Bate Papo GeralQuem é quem??

Espaço reservado para assuntos que não estão relacionados a marcenaria e afins.
Tópicos inativos por um periodo maior que 200 dias, serão removidos automaticamente pelo sistema.
Avatar do usuário
Nephilim
GDMista
GDMista
Mensagens: 1892
Registrado em: 29 Out 2010, 21:03
Cidade: Lisboa - Portugal
Idade: 54

Re: Quem é quem??

Mensagem por Nephilim » 02 Jan 2017, 12:55

Otto escreveu:Jairo,


Celestino, aqui pra falar a verdade é tudo muito burocratico, mas é uma burocracia que funciona!!!
As madeiras que trabalhamos aqui acho que sao pouquissimas que se encontra no mercado brasileiro, pois nós(voces) ai no Brasilzao temos as melhores e mais bonitas madeiras do mundo!!!!! Vcs nao acham??
Entre elas usamos muito: Madeira dura: Eische(carvalho), Buche,Ahorn,Kirsche(uma especie de cerejeira), Rüster,etc.
E madeiras "macias"(nao sei se é assim que se fala em portugues): sao os nossos pinheiros: Fichte,Kiefer,Lärche,Eibe,etc..
Aqui nao tem essa variedade toda que tem ai no Brasil, e ultimamente estamos comprando bastante madeira que que dos EUA, pois tem os melhores precos e eles garantem que sao arvores que seram reflorestadas, pois isto é muito importante gente!!!
Pagamos em 1 metro cúbico de Esche por volta de 750,00 Euros que da mais ou menos 2600,00 Reais!! COISA DE LOUCO!!


Ok, me desculpem pela extensao da minha resposta, pois nao tem nada haver com o Titulo "quem é quem", é que me empolgei!!
Abracos, Otto
Olá

Aqui em Portugal é frequente se ver a "faia" "carvalho " e "abeto" (pinheiro nordico) isto alem do pinho nacional, mas a madeira é carissima e escassa, não a ver com o Brasil.

Aqui para se ser marceneiro de moveis não se precisa de mestrado, mas sim de formação profissional, se for marceneiro de estruturas o calculo tem de ser feito por engenheiros inscritos na Ordem.
Normalmente a industria tem todos os seus profissionais com formação, ninguem entra para uma fabrica sem ter formação profissional, porque a fabrica vai selecionar entre os melhores da formação, o mesmo acontece em varias áreas.
Mesmo um cozinheiro de um hotel ele vem de um curso de cozinha ou depois de ter experiência comprovada.
Na construção civil nada se faz sem passar por imensa burocracia e fiscalização. Essa situação que acontece no Brasil de para fazer uma casa arranjar um pedreiro e ir comprando os materiais e ele ir fazendo aos poucos antigamente era assim, mas já não existe aqui há anos.

Um abraço
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Fernando Pessoa
zezomax
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Jan 2017, 20:37
Cidade: Curitiba
UF: PR
Idade: 32

Re: Quem é quem??

Mensagem por zezomax » 02 Jan 2017, 14:15

Me chamo Moyses Hammes, sou curitibano
técnico em mecatronica , ja trabalhei com serralheria, e agora estou montando minha oficina de marcenaria para trabalhar profissionalmente com isso
tcheigor
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Ago 2007, 05:53
Cidade: porto alegre
Idade: 49

Re: Quem é quem??

Mensagem por tcheigor » 03 Jan 2017, 01:57

Olá gurizada, sou o Igor, trabalho como eletrotécnico e tenho como hobbies a pescaria, com confecção artesanal de iscas artificiais. Meu avô era marceneiro e herdei dele a paixão por ferramentas e o gosto por consertar coisas. Estou iniciando agora mais a sério na marcenaria, pois até então tudo o que fiz foi como observador, sem estudo nem técnica.
Espero aprender com os feras que frequentam esta casa.
um abraço!
Pau pra toda obra!
Avatar do usuário
Milton Martins
GDMista
GDMista
Mensagens: 2975
Registrado em: 01 Fev 2012, 20:36
Cidade: São Paulo / SP
Idade: 65

Re: Quem é quem??

Mensagem por Milton Martins » 03 Jan 2017, 07:54

Caramba!

Nos últimos 15 dias chegou bastante gente por aqui

Sejam todos bem vindos
Vim aqui prá aprender, com medo de perder os dedos!
Senhor Limão
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Jan 2017, 10:17
Cidade: Canoas
UF: RS
Idade: 42

Re: Quem é quem??

Mensagem por Senhor Limão » 03 Jan 2017, 10:02

E eu sou mais um que me cadastrei ontem.

Sou do RS, e tenho uma casinha de campo na qual montei uma garagem/galpão para me divertir principalmente com madeira.
Tenho pouca experiência, mas o pouco que faço, me divirto bastante com este hobby. Como a casa é nova, sempre tem umas coisas que a gente projeta fazer.

No dia-a-dia, trabalho com suporte a informática.
RodrixMendes
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Dez 2016, 20:28
Cidade: Goiania
UF: GO
Idade: 43

Re: Quem é quem??

Mensagem por RodrixMendes » 04 Jan 2017, 11:35

Pessoal, bom dia.

Meu nome é Rodrigo, natural de Araçatuba-SP, moro em Goiânia-GO.

Tenho 36 anos, servidor público na área de TI. Trabalho no DETRAN.

Nunca trabalhei com madeira, mas dias desses, vendo que o quarto da bagunça estava uma bagunça e naquelas 'promessas de ano novo' disse que 2017 pra frente, bagunça mínimo, resolvi vender os móveis pra comprar outros. Como os bons são caros e os que consigo pagar eram ruins, resolvi usar a grana dos móveis pra comprar ferramentas e eu mesmo fazer.

E vamos que vamos... Espero aprender muito aqui, já li alguns posts e vi que o pessoal realmente é muito solícito com os novatos.
Marcelo Ferrari
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Nov 2015, 11:28
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 43

Re: Quem é quem??

Mensagem por Marcelo Ferrari » 04 Jan 2017, 15:13

Olá GDM! Também sou novato ao site! rs
Como faço para ter uma mensagem e poder ver todo o conteúdo do site?
Feliz 2017 ao todos!
anderxx22
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Dez 2016, 15:37
Cidade: Lapa
UF: PR
Idade: 41

Re: Quem é quem??

Mensagem por anderxx22 » 04 Jan 2017, 16:09

Olá pessoal! Também sou novo no fórum. Aproveito a oportunidade para desejar a todos um Feliz 2017!
jackdsa
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Jan 2017, 14:56
Cidade: Barbacena
UF: MG
Idade: 34

Re: Quem é quem??

Mensagem por jackdsa » 05 Jan 2017, 18:09

Olá a todos, me chamo Jackson e, por curiosidade, procuro aprender um pouco de tudo.
Gosto do "faça você mesmo" e sinto satisfação ao solucionar problemas. Acho que isto é um hobby.
Sinto-me feliz por te-los encontrado neste fórum.
Atualmente sou militar das Forças Armadas e curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
brunosalvador
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Jan 2017, 08:36
Cidade: Curitiba
UF: PR
Idade: 41

Re: Quem é quem??

Mensagem por brunosalvador » 13 Jan 2017, 16:41

Fala galera!, Bruno Salvador aqui, comecei em 2016 a mexer com marcenaria apenas como hobby.
Avatar do usuário
Bruno Ferreira
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Jan 2017, 09:40
Cidade: Macaé
UF: RJ
Idade: 40

Re: Quem é quem??

Mensagem por Bruno Ferreira » 14 Jan 2017, 15:03

E aí rapaziada? Beleza?

Eu sou Egenheiro de Redes, trabalho e moro em Macaé no RJ. Sempre curti a idéia do DIY (Do-it-yourself) ou "faça você mesmo".
Meu pai sempre teve muita ferramenta em casa e sempre foi muito curioso e acho que acabei puxando isso dele. Hoje com a proliferação da informação a respeito de qualquer assunto e essa difusão de idéias através de fóruns ótimos como esse e também em plataformas como o YouTube fui cada vez mais ficando interessado por esse movimento "Maker". A partir daí que comecei pouco-a-pouco a comprar minhas próprias ferramentas para realizar meus pequenos projetos. Hoje eu tenho uma modesta oficina de madeira onde passo a maior parte do meu tempo livre.
Conheci o fórum através do canal do YouTube do Adilson Pinheiro que é um membro daqui. Esse grande camarada, assim como outros tais quais os Empoeirados e o Marcelo Aguillera do Oficina de Casa, Elias Leão do Marcenaria Faça Você Mesmo, entre outros, com certeza estão impulsionando esse movimento "Fazedor" aqui no Brasil o que é muito bacana mesmo! Acompanho todos!

Fiquei uns 2 anos tentando entrar no fórum! HahHAhhAh

Agora que consegui, já estou passeando por todos os tópicos e absorvendo o máximo de informação possível! :danca: :baila:
Espero qualquer hora poder contribuir também!
Abraço!
chope:
yolandaseg
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jan 2017, 22:50
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 38

Re: Quem é quem??

Mensagem por yolandaseg » 16 Jan 2017, 17:23

Olá, Meu nome é Yolanda e trabalho com segurança do trabalho, há quase um ano iniciei minhas aventuras na marcenaria... rs
Adoro fazer trabalhos de marcenaria, mas ainda me falta conhecimento e um pouquinho mais de tempo.
Bjinhos!!!
eletrivan
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Mai 2013, 08:13
Cidade: são paulo
UF: SP
Idade: 48

Re: Quem é quem??

Mensagem por eletrivan » 16 Jan 2017, 22:38

Fala pessoal,

Sou Ivan, moro em Sampa, Engenheiro Eletricista de formação, mas trabalho na infra para torres de celular. Devido ao acidente de carro estou encostado com a perna quebrada. Como sou aficionado pelo DIY descobrir o promob e estou aprendendo a usar, sendo que agora penso em me dedicar a marcenaria. Já montei alguns gabinetes aqui em casa para arrumar a bagunça ( junto muito tranqueira, não gosto de jogar nada fora rsrsrs ) e lavandeira da patroa. Estou aprendendo muito com os mestres que tem aqui. Espero contribuir no que for possível e postar meus trabalhos. Por enquanto estou fazendo o plano de corte nas lojas mas pretendo comprar uma serra de trilho para poder brincar mais.
Bittarizador
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Jan 2017, 00:15
Cidade: Porto Alegre
UF: RS
Idade: 37

Re: Quem é quem??

Mensagem por Bittarizador » 16 Jan 2017, 23:35

Eae galera!
Meu nome é Pedro Brenner , comecei a me aventurar na marcenaria ano passado!
Muitas duvidas e pouca informação, a descoberta do fórum veio como uma benção! :D
Avatar do usuário
maceulus
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Jan 2017, 10:13
Cidade: Ribeirão Preto
UF: SP
Idade: 49

Re: Quem é quem??

Mensagem por maceulus » 17 Jan 2017, 17:25

Boa tarde.

Sou Marcelo, 42 anos, analista de sistemas. Natural de Capão Bonito/SP e resido a 8 anos em Ribeirão Preto/SP.

Gosto da arte de trabalhar a madeira mas nunca tive a oportunidade de me aventurar. Resolvi conhecer mais a respeito pois em breve mudarei para meu próprio apartamento e quem sabe não serei eu fazer os móveis.

Agradeço pela recepção, espero poder contribuir de alguma forma para o grupo.

Abraços.
Robson Delfino
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Fev 2017, 10:39
Cidade: Morro da Fumaça
UF: SC
Idade: 34

Re: Quem é quem??

Mensagem por Robson Delfino » 09 Fev 2017, 07:22

Saudações pessoal da GDM!
Sou Robson, e sou realmente novo aqui. Já trabalhei com muita coisa, mas o período que passei trabalhando com madeira (modelista de fundição) me deixou uma vontade danada de me dedicar à madeira de várias formas (entalhe, marcenaria fina, artesanato, marchetaria, carpintaria, etc.). Aos poucos estou comprando algumas ferramentas e pretendo aprender algumas técnicas. Sou estudante de geografia, moro no sul de SC (Morro da Fumaça) e atualmente sou operário em uma cerâmica de telhas.
MCarpinetti
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 06 Ago 2015, 01:32
Cidade: Jacareí - SP
Idade: 58

Re: Quem é quem??

Mensagem por MCarpinetti » 17 Fev 2017, 15:34

Acho que ainda não me apresentei direito aos colegas do Fórum.
Meu nome é Marcelo Carpinetti, sou "Fotógrafo Técnico Pericial", trabalho na "Polícia Científica" (tem gente que acha que fazemos o trabalho do "CSI").
Atualmente estou lotado em Jacareí - SP, cidade em que moro desde 1987, mas trabalhei por 11 anos em SJC.
Sou nascido e criado em São Paulo, no Parque São Jorge (mas faço jus ao meu sangue italiano e sou torcedor do "Palestra", eu poderia ser até Juventino que meu avô aceitaria de boa...)
Trabalho também com Fotografia Social, mas ultimamente ando bem desiludido com o andar do mercado, tenho pensado muito em vender todo o equipamento fotográfico e investir em uma pick-up e mais ferramentas para agregar ao meu "Projeto de oficina".
Tenho a nítida impressão que conheço alguns dos colegas daqui do GDM de outros Fóruns de Fotografia.
Ficaria muito satisfeito em conhecer os colegas que sejam daqui da região, pois assim seria mais fácil aprender mais e tirar algumas dúvidas.
Agora que já li bastante e pude aprender muito com o conteúdo do GDM, vou começar com a fase de dúvidas e perguntas, me aguardem...
Saudações a todos.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Quem é quem??

Mensagem por Zzéff » 17 Fev 2017, 21:12

Estimado MCarpinetti,
Seja bem vindo. Temos muitos colegas apaixonados pela arte da marcenaria em nossa região e até já tentamos fazer um grupo regional. Estou a sua disposição para o que necessitar.
abraços
zzeff
MCarpinetti
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 06 Ago 2015, 01:32
Cidade: Jacareí - SP
Idade: 58

Re: Quem é quem??

Mensagem por MCarpinetti » 22 Fev 2017, 22:03

Obrigado pelas boas vindas Zzéff, realmente seria muito bom conhecer os colegas aqui da região.
nunomissa
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Fev 2017, 06:00
Cidade: pt
UF: Outro
Idade: 65

Re: Quem é quem??

Mensagem por nunomissa » 23 Fev 2017, 08:42

Agradeço aos administradores terem-me aceite neste fórum.
Nuno Missa é "pseudónimo", sou de Portugal, sou licenciado em Engenharia Electrotécnica, aguardo aposentação do Estado Português e por isso tenho mais tempo para me dedicar à bricolage com madeira de que gosto muito de trabalhar.
Um abraço a todos.
Nuno Missa
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Quem é quem??

Mensagem por Gerald » 11 Mar 2017, 11:35

Saudações a todos,

Não sou marceneiro por profissão, sou engenheiro. Meu interesse em trabalhar com madeira vem desde que era criança. 8-) Meu primeiro "grande" projeto em marcenaria foi construir uma radio-vitrola com 2 metros de comprimento. Eu tinha apenas 15 anos na época e as "ferramentas" disponíveis eram apenas um serrote, um martelo e uma grosa. :( O acabamento, ou seja o envernizamento com goma laca ficou por conta de um amigo que era envernizador profissional. O móvel ficou "chique demais", pelo menos para os meus padrões da época. :dd:

Há em grande relação entre engenharia e marcenaria. :idea: A marcenaria moderna está toda baseada em máquinas e ferramentas desenvolvidas por engenheiros. Basta citar a revolução que os discos de serra e as fresas de alta precisão e calçadas em widea trouxeram para a marcenaria nos últimos 50 anos. Outro exemplo é o desenvolvimento dos motores universais, que permitem a construção de máquinas portáteis mas extremamente potentes, como furadeiras, serras circulares, plainas, tupias,lixadeiras, etc.

Meu interesse em marcenaria vem em primeiro lugar da constatação que a madeira pode ser usada para resolver muitos problemas de uma casa. Você pode fazer desde um móvel que a mulher adora, até um rastelo para limpar o terreno. :P Segundo, a madeira é um material com características físicas especiais e muito interessantes de se estudar. Terceiro, as máquinas que processam madeira envolvem teconologia interessantes de mecânica, eletrônica, etc. As máquinas para trabalhar madeira nunca estiveram tão boas e tão acessíveis.

A madeira é um material maravilhoso que foi/é usada para construir casas, pontes, móveis, barcos, navios e até aviões. Entretanto, ironicamente as máquinas modernas para marcenaria não usam madeira em sua construção: as máquinas são feitas com aço, alumínio, cobre e plástico. Somente algumas ferramentas tradicionais como serrote, arco de pua, formão, ainda usam algo em madeira. Até nos cabos de chaves de fenda a madeira foi banida. :cry:

:brasil: Infelizmente, a marcenaria, principalmente a de madeira maciça, está se tornando uma profissão/arte cada vez mais difícil de praticar. É uma desgraça que as madeiras de qualidade, que eram abundantes e baratas no Brasil estejam cada vez mais raras e caras. Até as madeiras processadas nacionais, como painéis compensados, MDF, etc., são de baixa qualidade. E a qualidade só está piorando com o tempo. :>: Quem conhece sabe que um compensado de 30 anos atrás é bem melhor que os atuais.

Um país pode, se quiser, explorar os recursos florestais sem precisar devastar as florestas. Muitos países fazem isso. Árvores e florestas são recursos renováveis. Infelizmente, a ideologia de preservação da natureza está distorcendo tanto as cabeças das pessoas que um país como a Noruega, em que o aborto é livre até os 12 meses de gestação, proibiu recentemente o corte de árvores. :chocado: Parece que nos dias de hoje uma árvore vale mais que uma vida humana. :>: Tenho a esperança que essa situação irá começar a reverter um dia.

Abraços a todos, e bom trabalho!
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
giselemilanezi
Membro
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 18 Abr 2017, 10:53
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 42

Re: Quem é quem??

Mensagem por giselemilanezi » 19 Mai 2017, 22:16

Que tópico bacana!!! :D

Também sou engenheira (no caso, engenheira mecânica), trabalho numa grande empresa de petróleo brasileira (acho que já fica óbvio qual é), mas há algum tempo deixei de ser "técnica" e fui arrastada pra área de gestão. Como passo o dia inteiro queimando neurônios resolvendo pepinos, sempre sinto necessidade de fazer algo mais manual quando chego em casa. Acho que, de alguma forma, eu preciso ver algo sendo "construído".

Sou casada, 35 anos, 0 filhos, 4 gatos. Marido está por aqui também.

Durante muito tempo meu hobby foi a costura, mais especificamente patchwork. Enchi a casa das amigas com presentes. Mas é algo que eu não tinha a companhia do marido. E, há muito tempo, sempre que eu e meu marido íamos a alguma loja, ficávamos namorando as ferramentas...

Há pouco tempo mudei pra um outro apartamento e não havia bancada na cozinha. Como eu sempre quis uma pia com cortinas e não portas, fiz o projeto e mandei cortar os mdfs e já colar as fitas de borda. Montamos e ficou ótimo, mas ficou a sensação de que faltava "alguma coisa". Só montar não era tão divertido... :roll:

Aí descobri o GDM, acabei com a minha carteira, e tô aqui feliz aprendendo a mexer com os brinquedos novos. Dessa vez, eu e marido temos o mesmo hobby e quase todo dia a gente corre pra casa pra tentar chegar num horário que ainda dê pra fazer barulho. :lol:

Estou aprendendo muito com todos aqui.
Eternamente grata.

Abraços, Gisele.
Contando com a tal "sorte de principiante"! :lol:
jotajota
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Abr 2017, 17:05
Cidade: Cascavel
UF: PR
Idade: 44

Re: Quem é quem??

Mensagem por jotajota » 21 Mai 2017, 15:02

Ola,

Sou Servidor Público, sempre gostei de executar trabalhos manuais e resolver eu mesmo os problema de casa em geral. Já fiz de um tudo, desde reparos em aparelhos eletrônicos até confecção de janelas de alumínios em grandes vãos, somente com o conhecimento disponibilizado na rede. Claro, ferramentas são fundamentais pra executar qualquer tarefa, mas não sou fã de nenhuma marca, não bajulo nenhuma.

Enfim, minha preferência é por trabalhos com madeira e a maioria das minhas ferramentas é voltada para madeira.

Saudações a todos!
fctanure
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Mai 2017, 11:10
Cidade: barueri
UF: SP
Idade: 44

Re: Quem é quem??

Mensagem por fctanure » 21 Mai 2017, 21:47

Olá,

Sou militar, motociclista e sempre gostei de fuçar nas coisas. Há uns dois anos fiz um curso de marcenaria aqui em SP, e de lá pra cá comecei to sempre fazendo alguma coisa.
Por enquanto mais trabalhos em madeira maciça, mas já tô fuçando de fazer um movélzinho MDF...

Abraços a todos
Avatar do usuário
Cláudio Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Mai 2017, 20:58
Cidade: Manaus
UF: AM
Idade: 44

Re: Quem é quem??

Mensagem por Cláudio Luiz » 21 Mai 2017, 21:56

Olá pessoal, sou professor/designer e vice-coordenador de uma oficina de marcenaria onde junto com um marceneiro (com o qual aprendo muito) ministramos aulas práticas de marcenaria e de produtos em madeira e derivados(compensado, MDF e MDF). Sou, como costumo dizer, Manarioca - nascido e criado no Rio, mas radicado em Manaus.
Também tenho muito interesse em serralheria. Meus canais preferidos do youtube são FERNANDO BELCHIOR E LAURA KAMPF.
Sobre design de móveis curto os trabalhos do Bruno Faucz, Sérgio Matos e Andre Ferri.

Adoro ferramentas e máquinas, mas no momento evito comparar pois ainda não tenho um espaço coberto para minha oficina. Porém já tenho um projeto para realizar a obra.
Responder