GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Segurança no TrabalhoAjuda com Segurança de Serra circular

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Querco
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Jan 2016, 01:13
Cidade: Samambaia - DF
Idade: 38

Ajuda com Segurança de Serra circular

Mensagem por Querco » 07 Jul 2016, 10:51

Pessoal,

Peço ajuda. Não sou profissional, mas acabei comprando uma Serra circular manual para madeira da Makita, o modelo é 5007n de 1800W.
No dia da compra era o único modelo na loja, ele fazia parte do mostruário, e não veio com manual de instruções. Eu nunca usei a serra, pretendo me informar bastante sobre segurança antes de fazer algum trabalho. Os trabalhos que fiz com madeira sempre foram de pequeno porte e com ferramentas manuais mais simples. Estou planejando uma estante para livros, que pretendo fazer com reaproveitamento de madeira. Para isso terei de cortar madeira de dimensões pequenas. Então estou planejando uma bancada que prenda bem as peças e sirva também como guia de corte. Mas diante disso tudo, um fator psicológico começou a pesar... eu li que há muitos acidentes de trabalho pois se trata de uma ferramenta de risco e tenho ficado com muito receio de usar a serra manual. Alguém pode me ajudar com isso? Como proceder nesse começo? Minha preocupação é demasiada?
Se puderem me indicar material de leitura especificamente sobre a ferramenta, eu agradeço.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Ajuda com Segurança de Serra circular

Mensagem por Zzéff » 07 Jul 2016, 11:06

Estimado Querco,

Sua preocupação tem fundamento pois uma serra circular se não for utilizada corretamente pode causar acidentes. Recomendo a você assistir a muitos vídeos sobre o uso dessas serras e até solicitar a ajuda de algum amigo que tenha prática na operação desse equipamento.



Gosto muito dos vídeos do site Oficina de Casa onde você vai encontrar muitas informações úteis.

abraços


zzeff

Em tempo:
O manual você pode fazer download no link abaixo:

http://www.makita.com.br/produtos/produ ... =5007N&l=7
Querco
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Jan 2016, 01:13
Cidade: Samambaia - DF
Idade: 38

Ajuda com Segurança de Serra circular

Mensagem por Querco » 07 Jul 2016, 12:50

Obrigado pelos links. Eu não tenho nenhum colega pra me dar instruções. Se houver alguém ai do fórum que more em Brasília e se dispor, eu agradeço.
cssilva
Membro
Membro
Mensagens: 115
Registrado em: 16 Dez 2014, 00:01
Cidade: Vila Velha/ES
Idade: 46

Ajuda com Segurança de Serra circular

Mensagem por cssilva » 07 Jul 2016, 13:04

Como vai usar madeira reaproveitada cuidado com os pregos.......
Nunca tive problemas com "nós", sempre os evitei, me orientaram ter cuidado com eles....
Cuidado também com o cabo elétrico esse foi a primeira coisa que cortei quando usei pela primeira vez uma serra circular....


Cuidado nunca é demais.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem