Segurança no Trabalhoqual respirador

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
Victor oliveira
GDMista
GDMista
Mensagens: 447
Registrado em: 30 Jan 2013, 19:28
Cidade: São Paulo SP
Idade: 38

qual respirador

Mensagem por Victor oliveira » 05 Abr 2017, 10:36

Boa tarde, amigos.

Novamente estou repondo as mascaras da oficina e novamente estou perdido diante de tantas opções! Será que alguém consegue me ajudar??

Encontrei esse pdf da 3m que ajuda bastante a entender os tipos de proteção:
http://multimedia.3m.com/mws/media/7847 ... ooklet.pdf

Mas não ajuda muito a escolher qual dos respiradores deles é o mais indicado para determinado serviço.

Nesse outro link têm todas as fichas técnicas dos respiradores da 3m que estou pesquisando:
http://www.3m.com.br/3M/pt_BR/epi/epi-s ... iblioteca/

Tem alguns modelos que são muito parecidos, parece que só servem para deixar a gente confusos. Pelo que eu entendi o nível de proteção deve ser pelo menos o PFF-2, então todas as opções que estou considerando têm esse nível.


Até então estávamos utilizando a seguinte combinação:

A) 3m 9902 (http://multimedia.3m.com/mws/media/7846 ... 202014.pdf)
Para uso geral (lixamento, corte, desbaste), ou seja particulas e poeiras
Imagem


B) 3m 9923 (http://multimedia.3m.com/mws/media/7846 ... 3_2014.pdf)
Para dar acabamento (no momento estamos utilizando boneca, no futuro iremos utilizar pistola, ai é outra coisa), ou seja vapor organicos (?) do thinner. Eventualmente também usamos produtos à base de agua raz
Imagem

Acontece que mesmo entre esses não ficou muito claro a diferença. O 3m 9923 tem carvão ativado na composição, mas eu não entendi se ele só elimina o "desconforto" com os odores ou se de fato ajuda na proteção contra os vapores orgânicos do acabamento (não sei se está correto). Se for só para ficar mais confortável, talvez seja o caso de utilizar só o 9902

Dessa vez onde eu costumo comprar não tinha o 9923, então fui procurar uns substituto.

Achei o 3m 9920 (http://multimedia.3m.com/mws/media/7846 ... 202014.pdf), que me parece ser identico ao 9902 só mudando a cor. Se for só isso, poderia estar mais clara essa informação de que são idênticos. E por que um seria mais caro que o outro?
Imagem

Uma outra opção que estou cogitando comprar para acabamento é o 3m 8823 (http://multimedia.3m.com/mws/media/7846 ... 3_2014.pdf), mas ele é muito mais caro do que os outros. Se ele for o único indicado para dar acabamento tudo bem, mas se ele também não resolver a questão é dinheiro jogado fora.
Imagem



Alguém teria alguma indicação pra sair desse mar de opções ??


Grande abraço,
victor
iTz
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 18 Dez 2016, 21:19
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 49

Re: qual respirador

Mensagem por iTz » 05 Abr 2017, 13:46

Ótimo tópico Victor!

Me pareceu bem complexo este negócio de selecionar o respirador adequado.

Já tentou as informações nesta página da 3M, mesmo?

http://www.3m.com.br/3M/pt_BR/epi/soluc ... piradores/

Se tiver funcionários, acho que seria bom buscar uma empresa de segurança do trabalho. Eles podem medir o ambiente e indicar os EPIs mais adequados. Pode até ser que acabe economizando em equipamentos... :roll:
Avatar do usuário
Victor oliveira
GDMista
GDMista
Mensagens: 447
Registrado em: 30 Jan 2013, 19:28
Cidade: São Paulo SP
Idade: 38

Re: qual respirador

Mensagem por Victor oliveira » 05 Abr 2017, 14:09

Valeu pelo Link iTz! Dei uma olhada, me pareceu algo mais complexo, que vou precisar me dedicar mais. Também tenho uma certa dificuldade com inglês, mas depois vou dar uma lida com calma. Não tenho certeza, mas pelo guia seria necessario fazer medições dos poluentes e isso eu não teria como fazer. Talvez eu consiga estimar de alguma forma.

Com certeza, se houvesse funcionarios seria o caso de contratar uma empresa de segurança do trabalho. Mas como são apenas 4 sócios que trabalham e por ser uma marcenaria de pequeno porte, acho que não temos escala para contratar esse tipo de serviço.
iTz
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 18 Dez 2016, 21:19
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 49

Re: qual respirador

Mensagem por iTz » 05 Abr 2017, 15:07

Olha só!
Encontrei um técnico de segurança do trabalho aqui no meu cliente :dd:

Sem compromisso nenhum :roll: Ele disse que uma máscara classe PFF2 com válvula deve servir. Disse que existem modelos descartáveis e também os de borracha, para uso continuo :D
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: qual respirador

Mensagem por lc--gdm » 05 Abr 2017, 15:29

os funcionarios sao os donos entao devem cuidar bem do equipamento e certamente devem cuidar da propria saude
a serie 6800 com voces deve resolver e durar

que tal este tipo que na china é barato (clone da 3m na faixa de usd50)

procura por 3m 6800 ou 6800 Full Face

https://www.aliexpress.com/item/Updated ... 84130.html
https://pt.aliexpress.com/item/Gas-Mask ... 46896.html
https://www.aliexpress.com/item/SJL-7-p ... 41860.html

compre junto com os filtros 3m de acordo com o uso
Avatar do usuário
Victor oliveira
GDMista
GDMista
Mensagens: 447
Registrado em: 30 Jan 2013, 19:28
Cidade: São Paulo SP
Idade: 38

Re: qual respirador

Mensagem por Victor oliveira » 05 Abr 2017, 19:01

Valeu, galera!

Um dia quando tivermos a nossa cabine de pintura certamente irei nessa 6800, mas daí eu só compro uma para quem for aplicar. Por hora irei nas descartaveis. Mais para frente posso cogitar trocar pelas com cartucho, mas para o cotidiano da marcenaria acho que não precisa ser de cobrir o rosto todo.

Sendo assim vou seguir o conselho do colega e comprar a 9902 para o uso comum e a 8823 para dar acabamento.


Grande abraço e obrigado pelas opiniões,
victor
adrianom
GDMista
GDMista
Mensagens: 559
Registrado em: 09 Jul 2015, 19:58
Cidade: Interior de São Paulo
UF: SP
Idade: 48

Re: qual respirador

Mensagem por adrianom » 16 Mai 2017, 21:06

eu recentemente comprei no Wish (é culpa do Adão que citou o site outro dia) uma máscara para poeira e gostei bastante e é confortável além de poder desmontar e lavar a parte interna...

https://www.wish.com/c/5656ecf70e8f31089bda0e19
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: qual respirador

Mensagem por wagneralencar » 02 Out 2017, 20:40

lc--gdm escreveu:  ↑  05 Abr 2017, 15:29 os funcionarios sao os donos entao devem cuidar bem do equipamento e certamente devem cuidar da propria saude
a serie 6800 com voces deve resolver e durar

que tal este tipo que na china é barato (clone da 3m na faixa de usd50)

procura por 3m 6800 ou 6800 Full Face

https://www.aliexpress.com/item/Updated ... 84130.html
https://pt.aliexpress.com/item/Gas-Mask ... 46896.html
https://www.aliexpress.com/item/SJL-7-p ... 41860.html

compre junto com os filtros 3m de acordo com o uso
Caramba!!! Muito hightech essas máscaras! Já comprou e usou? Fiquei em dúvida se são boas e se chegam mesmo?
Boa dica essa, vou salvar nos favoritos para no futuro tentar adquirir uma máscara dessas.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: qual respirador

Mensagem por lc--gdm » 02 Out 2017, 22:41

pelo problema de sempre nao comprei elas . falta de grana mesmo
tudo do aliexpress chega ou o valor é devolvido SE E SOMENTE SE voce reclamar que nao chegou dentro do tempo permitido
40 a 60 dias é normal
se nao chegar e ficar quieto perde. quem cala consente
ai entra o problema de idioma para alguns. precisa saber ler e seguir as regras do site
normalmente tem taxa na chegada
determinadas coisas continua muito mais barato que comprar aqui
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: qual respirador

Mensagem por wagneralencar » 02 Out 2017, 23:45

lc--gdm, pois é, já comprei muito no ebay, mas o mercado mudou e a PF e Correios cresceram os olhos e quase nada mais não cai no pente fino deles. Confesso que a maior parte dos itens que comprei fora foi porque não existia mesmo aqui, 5% foi por conta de preço.
Qualquer dia vou experimentar comprar da China.
Avatar do usuário
Adão
GDMista
GDMista
Mensagens: 1012
Registrado em: 26 Fev 2011, 16:49
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 53

Re: qual respirador

Mensagem por Adão » 03 Out 2017, 10:31

Atualmente estou usando esse aqui da 3M:

https://www.3m.com.br/3M/pt_BR/3m-do-br ... 140&rt=rud

Muito bom, nunca mais respirei pó de MDF, mas ainda pretendo comprar um que cobre a face toda, mas como uso óculos estou na dúvida de qual comprar...

Falando nisso, alguém usa alguma máscara que possibilite usar os óculos junto?

Pretendo um desse:

https://www.3m.com.br/3M/pt_BR/3m-do-br ... 910&rt=rud
Avatar do usuário
Mauricio Fóz
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2496
Registrado em: 04 Mar 2009, 17:42
Cidade: São Caetano do Sul
UF: SP
Idade: 65

Re: qual respirador

Mensagem por Mauricio Fóz » 04 Out 2017, 00:45

Ainda não achei uma mascara que case perfeitamente com o uso de óculos de grau como os meus, ou passa pó ou embaçam as lentes.
Mauricio Fóz

"Melhor lidar com pessoas ácidas e honestas do que com pessoas doces e hipócritas."

O que nós temos que aprender a fazer, nós aprendemos fazendo.
"Aristóteles"
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: qual respirador

Mensagem por lc--gdm » 04 Out 2017, 08:34

Mauricio Fóz escreveu:  ↑  04 Out 2017, 00:45 ou passa pó ou embaçam as lentes.
talvez ajude a nao embaçar: passar sabao liquido pela parte de dentro do visor. depois limpar

usei oculos a maior parte da vida e odiava eles. lasik resolveu meu problema. apenas achei dificil encontrar um profissional que nao cegue pessoas
a vida mudou e muito! cores, foco, contraste, o brilho das coisas, calculo de distancias. tudo mudou para melhor
ja acabou a validade de 10 anos. passaram uns 20 e estou pifando novamente.
mesmo assim nada se compara ao que ja foi um dia - com oculos o mundo era fosco, quase cinza e sem brilho
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: qual respirador

Mensagem por AdminGDM » 04 Out 2017, 14:27

Mila escreveu:  ↑  04 Out 2017, 00:55 Esqueci de comentar outra coisa.
A máscara que eu uso é da 3M da série 6.000.
Está máscara é maravilhosa e não machuca nem incomoda no encaixe do rosto. O silicone que veda é bem macio e molda e veda bem no rosto. Comprei no ebay baratinho demais pela maravilha que é. Esta máscara eu recomendo. Comprei também duas caixas do filtro pra ela no ebay. Bem mais barato que no ML.
A foto dela.
photo_643_54b6797ad6a2f.jpg
Mila, eu tenho usado exatamente esta de um mês pra cá. Nunca tive máscara melhor. :D
Victor, das que você citou, já usei a azul e as cinzas (com e sem filtro). Duram pouco se o volume de trabalho for grande.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
Mauricio Fóz
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2496
Registrado em: 04 Mar 2009, 17:42
Cidade: São Caetano do Sul
UF: SP
Idade: 65

Re: qual respirador

Mensagem por Mauricio Fóz » 04 Out 2017, 17:01

lc--gdm escreveu:  ↑  04 Out 2017, 08:34
Mauricio Fóz escreveu:  ↑  04 Out 2017, 00:45 ou passa pó ou embaçam as lentes.
talvez ajude a nao embaçar: passar sabao liquido pela parte de dentro do visor. depois limpar

usei oculos a maior parte da vida e odiava eles. lasik resolveu meu problema. apenas achei dificil encontrar um profissional que nao cegue pessoas
a vida mudou e muito! cores, foco, contraste, o brilho das coisas, calculo de distancias. tudo mudou para melhor
ja acabou a validade de 10 anos. passaram uns 20 e estou pifando novamente.
mesmo assim nada se compara ao que ja foi um dia - com oculos o mundo era fosco, quase cinza e sem brilho
Fiz a minha em out/99.... já se foram 18 anos......voltei a usar, com grau bem menor, mas voltei.
Mauricio Fóz

"Melhor lidar com pessoas ácidas e honestas do que com pessoas doces e hipócritas."

O que nós temos que aprender a fazer, nós aprendemos fazendo.
"Aristóteles"
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Re: qual respirador

Mensagem por Grego1 » 04 Out 2017, 22:03

Comprei essa recentemente, e estou muito satisfeito com ela:

http://www.homedepot.com/p/3M-Pro-Mediu ... /206408988


Abraço
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: qual respirador

Mensagem por wagneralencar » 05 Out 2017, 08:42

Mila escreveu:  ↑  04 Out 2017, 21:25
No vídeo abaixo eu falo sobre este mal cheiro e mostro qual máscara é.
Fiz um vídeo hoje e coloquei no youtube pro pessoal conhecer melhor esta máscara da 3M modelo série 6.000.
Vejam:
Gostei dessa 6000, mas é um pouco salgado mesmo o preço, enquanto isso vou usando essa azul que vc citou, ainda não tive o problema do mal cheiro, mas lembro uma vez de ter usado uma luva de boxe da academia e tinha um chulé na desgraçada, tive que lavar minha bandagem (faixa de mãos) e minha própria mão com kiboa. Não sei se pode lavar essas máscaras, mas se puder taca Kiboa que o mal cheiro sai! :lol:
Editado pela última vez por wagneralencar em 07 Out 2017, 04:55, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Mauricio Fóz
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2496
Registrado em: 04 Mar 2009, 17:42
Cidade: São Caetano do Sul
UF: SP
Idade: 65

Re: qual respirador

Mensagem por Mauricio Fóz » 07 Out 2017, 03:58

Tive que pesquisar pra saber o que é Kiboa.....água sanitária ou cloro diluído.
Mauricio Fóz

"Melhor lidar com pessoas ácidas e honestas do que com pessoas doces e hipócritas."

O que nós temos que aprender a fazer, nós aprendemos fazendo.
"Aristóteles"
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: qual respirador

Mensagem por wagneralencar » 07 Out 2017, 04:52

Mauricio Fóz eu juro que não sabia que Kiboa (Q’boa) não era conhecida assim no Brasil, aqui no Distrito Federal é igual a Gillette e Bombril, o nome da marca é sinônimo do produto. :lol:

Imagem
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: qual respirador

Mensagem por Gerald » 24 Out 2017, 11:40

A impressão que tenho da 3M é que é um empresa que vende produtos caros, mas cuja qualidade, digamos, não acompanha o preço. Até a fita crepe da 3M é meia-boca... Eu me lembro quando comprei um "taco lixador" de borracha da 3M. Era (é, ainda tenho o safado) exatamente igual a este aqui da Vonder:

Imagem

Fazendo a conversão para o dinheiro de hoje, paguei o equivalente a quase R$100! Eu me lembro que tive a sensação de estar sendo esfolado, mas era da 3M... devia ser coisa boa... :roll: Santa ingenuidade, eu ainda acreditava em conto de fadas! O tal lixador 3M era apenas um pedaço de borracha preta, horrível de se usar com lixa fina. Era novidade, vendido a peso de ouro. Hoje, os chineses vendem a mesma porcaria, mas pelo menos o preço é mais justo.

Mais recentemente, dei mais uma chance para a 3M. :cabecao: Comprei máscaras respiratórias descartáveis e, de novo, produto comum, preço excepcional. Quebrei a cara, mas fiquei vacinado, 3M estou fora!

Bem, voltando ao tópico, estou comprando uma mascara respiratória decente para pintura. Acho que não é nenhuma surpresa se disser que não é da 3M. >:D Estou comprando o respirador semi-facial CG306 da Carbografite com os filtros RC203. Ao contrário da 3M, a Carbografite faz produtos de boa qualidade, mas a preços corretos. Os respiradores ainda não chegaram. Espero não queimar a língua agora... :roll:

Comentário final
Não gosto de produto ruim e barato (veja a "assinatura" abaixo). Gosto menos ainda de produtos caros e ruins.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: qual respirador

Mensagem por wagneralencar » 25 Out 2017, 00:03

Mila escreveu:  ↑  07 Out 2017, 09:53 Kiboa ou Q'boa também é conhecida ...
Uma aula e tanto :chocado:

..
Gerald, eu gosto muito da 3M, cresci com essa marca e tenho muita confiança, mas hoje realmente é difícil adquirir produtos deles por conta dos valores, as fitas no geral por exemplo estão muito caras mesmo.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: qual respirador

Mensagem por lc--gdm » 26 Out 2017, 08:07

wagneralencar escreveu:  ↑  05 Out 2017, 08:42 tinha um chulé na desgraçada
sabe aquele cheiro de suvaco que é o pavor e nenhum desodorante tira? aquele que fica impregnado nas camisas e nao sai nunca mais? aquele chule que nao sai do tenis ou do sapato nunca mais?

tem uma bacteria ou algo assim que nao morre mesmo lavando e o fedor dela é insuportavel

polvilho antisseptico granado. o classico. embalagem marrom - aquele talquinho inocente CURA TUDO

é tao barato que nao custa tentar e o resultado para mim foi um salva vidas
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: qual respirador

Mensagem por wagneralencar » 26 Out 2017, 19:18

Pois é LC, eu uso Quiboa pra isso, mas mancha tecidos, bom saber disso :D
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: qual respirador

Mensagem por Gerald » 29 Out 2017, 14:27

Chegou a minha máscara respiradora Carbografite CG-306. Comprei o corpo mais 2 cartuchos de filtro RC-203 para vapores orgânicos e gases ácidos:

Imagem

Na sexta-feira passada utilizei a máscara para envernizar uma mesa com verniz poliuretano, que tem um cheiro fortíssimo. Aparentemente, a máscara cumpriu bem o seu papel pois ainda estou vivo... :dd:

A loja de Campinas onde comprei a máscara não tinha os tais "pré-filtros". Aliás o vendedor nem sabia o que era isso. As cápsulas RC-203 filtram tudo que precisa ser filtrado, mas num ambiente com muita "névoa" (micro-partículas de tinta em suspensão no ar), instalar o pré-filtro é interessante pois aumenta a vida útil do filtro principal. Na verdade, o pré-filtro nem se justifica muito economicamente porque cada cápsula RC-203 custa pouco mais que R$10. Mas se fosse uma cápsula da 3M que é vendida a preço de ouro... De qualquer modo, improvisei um pré-filtro, cortando dois discos do tecido de um filtro de pó convencional. 8-)

A máscara CG-306 é feita na China, mas a qualidade é bastante razoável para um produto que é descartável. O único ponto que poderiam melhorar no projeto seria uma melhor vedação no nariz. Como o meu nariz é fino, a vedação é de 99%, não de 100% :P Creio que a máscara foi projetada para pessoas com nariz mais largo que o meu. "Conserto" simples: retirei uma daquelas tiras de alumínio das máscaras para pó e colei no CG-306. Como a tira de alumínio pode ser moldada, tem-se agora uma vedação perfeita, não importa o tamanho do apêndice nasal do usuário >:D

Conclusão

A Carbografite CG-306 não é um produto que irá ganhar prêmio internacional, mas na prática funciona bastante bem. E, importante, a CG-306 é barata. O conjunto completo, incluindo as duas cápsulas com carvão ativado, custam o mesmo que uma única cápsula de filtro da 3M. A máscara da 3M custa 3 a 4 vezes o preço da Carbografite e faz a mesma coisa. Os produtos da 3M são muito mais caros que os concorrente. Isso seria aceitável se fossem realmente bons, o que infelizmente nem sempre acontece.

Por falar em 3M, neste fim de semana, precisei de fita isolante e, para variar, descobri mais um produto 3M "meia-boca". O rolo de fita isolante da 3M estava com a cola melando, enquanto o da Tigre estava com a cola perfeita. Os dois rolos foram comprados na mesma época. É verdade que os rolos são velhos, mas fita isolante não pode ter prazo de validade! Fita isolante fica enrolada em fios de força por décadas. Imagine se depois de 5 ou 10 anos as fitas isolantes da fiação de uma casa começarem a se soltar! Completamente inaceitável, é claro. O mais interessante é a fita Tigre foi produzida por uma empresa que não tem tradição em produtos elétricos. Como é possível uma fita 3M ser tão ruim e a Tigre ser tão boa? Refletindo sobre tudo isso, fiquei feliz por ter comprado a máscara da Carbografite, e não a da 3M.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: qual respirador

Mensagem por wagneralencar » 30 Out 2017, 10:06

Mila escreveu:  ↑  29 Out 2017, 11:29 Alguém conhece algum outro tipo de máscara para os gases
Não seria mais fácil encontrar um óculos para a mascara de ar do que a máscara de ar para a mascara de solda? Encontrei isso.

flexview_adflo_P.jpg
images.jpeg
oculos-de-solda-cg-500-visor-articulado-carbografite-casa-do-soldador.jpg
Gerald escreveu:  ↑  29 Out 2017, 14:27 Chegou a minha máscara respiradora Carbografite CG-306 ...
Essa sua CarboGrafite CG-306 passa no teste de não embaçar os óculos?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem