Tornearia Artesanal de MadeiraGoiva com ponta intercambiavel

Fórum exclusivo para assuntos relacionados à tornearia artesanal de madeira.
Avatar do usuário
SCHNEIDER
GDMista
GDMista
Mensagens: 738
Registrado em: 12 Jul 2004, 13:52
Cidade: Cruzeiro do Sul(RS)
Idade: 51

Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por SCHNEIDER » 26 Fev 2014, 13:55

Boa Bisconsini, estava aqui olhando essa engenhoca e tentanto achar um defeito...
O bao mesmo e ficar tapado de cavacos, nao tem graca...
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por marcos leitao » 26 Fev 2014, 22:18

SCHNEIDER escreveu:Boa Bisconsini, estava aqui olhando essa engenhoca e tentanto achar um defeito...
O bao mesmo e ficar tapado de cavacos, nao tem graca...
:huhu :huhu :huhu :huhu

Depois sair se sacudindo pela oficina...heheheheheheh

Deve ser bão, mesmo. Não vejo a hora.


Bisconsini.

Esta ferramenta tem uma lâmina vazada, tipo um estilete curvo e aberto, que corta e o cavaco sai pela abertura que o joga para baixo. Não é uma pastilha e sim, uma lâmina.

Com as tiras que saem... deve dar para empalhar uma cadeira...HEHEHHEHEHH
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Joabe Bomfim
GDMista
GDMista
Mensagens: 274
Registrado em: 30 Jun 2013, 21:05
Cidade: João pessoa pb
Idade: 51

Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por Joabe Bomfim » 26 Fev 2014, 22:51

Bisconsini

A haste de amortecedor é tão barata que dá para fazer uma goiva para cada inserto. Acho que é mais prático do que ficar substituindo insertos.

Para o anel de metal do cabo da goiva, eu uso um guidão de moto/bicicleta, comprei na sucata por 2 reais. Dá para fazer muitos anéis.

O parafuso pode ser usado sem a arruela de pressão. Tenho certeza de que não vai folgar durante o uso.

O mais legal de um post como esse seu é que fica, cada vez mais claro, que nós brasileiros estamos fazendo nossas ferramentas e máquinas a um custo muito baixo. Além disso, as nossas ferramentas e máquinas possuem uma qualidade excelente.

Eu ouso afirmar que, dentro de pouco tempo, os torneiros do Brasil estarão criando formas inovadoras, formas nunca imaginadas antes.

Um abraço a todos
Avatar do usuário
SCHNEIDER
GDMista
GDMista
Mensagens: 738
Registrado em: 12 Jul 2004, 13:52
Cidade: Cruzeiro do Sul(RS)
Idade: 51

Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por SCHNEIDER » 27 Fev 2014, 08:07

Realmente fica evidente a criatividade do nosso povo. E nao falo em jeitinho brasileiro. Estamos vendo ferramentas boas sendo criadas.
Os aneis tambem podem ser feitos com canos de agua quente de cobre. Vai do que estiver ao alcance

Ademir
Vidor
GDMista
GDMista
Mensagens: 351
Registrado em: 21 Jan 2014, 12:00
Cidade: Foz do Iguaçu, PR
Idade: 63

Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por Vidor » 27 Fev 2014, 08:32

Bisconsini, tua idéia das hastes de amortecedor foram tão boas, que foi clonada antes de Vc usar :D

Ontem fiz um teste de uso, em termos de corte perfeitas, mas as pastilhas que tem inclinação (saida de cavacos) se comportam 1000 vezes melhor, não lasca a madeira, tem mais facilidade de inclinação do porta ferramentas, e a parte de corte em contato com a madeira é sempre o fio, jamais a lateral da pastilha.

Outra coisa, não sei a saúde da visão de Vcs, mas a noite, com óculos de 2º, pastilha de 12mm e parafuso de 5x5mm, a coisa fica dificil de substituir e se cair no chão no meio dos cavacos adeus, sem contar que muitas vezes bate aquela preguiça, então, a conclusão que cheguei foi a mesma do amigo acima: È tão fácil de fazer que não compensa intercambiar, para cada pastilha uma ponteira é melhor, com 4 formatos da para fazer tudo.

Olha o Clone aí, ainda sem polimento, destemperei para furar e fazer rosca.
Imagem
"Sabedoria é conhecer o limite de sua ignorancia" Socrates
Avatar do usuário
Bisconsini
GDMista
GDMista
Mensagens: 217
Registrado em: 14 Mai 2011, 10:09
Cidade: São Paulo
Idade: 46

Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por Bisconsini » 27 Fev 2014, 09:14

Vidor não é clone e sim um trabalho desenvolvido em grupo.

A ideia da haste de amortecedor veio do Joabe, as pastilhas peguei a ideia de um video de propaganda das ferramentas Robert Sorbi, o Silvio deu a dica de onde encontrar as pastilhas e o bate papo foi apurando as idéias.

Essas ferramentas são o resultado do trabalho coletivo aqui do forum.

Como já citei se não fosse o GDM eu teria comprado aquele torno amarelinho que não vale nada, ficaria com raiva e nunca mais teria interesse em tornear madeira.

Ficaria muito feliz se futuramente encontrar a venda goivas By GDM a um preço justo que estimule mais pessoas a se tornarem torneiros. :D

Vidor só mais uma dica, não precisa destemperar a haste para fazer a rosca, o macho xing ling que tenho fez na boa. Se não me engano essas hastes são endurecidas por fora e tem seu interior mais mole sendo fácil furar ou cortar depois de romper a camada externa.

Ainda estou devendo as especificações do macho que usei para fazer rosca e tb o cabo, ontem foi dia de dar atenção para a patroa senão ela fala para eu morar na oficina... hoje devo terminar. :lol:

Abração!

R. Bisconsini
Joabe Bomfim
GDMista
GDMista
Mensagens: 274
Registrado em: 30 Jun 2013, 21:05
Cidade: João pessoa pb
Idade: 51

Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por Joabe Bomfim » 27 Fev 2014, 19:43

Bisconsini e Vidor

De fato, estamos conseguindo fazer ferramentas em grupo. É que uma ideia puxa outra, então a coisa vai evoluindo.

Mas eu queria fazer sobre o vídeo que apresenta as ferramentas, esse último que foi postado.

Parece mesmo muito estranho que o cavaco desça. Acho que o motor tá com o sentido da rotação invertido e que o fio de corte está virado para baixo. O resultado será o cavaco ir para baixo.
É so opinião minha.


Um abraço a todos
Rocchi33
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Jan 2017, 09:43
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 54

Re: Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por Rocchi33 » 25 Fev 2017, 14:12

Bisconsini e Vidor boa tarde ... sou novo aqui no forum e gostaria de comprar ou montar um torno para pecas pequenas com dimensão de 180mm de comprimento com 50mm de diâmetro ... gostaria de usinar PEAD e de fazer uma goiva igual a de vocês ... Vidor o que quer dizer quebra cavaco que se referiu ser melhor ... Bisconsini vi que comentou que o torno amarelo nao é bom ... o que voce pode me aconselhar ? Obrigado ... prefiro montar o mini torno de madeira para ficar mais barato se for possível devido a falta de grana no momento ... Algum de vocês venderia uma goiva para mim ?
Avatar do usuário
rafael_tst
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 16 Mar 2008, 16:40
Cidade: São Paulo
Idade: 39

Re: Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por rafael_tst » 06 Abr 2017, 16:47

Só um pitaco, eu tenho torno mecânico e estou acostumado com as pastilhas:

Podem ser compradas novas ou usadas, mesmo as usadas ainda cortam muito METAL! Madeira acho que vai durar uma vida. Usadas são muito baratas, coisa de 3 reais a peça.

Quanto ao parafuso que prende as pastilhas, ele tem a cabeça cônica e um passo diferente, o macho para essa rosca é bem carinho assim como o parafuso. Eu uso parafuso M3 e faço o cônico da cabeça no torno, se não for fazer o cônico use um M4, M5 ou M6, isso vai depender da pastilha.

Quando prender a pastilha, uso um pouco de trava rosca no parafuso, com a vibração ela vai soltar (experiência própria, mas no metal).
Élcio Salto
Membro
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 19 Fev 2016, 17:08
Cidade: Salto-SP
Idade: 54

Re: Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por Élcio Salto » 01 Ago 2017, 14:22

Uma coisa que acho que ninguém comentou: qual é (ou quais são) os ângulos mais propícios desses insertos para tornear a madeira?
Essa é uma dúvida que tenho a muito tempo. Eu fiz duas goivas com esses insertos (um redondo e outro em forma de losango) e gostei do resultado. Porém, é muito difícil mudar o ângulo de afiação, mesmo eu tendo comprado um rebolo específico para isso. Pelas fotos dos insertos, mesmo os novos tem ângulos de afiação bem diferentes.
Bbj45
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Ago 2017, 12:00
Cidade: Cerro Largo
UF: RS
Idade: 78

Re: Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por Bbj45 » 07 Ago 2017, 20:26

Bisconsini escreveu:
Vidor escreveu:Biscoini, 2 sujeitos com a mesma dúvida, também estou fazendo minhas goivas principalmente pelo preço praticado no mercado, e vi nas de ponta intercambiável uma boa solução.
Essas ferramentas me pareceram bem uteis, não dá para substituir todas as outras de ponta fixa mas como ainda não tenho nenhuma pensei em começar com essas.

No momento eu não comprei nenhum bit ainda, mas antes de fazer a haste vou comprar um ou 2 para ver o tamanho certo do parafuso que vou usar e tambem o espaço correto onde vou fixar o bit, sem essas medidas não dá para fazer a haste corretamente.

A desvantagem que vejo é quando cega a lamina temos que importar outra, acho que não deve dar para afiar.

A vantagem é que para quem não tem a manha de afiar é só trocar a lamina por uma novinha por um preço relativamente baixo.

As minhas duvidas são:

Será que esses bits duram bastante?

Será que dá para fazer no minimo as operações básicas no torno só com 3 formatos de bits ( redondo, quadrado e losango) ?

Procurei no ebay por "carbide wood turning" os bits tem uma variedade grande de preços, se alguem manja da diferença entre eles dá uma dica por favor! :roll:

T+
R. Bisconsini
Boi noite
Vou interferir para dizer que esses bits são afiáveis, até comprei um dispositivo da Tormek, onde veio junto gabarito para afiação dessas ferramentas. Ainda não comprei nenhuma, mas provavelmente são de material duro, pois as árvores mais duras são pinoteas e já ví videos com essa ferramenta.
R. Bbj45
Xanxes
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Ago 2017, 20:11
Cidade: BOM JESUS DOS PERDOES
UF: SP
Idade: 67

Re: Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por Xanxes » 11 Set 2017, 18:44

Boa noite
Sou novo aqui, estou lendo tudo para não perguntar abobrinha.
Vi que um colega perguntou sobre qual torno adquirir e não veio nenhuma resposta. Aguardando.
Obrigado.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Goiva com ponta intercambiavel

Mensagem por Zzéff » 11 Set 2017, 21:01

Estimados amigos,
Vou colocar um pouco de pimenta na discussão:


Acho que poderia se aproveitar a ideia dos bits e adaptar no mandril .

Estimado Xanxes,
Felizmente esse fórum é dedicado para profissionais, hobbistas e curiosos sendo que qualquer pergunta que seja feita é pertinente. Quanto ao tipo de torno a comprar a recomendação é que ele seja o mais sólido possível para evitar vibrações. Isso os tornos antigos tem e a má noticia é que você somente irá conseguir equipamentos usados. Eu uso torno muito eventualmente e tenho um torninho caseiro feito com furadeira:
IMG_20160222_165703926 (Cópia).jpg
Com esse equipamento eu já fiz muitos cabos de ferramentas e também algumas coisas de acabamento. Recentemente fiz um rolo com um amigo e acabou vindo um torno Gamma 682BR que eu ainda não testei. Me parece sólido o suficiente para o uso que darei a ele como hobista e com certeza é melhor do que o meu torninho caseiro. Para produção mais profissional eu acho que é um torninho muito fraco e o motorzinho de 550W certamente não vai aguentar o tranco.

abraços

zzeff
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder