T+ Cris :D
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Edilson » 11 Abr 2006, 23:08

Olá Cris,

O que geralmente chamamos de coice (e muitas vezes encontrado na internet como "kick-back", em Inglês) tem, no mínimo, duas situações. Em ambas é uma reação do movimento GIRATÓRIO da ferramenta em relação ao material cortado. A ferramenta pode ser uma serra circular, uma fresa, uma broca, ou algo parecido. Enquanto a ferramenta está desbastando o material (madeira, metal, pedra, etc.) não há problema. Entretanto, quando há uma parada brusca no desbaste ou a ferramenta força contra o material, há o coice. Em uma das situações, o material fica parado e, por frações de segundos, pára o giro da ferramenta. Nesse caso, a máquina é jogada na direção contrária ao giro desta. Um exemplo disso são as serras portáteis, onde o operador não consegue segurar o tranco dado quando há esse travamento. É similar ao coice dado quando alguém dispara um revólver, pois mesmo sabendo que vai fazer um movimento para trás, muita gente não consegue manter a arma firme, na hora do tiro. A força exercida é muito grande.

Na outra situação, a máquina é mantida firme, mas o material é que sofre a pressão do golpe. Por isso, normalmente nas máquinas estacionárias, os pedaços de materiais são jogados longe. Talvez você já tenha lido, aqui mesmo no fórum, nossos amigos relatando que foram atingidos por sarrafos e pedaços pequenos de MDF. Por isso não se deve ficar na direção das peças que estão sendo cortadas/fresadas. Numa serra circular, por exemplo, quando um sarrafo pequeno é cortado, principalmente no sentido do comprimento, algumas vezes a pressão da madeira faz com que o corte feito feche atrás da serra. Os dentes da lâmina, então, empurram a madeira para cima e em direção do operador.

São vários motivos que produzem os coices, desde a diferença de dureza no mesmo material cortado, até problemas de amolação das ferramentas. O que deve-se ter em mente é que existem dispositivos para se evitar todos esses problemas. Se o material é muito duro e você tentar cortar muito rápido, pode desencadear um coice.

Infelizmente, mesmo tomando-se muito cuidado, corre-se o risco de ter um acidente destes. Os materiais naturais, como a madeira, pedras, etc., têm diferenças de dureza na mesma peça. Por isso, o operador pode estar cortando uma tábua de pinus muito mole numa ponta, e na outra ponta a madeira torna-se dura. Nessa hora, quem opera a máquina deve dosar a velocidade do corte, para trabalhar com segurança.

Uma coisa que você deve ter em mente: as serras circulares portáteis têm uma proteção metálica que retrai (expondo a lâmina) quando faz o corte. Quando a lâmina perde o contato com a madeira, um mecanismo de mola faz a proteção retornar rapidamente à posição original, escondendo a lâmina, mesmo que esta esteja girando. Nas serras para vidro, pedra e cerâmica, não existe essa proteção. Além de todos os outros aspectos já abordados aqui, esse é um dos motivos pelo qual não se deve usar essas máquinas para cortar madeira.

Espero que tenha ajudado.

Um abraço,

Edilson
Pinamaral
GDMista
GDMista
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Mar 2005, 15:14
Cidade: Santa Bárbara d´Oeste, SP
Idade: 54

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por Pinamaral » 12 Abr 2006, 08:19

Apenas para ilustrar o que o Edilson escreveu: ontem estava eu cortando uma torinha de eucalipto para fazer pequenas fatias, que minha esposa usa em trabalhos de artesanato.
Essa madeira é a mesma usada em construção civil, normalmente para escoramento de lajes.
Eu uso minha serra de esquadria, de 12" muito potente que corta as torinhas como manteiga, mas... ontem num determinado ponto a serra atolou porque pegou no centro da madeira um caroço muito duro que jogou pra cima o braço da serra num tranco que assustou.
Não aconteceu nada demais, apenas o susto de ver a serra fazendo aquele barulho e escapando da minha mão... não dá pra segurar mesmo!
A guarda da lâmina fechou instantaneamente e a parada elétrica do motor funcionou bem mas se eu tivesse prestado mais atenção e mergulhado a serra mais devagar isso não teria acontecido.
Meu Blog: http://artsandcrafts.blog.terra.com.br

Descanso ao pé da Serra, bebendo vinho Madeira, me Lixando para os problemas.
marciobg
Banido
Banido
Mensagens: 437
Registrado em: 29 Abr 2006, 10:20
Cidade: Contagem / MG

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por marciobg » 03 Mai 2006, 08:31

Um amigo marceneiro já havia me advertido sobre o perigo de usar luvas na marcenaria, principalmente quando estiver operando máquinas. Luvas, na marcenaria, só para carregar madeira. Além da serra circular e da plaina, citadas pelo Ari, acrescento ainda a furadeira de bancada, como sendo outra máquina que não deve ser operada com luvas: se a luva "agarrar" no mandril, o estrago não será pequeno. Sei de um caso em que o operador precisou levar pontos na mão.
Avatar do usuário
reinaldo_barba
GDMista
GDMista
Mensagens: 460
Registrado em: 15 Mar 2006, 18:59
Cidade: Guarulhos/SP
Idade: 73

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por reinaldo_barba » 03 Mai 2006, 13:28

Minhas congratulações Ari pelo excelente tópico e dicas esclarecedoras.

No ensejo quero consignar tb minhas felicitações ao PicaPau pelo material divulgado, aproveitando é claro para pedir se ele pode divulgar o link da revista que mencionou acima.
“E o Homem é o que é, porque sabe, mais do que os outros animais, corrigir-se." (Pontes de Miranda)
Avatar do usuário
delucci
GDMista
GDMista
Mensagens: 635
Registrado em: 25 Abr 2006, 15:03
Cidade: Guarulhos/São Paulo
Idade: 59

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por delucci » 03 Mai 2006, 14:11

Em minhas andaças pela Florencio de Abreu, eu encontrei um equipamento que pode servir a amiga CPINHEIRO, trata-se de uma bancada, com um sistema de fixação tanto para o material a ser cortado como para a serra marmore, pra tentar ser mais ilustrativo a parte onde "corre" a serra assemelha-se as guias existentes nos cortatores de cerâmica manuais, detalhe contra: o preço, a favor: segurança e estabilidade. inclusive quero voltar la pra tentar tirar uma foto ou mesmo descobrir o fabricante, pois imaginei usar o mesmo sistema um pouco mais dimensionado para usar como guia estacionario para uma serra circular de 7,8.
Avatar do usuário
dudufin
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Set 2006, 15:13
Cidade: Vitoria
Idade: 41

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por dudufin » 08 Out 2006, 23:27

Pois bem... comprei e continuo comprando mateiral de proteção para achar o que mais me agrada. Mas peço ajuda aqui desde já!
Problemas encontrados:
-Minha mascará sem manutenção embaça meu oculos de proteção...
-Meu oculos nao barra toda poeira quando existe muita dela no ar! Da vontade de colocar uma mascara de mergulho...

Vou experimentar a que o Ari falou da 3M para ver no que que da!

Outra duvida!!! Quanto as luvar? O que seria melhor para trabalhar com maquinas leves tipo tico tico manual, lixadeira orbital e furadeira?

Abração,
Eduardo.
Paciência com a madeira!!!
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 10 Out 2006, 00:27

Olá dudufim.
quando ao embaçamento, creio ocê tá usano as máscra di pano... daquelas tipo pá pó!!! Si fô dessas, escoia pelomeno aquelas que tem uma vrávula de borracha que se tápa quando ocê puxa o ar e que fica aberta condo ocê sorta o ar (pelo nariz, hein)... Essa vrávula gerarmente fica nazartura da ponta do nariz. Aí condo o ar chega nas vista já tá frio e num imbaça mais ozócros.
Quanto a poeira entrá nozócros, aí num tem jeito... o que pode miorá e o uso de aspiradô di pó nas máquina prá puxá pelomeno o pó mais fino... Tem unzócros que são de policarbonato que são mais fechadim que ozócros normais, já mióra bem também... Otra opição é usá aqueles escudos faciais de torneiro em madeira. A poiera continuará entrando detraiz do vrido, mais com o escuco o pó sai mais facim...
Quando a luva... PELAMORDEDEUS... NUM USA QUARQUÉ MÁQUINA DE MARCENARIA CUM LUVA.... Embora ocê potreja a mão de pequenos arranhão, de tinta, de ferpa, se ela enganchá em quarqué parte que gire da máquina o acidente pode ser muito mais grave do que cá mão sem luva... A luva não prermite que ocê puxe a mão no causo de emergência, pelo contrário, ele puxa sua mão pro centro da ferramenta. Tenha em mente que quando ocê centir arguma coisa na mão uma boa parte da luva já estará firmemente enroscada na máquina.... dica minha: num faiz isso não! Luva só pra pintura e prá lidá cá madeira bruta quando tivé porexempro, entabicada (secano no tempo, cheia de ferpa)
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
dudufin
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Set 2006, 15:13
Cidade: Vitoria
Idade: 41

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por dudufin » 10 Out 2006, 08:01

Certo senhor Pantanal... agradecido de sua ajuda. Luva ja saiu do meu uso, mas o oculos ainda to na luta!!! Vi um hoje que é temperado e vedado com borracha... mas custa 60 reais. E to olhando mascaras com mais de uma valvula ou com valvulas boas.. porq as minha so funcionam quando eu sopro, caso contrario nem triscão em abrir pro coitado do ar entrar.
Abração proces.
Té mais ver
Paciência com a madeira!!!
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Materiais de segurança. VEJA ISTO !!!

Mensagem por (Pantanal) » 10 Out 2006, 18:33

Dudufim,
A sua máscara tá funcionano direitim memo. Na puxada a vrávula num pode abrí prá num entrá impureza nos seus purmão! Podinté sê difici de dá a puxada, mais é ansim memo!
Ói, e hoje passei numa loja destintô dincêndio e tinha umas visera dessa de torneiro por dezessete conto di réis... (dizessetes pilas, como diz os carioca). É baratinha e potreje muito mais que ozócros.. proteje a cara toda... e num imbaça. É mais aberta que eles.
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Responder