GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Segurança no TrabalhoQuadro de energia e tomadas para oficina

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
luiz_borges
GDMista
GDMista
Mensagens: 278
Registrado em: 18 Jan 2007, 10:40
Cidade: Araraquara / SP
Idade: 43

Quadro de energia e tomadas para oficina

Mensagem por luiz_borges » 16 Mar 2016, 22:07

Pessoas, estou construindo minha casa e finalmente terei espaço para a sonhada oficina do hobbista. Pensando em deixar as coisas separadas, vou ter um Quadro de energia só para a Oficina separado do quadro geral da casa (mas no quadro geral ainda dá para desligar a energia da oficina completamente).

Minhas dúvidas agora é como vocês costumam dividir esse quadro? Atualmente está com os seguintes circuitos:
  • Iluminação e exaustor
    Tomadas 110 (20A)
    Tomadas 220 (20A)
Eu já tenho os seguintes equipamentos: serra de bancada Skil, inversora de solda Esab pequena (220), policorte (220), serra esquadria makita, furadeira de bancada, desengrossadeira makita. Ainda pretendo ter no futuro um compressor pequeno, um torninho, e uma serra de fita. O que vocês me recomendam? Vale a pena já preparar mais circuitos ou expando conforme a necessidade?

Ainda sobre a divisão, como vocês distribuem as tomadas na oficina? Honestamente estou perdido em como fazer isso. Coloco tomadas de altura média? Coloco tomada pendendo do teto (como vejo em algumas oficinas no youtube)? Coloco muitas tomadas espalhadas? Coloco tomadas em pontos estratégicos uso réguas de energia na bancada?

A oficina é 5x6m, e esta é a descrição das paredes em sentido horário:
Parede 1 (5m) porta dupla de correr com acesso para a garagem, não tem lugar para tomadas.
Parede 2 (6m) uma grande janela de blocos de vidro que pega a primeira metade da parede, a janela começa em 1,20 de altura, uma área livre de pelo menos 2,5 m de largura, tubulação aparente de entrada de energia e água da casa. Aqui tem uma área boa para ter uma bancada.
Parede 3 (5m) completamente livre, apenas uma porta que abre no canto com a parede 4. Pensei em aqui ter prateleiras fixadas na parede. Talvez seja um bom ponto para a serra esquadria pelo tamanho livre.
Parede 4 (6m) instalação hidráulica aparente de água fria, quente e esgoto do andar de cima; uma pequeno tanque com torneira e uma porta de acesso aos fundos no canto. Ao lado da porta quero ter interruptores para iluminação e exaustor. Alinhado com o interruptor quero ter uma tomada baixa. Esta é a parede mais próxima do quadro geral da casa, quero tentar ter o quadro de distribuição em algum ponto dela.

Acabei fazendo um rascunho do ambiente:
Imagem
Avatar do usuário
weslei00
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 06 Mar 2016, 21:33
Cidade: Cacoal-RO
Idade: 32

Quadro de energia e tomadas para oficina

Mensagem por weslei00 » 16 Mar 2016, 23:15

Boa noite Luiz, sou novo no forum, mas acredito que possa dar algumas dicas, é você que vai fazer a instalação elétrica?
Em caso de resposta positiva você deve verificar a potência de cada aparelho para fazer o dimensionamento dos circuitos e disjuntores;

V= Tensão
A= Corrente
W= Potência

Para saber o cabo e o disjuntor correto você precisa saber a corrente, através de u simples calculo, W/V=A , EX: chuveiro de de 7500W em 220V= 34,09A deve-se usar uma margem minima de 25%, logo a corrente total é 42,61 pode-se usar um disjuntor de 40A bipolar para o chuveiro e cabos de 6mm²

Qualquer duvidar só perguntar.
Responder