Segurança no TrabalhoGambiarra... Fuja delas...

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
emcassio
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 08 Mar 2012, 11:07
Cidade: Cuiaba / MT
Idade: 45

Gambiarra... Fuja delas...

Mensagem por emcassio » 21 Jul 2014, 18:20

Pessoal, achei esse vídeo por acaso no youtube e estou postando
para alertar aos colegas.

Fujam das gambiarras veja o que pode acontecer.

O cara quis adaptar uma serra em uma tupia estacionária.




As nossas vidas são mais importantes.


Abraços e se cuidem.
mrangel
Banido
Banido
Mensagens: 994
Registrado em: 09 Mai 2013, 13:29
Cidade: Itu/SP
Idade: 45

Gambiarra... Fuja delas...

Mensagem por mrangel » 21 Jul 2014, 18:42

Que pena, sabe-se lá em qtas marcenarias por ai ainda temos muitas dessas adaptações não é ... :(
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gambiarra... Fuja delas...

Mensagem por André Luiz » 21 Jul 2014, 19:37

Muitas Rangel, infelizmente. As gambiarras que mais fazem nesse tipo de tupia estacionária são duas: justamente essa da serra (pra fazer espiga) e também "fresa caseira feita de mola de caminhão", que trabalha toda desbalanceada.

Pura estupidez.
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Fabio DalOsto
GDMista
GDMista
Mensagens: 1076
Registrado em: 28 Nov 2013, 09:29
Cidade: Quarai/RS
Idade: 46

Gambiarra... Fuja delas...

Mensagem por Fabio DalOsto » 22 Jul 2014, 09:28

Eu frequento uma marcenaria na frente de casa que tem uma tupia estacionária onde ele usam uma serra pra fazer as espigas de portas e janelas, bem como o André falou.

Cada vez que eles ligam aquele trem, eu me escondo atrás da serra de fita, ou outro lugar mais seguro.

Tenho sempre a impressão que aquilo vai saltar aos pedaços.
Não entendo como alguém pode ser viciado em drogas, em um mundo onde existe marcenaria e internet.
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Gambiarra... Fuja delas...

Mensagem por Grego1 » 22 Jul 2014, 14:50

Tragico mesmo....
O cara mandou para o torneiro fazer o eixo maior para utilizar um disco de serra com maior diametro e deu essa m...a ......

Os torneiros falam que podem fazer tudo,mas a especificaçoes para ferro,tubo,eixo,etc, utilizado em maquinas potentes e totalmente diferente de um comum (Vinicius fica alerto!)

Tem que ter resistençia mecanica,temperatura etc que nenhum torneiro vai te dar garantia que a maquina que foi projetada para isso vai te dar-se era assim eu colocaria um disco de 20pol na sp6000 para desdobrar troncos...nem quero rir que essa noticia me deixou muito triste,por que o cara foi colega,um marceneiro que queria inventar uma soluçao barata que custou tao caro... m...a

Segurança em primeiro lugar colegas e administraçao me desculpe pelo meu vocabulario

Abraço
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
solarolo
Membro
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 03 Jun 2013, 16:19
Cidade: Mesquita-RJ
Idade: 44

Gambiarra... Fuja delas...

Mensagem por solarolo » 22 Jul 2014, 16:13

Putz. Trágico, mesmo. Mas posso dizer q o vídeo, se posso dizer assim, é didático. Não é tão trágico que só possa ser visto por corações fortes e nervos de aço, mas, mesmo com as imagens embaçadas, dá pra ver muito bem o estrago que a gambiarra fez.

Mas deixa eu entender, pessoal. Desculpa a ignorância. Aquilo é uma mesa de tupia invertida em que, ao invés de ter uma fresa, ele colocou um disco de serra? E um disco de serra daquele tamanho? Aquilo tem quantas polegadas?
Carlos Amaral - Mesquita - RJ - "A caçulinha da Baixada Fluminense".
Porque tenho um nick italiano se não tenho nem uma unha de ascendência italiana? Pq é a cidade natal da minha "ídala"!!! http://pt.wikipedia.org/wiki/Laura_pausini
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Gambiarra... Fuja delas...

Mensagem por marcos leitao » 22 Jul 2014, 16:40

Sim, Carlos,

É uma tupia, mas não invertida. É uma Tupia Estacionária.

Agora vocês entendem quando eu digo, que essa máquina é do Demo, e que eu não chego perto de uma por nada. É a máquina mais perigosa e inútil em uma marcenaria. Hoje uma boa tupia de coluna invertida faz o trabalho.

Tudo bem que não com a mesma rapidez... mas faz.

E é sim uma gambiarra muito comum de se ver. Essa máquina, sendo usada com as fresas certas, originais, com todos os cuidados como o uso de Pentes (Featherboard), guias e etc, fica com uma relativa segurança, mas esses marceneiros antigos, principalmente os que não tem nenhuma formação técnica, que aprendeu na marra, não usam nada disso... sequer conhecem estes dispositivos.

Mas, vou te dizer que a culpa maior é da fiscalização. Não há nenhuma.

E o Repórter... ainda falou... que a serra provocou um ferimento muito grave.... FERIMENTO GRAVE? Será que ele tem chance de se recuperar???

FERIMENTO FATAL.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Responder