Segurança no TrabalhoUsar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por wagneralencar » 02 Out 2017, 17:55

Olá amigos, como alguns já viram eu sou novo no forum, estou tentando fazer pesquisas sempre antes de postar uma dúvida.

É o seguinte:
Hoje recebi minha DW745 Serra Circular de Bancada da Dewalt, sabendo que ela iria chegar fui esse final de semana na Leroy e comprei um par de luvas daquelas que tem fibra especial contra cortes, até testei antes de comprar, passei ela numa serra de fita de bancada e um estilete dentro da loja e nada de iniciar um rasgo na luva, então comprei por R$43,00 (achei barato pela qualidade e proteção agregada). Só que lendo o manual da Dewalt DW745 eles não recomendam LUVAS por poder enroscar na serra e fazer algo pior que um corte, como não ter cabelo grande e deixar solto, já pensei naqueles casos do interior da amazônia das ribeirinhas que perdem o escalpo no motor dos barcos e pensei em rasgar a mão inteira se as luvas enroscarem. Mas recebi junto da máquina uma Serra FREUD 80 Dentes para MDF, e no manual dela já diz para usar LUVAS!
Então por essas duas contradições eu recorro a experiência vasta de vocês e pergunto: Usar ou não usar LUVAS operando a Serra Circular de Bancada?!

Muito obrigado. :D

Editado: 04 de Outubro de 2017
Após muitas respostas esclarecedoras encontrei este video muito importante para quem está tendo esta mesma dúvida que tive neste momento. Vale muito a pena assistir.

Editado pela última vez por wagneralencar em 04 Out 2017, 19:12, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Feolco
GDMista
GDMista
Mensagens: 171
Registrado em: 16 Nov 2015, 11:31
Cidade: Lucas do Rio Verde
Idade: 33

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por Feolco » 02 Out 2017, 18:21

Todas milhões de dicas que que já li antes de fazer o primeiro corte diziam para jamais usar luvas, estranho o manual do disco fazer esta recomendação. Luva nenhuma acho que irá proteger do corte de uma serra circular e pior que enroscar na serra é a perda de tato e sensibilidade que essas luvas dão.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por wagneralencar » 02 Out 2017, 18:56

Feolco muito obrigado, como estou iniciando no uso continuo de ferramentas desse porte a dúvida realmente surgiu, muito bom ter seu ponto de vista, vou deixar a luva pra ferramentas sem engrenagem, acho que ela cai muito bem com a tico-tico.
Olha a foto do manual da FREUD para não dizer que estou mentindo:

Imagem
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por wagneralencar » 02 Out 2017, 19:26

Mila obrigado pelas palavras, eu sou muito caxias com segurança, comprei luvas, óculos, filtro de ar e protetor auricular, mas me surpreendi com a informação da Dewalt em não usar luvas e minutos depois me deparei com a FREUD recomendando o uso. Mas as palavras de vocês fazem bastante sentido. Quanto ao sistema de segurança para esse tipo de serra eu ainda não conheço nenhum, vou pesquisar e talvez criar um de pedal, acho que meus reflexos responderiam melhor dessa forma.

Obrigado :D
Avatar do usuário
alemellado
GDMista
GDMista
Mensagens: 687
Registrado em: 20 Out 2005, 10:17
Cidade: São Bernardo do Campo-SP
Idade: 55

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por alemellado » 02 Out 2017, 19:30

Acredito que a Freud sugira usar luvas apenas para colocar e tirar a lamina da maquina
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por Grego1 » 02 Out 2017, 19:42

Oi Wagner,a regra e ,não usar luvas com maquinas de rotação, por que elas vao criar maior problema de que te proteger.

Luvas sao boas para pegar o material, lixar, e manipular com ferramentas manuais etc.

Para a serra circular o melhor e usar um emburra-pau, óculos, mascara e proteção auditiva.

Abraço
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por rocco » 02 Out 2017, 19:44

alemellado
bom o colega acima ja matou a charada, manuseio da lamina, e o treco corta mesmo.
e inclusive recomendo o uso de botinas, sempre uso avaianas e de uma feita, ao cair
rancou um bife do dedão.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por wagneralencar » 02 Out 2017, 19:52

Alemellado, acho que você tem toda razão, apesar de não dizer na parte de leitura em português do manual, a indicação de luvas deve ser apenas para o manuseio.
Grego1 muito obrigado pelas dicas, todos estão me esclarecendo de muitas coisas que parecem óbvias para pessoas experientes mas que criam uma confusão na cabeça de muitos amadores, fico muito feliz de poder ter esse recurso no GDM para pular essa etapa de tentativa e erro.
Rocco Boa dica, tenho esse costume de está a maior parte do tempo de chinelo também. Vou me policiar mais.

Obrigado a todos pela atenção, sou muito grato.
Avatar do usuário
Mauricio Fóz
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2496
Registrado em: 04 Mar 2009, 17:42
Cidade: São Caetano do Sul
UF: SP
Idade: 65

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por Mauricio Fóz » 02 Out 2017, 23:40

Quando usar luvas?
Para manusear a lámina da serra no momento de uma troca, para manusear chapas de MDF laminado (uma pontinha afiada faz um belo estrago), para manusear madeira aidan rustica.

Quando não usar luvas?
Ao utilizar ferramentas ou máquinas rotativas (serra, furadeira, torno , tupia e etc).

Sapato de segurança, protetor auricular, filtro e óculos são importantes, eu recentemente comprei uma viseira facial que incorpora a viseira e protetor auricular, gostei muito apesar do peso.
Mauricio Fóz

"Melhor lidar com pessoas ácidas e honestas do que com pessoas doces e hipócritas."

O que nós temos que aprender a fazer, nós aprendemos fazendo.
"Aristóteles"
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por wagneralencar » 02 Out 2017, 23:54

Mauricio Fóz, muito obrigado pelas informações, bem completa suas dicas, garanto que vou seguir elas.
Quanto a visera gostei da dica também e agora a pouco vi esses links que lc--gdm postou em outro tópico:

https://pt.aliexpress.com/item/Updated- ... 84130.html
https://pt.aliexpress.com/item/Gas-Mask ... 46896.html
https://pt.aliexpress.com/item/SJL-7-pc ... 41860.html

Imagem

Abraço.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por lc--gdm » 03 Out 2017, 07:30

o problema das maquinas é simples. elas nao diferenciam peças de pessoas
meu problema com estes eventos é que eu nao gosto de chamar de acidente. quase sempre é burrice mesmo
nao estou tentando criar medo em ninguem. a relidade fala por si mesma. maquinas sao muito uteis porem perigosas

acidentes existem sim, mas é so olhar na internet o volume de burrice infinita
cortam sem guia segurando peca com as maos numa serra eletrica e depois ficam de mi-mi-mi aleijados?

o tipico jeitinho de usar a serra marmore para cortar madeira - comprar outra maquina somente para madeira para que? ele ja tem uma e sao parecidas.
agora ate tem lamina sem dentes para madeira para ela mas a 11000 RPM estao procurando o que vao encontrar
mesmo a sawstop nao impede a falta de bom senso humana

ate uma aparentemente simples furadeira que se for de 1000W ou mais pode arrancar o pulso de uma pessoa. irreversivel

maquinas rotativas sao muito perigosas porque podem enroscar as coisas nelas e puxar o operador para aonde ele vai ser destruido
nao sao somente luvas. sao mangas longas, colares, camisa solta e ate uma aliança
minha lixadeira de cinta ja puxou uma camisa minha. ok, rasgou a camisa e tomei apenas um susto. lixadeira assassina? nao... o erro foi meu!

estando com os EPI e sem mais nada o risco é menor.
mesmo com oculos de protecao ja fui parar no hospital porque uma limalha bateu na minha face, passou pelo cantinho o oculos e colou no meu olho - nao destruiu nada mas o panico foi total.

pessoa cansada, depois de fazer muitos cortes identicos, repetitivos, querendo acabar, quase acabando... PARE ANTES!
repeticao e cansaco sao parceiros de dedos e maos amputados. ou pior

exemplo real:
fazendo mini caixotes (pura repeticao) depois de umas 150 ripinhas, na ultima peca, toquei a lamina com o empurra pau que eu seguro de um jeito que nao me puxe. saiu voando. mega susto mas sem danos
burrice minha. nunca mais fiz coisas repetitivas sem dar umas paradas e descansar.

imaginar todas as possibilidades de dar errado antes de fazer algo é impossivel, mas pelo menos da uma paradinha e pensa.
se parece errado, É ERRADO. faca de outro modo.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por rocco » 03 Out 2017, 08:16

lc--gdm, tô contigo.

só fartou, estar alcoolizado ou tomando umas pra relaxar, cigarro do lado, tomando atenção ou
voando com vento provocado pelas maquinas, recebendo visita sem parar o serviço, mal posicionamento
do corpo em relação ao que ta fazendo.

bom a culpa sempre é da cara-metade.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por wagneralencar » 03 Out 2017, 17:13

Hoje inaugurei minha Serra de Bancada e segui todos os ensinamentos de todos vocês e confesso que ainda fiquei com medo, além de todos os alertas que me deram a máquina é um tigre!!! Se eu vacilar um segundo ela arranca meu braço fora ou coisa pior.
Já fui usando uma madeira grossa aqui de 10cm de largura por 5cm de espessura e só tive problemas no final em que a peça não passava pelo protetor de serra e trava anti contragolpe. Tive que retirar os dois e usar a maquina sem essas proteções morrendo de medo, mas cada parada para ajustes eu desligava da tomada.
Continuo muito agradecido pelo conhecimento compartilhado. Imagem
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por Zzéff » 03 Out 2017, 17:54

Estimado Wagner,
Essas luvas resistentes a cortes são normalmente tecidas com fibra de kevlar que é um produto flexível e muito resistente. São excelentes para para proteger de cortes de facas afiadas na cozinha e também para manusear peças cortantes ou até mesmo serras. Mas o uso dela se restringe a isso pois certamente elas não irão resistir aos 1500W de potencia de sua maquina acionando algumas dezenas de dentes afiados e cortantes. Também, há o risco da luva ser atingida pela lâmina e puxar sua mão na área de corte.

Como já foi dito aqui, NÂO use luvas quando estiver operando sua serra.

Muito importante:
No final do corte a madeira tende a fechar e é exatamente aí que ocorre o kickback. O guia de proteção serve para manter a madeira aberta e evita esse problema. Estude um pouco mais e vá devagar com essa maquina pois é um dos equipamentos mais perigosos da marcenaria e se acontecer qualquer coisa errada é problema na certa.

abraços

zzeff
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por Gerald » 03 Out 2017, 19:05

Sim, as serras circulares são fornecidas com uma geringonça de plástico, que é chamada pelos fabricantes de "protetor".... De fato, protege os fabricantes de processos em caso de acidente. :roll: Esses "protetores" realmente protegem o operador, mas impem que a serra seja usada na sua plenitude. Fazendo uma analogia, usar essa proteção de plástico é como ir para uma competição de natação vestindo uma roupa de escafandrista. Você não morrerá afogado, certamente, mas terminará a prova uma hora depois dos outros competidores. :P

Falando sério, uma coisa muito importante a usar numa serra circular de mesa deve ter é um riving knife ("faca separadora") apropriada. Se não souber o que é isso, pesquise no fórum, pois há vários tópicos sobre o assunto.

Uma coisa que assusta os novatos é o barulho da serra circular de mesa. Depois você acostuma... ou fica surdo antes... Minha sugestão é sempre usar um bom protetor auditivo, não apenas por questão de proteção, mas também para poder se concentrar no trabalho. O ruído extremamente alto da serra circular, além de amedrontar os novatos, tira a concentração e assim expõe o operador ao perigo.

No final, não existe máquina "perigosa". Existem atitudes perigosas. Muitas vezes, as pessoas nem tem consciência do perigo. Por isso, o maior inimigo da segurança é a ignorância. Não são as regras de segurança que irão salvá-lo. A sua proteção é o conhecimento. Quanto mais você entender da dinâmica das máquinas, mais seguro estará porque você automaticamente adotará o procedimento apropriado.

Ao usar uma serra circular, é muito importante utilizar uma proteção adequada para os olhos. Conheci uma pessoa que perdeu um olho ao usar uma serra circular. Isso aconteceu há muitos anos atrás, quando os equipamentos de proteção ainda eram bem mais raros e as pessoas tinham que improvisar. Segundo seu relato, ele estava usando uma proteção dupla: óculos de proteção mais um capacete de motoqueiro. Então a lâmina da serra quebrou e um pedaço veio em direção ao seu rosto. Atingiu o nariz e o olho direito. Ele não explicou porque a lâmina se quebrou, mas desconfio que havia uma uma trinca na lâmina, mas ele não percebeu.

Por falar em óculos de proteção, comprei há algumas semanas atrás os óculos de segurança Ampla Visão Mini da Carbografite:

Imagem

Fiquei bastante impressionado com o conforto e a segurança. A visão é como se você estivesse sem óculos. Os produtos da Carbografite em geral são muito bons. Esses óculos são fabricados em Taiwan, não na China continental, ou seja, não tem nada a ver com a baixa qualidade usual dos produtos chineses. Custa pouco mais de R$30 nas boas lojas, mas tem uns vendedores de MG vendendo pela metade do preço no ML. Desconfio que essas versões mais baratas sejam clones chineses do Mini. Se isso for verdade, seria uma confirmação de que o genuíno Ampla Visão Mini é realmente de qualidade, pois chinês só copia produtos bons.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por wagneralencar » 03 Out 2017, 20:11

Obrigado pelas palavras caro Zzéff, foram muito úteis. Vou pesquisar mais sobre o uso da Serra de Mesa, já venho pesquisando a 1 mês que antecedeu a compra. Manterei o máximo de atenção e bom senso no uso da mesma. Já abandonei a ideia do uso de luvas com a Serra e outras máquinas de giro. Abraço Zzéff.

Caro Gerald, pois é esse protetor plástico aparenta muita fragilidade, vi uma imagem da mesma máquina vendida na Alemanha e o protetor tem outro formato, vou postar as fotos para você ver a diferença. Já o gancho de Kickback é feito de aço, como fui serrar uma tora de madeira maior que o normal (60cmx10cmx5cm) essa proteção de Kickback não a deixou passar e tive que retirar para finalizar a passagem da madeira. Quanto a riving knife eu mantive ela instalada, mas confesso que não conheço sua utilidade e vou pesquisar hoje ainda sobre ela.
Estou usando todos os EPIs recomendados, Óculos de proteção, protetor auricular e máscara. Obrigado pelas dicas e conselhos e vou usa-los com toda certeza. Abraço Gerald.

Alemã e Brasileira
Imagem Imagem
Editado pela última vez por wagneralencar em 04 Out 2017, 04:51, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por AdminGDM » 03 Out 2017, 20:37

Oi pessoal :D

Gerald, também não gosto destes protetores de plástico. Eles atrapalham principalmente quando se corta peças pequenas.
O protetor também tira a visualização do corte, o que as vezes atrapalha a alinhar as peças com o batente.
Também gosto de óculos de ampla visão, mas uso o outro maior, porque posso usar meu óculos de grau por baixo.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
elsid
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 10 Ago 2011, 19:35
Cidade: Amparo/SP
Idade: 58

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por elsid » 03 Out 2017, 23:42

Puxa gente, que tópico fantástico. O que se aprende com a experiência aqui é como uma faculdade!

Não vi aqui ninguém falando sobre avental. A um bom tempo lendo sobre proteção existia a recomendação do uso do avental para proteger em casos de kick-back para serras, ou quando do uso de tupias.

Aí fica a dúvida: O uso de avental não poderia se tornar um elemento de perigo? Como uma camiseta solta, manga larga, etc

como foi colocado acima, vemos vários vídeos do pessoal trabalhando sem camisa e shorts, se uma lasca de madeira vier na direção da pessoa será um ferimento com certeza.
[]s
Sidnei
Arbor Bona Fructus Bonus Facit
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por Marcao » 03 Out 2017, 23:46

Estão esquecendo do maldito relogio de pulso e de pulseiras.....



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Mauricio Fóz
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2496
Registrado em: 04 Mar 2009, 17:42
Cidade: São Caetano do Sul
UF: SP
Idade: 65

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por Mauricio Fóz » 04 Out 2017, 00:37

Sem querer provocar qualquer discórdia familiar, mas aliança é também um elemento de risco, eu normalmente esqueço, num dia em particular lembre e tirei, logo em seguida, movendo um equipamento metálico bem pesado a inércia do danado me fez bater a unha do outro lado e rasgar a unha no meio, quase que imediatamente o dedo dobrou de tamanho, se estivesse usando a aliança o problema seria bem maior. Levou 3 meses pra unha crescer de novo.
Mauricio Fóz

"Melhor lidar com pessoas ácidas e honestas do que com pessoas doces e hipócritas."

O que nós temos que aprender a fazer, nós aprendemos fazendo.
"Aristóteles"
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por wagneralencar » 04 Out 2017, 04:57

Elsid e Marcao, bem lembrado!

Mauricio Fóz e Mila, a aliança realmente é um perigo, já escutei histórias de goleiros que prenderam as alianças nos ganchos das traves ... mas é bom saber de exemplos no mundo da marcenaria também. E a minha tem 8mm não cortaria com cortador de unha como você Mila.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por Zzéff » 04 Out 2017, 10:07

Estimados amigos,

Quanto ao uso de óculos de grau em conjunto com outros óculos é sempre um problema e por mais leves que sejam sempre vão incomodar. Uma das medidas de segurança que sempre recomendei em minha vida profissional é :

1 - Se você necessita de utilizar óculos de grau, adquira um específico para utilizar somente durante o trabalho ;
2 - Adquira uma armação especial para óculos de segurança, com uma boa proteção lateral e que tenha um número de CA (Certificado de Aprovação);
3 - Avie a sua receita de óculos em uma boa ótica e solicite lente de proteção contra impactos (não peça com antirreflexo pois a lente se danifica muito rapidamente)

Óculos de segurança específico para o uso na oficina melhora muito o rendimento do trabalho e mantem você sempre protegido e com a mesma visão que o seu óculos comum proporciona. Existe também no mercado óculos modelo ampla visão (para proteção contra produtos químicos) que já vem com a lente no grau que você necessita (no ML tem muitas opções)

Vejam alguns modelos de armações para óculos graduados:
http://www.superepi.com.br/oculos-graduados-s148/



abraços

zzeff
Élcio Salto
Membro
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 19 Fev 2016, 17:08
Cidade: Salto-SP
Idade: 54

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por Élcio Salto » 04 Out 2017, 11:09

Mauricio Fóz escreveu:  ↑  04 Out 2017, 00:37 Sem querer provocar qualquer discórdia familiar, mas aliança é também um elemento de risco, eu normalmente esqueço, num dia em particular lembre e tirei, logo em seguida, movendo um equipamento metálico bem pesado a inércia do danado me fez bater a unha do outro lado e rasgar a unha no meio, quase que imediatamente o dedo dobrou de tamanho, se estivesse usando a aliança o problema seria bem maior. Levou 3 meses pra unha crescer de novo.
E se a finalidade é evitar acidentes, é recomendável colocar a aliança depois de sair da oficina......
Perder a aliança pode ser perigoso para sua cabeça e seus ouvidos, principalmente se sua mulher não acreditar muito em segurança do trabalho :lol:
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por Gerald » 04 Out 2017, 11:47

Por falar em retirar a aliança para trabalhar, isso pode ser mesmo perigoso, principalmente se a patroa souber :guilhotina:

Vejam o que aconteceu com um marceneiro:

Uma senhora comprou um novo armário para seu quarto. Depois que ele foi montado, ela notou que toda vez que passava um ônibus na rua, as portas do armário se abriam. Chamou o marceneiro e pediu que o consertasse. Sem saber onde estava o defeito, o marceneiro sentou dentro do armário para, quando passasse um ônibus, verificar a causa da abertura das portas. Minutos depois o marido chega, abre a porta do armário e vendo lá o marceneiro, pergunta irritado:
- O que é que o senhor está fazendo aí dentro?
- O senhor não vai acreditar, - responde o marceneiro - mas estava esperando o ônibus passar.


:huhu :huhu :huhu
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Usar ou não usar luvas com Serra Circular de Bancada?

Mensagem por wagneralencar » 04 Out 2017, 15:30

Ótima dica Zzéff!!!

_________________________________________________
Encontrei este vídeo muito bom e esclarecedor sobre a dúvida inicial do tópico, fiz questão de editar a primeira postagem e colocar lá também caso fique perdido aqui no meio da conversa.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem