Segurança no TrabalhoPreciso de sua ajuda !

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
alemellado
GDMista
GDMista
Mensagens: 687
Registrado em: 20 Out 2005, 10:17
Cidade: São Bernardo do Campo-SP
Idade: 55

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por alemellado » 29 Mai 2016, 13:07

Vamos as respostas Ari:
Perguntas aos GDMistas amadores:

a) Você já teve alguma complicação respiratória?
eu não, mas minha cachorra, tem muita alergia de pó

b) Esta complicação, se teve alguma, pode ser oriunda de falta de coleta de pó?
sim quando faço algo, e não limpo imediatamente, ela começa a se coçar e cair os pelos

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local?
muito, o trabalhinho desagradável

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira?
não só a família, como eu me sinto desconfortável com o pó causado

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
tenho um aspirador de pó da Ridgid só para a oficina, mas é muuuuuito barulhento, até fiz uma caixa para ele em osb de 20m abafa o ruído, mas ainda incomoda.
redondo
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Fev 2016, 23:17
Cidade: fpolis/sc
Idade: 56

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por redondo » 29 Mai 2016, 20:16

olá

só trabalho com madeira nos sábados e é em area aberta

a) nunca tive problemas respiratórios devido ao pó, mas por desleixo já tive problema ocular devido a sujeira nos olhos.

b) -

c) gasto pouco tempo limpando a bancada e o chão ao redor

d) a mulher reclama quando eu me esqueço que tem roupa no varal e a sujeira e o pó colam nas roupas.

e) não possuo equipamento de aspiração, mas tá na lista de compra. Penso que mesmo trabalhando em local aberto e com uso da mascara passei a considerar esse item como questão de segurança.
Eu prefiro estar na marcenaria
Andre bizzotto
Membro
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 31 Jul 2014, 17:12
Cidade: Mg
Idade: 35

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Andre bizzotto » 29 Mai 2016, 21:12

Que coincidencia, a pergunta veio em boa hora.
Vamos as respostas Ari:
Perguntas aos GDMistas amadores:

a) Você já teve alguma complicação respiratória?
SIM, nunca tive problemas respiratorios quaisquer, sempre fui muito saudavel quanto a isso. Tem uns 2 anos que comecei a mexer mais firme com marcenaria. Acabei de sair de uma crise de tosse braba, durou 2 meses, sem nada (catarro,sangue) pra sair junto com o ar.

b) Esta complicação, se teve alguma, pode ser oriunda de falta de coleta de pó?
SIM. Vou me fazer de cobaia e ver o que que dá.

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local?
Nada, trabalho em um galpao semi aberto com bastante traça, sempre fico esperando elas comerem os restos... em vao.

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira?
Sim, e eu me sinto desconfortável com o pó causado, mas acharia pior provocar o barulho de um aspirador a fim de evita-la.

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
Tenho ums saquinhos da makita para a SP6000, mas nao atende a demanda minima e acumula po dentro da SP 6000, mesmo nao estando cheios- prefiro nao usar e passar a vassoura no trilho dps.

Importantissima iniciativa ! Parabens!
Evolution
Avatar do usuário
ricardo ramos
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 631
Registrado em: 08 Set 2011, 21:29
Cidade: Itajai
UF: SC
Idade: 73

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por ricardo ramos » 29 Mai 2016, 21:46

Vamos lá, parceirão!
Perguntas aos GDMistas amadores:

a) Você já teve alguma complicação respiratória?
Uma leve rinite com o pó gerado por alguns materiais, em especial o MDF e algumas especies de madeira

b) Esta complicação, se teve alguma, pode ser oriunda de falta de coleta de pó?
Tenho sistema com um aspirador e um pequeno ciclone mas a eficiência poderia ser bem melhor.

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local?
Com certeza, principalmente porque o sistema improvisado que tenho não tem boa eficiência.

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira?
Com certeza e com razão. Isolei uma porta que ligava minha oficina diretamente ao corpo da casa e minimizamos os efeitos, mas não os eliminamos.

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
Sim. Um pequeno ciclone de uma boca e um aspirador Eletrolux.

Parabéns a você e à Makita por esta iniciativa. Este ponto é importantíssimo para todos nós. Abração, véio. :lol: :DD :DD :aplauso: :aplauso:
''É muito melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito você pode mudar.''

Dalai Lama
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Ari » 30 Mai 2016, 00:08

Muito obrigado meus caríssimos!!

:D :D :D
enbauru
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Jun 2011, 13:11
Cidade: Bauru
Idade: 59

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por enbauru » 30 Mai 2016, 15:13

Para participar e contribuir como amador

A) nunca tive complicação nenhuma

B) não

C) não perco tanto tempo, pois como sou sozinho, tento não deixar muita coisa no dia a dia, fazendo uma limpeza maior de 15 em 15 dias....

D) reclama, muito!, pois a oficina fica no funda da casa, em um quarto apertado que tenho que fechar porta e janela pra fazer qqer pó. Vou mudar, só a oficina!

E) Um aspirador eletrolux que fiz um saco reutilizável que uso nas limpezas de 15 em 15 dias...


Achei interessante este link, que fala das diferenças dos respiradores, estes, de uso obrigatório!

http://prosafety.com.br/wp/voce-sabe-qu ... f2-carvao/

Obs. aqui, só trabalho com madeira natural, mas quando tive que mudar a loja de minha esposa, fiz alguns cortes em peças de mdf, e percebi que seu pó parecia "flutuar" por mais tempo.

Será que pode existir alguma relação das complicações respiratórias, de quem as tem, com o material utilizado?


Abraços
Eduardo J Neubern
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por alisondrefahl » 30 Mai 2016, 17:15

respondendo como Hobbysta:

a) Você já teve alguma complicação respiratória?
Não, somente irritações e tosse com algumas madeiras como a itauba e o pequi.

b) Esta complicação, se teve alguma, pode ser oriunda de falta de coleta de pó?
com certeza sim

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local?
EM geral deixo acumular a sujeira e limpo 1 vez por semana, pois para limpar demoro de 2 a 4 horas.

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira?
Reclamava quando minha oficina era em area em comum com a lavandeira, hoje tenho area exclusiva para atividade.

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
não tenho, o custo do coletor de pó é um pouco elevado no momento, e aspiração com aspirador de pó quebra um galho mas não é possivel colocar 2 mangueira ligadas ao mesmo tempo como por exemplo uma serra de bancada ou serra fita que sai pó por cima e por baixo, ou em outros casos um filtro de particulas e uma mangueira dedicada a maquina que esta sendo usada. Tenho o aspirador em casa e não utilizo em minha oficina porque é desgastante ter que montar no sistema de ciclone e tirar todos os dias, usar sem tambem é incomodo porque enche o saco do aspirador muito rapido. O ruido do aspirador é tambem muito incomodo para trabalhos como lixamento que são demorados.

Certa vez procurei um aspirador com baixo ruido, grande capacidade e alta potencia de sucção e o unico que encontrei custava R$1.700,00 que é quase o preço de um coletor de pó profissional.
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Ari » 30 Mai 2016, 17:28

Muito obrigado meus caros!! Valeu mesmo!!! :D :D

Mais alguém???

:?: :?: :?:
Avatar do usuário
Tharcisio
Membro
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 16 Dez 2012, 22:37
Cidade: São Paulo/SP
Idade: 50

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Tharcisio » 30 Mai 2016, 19:44

Perguntas aos GDMistas Profissionais

a) O pó em sua oficina é problema pra você?
Não.

b) Você já teve alguma complicação respiratória oriunda de falta de coleta de pó em seu trabalho?
Não
c) Você costuma trabalhar na casa de seus clientes?
Somente acabamentos.

d) Se você trabalha na casa dos clientes, como resolve o problema da sujeira advinda de seu trabalho?
Uso um aspirador eletrolux

e) Se não costuma trabalhar na casa de seu cliente, seria para evitar sujeira e geração de pó?

F) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
Sim
Um coletor Vima 2 HP usaso somente na esquadrejadeira e um aspirador com sistema ciclone que leva a sujeira para um balde de 40 litros. Passo aspirador na Oficina quase todo final de dia, toda maquina que uso conecto o aspirador duas não adianta muito a Serra da bosh que nao tenho a adaptação e a Serra esquadria que sai pó pra todo lado.

:D
Tharcisio Domingues Junior
Avatar do usuário
Marcosf
GDMista
GDMista
Mensagens: 164
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:56
Cidade: Cariacica/ES
Idade: 32

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Marcosf » 30 Mai 2016, 22:15

Perguntas aos GDMistas Profissionais

a) O pó em sua oficina é problema pra você?

Muito.

b) Você já teve alguma complicação respiratória oriunda de falta de coleta de pó em seu trabalho?

Graças a Deus, ainda não.

c) Você costuma trabalhar na casa de seus clientes?

Evito ao máximo. Quando preciso, limpo tudo com aspirador Eletrolux GT 3000...

e) Se não costuma trabalhar na casa de seu cliente, seria para evitar sujeira e geração de pó?

Sim.

F) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?

Aspirador GT 3000. Adquiri um coletor 3cv, da Razi, chega amanhã.
Marcos Felipe Moraes
Curta a página da minha marcenaria no Facebook: https://www.facebook.com/americamoveis
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Ari » 31 Mai 2016, 07:14

Quero agradecer muito aos amigos que participaram até agora. Eu vou agora fazer a coleta inicial dos dados e colocar-los numa planilha.

Em quanto isso, as pessoas que ainda quiserem participar, claro, são muito bem vindas.

Estes dados eu vou mostrar para um pneumologista amigo meu para que ele possa fazer alguns comentários pra gente sobre o que ele viu nas respostas dos amigos.

Enquanto isso, eu estou fazendo uma pesquisa e coletando trabalhos muito interessantes sobre a proteção respiratória.

Mais uma vez, muito obrigado!!

:D :D :D
AlexScabin
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 21 Jun 2015, 12:54
Cidade: São Paulo
Idade: 49

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por AlexScabin » 31 Mai 2016, 13:19

Ari,
Primeiramente parabéns a você e ao GDM por tratarem dessa forma um assunto tão relevante!!!

Segue minha pequena contribuição como aprendiz de hobbista:

a) Você já teve alguma complicação respiratória?
Não, complicação não, mas às vezes durante o trabalho acabo sentindo algum desconforto, tosse, etc..

b) Esta complicação, se teve alguma, pode ser oriunda de falta de coleta de pó?
Não se aplica

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local?
Perco sim! Sempre concluo o trabalho para depois fazer a limpeza, se esse "projeto" dura 3, 4 dias espero o término para aí sim fazer a limpeza. Só depois de tudo limpo começo outro trabalho

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira?
Não, mas tenho que ficar bem atento pois minha oficina fica no segundo andar da minha loja e por ser uma loja que trabalha com alimento todo cuidado é pouco

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
Tenho um aspirador Ridgid que funciona muito bem para algumas máquinas e muito pouco em outras!! Na meia esquadria e na serra de bancada é praticamente inútil, nas lixadeiras é perfeito e na tupia mais ou menos!
Acredito que para as serras seja necessário um coletor de pó


Abraço á todos
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Ari » 31 Mai 2016, 14:39

Alex, obrigado por sua contribuição!!

E sobre os equipamentos, meia esquadria é mesmo um tipo de máquina que é muito difícil a coleta de pó. Algumas são melhores que outras mas ainda assim, é um problema permanente.

Serra de bancada só se aspirar em cima e em baixo da lâmina se não, não adianta... E tupia é outra que tem que ser aspirada por cima e por baixo. Eu vou procurar um projeto que vi para um coletor auxiliar que fica apontado diretamente para a fresa, pela parte de baixo da madeira a ser cortada. Aí funciona!!

Imagem

:D :D :D
Avatar do usuário
MSoares
GDMista
GDMista
Mensagens: 928
Registrado em: 03 Ago 2012, 20:45
Cidade: Guarapuava/PR
Idade: 58

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por MSoares » 01 Jun 2016, 10:58

Ari, espero que ainda seja útil a resposta ao questionário (lembrando que também sou "marceneiro de internet" rsrsrs).

a) Você já teve alguma complicação respiratória?
Nada grave, mas houve períodos em que o hobby piorou consideravelmente a rinite.

b) Esta complicação, se teve alguma, pode ser oriunda de falta de coleta de pó?
Naquela ocasião certamente era, pois, embora as madeiras que normalmente uso (pinheiro e imbuia) não sejam tóxicas, a falta de um coletor deixava uma "névoa" de pó.

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local?
Bem menos do que minha esposa gostaria (mas muito mais do que eu gostaria rsrsrs). Fato é que, depois que comprei o coletor, o tempo de limpeza diminuiu muito.

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira?
Como sugerido acima, minha esposa reclama (na maioria das vezes com um olhar rsrsrs).

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
Sim, um coletor Invicta CPI-200.

Um abração Ari.
Marlon Soares
Avatar do usuário
Valdecir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1249
Registrado em: 26 Out 2010, 21:24
Cidade: Cabo Frio
UF: RJ
Idade: 64

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Valdecir » 01 Jun 2016, 15:53

Inicialmente parabenizo nosso bom comendador Ari, por mais esse brilhante tópico.

Perguntas aos GDMistas Profissionais

a) O pó em sua oficina é problema pra você?

R) Como já dito aqui por alguns Gdmistas, não existe um equipamento coletor de pó que seja 100% eficiente.
No meu caso, sinto incomodo grande naqueles momemos de intervalo em que vc se permite descansar do uso da mascara e as mico particulas de pó em suspensão perturbam bastante, e apesar do chão estar teoricamente limpo, principalmente quando se caminha na oficina e o sapato levanta aquele pó.

b) Você já teve alguma complicação respiratória oriunda de falta de coleta de pó em seu trabalho?
R) Quando raramente vacilo no uso da mascara ocorrem os espirros.

c) Você costuma trabalhar na casa de seus clientes?
R)Não.


F) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
Um Aspirador Eletrolux GT 3000 acoplado a um ciclone.


Obrigado! :D
O chefe diz vai, o líder diz vamos!
Imagem
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Ari » 01 Jun 2016, 15:56

Obrigado meus caros!! Já estou começando a trabalhar na pesquisa. Mais opiniões???


:D :D
Avatar do usuário
Fabio Camargo
GDMista
GDMista
Mensagens: 289
Registrado em: 04 Jun 2013, 14:43
Cidade: Porto Alegre
UF: RS
Idade: 47

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Fabio Camargo » 02 Jun 2016, 11:44

Ari,

Perguntas aos GDMistas amadores:

a) Você já teve alguma complicação respiratória? Não

b) Esta complicação, se teve alguma, pode ser oriunda de falta de coleta de pó? Não

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local? Sim

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira? Antes sim pois estava trabalhando em casa, mas agora tenho um espaço meu.

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual? Aspirador de pó doméstico adaptado para uso com a SP e Meia esquadria

Se permite vou dar um pitaco, a Makita poderia rever os preços do aspiradores pois acho que muitos aqui tem o desejo de ter um mas o preço é proibitivo. Escrevo isso pois sei que tens acesso ao pessoal da marca e uma sugestão construtiva é sempre bem vinda.

Abraço,

Fabio Camargo
Trabalho desde os 18. Depois dos 40 faço o que gosto e me sustento disto!
Avatar do usuário
eusebiop
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Mai 2014, 19:48
Cidade: Santa Cruz do Sul/RS
Idade: 71

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por eusebiop » 02 Jun 2016, 17:12

Olá, Ari, respondendo à sua pesquisa:

a) Você já teve alguma complicação respiratória?
Sim.

b) Esta complicação, se teve alguma, pode ser oriunda de falta de coleta de pó?
Sim, certamente, começou na época em que construía caixas de som, vivia no meio da poeira.

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local?
Demais, como tem muitas coisas espalhadas pela garagem, elas ficam cobertas por uma fina camada de pó.
Isso que só tenho uma serra esquadria, que tem saída para coletor de pó, acoplada a um sistema de coleta.

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira?
Certamente, até evito trabalhar na serra o máximo que posso, por conta disso.

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
Comprei um separador ciclônico da China (para quem quiser saber, custou 26 dólares na AliExpress: http://pt.aliexpress.com/store/819976)
Acoplei ele numa bombona de 20 litros, comprada em sucata e adaptei a um aspirador A10 Electrolux. Mesmo com a mangueira fina, o poder de aspiração é muito forte, chega a assoviar na serra.

Mas a serra Bosch GCM-10S, não capta todo o pó, só o mais fino. Observar a sujeira depois de uns 10 cortes.

Imagem
Imagem
Imagem
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
eusebiop
dicasdozebio.wordpress.com
Avatar do usuário
Berengani
Membro
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Jun 2006, 21:49
Cidade: Mogi das Cruzes
Idade: 44

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Berengani » 02 Jun 2016, 18:44

Ari, interessante essa pesquisa...

Perguntas aos GDMistas amadores:

a) Você já teve alguma complicação respiratória?
Sim. Ao contato com o pó, meu corpo desencadeia uma resposta para impedir que essa substância alcance os meus pulmões, ocorre o surgimento da obstrução nasal, dessa forma, provoca o bloqueio da passagem do agente agressor e, através dos espirros e coriza, a remoção dessa substância. Minha rinite que já é chata, piora muito com o pó!

b) Esta complicação, se teve alguma, pode ser oriunda de falta de coleta de pó?
Sim. Acredito que se houvesse um coletor de pó eficiente, ajudaria-me na mesma proporção da sua eficácia.

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local?
Sim. Não inicio nenhum projeto se a oficina não estiver brilhando.

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira?
Sim. E quando uso o aspirador reclamam do barulho!

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
Sim. Electrolux GT 3000.

Abraços.
"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional"
luizhallal
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Fev 2014, 21:19
Cidade: Ribeirão Preto - SP
Idade: 59

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por luizhallal » 03 Jun 2016, 17:44

colaboração de um amador

a) Você já teve alguma complicação respiratória?
Ainda não, pois uso máscara.

b) Esta complicação, se teve alguma, pode ser oriunda de falta de coleta de pó?
***

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local?
Sim, e só para o chão e as máquinas... o restante fica para quando vou usar ou tiver paciência...

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira?
E muito... a área trabalho em artesanato da patroa é conjugado e não tem porta...
Em outras palavras... só pode ter um lá dentro... tanto pelo pó quanto pelo barulho.

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
Sim, um aspirador de pó acoplado num ciclone... mas a vazão não dá conta.
Vou fazer outro um "pouquinho" melhor, mas ainda falta solucionar alguns problemas técnicos.
Avatar do usuário
Hmniteroi
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 731
Registrado em: 28 Abr 2007, 19:27
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 56

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Hmniteroi » 06 Jun 2016, 08:42

Se ainda der tempo...


a) O pó em sua oficina é problema pra você?

É sim. Algumas máquinas não podem ser conectadas ao coletor. Não uso aspirador.

b) Você já teve alguma complicação respiratória oriunda de falta de coleta de pó em seu trabalho?

Bom, tenho uma rinite que não é culpa da marcenaria. Ela só se agrava provocando tosse e secreção quando descuido e não uso os equipamentos.

c) Você costuma trabalhar na casa de seus clientes?

Sim, mas são poucas as tarefas que originam poeira. Pequenos cortes de ajuste e furos em paredes.

d) Se você trabalha na casa dos clientes, como resolve o problema da sujeira advinda de seu trabalho?

Pano úmido. Confesso que preciso tomar vergonha e levar um aspirador pequeno.

e) Se não costuma trabalhar na casa de seu cliente, seria para evitar sujeira e geração de pó?

F) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?

Tenho. Maksiwa CP2. Elá está ligado numa rede coletando resíduos da esquadrejadeira e da tupia, que são meus maiores geradores de sujeira.


Abraços
Hermes - Rio de Janeiro
"Quando uma nova tecnologia passa por cima de você, se você não é parte do rolo compressor, você faz parte da estrada." - Stewart Brand
Visite-nos no facebook - Planejados HM - https://www.facebook.com/planejadoshm?fref=ts
Tel: 21 97009-2135
Avatar do usuário
josecarvalho
GDMista
GDMista
Mensagens: 261
Registrado em: 23 Abr 2015, 10:47
Cidade: Rio Negro - PR
Idade: 57

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por josecarvalho » 06 Jun 2016, 22:20

Meus parabéns pelo trabalho Ari.

A- não, só tenho 1,5 ano de serragem de verdade.

B- não se aplica

C- Sim e muito, sinceramente as vezes deixo de fazer algum trabalho por isso e o barulho.

D- Sim, mas o meu muquifo fica nos fundos do quintal e isso ameniza a "bronca".

E- Não, já fiz coletor do "tipo" cone de sinalização mas não gostei do resultado, abandonei e uso aspirador mesmo até comprar\ fazer sistema de coleta de pó.
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Ari » 07 Jun 2016, 03:43

Amigos, agradeço todas as contribuições e se ainda tiver mais, melhor!!

Enquanto isso, eu já estou fazendo o levantamento das questões pertinentes a este assunto da saúde respiratória!

Mais participações ajudarão muito !!

Om abração a todos e muito obrigado!


Bração

Ari
Avatar do usuário
Alex Lima
GDMista
GDMista
Mensagens: 1149
Registrado em: 19 Abr 2013, 18:36
Cidade: Santos SP
UF: SP
Idade: 69

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Alex Lima » 10 Jun 2016, 13:18

Ari

Respostas de amador...

a) Você já teve alguma complicação respiratória?
Não tive

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local?
Gasto algum tempo e sempre deixo tudo limpo após o serviço, inclusive as ferramentas

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira?
Raramente

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
Sim, Aspirador de Pó e Líquidos 2.5HP - Ridgid - WD-0655BR

Alex.
Vida, quão misteriosa sois
Tantos segredos guardais
E tão simples permaneceis
Avatar do usuário
Vinicius_Rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 404
Registrado em: 25 Abr 2013, 13:26
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 51

Preciso de sua ajuda !

Mensagem por Vinicius_Rocco » 10 Jun 2016, 13:50

Comandante Ari, vou responder também, mas a nível amador ok??


a) Você já teve alguma complicação respiratória?
R.: Ainda não.

b) Esta complicação, se teve alguma, pode ser oriunda de falta de coleta de pó?
R.: N.A.

c) Você perde muito tempo limpando sua oficina depois de fazer qualquer trabalho em seu local?
R.: A minha oficina hoje é na varanda da frente da casa, então já viu né, tudo limpo depois de brincar com as madeiras, isso pq a obra da oficina definitiva começa mês de Julho. Espero..

d) Sua família reclama de alguma forma pela questão da sujeira?
R.: Muito, por causa do pó que o MDF faz, meu Deus...

e) Você tem equipamento de coleta de pó? Qual?
R.: Ainda não tenho, estou montando um, hoje utilizo um simples aspirador de pó eletrolux.

Sds
Vinicius Rocco
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem