Segurança no TrabalhoMeu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
Alolme(Aluisio)
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 15 Dez 2012, 02:12
Cidade: Rio de janeiro
UF: RJ
Idade: 50

Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Alolme(Aluisio) » 24 Jul 2017, 16:04

Amigos, acabo de presenciar o pior pesadelo do marceneiro.. Meu vizinho e instrutor de marcenaria praticamente decepou o dedo médio da mão quando fazia um rebaixo na Madeira com a serra de bancada.. Não vi o acidente em si, estava um pouco atrás dele, sei agora que não deveria estar ali Tb, porque a peça de madeira, massaranduba, voou por trás de mim quase me acertando..
Estou profundamente abalado..
Mais tarde dou mais detalhes..
Peço orações por Sr. Rodrigues..
Avatar do usuário
sattamini
GDMista
GDMista
Mensagens: 461
Registrado em: 31 Dez 2013, 15:03
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 36

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por sattamini » 24 Jul 2017, 19:46

Sinto muito pelo ocorrido, Aloisio. É um drama que nos faz pensar duas vezes sobre nossa paixão.

Talvez não seja o momento ideal, mas acho que seria valioso entender o que aconteceu para levar a este acidente. Foi um kickback?

Massaranduba é parece ser uma das madeiras mais duras que existem.
Alexandre Sattamini
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Gerald » 24 Jul 2017, 20:32

Lamentável acidente. Espero que não seja tão grave como está parecendo.

Falando tecnicamente, maçaranduba é uma madeira muito dura, mas perfeitamente trabalhável. Digo isso porque tenho serrado, fresado e aplainado bastante esse tipo de madeira. Tenho cortado na minha serra circular Makita 2703 peças de maçaranduba com espessura de até 60 mm. Até hoje nunca tive problema com kickback (toc, toc, toc). Kickback em si é perigoso porque a madeira vira um projétil que pode atingir o operador.

As circunstâncias do acidente, kickback + contacto da mão com a lâmina, sugerem que a mão do operador estava além (mais para o fundo da mesa) da linha de corte da lâmina. Por alguma razão ocorreu um kickback, que puxou a mão do operador que segurava a madeira de encontro à lamina e assim aconteceu o acidente. Nunca se deve avançar a mão além da linha de corte, para isso existe o "empurra-pau".
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
Alolme(Aluisio)
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 15 Dez 2012, 02:12
Cidade: Rio de janeiro
UF: RJ
Idade: 50

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Alolme(Aluisio) » 24 Jul 2017, 21:22

Amigos, eu ja entendi o que houve.. E sim, ele estava segurando a peça com a mão e não usava empurra pau. Amanhã vou escrever detalhadamente o que houve. Vou mostrar foto da peça que ele trabalhava que creio que vocês iram entender o que houve..
Ah, ele foi operado, mas não dá pra saber ainda se vai recuperar o dedo.. Agora preciso descansar um pouco que foi muito tenso.. Estou bem abalado.. Amanhã falo com mais calma.. Obrigado.
Avatar do usuário
Evandrorp
GDMista
GDMista
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Jul 2014, 21:43
Cidade: São José do rio preto
Idade: 48

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Evandrorp » 24 Jul 2017, 22:32

Uma pena.
É que Deus proteja a todos nós.
"Vão-se os anéis e ficam os dedos"... Isto é, se todos os procedimentos de segurança forem observados.
Avatar do usuário
Raposo
GDMista
GDMista
Mensagens: 417
Registrado em: 21 Dez 2007, 22:32
Cidade: São Francisco/MG
Idade: 62

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Raposo » 24 Jul 2017, 23:06

Noticia realmente triste, mas necessária pra ficarmos sempre alertas. Todo cuidado é pouco. Desejo melhoras para o amigo acidentado.
Avatar do usuário
Alolme(Aluisio)
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 15 Dez 2012, 02:12
Cidade: Rio de janeiro
UF: RJ
Idade: 50

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Alolme(Aluisio) » 25 Jul 2017, 10:06

image.jpeg
Bom dia, Essa era a peça que estava sendo usinada, um rebaixe para encaixe de outra.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por AdminGDM » 25 Jul 2017, 20:38

Oi pessoal.

Aluízio, estimo melhoras para o amigo. Espero que logo logo ele volte a fazer serragem.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Zzéff » 25 Jul 2017, 21:31

Estimado Aluizio,

Desejo que seu amigo se recupere totalmente. Obrigado por compartilhar esse acontecimento que embora trágico ele nos alerta sobre os perigos que enfrentamos no dia a dia.

abraços

zzeff
Avatar do usuário
sattamini
GDMista
GDMista
Mensagens: 461
Registrado em: 31 Dez 2013, 15:03
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 36

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por sattamini » 25 Jul 2017, 21:40

Desejo uma recuperação plena ao seu amigo e que ele dê a volta por cima e não desista desta arte que é a marcenaria.

Acho que entender as causas de qualquer acidente é de valia inestimável.

Ao observar a peça, pergunto: foram feitas passadas pequenas na peça? utilizou-se algum tipo de anteparo no lugar da mãos sobre a peça? Qual era a altura do disco no momento do acidente?
Alexandre Sattamini
Avatar do usuário
Alolme(Aluisio)
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 15 Dez 2012, 02:12
Cidade: Rio de janeiro
UF: RJ
Idade: 50

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Alolme(Aluisio) » 25 Jul 2017, 23:03

Amigos, agradeço a todos pelos comentários e as palavras de conforto. Realmente estou muito nervoso desde ontem. O som estrondoso do coice na máquina e a imagem do estado do dedo anular esquerdo da mão dele não saem da minha cabeça.. Sinto calafrios só de lembrar..
Hoje de manhã o visitei e ele está bem dentro do possível. A cirurgia foi bem sucedida. Agora o médico avisou que as próximas horas vão dizer se o dedo vai se recuperar ou ter de ser definitivamente amputado. De qualquer maneira a recuperação será longa.

Sobre o acidente, ele estava fazendo o rebaixo da peça na serra, segurando com as mão mesmo, empurrando e puxando a peça na serra. Estou conciente o quão perigoso (muitos vão chamar de suicida..) é essa atitude, mas como estou na pratica trabalhando com marcenaria a uns poucos meses e ele tem 73 anos de idade e 50 de marcenaria sem nenhum acidente sério, fica difícil argumentar..
Ps. A medida da peça é 3,5cm x 6,5cm com 52cm de comprimento. O rebaixo é de 2cm, sendo essa a altura da serra..
pontini
GDMista
GDMista
Mensagens: 192
Registrado em: 04 Jan 2016, 14:57
Cidade: ITAPEMIRIM/ESPIRITO SANTO
Idade: 61

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por pontini » 26 Jul 2017, 08:12

Bom dia.

Eu sou inciante na área e fico imaginando o pesadelo mesmo que deve ser esse acontecimento.
Quando iniciei o uso da serra de bancada, usava 3 itens de segurança da mesma.
Hoje uso apenas um, já que os outros parecem ser desnecessários.

Melhoras ao seu amigo.

abraços a todos.
pulvis es et in pulverem reverteris
Avatar do usuário
Milton Martins
GDMista
GDMista
Mensagens: 2975
Registrado em: 01 Fev 2012, 20:36
Cidade: São Paulo / SP
Idade: 65

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Milton Martins » 26 Jul 2017, 13:05

Lamentável

Não é acaso, é descaso como diz nosso amigo Gribel

Deu prá entender perfeitamente como ocorreu e ver que fazemos (eu) isso muitas vezes
Vim aqui prá aprender, com medo de perder os dedos!
Avatar do usuário
guerreiro_sp
GDMista
GDMista
Mensagens: 652
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:46
Cidade: São Paulo-SP
UF: SP
Idade: 62

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por guerreiro_sp » 26 Jul 2017, 13:38

Aluisio,

Sinto muito pelo ocorrido, estimo breve e total recuperação do seu amigo.

Quanto ao acidente, acredito que os rebaixos devam ser feito aos poucos (menos de 1cm) por vez.
Empurra-pau, firmeza e atenção ao segurar a peça.
Demora mais, porém diminui muito o risco do "coice".
Muié feia é igual muié bonita... Só que feia!
Avatar do usuário
evangelista
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 978
Registrado em: 21 Set 2006, 13:05
Cidade: São Paulo
Idade: 69

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por evangelista » 26 Jul 2017, 17:52

Caro Aluisio.

No começo o operador de máquinas fica todo medroso e nunca esquece os itens de segurança, com o passar do tempo ele vai perdendo o medo e o respeito pela máquina, como vê que nunca acontece nada vai se descuidando cada vez mais, até que um dia acontece um acidente.

Posts como esse servem de alerta para todos nós.

Abraços e melhoras para o Sr. Rodrigues.
Evangelista
O segredo da saúde mental e corporal está em não lamentar o passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.

https://www.facebook.com/leonelnevangelista
Avatar do usuário
Alolme(Aluisio)
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 15 Dez 2012, 02:12
Cidade: Rio de janeiro
UF: RJ
Idade: 50

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Alolme(Aluisio) » 26 Jul 2017, 18:59

Meus amigos, obrigado pelos comentários.. Me ajudam muito, tanto profissional quanto emocional.
hoje estou bem mais calmo. Já voltei a fazer o trabalho que foi interrompido quando aconteceu o acidente. Marcando umas peças peças para furar, cortar com a meia esquadria, mas com um cuidado redobrado, do tipo manter as mãos longe do disco..
Um detalhe pra vocês verem a situação daqui:
A mlt100 está toda depenada! Não sei porque, ele não explica direito, ele arrancou a parte corrediça da mesa, a guia, os prolongadores traseiro e lateral. A guia lateral ele coloca um pedaço de madeira com dois grampos tipo C e fica regulando toda hora pra cortar. Mês passado emprovisei uma guia móvel, mas ele tirou fora.. Desisti..
Pra piorar o botão de ligar/desliga está invertido.. Sim! Quando está puxado pra cima ele está desligado e quando empurra p baixo liga.. Sentiram o tamanho do perigo? Eu nem chego perto dela.. No início até cortei algumas peças nela.. Todas grande, e com a mão bem longe ou com empurradores, o que infelizmente é desprezado por ele.. Vivia alertando a ele do perigo mas ele só ouvia e voltava a meter a mão..até segunda feira..

Ele ainda tem uma ls1216, onde os braços laterais que prendem a peça na mesa para o corte sumiram Tb, parte deles eu achei outro dia jogado no quintal todo enferrujado. Até segunda segurava as peças com as mãos. Agora só com um empurra pau..

Mais agora a atitude dele deve mudar.. E ele já demonstrou isso.. Não o culpo.. Na verdade é uma tendência cultural que percebo nos profissionais aqui da região, de relaxar com questão segurança. Cada história que ouço de dar arrepio em todo corpo..
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Gerald » 26 Jul 2017, 20:02

Torço por uma recuperação plena do Sr. Rodrigues. Quando eu era criança, quase perdi os dedos da mão direita num acidente. Não foi na serra circular, mas na correia/polia do ventilador do radiador do carro do meu pai. A primeira falange do dedo indicador quase foi decepada completamente. Ficou presa apenas por 1/3 do tecido. O médico até pensou em cortar a ponta fora! Os tempos eram outros... Somente pela insistência de meu pai, o médico deu uma chance para a esperança e uniu a parte cortada ao resto do dedo. Felizmente o dedo se recuperou quase completamente. Ficou apenas uma pequena distorção, quase imperceptível.

Creio que entendi completamente o que aconteceu ao Sr. Rodrigues, ao qual não vou fazer nenhuma crítica, é claro, mas acho que é importante analisar as causas do acidente para que as pessoas que estejam lendo este post não cometam o mesmo erro.

Quando sofreu o acidente, o Sr. Rodrigues estava tentando fazer uma espécie de "dado" improvisado. "Dado" é basicamente um canal (em geral transversal) numa peça de madeira. Nos EUA, há lâminas específicas para "dado" que podem ser montadas numa serra circular de mesa, mas na Europa esse tipo de acessório é proibido, justamente por envolver questões de segurança. Na verdade, o perigo de fazer um "dado" é zero se for adotado um procedimento seguro.

Para analisar o acidente ocorrido, é preciso entender como um disco de serra funciona. A foto abaixo mostra as três regiões, A, B e C, mais importantes de um disco de serra. Note que o disco gira no sentido anti-horário, a frente da mesa está à esquerda, e a traseira da mesa, à direita. O operador está à esquerda e a madeira é empurrada contra a lâmina, da esquerda para a direita.
riving-knife-2.jpg
No uso normal, a altura da serra é ajustada para pouco mais da espessura da madeira. Nessa situação, apenas os dentes da região A trabalham. Os dentes dessa região cortam ao mesmo tempo em que empurram a madeira para baixo, contra a mesa. Os dentes da região A também empurram a madeira contra o operador, mas essa força é pequena se a lâmina estiver bem afiada.

No uso normal, os dentes da região B e C não devem trabalhar sob risco de ocorrer kickback. A função do riving knife é justamente impedir que as laterais do rasgo sejam capturadas pelos dentes da região C, que estão em movimento ascendente. Se a peça subir e for capturada pelos dentes da região B, a chance de kickback é significativa.

Quando se usa a serra para fazer rasgos, dados, tenons, etc. a altura da serra deve ser ajustada para menos que a espessura da madeira. Neste caso, tanto os dentes da região A como da região B trabalham. O risco de kickback aumenta muito, especialmente para cortes profundos.

Quando se abre rasgos com uma serra circular, um operador desavisado pode achar que não há perigo em pressionar a peça de cima para baixo com a mão. Afinal, ele pensa, a mão estará protegida pela peça, já que a lâmina não tem altura suficiente para chegar ao topo da peça... Mas, e se ocorrer um kickback inesperado? Se no momento do kickback, a mão do operador estiver numa posição avançada, empurrando a peça para baixo ou para os lados, a mão irá fatalmente de encontro à lâmina! Penso que foi justamente isso que aconteceu no acidente com o Sr. Rodrigues.

Para abrir rasgos sem correr riscos deve-se sempre usar um "empurra-pau" apropriado. Para abrir rasgos no sentido longitudinal em peças estreitas é interessante que a largura do empurra-pau seja ligeiramente menor que a da peça, e tenha batentes tanto na traseira e na lateral esquerda. Assim, o batente da esquerda poderá ser usado para empurrar a peça contra o guia longitudinal.

As fotos abaixo podem servir de inspiração para quem quiser construir empurra-paus apropriados para abrir rasgos, ainda que os empurra-paus mostrados não se encaixem exatamente na descrição acima:
empurra-pau-1.jpg
empurra-pau-2.jpg
Imagem

Um empurra-pau não serve apenas para "empurrar" a peça de madeira. Um empurra-pau bem projetado deve permitir que se façam três coisas simultaneamente, sem expor a mão do operar ao risco de contacto com a lâmina:
1) avançar a madeira
2) pressionar a madeira contra a mesa
3) pressionar a madeira contra o guia longitudinal.

Um empurra-pau não precisa ser uma obra de arte. A mão humana e os dedos em particular são muito valiosos para perder num acidente. Sempre é possível construir um empurra-pau adequado para cada caso. Melhor perder alguns minutos, ou mesmo horas, construindo um empurra-pau do que perder um dedo num acidente.

A defesa contra o perigo não é o medo, é o conhecimento. Se você entender como uma serra circular funciona, não irá "dar sopa para o azar" e a chance de sofrer um acidente será praticamente nula.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Alessandro
GDMista
GDMista
Mensagens: 849
Registrado em: 05 Jul 2008, 10:05
Cidade: Sobradinho/DF
Idade: 53

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Alessandro » 26 Jul 2017, 23:10

Obrigado ao Alolme pelo tópico de alerta e ao Gerald pela clara e importantíssima orientação.

Me contorci enquanto lia o tópico, pois já vacilei ao fazer canal em algumas peças, como descrito acima. Graças a Deus, nada me ocorreu.
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3440
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Marcelo Amorim » 27 Jul 2017, 13:11

Muitas das vezes a desculpa para evitar usar a proteção é que perde-se tempo...
Minha pergunta agora é ...
Quanto tempo o sr.Rodrigues vai demorar a voltar para trabalhar ? :roll:

Não tenha receio de perder tempo com equipamentos de segurança :-D
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por lc--gdm » 27 Jul 2017, 15:25

e novamente eu me lembro daquele video que eu vi no youtube com o cara soldando com eletrodo usando um caco de vidro escuro como mascara

me parece que algo esta fora da realidade

instrutor de marcenaria: lamento pelos alunos
acidente: algo inesperado, imprevisivel. colocar a mao perto da lamina nao é - um dia ou outro vai dar encrenca.

o texto acima descrevendo o local demonstra ainda mais o "acidente": "A mlt100 está toda depenada......"
Avatar do usuário
Alolme(Aluisio)
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 15 Dez 2012, 02:12
Cidade: Rio de janeiro
UF: RJ
Idade: 50

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Alolme(Aluisio) » 27 Jul 2017, 17:10

Primeiramente, boa notícia: ele teve alta a pouco e já está em casa. Irá esperar mais uns 15 dias para avaliar o estado do dedo.
Está muito feio..

Gerald
Muito clara sua explicação.. creio que foi exatamente assim que ocorreu. Mais um detalhe que lembro antes do acidente, é que nas outras peças ( foram um total de 3), ele passava elas na lâmina empurrando e puxando a mesma sem o auxílio da guia emprovisada com uma madeira e dois grampos c. Como soltar os grampos, mover alguns centímetros a guia e prender de novo dão um trabalho enorme, ele acabava fazendo isso praticante sem apoio.. isso era algo que me dava muito nervoso de ver..
Por fim, por 50 anos e duas peças nada de grave aconteceu. Porém na terceira peça tudo mudou..

Aqui vai um vídeo que fiz do estado da serra, exatamente como ela estava no dia do acidente, com a altura do disco, a guia presa com o grampo e por o botão de ingnicao invertido.
Liguei alguns poucos segundos para vcs verem..
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por AdminGDM » 27 Jul 2017, 18:23

Caramba Aluízio :chocado:
Pelou a maquina e estava trabalhando na base da gambiarra e ainda por cima retornando com a madeira por cima da serra. Ai é osso.
Complicado heim?
Retornar a peça com a serra ligada não só é errado como é muito perigoso.
Mas já foi e não adianta mais agente falar né?! Bola pra frente e tomara que ele se recupere logo :D

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
tunico
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 625
Registrado em: 09 Jul 2007, 00:25
Cidade: Maricá
UF: RJ
Idade: 68

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por tunico » 27 Jul 2017, 23:58

Olá a Todos

Só para frizar bem , o acidente foi causado pelo retorno, no ir e vir da madeira em cima da lamina
Isso so acontece pelo excesso de confiança
Abraços

Tunico - Maricá

-- Quinta-feira, 27 Jul 2017 23:59 PM --


Espero que tenha uma otima recuperação

Abraaços
Avatar do usuário
olliver
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Mar 2017, 23:03
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 40

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por olliver » 29 Jul 2017, 00:35

É, meu caro amigo Aluísio,

Situação muito triste e complicada. Melhoras ao Sr. Rodrigues.

Mas como já foi compartilhado aqui, todo o cuidado, ainda é o mínimo para o máximo de excelência (principalmente no que diz respeito a integridade física) daquele que executa qualquer trabalho, desde um mero martelo às grandes máquinas de corte.

Lembro-me de quando era adolescente e segurando um armário de cozinha para o meu tio fazer um furo, a broca pegou entre meu dedo médio e anular e saiu desfiando a pele dos dois dedos que, o alívio de não ter atravessado a mão, foi maior do que a dor de ter cortado ambas as laterais dos dedos...

QUE O EXCESSO SEJA PELA SEGURANÇA! E ESSE POST SEJA UM APELO PARA A INTEGRIDADE FÍSICA E MENTAL EM NOSSAS ATIVIDADES.

Obrigado pelo compartilhamento do post. Grande Abraço!
Avatar do usuário
Nephilim
GDMista
GDMista
Mensagens: 1892
Registrado em: 29 Out 2010, 21:03
Cidade: Lisboa - Portugal
Idade: 54

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Nephilim » 30 Jul 2017, 20:30

A serra circular de bancada é provavelmente a ferramenta mais "perigosa" ou seja aquela que todo o cuidado é pouco pois ao minimo descuido pode-se ficar sem um dedo ou uma mão...
É isso mesmo, Boa explicação Gerald :D

Votos de rapida recuperação para o acidentado.

Abraço
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Fernando Pessoa
Responder