GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Segurança no TrabalhoTOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por strada » 28 Abr 2013, 21:11

Não custa relembrar

Algumas pessoas tem uma sensibilidade maior , até imediata a certos tipos de poeria
proveniente da madeira, outros nenhuma sensibilidade .

O fato de nao ter uma reação a curto prazo nao quer dizer que a exposição prolongada
nao estará prejudicando nosso organismo.

Até aquele po verde ou de outra cor depois de seca a madeira (quando se tabica a madeira mal e ou a madeira muito verde e demora em tabicar )podem ser perigosos pois sao fungos . dependendo muitas vezes esses fatores de acordo com o grau de imunidade da pessoa no momento do contato

De qualquer forma transcrevo parte de um artigo traduzido retirado da net

Inalação: Irritante, Sensibilizador, substância cancerígena

A exposição aguda, dependendo da espécie da árvore, a inalação de pó de madeira pode causar
sintomas que variam de espirros, tosse, coriza, febre, dores musculares. dificuldade respiratória, nasofaringite, laringite e bronquite.

A erupção causada por alguns pós de madeira pode causar inflamação dos seios e sangramento
nasal. Estes sintomas podem ser atribuída a uma reacção de tipo alérgico e parecem serem
espécies muito específicas.

Sensibilização pulmonar para espécies específicas tem sido documentada.

Pneumonite e extrínseca allveolitis alérgica também podem ocorrer entre indivíduos que são
susceptíveis de o pó de madeira. Estudos têm mostrado que esta condição pode ser causada
por o pó de madeira em si.

Existe a possibilidade de que os microorganismos que habitam a madeira pode também ser
responsável .
Causando essa condição, em alguns indivíduos

Muitas das madeiras mais exóticas foram relatados para causar náuseas e vômitos após
a inalação; estas madeiras também relataram a causar tontura, vertigem, e arritmias cardíacas.

A exposição crónica, a exposição repetida ou prolongada, pode resultar em asma e
ou rinite.

Estudos têm demonstrado que a asma ocupacional é o resultado de uma irritação de pó.
Muitos são compostos por agentes químicos biologicamente activos e esses agentes
podem ter um papel na causa da da asma. Casos de fibrose pulmonar foram relatados em
indivíduos com exposição a longo prazo ao pó de madeira.

Carcinomas nasais, especialmente adenocarcinoma, têm sido documentados em trabalhadores
no mobiliário e marcenaria indústrias. Este excesso de risco ocorre principalmente em pessoas
expostas ao pó de madeira. Um aumento na doença de Hodgkin é visto em outras indústrias
que estão envolvidos na transformação da madeira, especialmente serrações. Pó de madeira
parecem produzir um efeito mucostatic sobre o corpo. Um estudo sugeriu que esta acção
mucostatic pode ser de importância no desenvolvimento de adenocarcinomas nasais de
trabalhadores em móveis, devido à retenção prolongada de pó de madeira na cavidade nasal.

Primeiros Socorros: Remover da área de exposição ao ar fresco imediatamente. Se a
respiração parar, faça respiração artificial. Mantenha a pessoa aquecida e em repouso.
Procure imediatamente um médico.



Contato com a pele: Irritante e Sensibilizador

Todos os pós de madeira têm sido implicados em causar irritação. Esta irritação pode
ser o resultado de meios mecânicos e / ou agentes químicos. Irrupção mecanicamente
causado é o resultado de partículas de pó a ser preso na roupa do trabalhador ou
escoriações produtores. Os agentes químicos podem causar dermatite de contato com
vermelhidão, coceira, descamação e os casos graves podem progredir para formação
de bolhas na pele. As áreas que são mais freqüentemente afetadas são o rosto, pálpebras
, mãos e antebraços.
Lascas de algumas folhosas podem produzir feridas sépticas que
podem levar um tempo extremamente longo para curar.

A exposição crónica, a exposição repetida ou prolongada, pode resultar em dermatite alérgica.
Reacções de sensibilização pode ser leve, com apenas eritema e irritação, mas muitas vezes
não é a dermatite vesicular ou papular, que pode evoluir para dermatite crônica.

Primeiros socorros: A limpeza profunda do corpo, todos os dias, no mínimo, é necessária a
prevenção de secções adversas a pó de madeira. Qualquer ferimento resultante de lascas
ou abrasões devem ser cuidadosamente limpas. Lascas devem ser removidos o mais rápido
possível por pessoal médico qualificado. Se ocorrer uma infecção de um ferimento lasca ,
procurar atenção médica imediata. Remover e lavar roupa contaminada no final de cada dia.



Contato com os olhos: Irritante

O contato direto com o pó de madeira pode causar irritação e inflamação. Danos
mecânicos da córnea pode também ocorrer.

A exposição crônica, a exposição repetida ou prolongada, pode causar conjuntivite.

Primeiros Socorros: olhos lavar imediatamente com grandes quantidades de água,
levantando ocasionalmente pálpebras superior e inferior, até que não haja evidência de
restos químicos (cerca de 15-20 minutos). Procure imediatamente um médico.



Ingestão

Primeiros Socorros: Tratar sintomaticamente e embasada. Procure imediatamente um médico.
Se ocorrer vômito, manter a cabeça mais baixa do que os quadris para prevenir a aspiração.

Antídoto Não há antídoto específico. Tratar sintomaticamente e embasada.


Aqui mais um site com informaçoes,

http://www.wood-database.com/wood-artic ... -toxicity/
aqui um pdf toxicidade madeiras da amazonia
http://www.basa.com.br/bancoamazonia2/R ... as_e_o.pdf
Editado pela última vez por strada em 29 Abr 2013, 13:57, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Wolverine
GDMista
GDMista
Mensagens: 977
Registrado em: 12 Jul 2006, 11:57
Cidade: Sorocaba
UF: SP
Idade: 56

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por Wolverine » 28 Abr 2013, 21:53

Strada, confesso que não dou a importância necessária ao assunto que você aborda, por ignorância botânica mesmo.

Tenho que ficar mais atento a isso. Muito mais. Alergia respiratória eu não quero, não - é muito sofrimento.

Obrigado demais pelo aviso!
Wolverine (Renato)
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por Ari » 29 Abr 2013, 06:08

Obrigado Strada!!!

A gente acha que madeira é "natural" como as "flores do campo"....kkk

Eu já tive alergia forte com a poeira do ipê, sabia? E usando aquelas máscaras sem filtro, mas tava usando.

Gostaria de sugerir que a moderação fixasse este tópico!!! Acho que vale a pena!!!

Obrigado pela lembrança Véi!

Bração

Ari
Avatar do usuário
carlão jacarei
GDMista
GDMista
Mensagens: 566
Registrado em: 21 Ago 2011, 22:31
Cidade: jacarei / sp
Idade: 60

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por carlão jacarei » 29 Abr 2013, 07:05

Grande contribuição. Confesso que nunca havia atentado a esse fato.
Obrigado Strada por compartilhar.
Abração
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por strada » 29 Abr 2013, 14:04

Observem que no texto fala em alguns casos a exposição prolongada poderá causar a rinite ou asma.
no caso do ipe , quase todos que conheço , assim como eu , sofrem de rinite cronica , provavelmente do contato com esta madeira .
Claro que outros fatores como local insalubre , como umidade em excesso , manchas na parede por fungos/umidade e a falta de insolação no local tambem podem causar esses fatores .

O que tento transmitir é que uma pesquisa feita hoje , quando dizemos na "mais alta tecnologia" poderá estar ultrapassada daqui cinco anos e novas descobertas demonstram que os efeitos de um herbicida , do po de madeira podem causar problemas com doses bem menores e nao perceptiveis
claro que mesmo nós profissionais por certas ocasioes nao nos protegemos adequadamente e esquecemos .
Portanto criar um habito é necessario.
Avatar do usuário
Rômulus
GDMista
GDMista
Mensagens: 311
Registrado em: 07 Jan 2013, 15:35
Cidade: Mucurici/ES
Idade: 42

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por Rômulus » 14 Mai 2013, 15:41

Nossa! Abriu meu olhos.

Minha esposa agora vai ficar falando: Não falei pra você usar máscara, homem teimoso! rsrsrs

Valeu pela contribuição, Strada.

Abração!
Vivemos e morremos pelas escolhas que fazemos.
Avatar do usuário
CabanaLins
Membro
Membro
Mensagens: 75
Registrado em: 10 Set 2009, 12:18
Cidade: Lins
Idade: 46

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por CabanaLins » 14 Mai 2013, 16:55

Pessaol , aproveitando o gancho , qual o (EPI) respirador ou mascara adequada para usarmos contra o pó das nossa serragens?
Pessoal , eu to aqui pra aprender.
Avatar do usuário
ROvidio
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 25 Mar 2013, 19:57
Cidade: SJC/SP
Idade: 47

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por ROvidio » 14 Mai 2013, 17:06

Tá aí um assunto que eu levo a sério.

Mesmo sendo hobbista, uso aspirador na máquina e exaustor no quarto (pra sempre renovar o ar).
Quando os equipamentos não são suficientes, uso máscara de pintura (a de papel não veda bem no rosto.

Aos amigos que trabalham diariamente, o uso constante de mascara de vapores deve ser desconfortável.
Mas é importante atentar a esses riscos à saúde.

Como meu aspirador não é 100% estou projetando um com 4 motores.
O objetivo é chegar a uma vazão próxima do coletor de pó, com a força de sucção do aspirador.
Abrirei um tópico para compartilhar as informações com os amigos.

Obrigado pela iniciativa e conselhos Strada.

Abraço a todos.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por AdminGDM » 14 Mai 2013, 17:29

Oi pessoal :D

Ari fixo e com prazer.
Strada com sua licença, estou fixando este tópico para facilitar consultas ok :D

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
pcdaux
GDMista
GDMista
Mensagens: 261
Registrado em: 24 Jan 2013, 04:19
Cidade: schroeder/sc
Idade: 49

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por pcdaux » 30 Dez 2013, 10:20

Bom dia, amigos.
Reabri o tópico, porque pelo que li, ninguém relatou problemas com alergias ou outros problemas com madeira/pó de madeira.
Pois bem! Eu não tinha, que soubesse, nenhuma alergia a madeira, mas tenho.
Comprei um lote de imbuia e era um dia muito quente quando a madeira chegou. Fiquei um pedaço de uma tarde descarregando madeira e devido ao calor, tireia a camisa. A madeira estava verde, e não percebi nenhum sinal de irritação. No dia seguinte fui acomodar a madeira, entabicando-a para correta secagem. Aí, depois comecei a sentir alguma coceira na pela, que acabou ficando bem vermelha e áspera, como se eu tivesse sido queimado por bicha cabeluda (maranduvá, gervão, etc, os nomes variam de região pra região). Passou em poucos dias.
O tempo passou, a madeira secou e fui trabalhar com ela. Meus amigos... a alergia veio pior que nunca. E eu uso sempre máscara com filtro, não máscara descartável, não. Máscara boa! Só que não foi alergia respiratória, foi na pele. Tive que tomar remédios, foi muito ruim. Desde então, não posso trabalhar com imbuia sem sofrer um pouco. Caso eu entre em contato com o pó, sempre me dá alergia.
Outro fato que ocorre comigo é com a madeira chamada cabreúva/cabreuna. É uma madeira belíssima, de cheiro muito bom. Essa, não me causa coceira, mas me entope o nariz violentamente se me descuidar e aspirar o pó! e o efeito fica por uns três dias. Nariz escorrendo e trancado, chega a inchar. Quando isso ocorre, tenho que tomar remédios também.
Portanto, meus amigos, digo com propriedade: Cuidem muito da sua saúde! Não esperem começar a ter sintomas para prevenir-se. A máscara é desconfortável, é, mas tem que usar! É quente, é, mas usem camisa, de uma pausa, remova o pó da pela, tomem um banho se necessário, mas cuidem-se. É melhor perder meia hora do que dias de serviço por causa de uma alergia!
Abraços a todos!
PC
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por marcos leitao » 30 Dez 2013, 10:50

PC,

Um relato interessante de alergia.

Mas me fez refletir sobre um fato que se passou comigo.

Eu caçambo muito, e junto vem madeira de todo tipo.

Uma vez eu peguei uma madeira que estava muito úmida e ela realmente me deu um certo desconforto na pele. Notei que não era a madeira, mas sim os microorganismos que estavam nela.

Até já postei aqui, sobre isso. Usei uma máquina de pressão de água e dei um "banho" nas madeiras, tirando toda a sujeira.

Depois eu fiz uma solução de água sanitária a 30% e com um pulverizador, borrifei todo o lote de madeiras. Não tive mais problemas com aquela madeira. E até os fungos sumiram.

Verifique se a sua alergia é mesmo da madeira, ou de algum micro-organismo que está nela. Afinal, você comprou uma madeira que estava úmida e isso é um banquete para eles.

Alergia de contato são muito raras em madeira, geralmente são respiratórias.

Dê um banho de um anti fungicida e use a água sanitária. Talvez melhore um pouco para você. Afinal, não tem nada a perder... exceto as madeiras....

Imbuia é uma madeira muito bonita e cara.

Um grande abraço do Marcos Leitão.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
pcdaux
GDMista
GDMista
Mensagens: 261
Registrado em: 24 Jan 2013, 04:19
Cidade: schroeder/sc
Idade: 49

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por pcdaux » 30 Dez 2013, 11:05

Bom dia, Marcos.
Valeu a dica!
Realmente, não poder usar a imbuia é uma tristeza...
Vou fazer os procedimentos que você indicou quando receber mais alguma madeira úmida/verde. Mas confesso que nunca mais adquiri imbuia em virtude disso que ocorreu.
Abração!
PC
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por strada » 30 Dez 2013, 19:50

Algumas pessoas possuem alegria a um ou mais tipos de madeira , outras a todas as madeiras , incluindo o papel .
Os relatos sao constantes mas as pessoas acham a alergia a madeira uma bizarrice .
Tanto que entra nas dez maiores alergias esquisitas que atacam o ser humano .

Normalmente as pessoas acham engraçado ,, frescura e fica por isso mesmo.
Claro que aquele que sofre a alergia falta ao serviço quando se trabalha com determinadas madeiras
pcdaux
GDMista
GDMista
Mensagens: 261
Registrado em: 24 Jan 2013, 04:19
Cidade: schroeder/sc
Idade: 49

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por pcdaux » 18 Jul 2015, 19:32

Boa noite, pessoal.

A gente acha que essas coisas não acontecem com a gente...
Eu tenho alergia a duas madeiras.
A cabreúna ou cabreúva, que é belíssima e muito perfumada, me causa problemas respiratórios, muita tosse, dificuldade em respirar e inclusive febre.
Imbuia me causa coceira e vermelhidão.
O que fiz para resolver isso é não trabalhar mais com imbuia e uso sempre máscara facial com filtro, não aquelas bem simples que na verdade pouco resolvem.
Aconselho a todos os colegas cuidarem muito disso, vale a pena investir um pouco e preservar a saúde.
Morrer com falta de ar deve ser horrível!!!
Bom fim de semana a todos!
PC
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por Grego1 » 18 Jul 2015, 19:57

Nosso amigo Strada esta aconselhado nos para sempre...pcdaux eu nao tinha visto esse topico,obrigado por renascer esse topico


Abraço
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
Andresrj
GDMista
GDMista
Mensagens: 233
Registrado em: 19 Nov 2017, 08:41
Cidade: RIO de janeiro
UF: RJ
Idade: 45

Re: TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por Andresrj » 06 Dez 2017, 11:14

Eu estive lixando umas madeiras , não sei o nome, me deu uma alergia respiratória violenta, até antibiótico tive que tomar . Muito xarope de guaco e esta semana estou um pouco melhor pouca tosse e pouco catarro até serrar uma prateleira velha que minha mãe me deu aí está voltando essa ziquizira. Tenho que comprar uma máscara, mas qual ?
Devagar se chega lá !
Avatar do usuário
Milton Martins
GDMista
GDMista
Mensagens: 2975
Registrado em: 01 Fev 2012, 20:36
Cidade: São Paulo / SP
Idade: 65

Re: TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por Milton Martins » 06 Dez 2017, 12:48

Opa

Grato por ressuscitar o tópico

Acho que aqui bati o martelo na imbuia, que pena
Vim aqui prá aprender, com medo de perder os dedos!
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: TOXICIDADE MADEIRAS PRECAUÇÃO

Mensagem por wagneralencar » 06 Dez 2017, 12:50

André de inicio imediato aconselho ir em alguma loja e comprar uma dessas semi descartáveis que duram alguns trabalhos, essas de R$4,00 a R$5,00, tem da 3M e Carbografite, e dessas mesmas 2 marcas existem bastantes opções de boas mascaras com filtro, pesquise bem os filtros disponíveis para suas necessidades de saúde.

Nesse tópico falamos um pouco das máscaras mas acredito existir muitos outros bons tópicos falando das mesmas:
viewtopic.php?f=17&t=38836

Boa sorte e não arrisque mais respirar madeira. :D
Responder