Segurança no TrabalhoMesa de serra circular para canteiro

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
diogoitauba
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jun 2013, 13:50
Cidade: curitiba/ PR
Idade: 33

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por diogoitauba » 01 Jul 2016, 11:11

Caros,

Estamos com grande dificuldade de encontrar serra circular de acordo com as novas normas de segurança - conforme link em anexo. Temos o orçamento para fabricar mas sempre o ideal comprar pronto.

http://sindusconpr.com.br/serra-circula ... rma-3580-p

Alguem conhece algum fabricante ou empresa que forneça as soluções ou equipamentos de acordo com a nova norma?

Att.
Avatar do usuário
Valdecir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1249
Registrado em: 26 Out 2010, 21:24
Cidade: Cabo Frio
UF: RJ
Idade: 64

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por Valdecir » 01 Jul 2016, 15:19

Olá Diogo. Entendo como cubo citado na norma a coifa de proteção do disco.
Se eu estiver certo esse modelo da Makita vai atender bem sua necessidades.
Abraços!

http://www.jnakao.com.br/serra-circular ... tts-mlt100
O chefe diz vai, o líder diz vamos!
Imagem
Zaps123
Membro
Membro
Mensagens: 125
Registrado em: 11 Ago 2011, 02:43
Cidade: SP
Idade: 32

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por Zaps123 » 01 Jul 2016, 16:43

Pelo que li no texto do link, o cubo de proteção não é a coifa comum, pois no texto diz que apesar de muitas empresas utilizarem a coifa de proteção do disco e o cutelo, não é o suficiente pra garantir a segurança. E pela foto abaixo, o cubo não seria essa estrutura de ferro acima da serra?

Imagem

Estou pesquisando mais informações a respeito mas não estou encontrando.. Isso é um assunto de EXTREMA importância!!

Alguém sabe algo a respeito?
diogoitauba
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jun 2013, 13:50
Cidade: curitiba/ PR
Idade: 33

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por diogoitauba » 04 Jul 2016, 10:06

Caros,

Obrigado pelo retorno. Acredito que a coifa será substituída pela estrutura metálica - cubo de proteção - e o material manipulado com um empurrador.
Abaixo o link do dropbox com o orçamento e uma apresentação do serra circular:

https://www.dropbox.com/sh/q4zbve9kwxbl ... iRO7a?dl=0

Gostaria da opinião dos senhores sobre a praticidade, preço, viabilidade do sistema e se esse é a tendencia.

Att.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por rocco » 04 Jul 2016, 10:22

achei o topico interessante.

fica a duvida, canteiro de obras no brazil ou nos states.



rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por Zzéff » 04 Jul 2016, 10:30

Estimado Diogo,

Tenho feito muitas auditorias em canteiros de obras e o que tenho observado é que as maquinas e equipamentos são utilizadas de forma inadequada. Uma das principais irregularidades é a retirada das proteções que "atrapalham" o desempenho das maquinas.
Acredito que a ideia do MT é a de exigir uma proteção robusta que impeça o acesso às partes perigosas da maquina e que seja difícil de ser retirada (o cubo é uma das soluções).
Vejo essa norma com olhos positivos pois normalmente em um canteiro de obras se instala uma serra de bancada para uso comum. Alguns tem habilidade e noção dos riscos mas outros muitas vezes poderão estar operando pela primeira vez e nesse caso uma proteção robusta é imprescindível.

abraços

zzeff
diogoitauba
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jun 2013, 13:50
Cidade: curitiba/ PR
Idade: 33

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por diogoitauba » 04 Jul 2016, 11:12

Caros,

Mais informações:

A coifa no equipamento será mantida para risco de projeção de partículas, sendo o sistema CUBO para inibir acesso das mãos do trabalhador ao disco de corte Item 12.38 da NR.
Este equipamento fica especifico para corte de madeirite e tabuas usando guia de alinhamento dispositivo empurrador sendo sempre executado por dois trabalhadores no vídeo no link dá pra visualizar melhor.

https://www.dropbox.com/sh/q4zbve9kwxbl ... iRO7a?dl=0

Att.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por rocco » 04 Jul 2016, 13:06

Zzéff

plenamente de acordo, só quis ressaltar a realidade, a nossa realidade, ja viu os comentarios
que pelas costas falam dos engenheiros, e se for mulher, hi piorou, num belo dia, fui
papear com meu vizinho, que é engenheiro, ha muitos anos, e o homi, rompeu nosso acordo
que num era falar de construção, tava até pensando virar motorista de taxi, chegou de
surpresa na obra e o encarregado, havia mandado serrar todas a dobras de ferro, numa marquize,
para facilitar a fôrma, depois de cheia ele num notaria e a responsabilidade, sempre seria dele.

e o mesmo acontece com os equipamentos de proteção, virou as costas, ta tudo jogado pros lados.

numa obra, tive de conviver, com diversos engenheiros, duas do sexo feminino, e as queixas
eram as mesma, até hoje o sindico é meu amigo, visto os comentarios favoraveis dos engenheiros,
nem posso ir visitar meu filho, so ficam me consultando sobre segurança.

inclusive após 3 anos ganhei uma discussão, pois a pratica revelou-se como diz o ditado,
que mais vale a pratica do que a teoria, e a logica supera as duas.



rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Zaps123
Membro
Membro
Mensagens: 125
Registrado em: 11 Ago 2011, 02:43
Cidade: SP
Idade: 32

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por Zaps123 » 04 Jul 2016, 23:19

Pelo vídeo parece que o cubo foi projetado para utilização da serra por 2 operadores.

Será que o pessoal aqui do fórum não conseguem se unir e adaptar um cubo de proteção para as máquinas mais utilizadas por nós, e que seja possível somente com 1 operador?

Eu sou apenas um curioso no assunto de marcenaria e não possuo nenhuma experiência, mas sei que a serra circular é uma das ferramentas mais perigosas da marcenaria, e já vi relatos de gente aqui no fórum que até deixa de usá-la por receio de acidentes, e vamos combinar que ela pode quebrar um galhão no corte de algumas peças e dar mais agilidade.

Não vamos deixar esse assunto morrer, até porque discutir sobre segurança nunca é demais!
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por Ari » 10 Jul 2016, 07:16

Diogo, meu caro!!

Não resta dúvida que esta gaiola chamada de cubo vai evitar acidentes, embora em algumas situações, o corte exige que empurremos a chapa contra a mesa da serra pra não voar madeira e esta grade não permite isso.

Agora, por favor não estou te criticando e sim ao Governo: Esta solução é a coisa mais suja, porca e patética que eu já vi na minha vida, em se tratando de uma solução que "caiu de cima" e virou norma ABNT, é isso???

Se for, estes idiotas "cagadores de regras" poderiam é liberar do imposto de importação as serras com detecção de perigo como a SawStop e a Bosch Reaxx, o que seria uma solução muito mais eficaz e segura.

Bom, respondendo a sua pergunta, eu nunca vi nenhuma empresa que tenha este "sistema de proteção tupiniquim" a venda, já pronto.

Diogo, você sabe de quem é a norma? É da ABNT? Sinceramente, se o órgão for aqui em Brasília, eu me proponho a visita-los para discutir este assunto.

Meus amigos, eu estou pasmado com esta besteira. Fico imaginando o quanto o SUS e o Ministério do Trabalho e da Saúde poupariam de dinheiro de socorro e internação de vítimas se autorizassem a importação sem imposto algum das máquinas acima citadas. Mas não, é mais fácil criar mais uma regra e mais uma dificuldade pra vender facilidade.

Quando é que este povo vai entender que eles foram colocados lá pela gente para trabalhar a nosso favor???

:cry: :cry: :cry:

EDIT: >>>>>>

Diogo, já vi agora o texto, é o MT. Quer saber? Vou fazer uma visita, será que adianta?? O que vocês acham??

É pra fazer lobby? Então vamos fazer a favor dos carpinteiros que sofrem nos canteiros de obra.



:roll: :roll: :roll: :roll: :?: :?: :?: :?: :?:
Avatar do usuário
Hobbista
GDMista
GDMista
Mensagens: 988
Registrado em: 13 Ago 2014, 21:47
Cidade: Joinville/SC
Idade: 41

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por Hobbista » 10 Jul 2016, 10:56

Porque eu não me surpreendo mais com essas asneiras que o Governo cria?

Pra que incentivar a indústria?
Pra que oferecer mais treinamento e educação?
Pra que investir mais em fiscalização em obras?

Ficam inventando novas leis e regras, porque é mais fácil tirar o seu da reta.
Brasil sendo Brasil. Infelizmente.
---------------------------------------
Daniel - Joinville/SC
Zaps123
Membro
Membro
Mensagens: 125
Registrado em: 11 Ago 2011, 02:43
Cidade: SP
Idade: 32

Mesa de serra circular para canteiro

Mensagem por Zaps123 » 10 Jul 2016, 20:23

Concordo com o Ari, o governo quer nos sugar em todas as frentes. Uma questão de segurança que seria a serra circular com os sensores como a Bosch e a Sawstop deveriam ser isentas de impostos, pois evitariam muitos acidentes.

Mas pessoal, esse cubo criado para prevenir acidentes será que funcionaria adaptado em nossas serras de bancada, que são operadas por uma pessoa somente? Seria viável?

Infelizmente não possuo nenhuma experiência nesse assunto, tanto é que me considero mais um curioso do que um hobbysta na marcenaria, visto que estou acumulando todo o conhecimento possível que vejo aqui no fórum e na internet, para mais para frente montar uma bagunficina no quarto do fundo de casa para fazer meus móveis. :lol:

Mas será que já que as máquinas com sensores possuem preços proibitivos no Brasil, se for viável não conseguimos estudar uma adaptação desse cubo para nossas serras?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem