Bate Papo Gerala oficina nossa de cada dia ...

Espaço reservado para assuntos que não estão relacionados a marcenaria e afins.
Tópicos inativos por um periodo maior que 200 dias, serão removidos automaticamente pelo sistema.
Avatar do usuário
Valete
GDMista
GDMista
Mensagens: 511
Registrado em: 09 Abr 2013, 10:43
Cidade: Blumenau
UF: SC
Idade: 45

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Valete » 12 Mai 2014, 09:06

Obrigado Nephilim e outros pelos elogios.

Precisava tirar o compressor gigante e barulhento de dentro da oficina, e o jeito foi construir um "puxadinho" pra ele do lado de fora, atrás da oficina. Eu nunca tinha acentado um tijolo na vida, sei que não é difícil, mas quando não se tem experiência tudo fica um pouco mais complicado. Vamos lá, sábado fiz um pequeno retângulo de cimento no chão, e no domingo pela manhã começei a levantar duas pequenas paredes de tijolo nos lados. Consegui finalizar as paredes, ainda falta um salpico e o telhadinho que devo terminar no próximo final de semana. Quando finalizar tudo posto as fotos.

O compressor:
Imagem
* o motor estava fora pra fazer uma limpeza.
Avatar do usuário
fascalli
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Fev 2012, 13:18
Cidade: Araraquara - SP
Idade: 45

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por fascalli » 15 Mai 2014, 11:31

Bom dia pessoal!

Hoje brinco com a serragem em qualquer lugar que deixarem...mas em breve terei um templo exclusivo.

Segue algumas imagens da construção que está sendo executada por mim e meu pai.

Local escolhido (uma das jabuticabeiras foi removida por estar com cupim)
Imagem

Inicio das paredes
Imagem

Imagem

Imagem

Ainda tem chão....mas logo estará finalizada.
Imagem

Abraços.
Avatar do usuário
Loukotk
GDMista
GDMista
Mensagens: 3291
Registrado em: 16 Jan 2013, 13:39
Cidade: Niterói/RJ
UF: RJ
Idade: 69

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Loukotk » 15 Mai 2014, 20:31

Que espaço maravilhoso, Fascalli!

Promete ser uma ótima oficina!

Parabéns!

:aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso:

p.s.: Vai deixar o teu Pai brincar contigo? :lol:
Lourival Takao Konishi
Avatar do usuário
Arnaldo23
GDMista
GDMista
Mensagens: 616
Registrado em: 20 Nov 2013, 21:07
Cidade: Ribeirao Preto/SP
Idade: 63

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Arnaldo23 » 15 Mai 2014, 22:53

O fascalli logo terá uma oficina nova com uma jabuticabeira na porta.

Gostei muito.

Parabéns.

Um abraço,

Arnaldo
Avatar do usuário
fascalli
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Fev 2012, 13:18
Cidade: Araraquara - SP
Idade: 45

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por fascalli » 16 Mai 2014, 08:31

Loukotk escreveu:Que espaço maravilhoso, Fascalli!

Promete ser uma ótima oficina!

Parabéns!

:aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso:

p.s.: Vai deixar o teu Pai brincar contigo? :lol:

Loukotk obrigado !!

Com certeza o velho vai poder brincar com minhas ferramentas!! rsrsrsrs


Alnaldo23 isso me garantirá um ambiente fresco para trabalhar!
Avatar do usuário
Valete
GDMista
GDMista
Mensagens: 511
Registrado em: 09 Abr 2013, 10:43
Cidade: Blumenau
UF: SC
Idade: 45

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Valete » 23 Mai 2014, 21:25

fascalli escreveu:Bom dia pessoal!

Hoje brinco com a serragem em qualquer lugar que deixarem...mas em breve terei um templo exclusivo.
Vai ficar fantástico. Tu tens espaço de sobra se um dia precisar ampliar.

Não deixe de postar as fotos do andamento da obra e quando tiver tudo pronto.
Meu Canal no Youtube
@Joel.Woodworks
Siga-me no Instagram, tem sempre algum projeto em andamento.
Avatar do usuário
Valete
GDMista
GDMista
Mensagens: 511
Registrado em: 09 Abr 2013, 10:43
Cidade: Blumenau
UF: SC
Idade: 45

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Valete » 26 Mai 2014, 10:21

Valete escreveu: Precisava tirar o compressor gigante e barulhento de dentro da oficina, e o jeito foi construir um "puxadinho" pra ele do lado de fora, atrás da oficina. Eu nunca tinha acentado um tijolo na vida, sei que não é difícil, mas quando não se tem experiência tudo fica um pouco mais complicado. Vamos lá, sábado fiz um pequeno retângulo de cimento no chão, e no domingo pela manhã começei a levantar duas pequenas paredes de tijolo nos lados. Consegui finalizar as paredes, ainda falta um salpico e o telhadinho que devo terminar no próximo final de semana. Quando finalizar tudo posto as fotos.
Segue as fotos da casinha do compressor. Agora sim, fica de fora, me libera espaço dento da oficina e diminui consideravelmente o barulho:

Imagem

Imagem

Na parte de dentro só o filtro de água e mais abaixo a chave liga/desliga dele:

Imagem
Meu Canal no Youtube
@Joel.Woodworks
Siga-me no Instagram, tem sempre algum projeto em andamento.
Avatar do usuário
Nephilim
GDMista
GDMista
Mensagens: 1892
Registrado em: 29 Out 2010, 21:03
Cidade: Lisboa - Portugal
Idade: 54

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Nephilim » 26 Mai 2014, 11:40

A minha oficina ontem...ou a oficina é pequena demais ou o móvel grande demais :lol:

Na realidade estou a ter enorme dificuldade para acabar este projeto... mas já faltou mais. :P



Imagem


Abraço
Avatar do usuário
fascalli
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Fev 2012, 13:18
Cidade: Araraquara - SP
Idade: 45

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por fascalli » 26 Mai 2014, 13:29

Obrigado Valete...assim que progredir posto mais fotos.
Avatar do usuário
Overal
GDMista
GDMista
Mensagens: 195
Registrado em: 18 Dez 2012, 12:58
Cidade: SÃO PAULO/SP
Idade: 49

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Overal » 08 Jun 2014, 20:50

Boa noite pessoal.


E entrando no clima, abaixo as fotos das antigas configurações de minha antiga oficina, digo antiga porque mesmo a configuração da foto de 2014 não existe mais.

Mas terei uma novinha em folha daqui a 5 dias rs.


Imagem
FOTO DE 2005.

Imagem
FOTO DE 2007

Imagem
FOTO DE 2008

Imagem
FOTO DE 2012

Imagem
FOTO DE 2013

Imagem
FOTO DE 2014


Apesar de ser só um humilde hobysta, me sinto muito feliz por saber que muita gente já tem o seu cantinho, e muitos outros já em fase de licitação rs.

Torço para que todos aqui tenham um lugar para desenvolver seus projetos!


E Dr.Márcio sua oficina esta cada vez mais bonita!!


Um abraço.
Gilmar Amorim.

OFICINA SALVADOR AMORIM.
OFICINA SALVADOR AMORIM

APRENDENDO MARCENARIA
Avatar do usuário
Probst
GDMista
GDMista
Mensagens: 438
Registrado em: 19 Mar 2013, 01:58
Cidade: Curitiba/Pr
Idade: 67

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Probst » 09 Jun 2014, 00:08

Essa oficinas estão ficando cada vez mais chiques, um faz com porta de vidro temperado, o outro com piso de porcelanato.

O Gilmar já acabou com a piscina das crianças, estou prevendo que logo, logo, o Doutor vai se apoderar do espaço do canil do cachorro, pra ampliar a foficina.

Parabéns a vcs pelas oficinas


abs

José Roberto
Marceneiro de internet: Na teoria, até vou bem, é na prática que me complico.
aladinsenai
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Jan 2011, 10:15
Cidade: itajai
Idade: 50

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por aladinsenai » 29 Jun 2014, 11:03

vou me empenhar agora para fazer a minha oficina.
vou postar algumas fotos então, vou para AUTO CADE e colocar a mão na massa ate breve professores.
avelarl
GDMista
GDMista
Mensagens: 271
Registrado em: 28 Jan 2009, 12:10
Cidade: são paulo
Idade: 42

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por avelarl » 02 Jul 2014, 12:50

Tava com vergonha de mostrar minha nova oficin... digo novo muquifo por que depois do olhar todo o topico ...., mas vamos lá. Morava em uma casa alugada com vizinho no quintal mas consegui abrir um espaço na laje para trabalhar. Como ainda não consegui comprar meu proprio cafofo fomos eu e a patroa a procura de algo independente então me mudei o mês passado e só quis esta casa pois tem um bom espaço para montar um novo muquifo. Ainda está em fase de organização mas segue algumas fotos do porão :oops: :oops: :oops: :

Entrada sinistra:

Imagem

Imagem

Como ele tem 2,10 de altura as lampadas ficaram baixas, por isso esse brancão nas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Como o espaço tem apenas a ventilação vindo da porta senti a necessidade urgente de um ciclone, por enquanto to usando o aspirador da sogra:

Imagem

Imagem

Por enquanto é isso, fiquei mais feliz pois agora posso espalhar as ferramentas em paineis e ter mais algumas (mas antes o TCC vai ter que arrepiar muito).
A mesa de sinuca que estava começando a reformar antes de mudar vai atrasar de novo.

Abraços

Avelar
Avatar do usuário
Arnaldo23
GDMista
GDMista
Mensagens: 616
Registrado em: 20 Nov 2013, 21:07
Cidade: Ribeirao Preto/SP
Idade: 63

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Arnaldo23 » 02 Jul 2014, 19:59

Que 10 Avelar.

Um espaço só pra sua oficina.
É o sonho acho que de pelo menos uns 50% aqui do GDM.
Eu terei que dividir a minha oficina com o carro por muito tempo ainda. rsrsr

Um abraço e felicidades.

Arnaldo
avelarl
GDMista
GDMista
Mensagens: 271
Registrado em: 28 Jan 2009, 12:10
Cidade: são paulo
Idade: 42

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por avelarl » 03 Jul 2014, 12:22

Pois é Arnaldo,

Dividia o espaço com lavanderia para duas casas, varais para todo lado, e quando estava com roupa descia até triste :cry: :cry: :cry:

Abraços

Avelar
Avatar do usuário
Loukotk
GDMista
GDMista
Mensagens: 3291
Registrado em: 16 Jan 2013, 13:39
Cidade: Niterói/RJ
UF: RJ
Idade: 69

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Loukotk » 03 Jul 2014, 12:36

Avelar,

Parabéns pela mudança e pelo espaço para brincar!

É bom ter um lugar para poder deixar como estar e continuar no dia seguinte, sem ter que carregar as tralhas de cima para baixo, varrer e arrumar.

:aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso:
Lourival Takao Konishi
Avatar do usuário
Jeffo
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Set 2011, 11:57
Cidade: São José dos Pinhais/PR
Idade: 52

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Jeffo » 20 Jul 2014, 20:04

Buenas!

Sou meio novo como postador aqui, apesar de estar registrado e sempre dar uma futucada desde 2011.

Adoro fotos de oficinas. Sempre aparece uma idéia para usarmos na nossa. Ótimas postagens do pessoal.

Na minha tentei aproveitar ao máximo o espaço. Apesar de ter 4,30 x 3m, oficina é como HD do PC: espaço nunca é demais...já está lotada depois de 8 anos construída como edícula. Aqui nunca terei aquela parede com as ferramentas todas bonitinhas...não há parede livre mais! :lol:

Aqui mexo com um pouco de tudo, mas principalmente marcenaria, eletrônica e, antigamente, aeromodelismo. Para os serviços mais pesados ou marcenaria, uso a área em frente à churrasqueira onde monto as serras, bancada, etc. O banco tipo deck é muito usado para várias coisas. Inclusive sentar de vez em quando. Nesta área estou finalizando a montagem de alguns cajones que produzo em lote. Os prontos estão na prateleira alta, ao lado da churrasqueira, tem mais sobre eles neste tópico: jf-moreira-cajones-t27524.html

Segue algumas fotos.
Abraço,
Jeffo.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
A few of everything. Restless mind
Avatar do usuário
Arnaldo23
GDMista
GDMista
Mensagens: 616
Registrado em: 20 Nov 2013, 21:07
Cidade: Ribeirao Preto/SP
Idade: 63

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Arnaldo23 » 20 Jul 2014, 21:41

Oi Jeffo.

Que baita espaço e quanta coisa.
Muito bom.
Estive vendo sobre os cajones que você faz. Bem interessante.
Eu já tinha visto em barzinho com musica ao vivo, mas não tinha atinado.
Gostei muito das cadeiras Adirondack. Você que fez?
É meu próximo projeto.

Parabéns.

Um abraço,

Arnaldo
Avatar do usuário
Jeffo
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Set 2011, 11:57
Cidade: São José dos Pinhais/PR
Idade: 52

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Jeffo » 20 Jul 2014, 22:02

Oi Arnaldo! Valeu. Espaço é uma coisa preciosa! Quando lota a gente sente falta de mais dele, hehehe...

Os cajóns tiveram um começo engraçado. Eu sou baterista há muito tempo. Um dia, lá pelos idos de 2007, muitos meses frequentando um bar com música ao vivo um amigo me falou, "Jeffo, você viu o que o cara está tocando?". Era um cajón. Toda semana no tal boteco e nunca tinha notado o "banquinho" que o cara sentava e tocava! A solução para os problemas de "som de churrasco"! Não precisa de bateria nem tralha toda, etc. Hehehe. Ele passa despercebido!

Sim, fiz as duas Adirondack. Adaptei para ripas de pinus CCA autoclavado, usadas em deck de piscina, que encontrei por aqui.
Lindas!!! Adoro elas, aliás, todo mundo. E ótimas para sentar, comer e conversar.

A "casona" da Gabi, minha boxer, na primeira foto, também fiz um tempo atrás. Com paredes duplas com isopor e teto basculante, com um toque de "polacos/italianos curitibanos" nos lambrequins. CLARO que a cor minha esposa me "fez" escolher... 8-)
A few of everything. Restless mind
Avatar do usuário
Nephilim
GDMista
GDMista
Mensagens: 1892
Registrado em: 29 Out 2010, 21:03
Cidade: Lisboa - Portugal
Idade: 54

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Nephilim » 21 Ago 2014, 10:46

Olá

Aqui o prolongamento da minha oficina no quintal, aproveitando o verão e o calor para trabalhar na rua e fazer serragem á vontade.
Nesta vesse a minha lixadora que de "desmanchou" em apenas 10minutos de utilização, mas agora parece que está ok... e a serra de bancada da mesma marca. Não sou um fan desta marca mas o preço fez-me optar por ela... :lol:



Imagem


Abraço
Avatar do usuário
Arnaldo23
GDMista
GDMista
Mensagens: 616
Registrado em: 20 Nov 2013, 21:07
Cidade: Ribeirao Preto/SP
Idade: 63

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Arnaldo23 » 21 Ago 2014, 18:33

Que bom que você conseguiu recuperar a lixadeira.

Aqui não temos problemas com as estações do ano.
Principalmente aqui em Ribeirão Preto que é calor o ano todo.

Qual é esse trabalho que está sendo feito?

Um abraço,

Arnaldo
Avatar do usuário
Nephilim
GDMista
GDMista
Mensagens: 1892
Registrado em: 29 Out 2010, 21:03
Cidade: Lisboa - Portugal
Idade: 54

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Nephilim » 21 Ago 2014, 19:28

Arnaldo23

Olá

Aqui está calor, e vai estar até inicio de outubro, depois o calor gradualmente começa a desaparecer e as noites a ficarem maiores, em novembro já pode fazer frio e vir tempestades, depois em dezembro até fevereiro é sempre frio e tambem chuva ás vezes.
Eu trabalho cá fora de inverno desde que não esteja a chover ou muito vento, na região de Lisboa o frio é suportavel tirando um dia ou outro no inverno, não neva, raramente a temperatura chega a 0º, só de noite vai ao 0º e não ao todas as noites o que acontece é que como estou a 8klm do mar é um frio maritimo e umido e com vento representa mais frio do que o frio do real do termómetro. Ou seja 5º com umidade e vento é pior que 0º sem vento nem humidade. Mas durante o inverno ha dias que de dia ao sol até se está bem. Gosto muito de estar no quintal o ano todo, tenho uma parte no exterior que tem telha e não chove.


Eu aqui num dia de inverno, estava nublado e quando assim é está menos frio, mas mesmo assim tem de se estar agasalhado, mas na boa já estamos habituados a sofrer no inverno sempre o frio. :lol:

Imagem

Sobre a lixadora funciona bem, mas é para usar com delicadeza, não vá ela se desmanchar de novo, espero que não mas não tenho fé nela a 100%... :roll:

Sobre o espaço é o meu quintal, tem havido lá obras ainda se ve o andaime, coloquei algumas arvores e arbustos é um espaço que estou vindo a arranjar já a varios anos mas está quase bom.

Sobre as ferramentas tenho uma talet com stein e rodas por baixo da serra de bancada, para facilmente retirar a serra da garagem e meter cá fora, não interfere nos cortes, as rodas travam.

O que tou a fazer, do lado direito é um tampo para uma mesa que aproveitei os pés metalicos e pintei e vai levar um tampo de 60cmx60cm é uma mesinha mas de exterior na parte coberta, so apanha chuva se ela vier com o vento, mas apanha sempre umidade.

O que tava a lixar é um projeto antigo e que tava guardado há 2 anos e estou acabar, mas é um prótotipo de um candeeiro. É mesmo uma experiencia mas resolvi acaba-lo se ficar interessante, até posso fazer depois um a serio.

Abraço
Avatar do usuário
Gilson Ricardo
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2088
Registrado em: 18 Jan 2013, 10:52
Cidade: Curitiba
UF: PR
Idade: 56

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Gilson Ricardo » 21 Ago 2014, 19:41

Olá Nephilim - nesta foto vi um poço e me dez lembrar da infância em algumas casas que moramos tinha poço e a água é uma delícia.

abraços

Gilson
Na vida existem duas coisas perigosas... beijo de mulher casada e beliscão de tábua rachada.
Avatar do usuário
Nephilim
GDMista
GDMista
Mensagens: 1892
Registrado em: 29 Out 2010, 21:03
Cidade: Lisboa - Portugal
Idade: 54

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Nephilim » 26 Ago 2014, 07:40

Gostei dessa mesa de apoio. :D realmente gosto sempre que seja possível a solução de rodízios, mais fácil deslocar para limpar.


Abraço
Avatar do usuário
Marcosf
GDMista
GDMista
Mensagens: 164
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:56
Cidade: Cariacica/ES
Idade: 32

a oficina nossa de cada dia ...

Mensagem por Marcosf » 01 Set 2014, 21:41

A minha oficina muda constantemente. Tirei essas fotos na sexta feira, no sábado já chegou uma geladeira e agora está por vir uma bancada de 275x90cm, mas depois eu posto novas fotos.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Abração, :D
Marcos Felipe Moraes
Curta a página da minha marcenaria no Facebook: https://www.facebook.com/americamoveis
Responder