Segurança no TrabalhoKickBack com a serra circular manual

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Amando » 12 Jun 2016, 09:39

Oi amigos, saudações.
Estou rolando essas páginas, que são um verdadeiro show de informações, mas não estou conseguindo ver alguma orientação sobre o KickBack na circular manual.
Tenho levado alguns sustos em vigotas e outras madeira e gostaria de conhecer o que estou fazendo errado, porque algumas vêzes minha serra quer sair voando da minha mão e dá o temivel rebote.
Será falta de apoio correto, velocidade, posição......
O medo e a desconfiança me fêz me desfazer de uma circular da Dewalt e preciso sempre de uma serra dessa.
Outra coisa, entre a Makita e a Bosch a diferença é muito grande, em discos de 7"1/4 ? Não me refiro à preços, mas em segurança, funcionabilidade e qualidade nos corter.
Fico no aguardo de uma orientação dos companheiros experientes.

Um abraço,

Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Ari » 12 Jun 2016, 09:57

Armando, 90% do problema de KickBack está na escolha do disco de corte. Os outros 10% a gente fala mais tarde, se for o caso!

Discos bons para corte de chapas não são bons para corte de madeira bruta. Os discos para chapas têm muito dentes, o que é ruim para corte de madeira bruta.

Que disco você está usando? Seria possível uma fotografia? Se não, dá pra gente a referência dele pra que a gente possa achar suas características na web tá bom?

Que disco o seu parece mais? Veja:

Imagem
Disco de corte com acabamento


Imagem
Disco de corte para madeira bruta

Você acha que está nos 90% do problema ou nos 10%??? kkkk ;-o ;-o

Bração

Ari
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por rocco » 12 Jun 2016, 10:32

me atrevendo a complementar o Ari, pois ele foi nos 90 por cento.

como a serra é guiada, a mão livre, seguindo alguma regua, por se tratar de viga, ta
ocorrendo em dois ou mais cortes em que se vai aumentando a profundidade da lamina,
em cortes longos a madeira esta totalmente apoiada em alguma superficie.

sempre que corto a mão livre, espero o rebote ou travamento.



rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Marcao » 12 Jun 2016, 10:52

O Ari tem mais memoria que eu, no encontro da makita esse ano vimos uma serra que tem um dispositivo que ao sentir um certo esforço ela para... nao lembro o modelo, mas o que faz mesmo travar a serra é ao cortar sem perceber voce entorta a maquina para um lado, isso é inevitável, tanto é que na fabrica da makita mandei o tecnico fazer esse teste, nao deu outra... a maquina parou.



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Amando » 12 Jun 2016, 11:43

Grande Ari,
Sempre disposto para os amigos. Lembrei de você na semana passada, fui conhecer a plantação de Teca de mais de 20 anos de uma amigo, que agora está iniciando a derrubada e é muito bonito o sistema.
Salvo engano a Teca é uma ótima madeira para lastros e outras aplicações nos barcos.
Quanto a serra que uso é dessas comuns da Rocast ou Dewalt, mas a disposição dos dentes é a mesma da foto.
Por ignorância no tema, sempre vi essas serras vermelhas que você postou, com uma certa desconfiança, parecendo frágeis, sei lá, nunca comprei nenhuma delas.
Uso as de 24 dentes para madeira maciça e as de 48 dentes para compensado e quando encontro, uso as de 60 dentes para MDF. Tá tudo errado ? .....kkkkkkk
Poderia me orientar melhor nas escolhas da minhas serras ?

Imagem

Imagem




Um fraternal abraço e obrigado por mais êsse apoio, amigão véi de longa data.

Amando José


Prezado Rocco,
Obrigado por sua atenção em me responder também e acho que sempre que corto uma vigota no sentido transversal, uma mão fica apoiada na vigota e outra na serra e isso torce a trajetória da serra. Se eu usar um gabarito e prende-lo com grampo, posso usar as 2 mãos e isso resolveria o problema . É isso ?
Um grande abraço e obrigado mais uma vez.


Tio Marcão, vi uma vídeo seu sôbre a sua CNC e fiquei fã do sistema e de sua capacidade. Coisa fina, lá dos "estranjas"....kkkkkkk. Parabéns.
Obrigado também por sua dicas sôbre a torcida da serra em relação à linha de corte.
Um abraço e obrigado por sua atenção, valeu. mesmo.
Se alguém tiver algumas dicas sobre o KICBacker para manual serão muito bem vindas.

Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Ari » 12 Jun 2016, 17:52

Armando meu caro!

Pois é, como os amigos muito bem lembraram, segurar a serra com as duas mãos é uma prática que além de muito mais segura, facilita que você siga o caminho mais reto sem deixar que o disco de serra toque em um dos lados mais que do outro.

Mas, é um costume muito comum cortar usando somente uma das mãos:

ImagemImagem

Foi então que os fabricantes trataram de melhorar os discos de corte para aumentar a segurança, mesmo daqueles que usam uma só mão. E conseguiram excelentes resultados!

Imagem

Os discos modernos têm vários macetes que combinados, aumentam o desempenho e a segurança do corte. Veja este pequeno detalhe deste disco que foi justamente projetado para diminuir a possibilidade de KickBack:

Aumentando a foto aí de cima, deja este detalhe do "ombro contra coice" que é parte de todos os suportes dos dentes da serra:

Imagem

Pois bem, que pulou na frente no Brasil foi a Makita, com seu disco M Force, vejam:

Imagem

Este já é "equipado" com o dispositivo anti KickBack e o melhor, já está no Brasil!!

Ele está na página 170 do manual de acessórios da Makita:

http://www.makita.com.br/catalogos/

Procurando no catálogo, procure observar os discos com menor números de dentes !!!



Eu ainda não testei este disco da Makita e não posso dizer se é bom ou ruim mas, espero fazer isso em breve!!


O que eu testei aqui, trouxe dos EUA, o diaco Diablo Demon Demon que corta tudo o que vier pela frente sem engasgar. E note que ele já tem o suporte do dente no formato anti-kickback !!!





Imagem

Falo sobre a Diablo, que é uma marca da Freud, por que trouxe este disco acima e também este abaixo:

Imagem

E este último, já usei. Ele é extremamente eficiente e nem ameaçou a dar nenhum coice... É muito bom!! Note que ele é feito para trabalhar inclusive com madeira molhada!!! Veja a seta!! O corte é rapidíssimo e extremamente seguro! Pode acontecer de dar um coice? Não sei, realmente acho que não.




A Freud tem vários discos já no Brasil. Vou procurar um que seja mais apropriado para anti-kickback!

É isso Armando e Amigos! Temos boas novidades bem perto da gente né??

Bração

Ari
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Amando » 13 Jun 2016, 08:53

Oi Ari,
Só mais 2 perguntas :

1) Êsse tipo tipo de serra, com esse tipo de dentes, tipo da serra vermelha, são mais para madeira maciça, correto ? E têm dele para compensado e mdf com maior quantidade de dentes para serem usados na serra circular de mesa ?

2) Quais seriam as quantidades de dentes ideais, para madeira maciça, compensado e MDF ?

Acho que com essas definições acima, fecha o círculo de dúvidas e resolve muita coisa, padroniza o sistema de cortes.
Muito obrigado novamente, fique com Deus.

Um abração

Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Avatar do usuário
Andrade Mendes
GDMista
GDMista
Mensagens: 2879
Registrado em: 16 Dez 2013, 11:10
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 79

Re: KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Andrade Mendes » 13 Jun 2016, 09:12

Amando escreveu:Oi Ari,
Só mais 2 perguntas :

1) Êsse tipo tipo de serra, com esse tipo de dentes, tipo da serra vermelha, são mais para madeira maciça, correto ? E têm dele para compensado e mdf com maior quantidade de dentes para serem usados na serra circular de mesa ?

2) Quais seriam as quantidades de dentes ideais, para madeira maciça, compensado e MDF ?

Acho que com essas definições acima, fecha o círculo de dúvidas e resolve muita coisa, padroniza o sistema de cortes.
Muito obrigado novamente, fique com Deus.

Um abração

Amando José
Caro Amando,


Me adiantando ao Dr. Ari,


A Freud, tem discos de todos os tipos, qualidade excepcional para qualquer item que produz, tem um participante aqui do GDM que é proprietário de uma loja no Paraná, ele sempre orienta com muita propriedade nós gedemistas, além do desconto, alguns até brinde receberam, mas, o alemão me pegou agora e não me consigo lembrar do nome da loja, vende pela internet, logo alguém com mais memória do que eu coloca aqui o nome da loja para vc entrar em contato, se o alemão me abandonar posto, hahahahahahahaha

Abração
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Amando » 13 Jun 2016, 09:31

Oi Andrade, saudações.
Esse Alemão se apaixonou por mim e não me larga nem a pau.....kkkkkkk, não é privilégio seu não.......kkkkk
Veja se ele se distrai e aí você posta a loja do companheiro, porque além de dar preferência à ele, ainda temos um atendimento melhor, honesto.
Um abração e obrigado por sua atenção.

Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Avatar do usuário
Andrade Mendes
GDMista
GDMista
Mensagens: 2879
Registrado em: 16 Dez 2013, 11:10
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 79

Re: KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Andrade Mendes » 13 Jun 2016, 11:06

Amando escreveu:Oi Andrade, saudações.
Esse Alemão se apaixonou por mim e não me larga nem a pau.....kkkkkkk, não é privilégio seu não.......kkkkk
Veja se ele se distrai e aí você posta a loja do companheiro, porque além de dar preferência à ele, ainda temos um atendimento melhor, honesto.
Um abração e obrigado por sua atenção.

Amando José


Olá Amando,

O "alemão" deu uma folga, lembrei o nome da loja, agora, o nome dele não lembro mesmo, estou postando o link, fale na central de atendimento se identificando como do GDM, e peça para falar com o dono.

http://www.lojadasserras.com.br/

Abração
Avatar do usuário
Gilson Ricardo
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2088
Registrado em: 18 Jan 2013, 10:52
Cidade: Curitiba
UF: PR
Idade: 56

Re: KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Gilson Ricardo » 13 Jun 2016, 16:34

Andrade Mendes escreveu:
Amando escreveu:Oi Andrade, saudações.
Esse Alemão se apaixonou por mim e não me larga nem a pau.....kkkkkkk, não é privilégio seu não.......kkkkk
Veja se ele se distrai e aí você posta a loja do companheiro, porque além de dar preferência à ele, ainda temos um atendimento melhor, honesto.
Um abração e obrigado por sua atenção.

Amando José


Olá Amando,

O "alemão" deu uma folga, lembrei o nome da loja, agora, o nome dele não lembro mesmo, estou postando o link, fale na central de atendimento se identificando como do GDM, e peça para falar com o dono.

http://www.lojadasserras.com.br/

Abração
Andrade e Amado - o nosso amigo aqui do GDM é o TeoBogo, realmente ele é muito atencioso.

Abraços

Gilson
Na vida existem duas coisas perigosas... beijo de mulher casada e beliscão de tábua rachada.
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Amando » 13 Jun 2016, 20:23

Caros amigos Gilson e Andrade, saudações.
Tentei hoje algumas vezes falar com o Teo na www.lojadasserras.com.br mas infelizmente me informaram na última ligação que hoje ele não iria trabalhar na loja, mas amanhã estará lá sem falta.
Quem sabe amanhã, dou sorte e consigo informações que preciso e compro umas serras, não é mesmo ?
Assim que tiver notícias, posto aqui para os amigos.
Aproveito para postar aqui o link de um vídeo que achei bastante interessante, onde o palestrante mostra umas fórmulas bem simples para a gente definir números de dentes ideais para cada tipo de material à ser cortado, como madeira maciça, compensado, mdf e etc....As fórmulas aparecem logo após 0s 10 minutos do vídeo, mas é importante assisti-lo todo, tem muita informação útil.
Vale a pena dar uma conferida.




Um abraço,

Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Ari » 14 Jun 2016, 04:29

Armando, até onde sei, este tipo de disco existe tanto para serras manuais quanto para serras de mesa.

O problema é que eu não sei o que há disponível no Brasil e aí, tem que procurar.

Como eu pouco uso a serra de mesa nem trouxe para ela o disco anti-coice, o que certamente foi um erro. Deveria ter trazido.

Bom, pelo menos daquele disco da Makita, o M Force, no catálogo deles só vi discos no tamanho para serras manuais.

Eu vou procurar, perguntar e quando achar alguma coisa, volto aqui. Tudo no Brasil é assim né? Tem que procurar com lente de aumento...

Bração

Ari
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Amando » 14 Jun 2016, 06:30

Grande Ari,
Mais uma vez obrigado pela atenção às minhas dúvidas.
Um abração.

Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Ari » 16 Jun 2016, 16:15

Armando, Camarada.

O pastel aqui descobriu que este disco M Force da Makita, tem em varios tamanhos, inclusive 10 e 12 opolegadas!!!


Bração

Ari
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Grego1 » 16 Jun 2016, 17:03

Amando para complementar as informações sobre o KickBack,

uns dos maiores motivos que acontece e quanto a lamina fica presa entre as duas partes da madeira cortada,

coisa que acontece por vários motivos ; tipo a peça cortada nao ta apoiada bem e a peça tenta cair e deixa a lamina presa,


ou tbm no caso que o corte fica torto que tbm prende o disco e causa KickBack.


Abraço e cuidado sempre !!
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
sattamini
GDMista
GDMista
Mensagens: 461
Registrado em: 31 Dez 2013, 15:03
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 36

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por sattamini » 16 Jun 2016, 18:31

Amando

Existem alguns itens essenciais que levam a um kickback.

1. Dentes cegos. Um dente de serra ou vários dentes de serra sem fio não vão cortar a madeira, vão simplesmente "engatar" e provocar um kickback. Uma boa afiação encara qualquer material.

2. Movimentação da serra. Serras manuais exigem cautela e destreza ao se serrar madeiras duras. Isso piora ao se tentar serrar pedaços grossos de uma só vez. A dica que dou é: para serrar vigotas, invista em uma serra meia esquadria. Se não for possível, faça em diferentes passos, usando um espaço útil do disco menor, me vez de baixar totalmente o disco.

3. O numero de dentes de um disco se refere basicamente a dois tipos de cortes: cross cut e rip cut. Cross cut: no sentido contra as fibras da madeira. Rip cut: no sentido ao longo das fibras da madeira. Note que isto serve basicamente para madeiras maciças. MDF não tem fibras propriamente ditas. Compensado é uma grande mistura de fibras, logo não tem uma orientação fixa. Mais dentes: melhor acabamento. Menos dentes: acabamento mais grosseiro. No sentido das fibras, esse acabamento é menos grosseiro com menos dentes e o corte é mais fácil. Você pode cortar uma madeira dura com disco de cross cut e bem mais de 24 dentes. O segredo? ter dentes afiados e usar uma serra meia esquadria, dando total atenção à fixação da peça. Na mão pode? Pode, mas é preciso muita habilidade.

Maior possibilidade de kickback é: cortar madeira no sentido das fibras com discos cross cut, ou seja, com maior numero de dentes. Grande chance dos dentes agarrarem as fibras.

Usar discos cross cut no sentido contra as fibras é ok? Sem duvida, são feitos para isso. Quando a madeira é muito dura, porém, e especialmente quando se faz o serviço a mão, há a técnica de se usar um disco com poucos dentes. No entanto, abre-se mão do acabamento. Mas faz sentido, pois irá corta de forma mais bruta, mas mais fácil e com menor chance de kickback.

Mas não é só o número de dentes que conta em um disco. Número de dentes + ângulo de ataque do dente = base das características qualquer disco. Ângulo de ataque positivo é para corte rip, negativo, para corte cross. Confesso que não sei qual angulo ideial no seu caso para evitar um kickback. Talvez um ângulo positivo, mais ofensivo - é o ângulo comum em discos rip cut (poucos dentes).

No final das contas, é preciso sentir a madeira. Jamais serre uma madeira que não seja super mole (como pinus) sem fixá-la ao fazer o serviço na mão. Sinta a madeira. Sinta o trabalho sendo feito. O kickback costuma ser precedido por um aumento no grau de esforço.

A minha regra é simples: se não está indo, pare. Se não flui, pare. Só avance com serra, tupia, qualquer tipo de usinagem, se sentir que há harmonia no trabalho.
Alexandre Sattamini
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Zzéff » 16 Jun 2016, 19:12

Estimado Sattamini,

Agradeço muito as dicas e confesso que pela primeira vez acho que pude entender um pouco mais em relação ao kickback. Obrigado por nos ensinar.

abraços

zzeff
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Amando » 16 Jun 2016, 19:42

Prezados amigos, obrigado pela atenção e dicas que são verdadeiras aulas e algumas delas podem com certeza evitar acidentes graves, são alertas que desconhecíamos e que se não fosse tanta generosidade dos amigos iríamos permanecer na ignorância.

Grande Ari, você é formidável mesmo, muito obrigado.

Caro Grego 1, obrigado por mais essas dicas, que vou anotar e não esquecer.

Caro Sattamini, suas informações são um manual valioso e vou imprimir em separado, para ler e reler até ficar bem guardadas na memória, um tanto prejudicada é verdade, pelo súbito acompanhamento de um tal Alemão nesse meus anos de vida.....kkkkkkkkkk. Agradeço bastante sua gentileza em preparar um belo texto que irá ajudar muitos de nós.

Falando em gentileza, tive o prazer de entrar em cotado com o Téo da Lojas das Serras e como muito bem informou nosso amigo Gilson, o camarada é super atencioso, viu meus recados, ligou de volta e ficamos um tempão no telefone e ele após ouvir minhas dúvidas, preparou uma aula e tanto e me mandou por e-mail na mesma hora, agradecer um gesto dêsse não tem nem como fazer.
A única maneira que vejo é me tornar cliente cativo, por questão de confiança e a gente se sentir valorizado como pessoa que procura um comerciante honesto. Abaixo vou repassar cópia do e-mail enviado, que talvez ajude outros amigos que tenham dúvidas como melhor especificar a serra certa para seus trabalhos.

Cópia do e-mail enviado pelo Téo :

Bom dia Sr. Amando,



Como já conversamos ao telefone vou passar alguns códigos e explicações para as aplicações que o Sr. me informou que faz em sua empresa.



Para a sua máquina manual:



Linha Marcenaria:



LP30M010 180x20x24Z – Para abrir madeira e cortar transversal – com controle de avanço

LP40M010 180x20x40Z – Para cortes com mais acabamento, especialmente transversais – com controle de avanço



Linha Industrial:

LU2C0400 180x30x56Z – (linha mais reforçada. Corta MDF, Bilaminados, Compensados e Madeira). Mais indicada para Madeira e Compensado. Corte limpo. SEM controle de avanço



Para sua serra de mesa:



Linha Marcenaria:



LP20M025 – 250x30x24Z – Para abrir madeira, com controle de avanço

LP30M025 – 250x30x40Z – Para cortes transversais e longitudinais, com controle de avanço

LP40M025 – 250x30x60 – Para cortes trasnversair com acabamento, com controle de avanço.





Linha Industrial:



LU1E0100 – 250x30x24Z – Para abrir madeira, com controle de avanço

LG1C0100 – 250x30x22Z – Para abrir madeira, Disco mais reforçado e com controle de avanço.

LG2B0700 – 250x30x60Z – Para cortes transversais com acabamento, SEM controle de avanço.



No site da loja virtual o senhor somente precisa inserir o código que lhe interessar para ver as fotos e as descrições completas.



Qualquer dúvida me informe.



Abraços!



Saudações / Best Regards



Téo Bogo



Um grande abraço à todos e reitero meus sinceros agradecimentos.

Fiquem com Deus.

Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Ari » 17 Jun 2016, 05:21

Uma coisa muito importante que o nosso Gregorius lembrou é que existem certos tipos de madeira que vão "fechando" depois de cortada e aí é coice na certa!!

E não só madeiras mais densas. Pinus, por exemplo, é danado pra fechar na mão da gente. O que fazer? Eu faço uma cunha e tento separar a madeira depois de cortada. O problema é que quando você está trabalhando sozinho, tem que interromper o corte pra "calçar" a madeira e ao voltar o corte, "nada será como antes"... Mas, dá resultado e é muito mais seguro assim.

Existem até uns separadores de madeira para serem usados em serras de mesa que não deixar a madeira fechar depois de cortada, pelo menos perto do disco de serra. Eu não estou conseguindo achar mas, quando conseguir, volto aqui.

E Armando, conforme havia falado mais cedo, os Discos MForce da Makita estão disponíveis em vários diâmetros e dentições para serras manuais a bateria, serras manuais elétricas, serras meia esquadria e serras de bancada. É que o pastel aqui só viu a página 170 do catálogo de acessórios e claro, eles estão na 171..... :roll: :roll: :roll: :roll: Coisa de véi mesmo...

http://www.makita.com.br/catalogos/

Imagem

Agora eu vou começar a procurar estes discos nos catálogos da Freud do Brasil.

Bração

Ari


Tópicos sobre o assunto:

search.php?search_id=2543969316&start=0

mensagem13294.html?highlight=a2lja2JhY2s=#13294
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Amando » 17 Jun 2016, 11:33

Amigo Ari,
Esse catálogos foram um presentão.
Obrigado.

Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Zaps123
Membro
Membro
Mensagens: 125
Registrado em: 11 Ago 2011, 02:43
Cidade: SP
Idade: 32

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Zaps123 » 01 Ago 2016, 00:02

Pessoal, acho esse tópico de suma importância.

Já tivemos uma verdadeira aula de dicas do que pode causar e como podemos evitar o kickback com a serra manual.

Em relação às serras de trilho (SP6000, GKS 65GCE e serras com trilhos caseiros), elas também costumam dar kickback?

Não sei dizer em relação à SP6000 e a da Bosch pois nunca mexi em uma, mas a serra fica "presa" ao trilho ou somente apoiada no trilho? E se ela ficar presa, tem chance de "segurar" um possível coice?

Estou perguntando pois no momento estou sem condiçõe$$ de adquiria uma SP ou GKS, então estou pretendendo fazer meu próprio trilho. Pensando no kickback, pensei em fazê-lo prendendo uma barra chata de alumínio/madeira na base da serra com parafusos, e essa guia correria em um "T-Track" caseiro que ficaria embutido no trilho/régua, que eu faria com um perfil de alumínio cortado. Seria semelhante ao canal que existe pra correr os sargentos dessas serras de trilho, como na imagem abaixo:

Imagem

Imagem

A ideia do trilho seria assim, mas estou pensando em alargar um pouco a barra que vai na base da serra e consequentemente o t-track:

Imagem

Isso teria a capacidade de evitar ou minimizar o kickback? E é uma boa ideia para o trilho?
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack com a serra circular manual

Mensagem por Ari » 02 Ago 2016, 17:17

Zaps, tanto a SP quando a Bosch estão sujeitas a dar coices. A diferença está em como controlar isso.

Na SP, ela correndo sobre trilhos e presa ao trilho, é mais difícil de acontecer algum acidente sim mas, ela dá coice do mesmo jeito. O disco dela é muito bom e eu mesmo nunca tive este problema mas, sei que pode acontecer e estou sempre grilado com isso.

Já no caso da Bosch, também pode acontecer e para piorar, ela tem 500 Watts a mais de potência que a SP. Colocando o trilho como você está fazendo, vai sim ser mais fácil de "controlar" os efeitos do coice mas que vai evitar, isso não!!

Quando uma máquina corre sobre um trilho, ela tem menos chance de dar coice por que ela está estável verticalmente. Uma das causas mais comuns do coice é a gente perder o controle lateral da serra, inclinando-a. E isso no trilho praticamente não acontece. Mas um nó na madeira, ou um pedaço molhado de uma tábua etc, pode causar o coice.

Acho que é por aí!!

Bração

Ari

:D :D :D
yankleber
GDMista
GDMista
Mensagens: 234
Registrado em: 28 Mai 2012, 14:11
Cidade: Campos do Jordão, SP
Idade: 57

Re: KickBack com a serra circular manual

Mensagem por yankleber » 14 Jan 2017, 15:31

Falando no uso impróprio de ferramentas e acessórios, tive que me lembrar dos rapazes que volta e meia vêm aqui em casa fazer algum serviço de obra na minha casa, e que apesar de eu já ter lhes alertado MUITAS vezes, ainda continuam usando disco de serra na corta-mármore...

:?
Timmy!
Responder