Atualizações e Notificações GDMProibir ou não politica e religião

Fórum exclusivo para notificações e avisos de atualizações do GDM Fórum.
Por favor leiam!

Você é a favor ou contra a proibição de assuntos sobre política e religião?

Esta enquete foi concluída em 02 Set 2013, 22:15

Sou a favor da proibição!
172
71%
Sou contra a proibição!
69
29%
 
Total de votos: 241
Avatar do usuário
pitu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3705
Registrado em: 11 Ago 2006, 19:21
Cidade: arraial d'ajuda (BA)
Idade: 54
Amigos, só para deixar registrado:

Também são contrario ao utilizo do GDM para assuntos sobre politica e religião.

São assuntos que, pela importância dos mesmos, podem criam faciones e dividir usuários criando situações de constrangimento. E isso, além de ser ruim para o fórum, vai arrecadar muito trabalho e estresse desnecessário sobretudo para quem modera e administra o fórum.

Bração,
Pitu
Um pedacinho da Bahia agora no Facebook!
http://www.facebook.com/PeNaEstradaPousada
Branco Leone
Banido
Banido
Mensagens: 2958
Registrado em: 20 Dez 2009, 12:08
Cidade: São Paulo - SP
Idade: 64
Florestal escreveu:Outra coisa, a grande imprensa possui uma posição política que forma a opinião dos leitores, normalmente o pessoal de classe média, que é quem seguramente é maioria aqui. Acontece que existem outras visões políticas que a imprensa esconde, assim, as pessoas que discordam da visão da mídia devem ter um espaço para exporem suas ideias.
Florestal,
apenas para que você não se sinta sozinho, venho dizer que concordo totalmente com sua opinião, de ponta a ponta.

No entanto, por causa do que você diz no parágrafo que destaquei acima, o "debate" aqui tem sido desigual. E quando é desigual, não é debate, é massacre.
Por isso não votei, mas não me importarei muito se os assuntos em questão forem proibidos.
abraço
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75
bom é pra votar ou pode opinar, pois sempre que alguem discute religião ou politica, é pra concientizar o outro que ele ta errado, então num existe discussão politica e religiosa, mas sim imposição, ha mas no futebor é diferente, a gente num quer que o outro mude de time, mas sim que perca e guente a gozação,
se o cara, falar é o teu time é melhor a partir de hoje vou torcer pra ele, pronto, acabou a graça, vai sobrar cerveja no balcão.



rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58
Oi pessoal :D

Obrigado pelos comentários e considerações.
Pessoal, amanhã a enquete termina. Gostaria de pedir aos amigos que têm outros amigos ou conhecidos que são cadastrados no GDM e ainda não viram a enquete, que os convide para votar, para que possamos finalizar esta enquete com o voto deles também :D

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
ferro90
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Jul 2013, 22:37
Cidade: porto alegre/rio grande do sul
Idade: 52
foi difícil mas comseguiran comquistar espaço para falar de marcenaria
tem outros forums e redes sociais que tratam de religião vamos faser marcenaria!!! :roll: :roll: :roll:
spok
GDMista
GDMista
Mensagens: 457
Registrado em: 16 Jun 2010, 21:51
Cidade: são vicente /são paulo
Idade: 63
creio que todos deveriam sim comentar sobre política e em todos fórum possíveis, esta é uma forma livre e democrática de se defender, todos aqui tem filhos ,filhas, netos e acredito que como pais e mães não desejam um país em frangalhos, onde o poder público deveria cuidar de nós com um pouco mais de carinho , temos Estados que está completamente nas mãos de traficantes e organizações criminosas , em todos os setores públicos a desvios de dinheiro que é nosso, 60% da sua vida serve apenas pra pagar impostos, temos os piores carros fabricados no mundo além de serem caros, nestes últimos 16 anos quantas escolas foram construídas Brasil a fora?, o mesmo com hospitais, 20 anos fazendo criança-esperança e toda vez que saio nas ruas veja mais e mais crianças abandonadas, sujas, exploradas, e o pior drogadas , tá na hora de se discutir controle de natalidade , temos mais bandidos do que policiais, a corrupção é um câncer que corroi toda a sociedade , o único país do mundo que tem mais de 60 partidos políticos e nenhum deles presta ,
E bom discutir política sim num país de 200 minhões de desmemoriados onde cada um cava a sua própria cova.
Religião deve sim ficar de fora pois a fé é individual .
os kupins vão ganhar a guerra
ivanovitres
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Ago 2011, 12:46
Cidade: Rio Grande - RS
Idade: 72
Mesmo não sendo um colaborador no sentido exato da palavra, por que tenho muito que aprender, com os demais membros do forum, venho externar minha idéia sobre esta enquete. Creio que se temos a capacidade de participar desde forum, temos também a capacidade de utilizar o bom senso. Também creio que devemos evoluir e é através das trocas de idéias que podemos assim fazê-lo. Se bem que o termo democracia ou democrático não seja bem entendido, temos que lutar para que este tipo de comportamento seja bem utilizado e daí que proibir não leva a evolução nenhuma. Para ilustrar melhor, seria como proibir utilizar a mão, ferramenta muitíssimo útil, nesta atividade, por que também a mão pode acionar uma arma para tirar a vida de outrem. Obrigado pela oportunidade de me expressar.
A humildade não é tão somente uma entre outras qualidades ou potencialidades humanas; é também aquela que salvaguarda todas as demais
Avatar do usuário
Vinícius CVS
GDMista
GDMista
Mensagens: 558
Registrado em: 18 Abr 2012, 18:30
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 44
Gostaria de fazer algumas observações:

1 - não é o tema (religião, política etc.) que gera problemas... O problema está na falta de prudência ou respeito de alguns. O repeito é um núcleo irredutível da relação civilizada. Sem respeito, as relações se deterioram. Proibir tais temas no fórum seria semelhante a banir o automóvel nas estradas, ao argumento de que milhões morrem todos os anos por conta dos carros. Ora...o carro não é o problema, mas sim o motorista mal educado, imprudente, negligente e imperito. Não é por que alguns estúpidos prepotentes se exaltam que devemos restringir a troca de idéias francas e construtivas de muitos outros que se respeitam no fórum.

2 - o fórum, precipuamente, é sobre marcenaria. Alguém muito inteligente criou "sub-fóruns", para abarcar informações e debates que não sejam referentes à marcenaria. Estes espaços não prejudicam o objetivo principal do GDM (marcenaria).

3 - não podemos esquecer que o ser humano é polédrico (tem várias faces). Não somos só marceneiros; mas advogados, médicos, empresários, pais de família, maridos etc. Ter a oportunidade de conversar sobre política e religião é uma necessidade que muitos têm. E se aqui temos muitos amigos, por que restringir a plena comunicação entre pessoas que guardam amizade entre si?

Estou perplexo, por que até agora, a maioria prefere banir estes temas do fórum. Se não gostam do tópico; não precisa se manifestar. Agora, se deseja expor alguma opinião, faça de maneira respeitosa, construtiva e nunca teremos problemas no fórum.

Eu entendo que a atividade de moderação é difícil. Controlar amigos, restringir pessoas e julgar pendências é complicado, principalmente entre amigos. Agora, faço um apelo. Não é o tema que deve ser censurado; mas sim o amigo que se exaltou.

Att. Vinícius
Instagram: @studiocarvas

A primeira das vitórias é a da vontade sobre o corpo. Dante- Divina Comédia
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58
Oi pessoal, obrigado pelos comentários :D

Ivanovitres, aqui entre nós, seu exemplo não foi lá um dos melhores né brimo kkkk
Proibe-se a arma e não a mão kkkkk
É proibido matar, é proibido roubar, é proibido estuprar, é proibido qualquer tipo de agressão. Isso fez a humanidade evoluir. Portanto, proibir, as vezes é para evoluir. :D
Imagine você que em oficinas temos um monte de ferramentas. Algumas cortantes, outras perfurantes e etc..
Não se proibe as mãos, muito menos as ferramentas. Mas agente precisa restringir o uso das ferramentas, até mesmo para que durem mais. Por exemplo, não devemos usar o martelo para cortar madeira, nem o alicate para pregar pregos, muito menos usar formão como chave de fendas. Isso é restringir o uso das ferramentas. Mas utilizar estas ferramentas como armas e com elas agredir, opa, isso é proibido.
Seguindo este mesmo exemplo, o GDM Fóruns seria uma oficina repleta de ferramentas e os usuários seriam seus operadores.
Aqui nós temos um impasse. Tendo como base os assuntos, que são as ferramentas e os usuários, que são seus operadores.
Se uma ferramenta, vez ou outra é usada inadequadamente, a moderação intervem e geralmente fica tudo bem. Mas quando a ferramenta é usada para agredir, pessoas saem feridas, mesmo quando a moderação intervem.
Então nós temos duas opções: ou proibimos as ferramentas mais usadas para agressão e fiscalizamos para que não sejam mais utilizadas, ou fiscalizamos mais intensamente os seus operadores (Proibir ou não, da na mesma para a moderação, o trabalho será praticamente o mesmo).

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Editado pela última vez por AdminGDM em 02 Set 2013, 04:58, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71
Por falar nisso, acabou o prazo pra votar né?? E você nem pediu pra fazer recadastramento do dedo..... :D :D :D :D :wink: :wink: :wink: :wink:
Rey Stan
Banido
Banido
Mensagens: 2656
Registrado em: 01 Out 2008, 08:01
Cidade: Peruibe/SP
Idade: 73
Sidney escreveu:

Então nós temos duas opções: ou proibimos as ferramentas mais usadas para agressão e fiscalizamos para que não sejam mais utilizadas, ou fiscalizamos mais intensamente os seus operadores (Proibir ou não, da na mesma para a moderação, o trabalho será praticamente o mesmo).

Abração
Sidney


É Verdade, Sidney .... dá na mesma, porém a proibição, assim como aquela das armas de fogo, que pretendeu desarmar todos os brasileiros, não foi bem recebida pela população, justamente por aquela maioria inicialmente silenciosa.

Porque? Porque quem já possuía uma arma de fogo registrada para defesa de sua casa, é um homem ( ou mulher) de bem, responsável, trabalhador, equilibrado emocionalmente, etc, etc que não quer ser considerado como um inapto irresponsável ante nada nem ninguém. Além do mais, possuir uma arma para defesa própria e da Família é um Direito que lhe concede a Constituição a todo cidadão brasileiro.

Mesmo ante as atuais restrições, que existiam há muito mas não eram cumpridas por falta de Fiscalização, nunca tivemos que conviver com tantas armas em circulação e com o aumento da violência de um modo geral como depois da proibição/restrição, principalmente nas grandes e médias cidades, fato este que aumentou ainda mais o descontentamento daquela inicial maioria silenciosa.

Não estou falando de política, estou apenas dando um exemplo do efeito negativo das proibições.

Bem, já que estamos no terreno das ferramentas que podem ser usadas como armas, como foi feita a analogia, na minha humilde opinião proibir qualquer coisa vai gerar mais constrangimento do que respeito mútuo.

Ainda na minha humilde opinião, adotando a sugerida Fiscalização Redobrada que V. citou e a consequente Punição Exemplar as Restrições serão mais efetivas do que a Proibição pois aquela educa as pessoas.

O assunto Mau Comportamento não é restrito aos assuntos Espiritualidade, Esportes e Política.
Existem outros assuntos que eventualmente também devam ser monitorados mais de perto mas nem por isso podem ou devem ser abolidos do Forum como um todo.

Apresento isto a V. para desencargo de consciência e para não faltar com o que para mim é verdade .... meu voto já foi dado lá atrás como contra a proibição e a favor da restrição .... assim como o Compadre Branco, não vou ficar muito chateado com a Proibição ... e qualquer que seja o quorum permanecerei na Casa, bem comportado como sempre.

Forte Abraço;
Renato.
Usuário desabilitado por desrespeito aos itens 2 e 9 das Condições de Uso.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58
Oi pessoal :D

Rey, obrigado pela explanação e pelo exemplo muito bem colocado sobre o efeito negativo das proibições. Você foi até muito generoso falando apenas das campanhas de desarmamento, afinal, existem muitos outros exemplos.
Pessoalmente sou contra o desarmamento, mas também sei que a grande maioria das pessoas que têm armas, não são aptas a usá-las. Não receberam treinamento prático nem pscológico para manterem armas. O resultado esta ai, sendo esfregado nas nossas caras. O número de crimes com armas de fogo, são muitas vezes mais cometido por pessoas, até então consideradas de bem, do que por bandidos e políciais despreparados juntos. Brigas em botecos, no trânsito, com visinhos e até dentro de casa.
Não me entenda mal, eu ainda sou contra o desarmamento. Mas assim como está na constituição, só sou favorável se o cidadão tiver treinamento prático e psicológio para possuir uma arma de fogo, que deve ser adquirida legalmente e devidamente registrada. Agora... me dêm uma balinha pra adoçar a boca e eu tentar me convencer que pelo menos 50% das armas nas casas das pessoas foram adquiridas legalmente, devidamente registradas e o sujeito teve qualquer tipo de treinamento :roll:
Melhor nos concentrarmos no assunto da pauta, porque este sobre armamento da pano pra muita manga e, o que eu quis dizer é que se for escolher entre a mão e a arma, proibe-se a arma, nada além disso. :D

Vinicios, pulei sua postagem, desculpe, mas foi porque demorei para postar. Tive que parar no meio pra resolver algo urgente em casa e quando retornei, você já havia postado.
Mesma coisa com esta mensagem. Tive que parar 5 vezes, demorei quase duas horas para conseguir terminar. De madrugada e de manhã é bem complicado pra mim aqui.
Na verdade seria bem mais fácil moderar se não pensassemos primeiro no bem estar dos usuários, mesmo daqueles que infrigem as regras do fórum de propósito e sem nenhum pudor. Agente sabe e tem conciência que existem pessoas do outro lado.
Se não fosse assim, o camarada que criasse caso, logo de cara seria expulso e fim de conversa. Ao invés disso nós tentamos mantê-lo, até onde for possível.
...Alguém muito inteligente criou "sub-fóruns"... Obrigaduuu :D kkkkk
Só um esclarecimento técnico nada importante, mas porque outras pessoas também confundem fóruns com sub-fóruns ok.
O GDM é um conjunto de fóruns, cada qual em sua categoria. Cada título no Índice (página inicial do GDM Fóruns) é um fórum. Se dividissemos cada fórum em sub-categorias, então teriamos sub-fóruns. Expliquei direito?
Exemplo para quem não compreendeu. Imagine que coloquemos categorias dentro do fórum de Marcenaria na Prática, por exemplo: Fórum de armários, fórum de camas, fórum de guarda-roupas e etc.. Então teriamos sub-fóruns. Não implementei sub-fóruns porque acredito que não seja muito prático. Mais organizado sim, mas não mais prático para navegar.

Pessoal, ainda temos algumas horas de votação e eu gostaria de lembrá-los que, esta enquete é sobre abrir mão ou não do direito de poder postarem assuntos especificos sobre religião e política.
E complemento com o seguinte: Se eu gostasse e quisesse proibir, teria o feito sem consutá-los e não estaria cometendo nenhum crime. Muito pelo contrário, estaria exercendo meus direitos como proprietário deste estabelecimento virtual. Assim como qualquer um de vocês têm o direito de proibir o que acharem melhor dentro de sua propriedade. Seja ela residencial ou comercial, desde que amparado pela lei, evidentemente.
Esta enquete foi criada devido a uma necessidade dos usuários e não porque me deu vontade, tenha dó pô kkkkk
Muita coisa acontece por MP sem que vocês saibam. É assim por respeito a privacidade. Se é feito em particular, fica em particular.

Estamos igual ao governo dos EUA: "Eles existem, estão entre nós, mas o povo não precisa saber, senão pode causar pânico...." kkkk
Opa, calma, to só brincando :huhu

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Editado pela última vez por AdminGDM em 02 Set 2013, 10:38, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Adilsonp
GDMista
GDMista
Mensagens: 1877
Registrado em: 11 Out 2009, 20:42
Cidade: Vitória - ES
Idade: 47
rocco escreveu:bom é pra votar ou pode opinar, pois sempre que alguem discute religião ou politica, é pra concientizar o outro que ele ta errado, então num existe discussão politica e religiosa, mas sim imposição, ha mas no futebor é diferente, a gente num quer que o outro mude de time, mas sim que perca e guente a gozação,
se o cara, falar é o teu time é melhor a partir de hoje vou torcer pra ele, pronto, acabou a graça, vai sobrar cerveja no balcão.



rocco
Chefão perdoe sair do assunto, mas sou obrigado a aplaudir o Rocco nessa
:aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso:
www.oficina44.com.br
http://www.youtube.com/Adilsonpinheiro

Errar é humano;
Desanimar é fraqueza;
Desistir é covardia.
(Adilson Pinheiro)
Rey Stan
Banido
Banido
Mensagens: 2656
Registrado em: 01 Out 2008, 08:01
Cidade: Peruibe/SP
Idade: 73
Então, Sidney, finalizando ....

V. escreveu:

" Não me entenda mal, eu ainda sou contra o desarmamento. Mas assim como está na constituição, só sou favorável se o cidadão tiver treinamento prático e psicológico para possuir uma arma de fogo, que deve ser adquirida legalmente e devidamente registrada. Agora... me deem uma balinha pra adoçar a boca e eu tentar me convencer que pelo menos 50% das armas nas casas das pessoas foram adquiridas legalmente, devidamente registradas e o sujeito teve qualquer tipo de treinamento. "



Plenamente de acôrdo!

Chegou onde chegou porque inicialmente não se legislou completamente o direito de possuir uma arma.
Refiro-me a isso na mensagem .... faltou Fiscalização, pois a Legislação já estava na Constituição.
Para que os Direitos sejam exercidos sempre existem Deveres que muitos não querem acatar.
Devido ao comportamento desses resilientes devem ser criadas as Restrições e as Punições.

Vinicius abordou muito bem o tema e concordo plenamente com tudo o que foi escrito em seu post.

No nosso ramo, Madeiras e afins, muitos descalabros ambientais ocorreram pelo mesmo motivo acima exposto e graças a isso hoje padecemos de falta de matéria prima decente no mercado. Se tudo tivesse sido devidamente Legislado ( o que foi, desde o IBDF ) e honestamente Fiscalizado ( nunca o foi, até hoje) a situação atual seria muito melhor para todos os brasileiros.

A Proibição do exercício da Política pelos Governos Militares criaram/educaram um povo avesso a questões políticas. Povo este que, por pura ignorância e inexperiência ainda permite, independentemente de partido político, que gatos sejam contratados para tomar conta das sardinhas, o que não faria se tivesse sido devidamente educado.

São os resultados negativos das proibições que me fazem ser visceralmente contra qualquer uma delas pois negam a existência do poder individual, da capacidade pessoal de discernimento e não permitem o desenvolvimento do bom senso. Além do mais, tira a responsabilidade individual pelos atos e palavras de cada um.

É isso Mestre.....
Gosto muito deste espaço e tenha certeza que torço para que ele continue desenvolvendo-se, com firmeza.
Qualquer decisão que seja tomada será por mim acatada com tranquilidade.

Forte Abraço e Sorte!
Renato.




*PS:
Quanto ao seu desfecho sobre os Ets, "eles" estão mesmo ..... olhe aqui:


Usuário desabilitado por desrespeito aos itens 2 e 9 das Condições de Uso.
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Idade: 67
Bem, já votei ... fui citado várias vezes nesse tópico.
Se não restringir, na prática, vai acontecer o seguinte:
Um forista vem, muito educadamente, e diz que o governo é péssimo por isso isso e aquilo.
Vem outro, e muito polidamente, diz que o governo anterior é que era péssimo por isso isso e aquilo.
Outro forista diz, mais educadamente ainda, e diz que o partido tal é só tem corruptos. Outro forista, educadamente, diz que onde tem corruptos é o partido tal e todos educadamente, citando fatos e boatos contra e a favor.
Assim, educadamente, vamos criando inimizades e discórdias, pois afinal: quem estará com a razão???
E até onde continuaríamos a "debater" esse assunto, que, filosoficamente, é inexaurível?
Volto a insistir, existem trocentos foruns de discussão política e e lá que acho que devemos exercitar nossa consciência política ... eu pelo menos faço assim.
Abs.
Branco Leone
Banido
Banido
Mensagens: 2958
Registrado em: 20 Dez 2009, 12:08
Cidade: São Paulo - SP
Idade: 64
fauzi escreveu:Assim, educadamente, vamos criando inimizades e discórdias...
:lol:
Avatar do usuário
fguido
GDMista
GDMista
Mensagens: 578
Registrado em: 27 Set 2011, 22:36
Cidade: Rio das Ostras - RJ - Brasil
Idade: 61
Minha opinião é a seguinte:

Apesar de eu ser evangélico, acredito que o foco aqui é outro bem diferente de religião e/ou política.

Como se liberar com a alternativa de advertência ou punição poderá gerar muito pano pra manga, uma regra simples é proibir mesmo, pois infelizmente muitos de nós gosta de polemizar assuntos simples. Não se tratando de temas sobre religião/política, evitamos essas discuções e focamos no assunto de interesse comum à todos.
Se eu pudesse voltar no tempo e reinventar minha trajetória teria sido marceneiro desde o início.....
Avatar do usuário
Vinícius CVS
GDMista
GDMista
Mensagens: 558
Registrado em: 18 Abr 2012, 18:30
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 44
Sugestão.

Depois de nossos debates temos uma votação bastante expressiva. A maioria esmagadora decidiu pela proibição.

Agora estamos diante de uma nova questão: a votação é apenas um dado para ajudar nosso ilmo. administrador a decidir ou tem efeito vinculante, como se fosse uma eleição?

Embora a votação tenha se definido pela proibição, os argumentos, as razões daqueles que não desejam proibir foram mais fortes. Isso, com a devida vênia aos discordantes, é óbvio! O que escolher, portanto? a razão ou a força da maioria?

Lembro-me de Benjamim Franklin: "Uma boa decisão é aquela para a qual boas razões podem ser dadas".

A democracia não importa na vontade esmagadora e incontrastável da maioria. Se assim fosse, não teríamos negros, homossexuais, índios, judeus etc. Democracia é o delicado equilíbrio entre a vontade da maioria e a garantia de direitos mínimos às minorias. Colher a opinião da maioria aqui foi importante, mas não surgiu um argumento sólido, forte, de cristalina razão que indicasse a proibição como a melhor solução. Eu realmente esperava um argumento que me fizesse mudar de opinião. Li com afinco cada proposição, mas não achei nada :(

Vejamos a nossa própria vida. Se fossemos convocar o povo para dizer se ele quer cominação de pena de morte para crimes graves, a votação será esmagadora para o SIM. Por que isso não acontece? por que em nossa lei maior (Constituição da república de 1988) consta um núcleo petrificado (pode o tempo passar, mas as cláusulas pétreas não). Neste rol consta como cláusula pétrea os direitos e garantias individuais.

É uma garantia individual não estar sujeito à pena de morte no Brasi, salvo se o país estiver em guerra e houver lei cominando pena de morte para determinado fato. É uma garantia nossa contra o Estado. Espertalhões políticos não podem sequer propor esta votação.

Embora a maioria queira a pena de morte a razão aponta para as seguintes conclusões:

a - o estado não é senhor do indivíduo; não lhe deu a vida; logo não pode retirá-la;
b - quem pratica um crime não o faz pensando na pena. Ele acredita que não será pego. A pena pouca influência tem sobre o agente da ação delitiva.
c - o judiciário é humano; natural, pois, que existam erros. É de se preferir bandidos soltos do que apenas um inocente injustamente morto por um erro judiciário (lembre-se, este inocente pode ser você);
d - desviar o debate para o tipo de pena (se perpétua, de morte, trabalhos forçados etc) é um absurdo. A criminalidade é um fato social de causas plúrimas. Precisamos educar nossos jovens, capacitar nossos professores e robustecer nossas famílias. Já se disse alhures: "eduquem nossos jovens e não precisaremos punir nossos adultos" - Pitágoras.

É importante lembrar que a liberdade de expressão é um direito individual também, desde que não se pratique crime de opinião. Neste caso, não se tería direito à liberdade de expressão, mas sim abuso.

Entendo que o fórum não é uma instituição política. Acredito, contudo, que deveria abarcar sim a liberdade de expressão, como uma consequência natural das verdades consagradas desde 1948, na declaração universal dos direitos do homem (ONU) e perfilhadas por nossa carta maior.

Oxalá estas palavras e de outros bravos Gedemistas apontem caminho seguro, racional e justo para a decisão de nosso administrador.
Instagram: @studiocarvas

A primeira das vitórias é a da vontade sobre o corpo. Dante- Divina Comédia
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3440
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57
Vinícius CVS escreveu:Lembro-me de Benjamim Franklin: "Uma boa decisão é aquela para a qual boas razões podem ser dadas"..
E estas existem ... e são claras .

Olá Vinicius ...
acredito que sua intenção seja a mais louvável possível ...
porém vc comenta que :
Vinícius CVS escreveu:... mas não surgiu um argumento sólido, forte, de cristalina razão que indicasse a proibição como a melhor solução. Eu realmente esperava um argumento que me fizesse mudar de opinião. Li com afinco cada proposição, mas não achei nada :(
Mas vc esquece de dezenas (dezenas!) de posts que geraram desconforto , brigas , usuários expulsos por desrespeito com o semelhante ...
pessoas até "simpáticas " , mas que descambaram para a violência verbal "injustificada"...
Acabar com esse constrangimento desnecessário , a priori , é um bom argumento para tentar minimizar um assunto que a princípio não diz respeito ao FOCO deste fórum específico.

Mas , votemos ...
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75
pra quem acredita, num se precisa de provas, quem num credita, mil provas num bastam, é como comentei acima, discussão politica é querer fazer mudar de opinião e nossos argumentos são sempre mais lógicos do que o de outrem, a menos que recebamos o preço devido, ou somos coagidos na busca de um bem
maior ou punição menor, dançar conforme a musica.

quando entro em uma residencia mesmo num sendo religioso, peço bençãos aos residentes e quando saio idem, no caso do GDM, se iguala a uma residencia, tem proprietario e hospedes, num é de bom tom ofender a quem quer que seja, quando aqui comecei a frequentar oriundo fe foruns de religião, tive de me
policiar e pedir que a qualquer deslize me advertissem e sinceramente, religião e politica, continuam a ser assuntos desastrosos.

e temos os assuntos de dia a dia, que também podem gerar polemica, usar ferramenta indevidamente, mas são assuntos que acabaremos entrar num
acordo, mas politica e religião, como disse o Fauzzi, mesmo educadamente, vai ficar uma rebarba, cutucando, até que se de o troco, pra casa num trago os
assuntos do buteco e a cara-metade, num traz os do salão, por isso que brevemente faremos 41 anos de casados com mais 6 de namoro, e nem por isso
faltam assuntos no dia a dia.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
ChicoPeroba
GDMista
GDMista
Mensagens: 155
Registrado em: 31 Jul 2013, 21:34
Cidade: são paulo
Idade: 69
Olá

Claro que se deve proibir enfim este site é para marceneiros e assuntos sobre madeira.
Avatar do usuário
Florestal
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 13 Nov 2012, 22:59
Cidade: São Paulo
Idade: 71
Vinícius CVS escreveu:A democracia não importa na vontade esmagadora e incontrastável da maioria. Se assim fosse, não teríamos negros, homossexuais, índios, judeus etc. Democracia é o delicado equilíbrio entre a vontade da maioria e a garantia de direitos mínimos às minorias.

...................................................

Entendo que o fórum não é uma instituição política. Acredito, contudo, que deveria abarcar sim a liberdade de expressão, como uma consequência natural das verdades consagradas desde 1948, na declaração universal dos direitos do homem (ONU) e perfilhadas por nossa carta maior.
Como o Vinícius escreveu um belo arrazoado, senti-me tentado a acrescentar mais algumas ideias.

A democracia, da forma como a conhecemos, com partidos políticos e eleições, se firmou principalmente na França, a partir do término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, como forma de equilibrar e permitir que os conflitos existentes na sociedade fluissem de forma civilizada. Com o passar dos anos verificou-se que esse sistema era uma forma de organização social muito superior a todos até então existentes e uma maneira de barrar a ascenção de ideias totalitárias na Europa.

Assim, tenho notado que muitos aqui afirmam, talvez até acertadamente, que a política é foco de desentendimentos entre as pessoas, mas talvez desconheçam os exemplos históricos de que as sociedades européias evoluiram dessa forma. Que foram esses desentendimentos que foram possibilitando se criar instituições democráticas sólidas que assegurassem não apenas a liberdade, mas também bem estar material aos europeus. Sempre quando um brasileiro vai a esses países e relata por aqui, vemos que ele fica maravilhado, um povo limpo, educado, instruido, tudo isso somente foi possível graças ao debate político, ao aperfeiçoamento das instituições. É por este motivo que lemos que a Comunidade Européia recomenda e defende a democracia em todos os países da periferia do capitalismo, sendo que atualmente esse movimento acontece com maior intensidade nos países árabes.

Dessa forma a importância do debate político não se mensura imediatamente, mas sim com o decorrer dos anos.

Como participo de outros fóruns, sei dizer que na prática, atualmente muitas pessoas se inscrevem nos existentes apenas para fazer propaganda política, não tendo nenhum interesse nos assuntos ali tratados e mesmo isso não está sendo coibido em alguns, pois movimenta e aumenta o número de participantes, valorizando o fórum.

Existem também os aspectos de direitos humanos, que abarcam entre outros os direitos das minorias e o direito a liberdade de expressão, algo que o Vinícius colocou de forma brilhante. Eu entendo que esse direito inclui a possibilidade de se expressar livremente sem ser cerceado. O artigo 19º da Declaração de Direitos Humanos diz:

"Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão."

A Declaração de Direitos Humanos surgiu dos horrores da guerra, quando a Europa estava toda devastada e colecionava 25 milhões de mortos e foi um documento que se propunha a evitar que essa hecatombe se repetisse.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75
Florestal, to me divertindo e me instruindo, mas fico meio sem geito de perguntar, estamos em algo, particular, não em algo publico,
mesmo assim sou obrigado a engulir, opiniões contrarias as minhas, ta tudo bem quando alguem defende sua marca preferida de parafusadeira,
que tal madeira é a ideal, pra tal serviço, mas ai vejo um topico, em que o titulo me induz a erro, abro ele e no derrepente, aquele colega,
ta atacando meu partido, o qual me custou suor e lagrimas, mas como vou discutir com ele, ele é o meu chapa, sempre me da dicas, aponta o
melhor material, e pior descubro que a religião dele é forte opositora da minha, como vai ficar esta amizade??????

tudo bem, tudo é politica, mas eu quando posso, prefiro seguir a lógica, e nela, muitos a contrariam pela politica, poderia citar exemplos,
mas ai ja seria discutir politica.



rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50
Enquete é Gurú!

Que bonzinho... Bate o martelo aí meu! :D :lol:

Abraço forte a todos!
Avatar do usuário
Vinícius CVS
GDMista
GDMista
Mensagens: 558
Registrado em: 18 Abr 2012, 18:30
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 44
Marcelo Amorim

Agradeço pos sua colocação. Muito precisa.

Os temas de religião e política são propensos a debates acirrados. Isso por que as opiniões nestes temas quase sempre são dogmas (verdades tomadas como absolutas e livres de racionalidade). Assim, a argumentação, por vezes não tem nenhum efeito entre os partícipes do diálogo. Agem como Rocco bem pontuou:
pra quem acredita, num se precisa de provas, quem num credita, mil provas num bastam, é como comentei acima, discussão politica é querer fazer mudar de opinião e nossos argumentos são sempre mais lógicos do que o de outrem
No entanto, muitos possuem a mente aberta, conscientes que não encerram sequer sombras da verdade dentro de si; carentes de luzes para suas permanentes trevas. Me considero exatamente assim. Já travei calorosos debates espirituais com Rey Stan (Renato), que muito me enriqueceram; já debati aspectos políticos também no fórum; o que pra mim foi bastante enriquecedor. Aliás, remodelei um documento político que tinha preparado, exatamente por conta das opiniões racionais de amigos aqui do GDM. Permitam-me um paradoxo: "a pessoa inteligente sabe que é burra" :D Não sou dono da verdade, portanto não só respeito opiniões diversas, eu as agradeço. Mutatis mutandi, é como Santo Agostinho acertadamente disse: "timeo hominem unius libri" (tradução livre: temo o homem que leu apenas um livro - Devemos conhecer todos os livros e visões possíveis sobre um fato, pra não ficarmos dogmáticos).

Eu sei que os temas em questão estão por vezes associados à brigas; não é o tema em si que é pernicioso. São as pessoas que não conseguem se controlar, não se respeitam e não se portam de maneira civilizada. Ninguém é perfeito... um homem de caráter, honesto e gentil pode escorregar e partir pra agressão injustificada. Deverá ser punido por isso. Não somos animais e devemos nos controlar. Que não se aplique um banimento, mas uma advertência ou censura pública. Proibir os temas é restringir a liberdade de expressão de muitos que realmente se enriquecem com o debate.

Florestal, com percuciência ímpar, não só complementou as idéias. Deu roupagem nova e extremamente convincente.

Nossas instituições democráticas (incluso este fórum - um organismo social vivo e frutífero, ainda que encerrado num microcosmo) só podem ser aperfeiçoadas na liberdade; As restrições, embora resolvam certos aspectos (talvez na prática, com a proibição nunca mais se tenha uma briga), deixam de atender a inúmeros outros. Vamos listar a título de exemplo:

a - enriquecimento de quem tem fome de aprender;
b - a exposição de uma idéia, por si só, robustece e aprimora o autor do pensamento;
c - o contraste de pensamento leva à prova o que se tem por certo. Se eu for convencido de que uma idéia minha estava errada, ficarei muito feliz; livraram-me de trevas; se não fui convencido, minha idéia resta mais forte;
d - o debate com idéias verdadeiras forja amizades duradouras e sadias. A amizade é o amor mais puro e desinteressado. Não sou amigo de alguém por que ele é rico, bonito, esbelto, poderoso etc. O faço por pura proximidade mental e admiração. E estes temas são extremamente poderosos... A mesma força que têm para afastar pessoas, têm incrível vis atractiva (poder de atrair pessoas) quando usado de maneira correta.

Vejam... Podería listar aqui até amanhã. Não o faço para não cansá-los.

A liberdade de expressão é direito de envergadura máter, substância de todo e qualquer veículo de informação, incluso este amável fórum.

Entendo que nosso administrador tenha uma relação dominial com o fórum. Ele idealizou, registrou o domínio. Fez acontecer, à semelhança de um pai ao filho. Mas como disse conhecido sertanejo: "Mas ela sabe que depois que cresce o filho vira passarinho e quer voar" (Zezé Di Camargo :lol: ). Assim, requeiro ao nobre administrador: deixa seu filho voar, alado pelas imponentes asas brancas da liberdade.

Att. Vinícius
Instagram: @studiocarvas

A primeira das vitórias é a da vontade sobre o corpo. Dante- Divina Comédia
Trancado