GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Segurança no TrabalhoIluminação do atelier

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
sandro dias
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Mai 2006, 21:23
Cidade: Vila Velha Esp. Santo
Idade: 58

Iluminação do atelier

Mensagem por sandro dias » 01 Set 2015, 08:31

Olá amigos ,

sou artesão , o meu oficio é o entalhe ,
gostaria de uma orientação sobre quais tipos de lampadas que devo usar para iluminar a bancada . a quantidade de lampadas
Considerando claridade e economia.
E se alguém tem aí um tutorial para construção de uma luminária , daquelas que direcionamos o foco quando precisamos de iluminar uma área específica da peça que estamos trabalhando.
grato pela atenção

abraço

Sandro Dias
''Pau Que Nasce Torto, Vira Arte . """
Avatar do usuário
Solov
Membro
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:28
Cidade: Guararema - SP
UF: SP
Idade: 75

Iluminação do atelier

Mensagem por Solov » 01 Set 2015, 09:33

Bom dia

Utilizo uma lampada de mesa de snooker/sinuca.
é so procurar no gugle
Imagem
[/img]
sandro dias
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Mai 2006, 21:23
Cidade: Vila Velha Esp. Santo
Idade: 58

Iluminação do atelier

Mensagem por sandro dias » 16 Set 2015, 08:52

Grato pela atenção amigo !!
''Pau Que Nasce Torto, Vira Arte . """
lucchese
Membro
Membro
Mensagens: 143
Registrado em: 01 Jul 2010, 22:22
Cidade: Campinas
Idade: 47

Iluminação do atelier

Mensagem por lucchese » 06 Mar 2016, 15:01

Oi Sandro,

Apesar do tópico ser antigo, vai uma dica para quem esteja procurando por uma solução parecida.

Para entalhe e trabalhos delicados eu prefiro usar mais de uma fonte de luz vindo de pontos diferentes, pra diminuir a sombra das mãos e das ferramentas. Eu usaria algumas lampadas led de baixa potencia próximas do trabalho.

abraços,
Magnus
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Iluminação do atelier

Mensagem por Zzéff » 06 Mar 2016, 16:52

Estimado Sandro,

Eu utilizo luminarias comuns que cobrem todas as bancadas.

Imagem

Imagem

abraços


zzeff
Avatar do usuário
CamilaLB
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 17 Jul 2016, 13:34
Cidade: RJ
Idade: 34

Iluminação do atelier

Mensagem por CamilaLB » 22 Jul 2016, 18:46

Ressucitando o tópico, mas por uma boa causa. Quem sabe ajudo outra pessoa com a mesma dúvida?

Como o luchesse disse, é bom ter mais de um ponto de luz. Recomendo pelo menos um ponto de luz sobre a cabeça para iluminar o ambiente + uma luminária de mesa articulada.

Imagem

Se for comprar verifique se ela tem uma base firme, (evite as de grampo ou ficará restrito às bordas da mesa) se a cabeça rotaciona e se a haste tem boa amplitude de movimento. Escolha o tipo de lâmpada com cuidado, pegue uma que não aqueça muito.

Essas luminárias não são lá muito baratas, mas me parece um projeto simples de fazer. Uma boa base pesada (pode ser de cimento), haste de madeira regulável por borboleta, só o "chapéu" para lâmpada que não é simples. Eu roubaria o de um spot barato.

Joguei no google agora e até achei curbly.com/m/14759-diy-industrial-moder ... table-lamp que é quase literalmente o que pensei!

Imagem

Falando em spots, sou fã de lâmpadas led. Se quiser fazer algo com e27, já pensou em fazer luminária de trilho?

Pode comprar pronta, e se garimpar até acha algo com bom preço, ou pode fazer uma. Olha esse tutorial:

Imagem
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Iluminação do atelier

Mensagem por Ari » 23 Jul 2016, 02:23

Muito legal Camila, estas luminárias ajudam demais né?

E para iluminação em cima da bancada, resolvi de uma forma muito legal, que adorei o resultado:




:D :D :D
Avatar do usuário
CamilaLB
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 17 Jul 2016, 13:34
Cidade: RJ
Idade: 34

Iluminação do atelier

Mensagem por CamilaLB » 23 Jul 2016, 14:31

Ficou muito bom, Ari! Taí uma solução para quem precise de uma luz uniforme diretamente acima da cabeça. Trato luminárias com placas leitosas com certa cautela, pois apesar de difundir melhor a luz o design reduz a intensidade, mas a disposição e número de luminárias deu super conta do recado.
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Iluminação do atelier

Mensagem por Ari » 23 Jul 2016, 15:41

Pois é Camila, existem, como você sabe, luminárias com os LEDs aparentes como esta abaixo:

Imagem

Ela é da Intral. Sua luz é muito poderosa e bastaria uma só para a minha oficina. Aí veio a preocupação com a distribuição de luz para não fazer sombra.

Eu gostei muito da iluminação que consegui com estas 3 luminárias tanto pela intensidade, quanto pela pouca sombra que elas produzem, efeito que não teria conseguido com a luminária da Intral.

Outra vantagem é que estas que consegui são ótimas para fazer vídeos. Aprox 3500 Kelvin e fica uma luz muito agradável e bonita na câmera.

Camila, vejo que você é uma pessoa de várias habilidades. Fala um pouco mais de você se não for chato... Precisamos conhecer melhor você para podermos explorar seu potencial...kkkkk


:D :D :D
Avatar do usuário
CamilaLB
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 17 Jul 2016, 13:34
Cidade: RJ
Idade: 34

Iluminação do atelier

Mensagem por CamilaLB » 23 Jul 2016, 21:39

Confissão: Acho esse tipo de luminária led feia! Hahaha, elas me lembram tanto fluorescentes tubulares—com as quais também implico!


Não tenho tantas habilidades, só tento ser observadora. É requerimento da profissão! De certa forma boa parte do meus hobbies se trata de construir coisas. Em marcenaria mesmo não tenho experiência; só uma prateleira ou outra, reforma de móveis, e reparos que estão muito mais perto de carpintaria. Acho que o mais próximo que já fiz de um móvel foi uma mesa de luz portátil, haha. Isso mudará em breve. (:
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Iluminação do atelier

Mensagem por Zzéff » 23 Jul 2016, 21:59

Estimados amigos,

Independentemente da aparência, o sistema de iluminação deve ter alguns requisitos mínimos. A Universidade de Santa Catarina tem um artigo que esclarece muitas das dúvidas que possamos ter ao realizarmos um projeto de iluminação:

http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Ar ... ecnica.pdf

Embora sem a precisão acurada, existem muitos APPs no Google Play que podem medir a luminancia nos locais de trabalho com o uso de um telefone celular. Daí é só comparar com as tabelas e estaremos muito próximos da iluminação ideal para o local de trabalho. Entendo que os trabalhos de marcenaria, na bancada principal de trabalho, deveria ter pelo menos 2000 lux e a iluminação geral da oficina deveria ter um mínimo de 1000 lux. Quando realizo perícias judiciais são esses os limites que eu considero.


abraços

zzeff
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Iluminação do atelier

Mensagem por Ari » 24 Jul 2016, 08:02

Camila, é bom você conhecer o nosso querido Zzéff. Ele sempre aparece para ajudar mostrando o caminho das pedras, esta é a especialidade dele!!. É o nosso Anjo da Guarda!!

Valeu Zzéff!!! :D :D :D


Sobre as luminárias de LED que usei, tenho que reconhecer que elas se confundem mesmo com as luminárias de lâmpadas fluorescentes, embora o resultado que consegui na qualidade da iluminação e na temperatura de cor foram excelentes para o fim a que se destinam. E na verdade, esta foi a minha primeira experiência com LED e gostei muito.

Um bom final de semana pra você e pro Zzéff. !!!

:D :D :D
Responder