GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Atualizações e Notificações GDMProibir ou não politica e religião

Fórum exclusivo para notificações e avisos de atualizações do GDM Fórum.
Por favor leiam!

Você é a favor ou contra a proibição de assuntos sobre política e religião?

Esta enquete foi concluída em 02 Set 2013, 22:15

Sou a favor da proibição!
172
71%
Sou contra a proibição!
69
29%
 
Total de votos: 241
Avatar do usuário
marcsam
GDMista
GDMista
Mensagens: 325
Registrado em: 23 Jun 2007, 11:09
Cidade: paraty / RJ
Idade: 52
Bom Dia!

Votei contra a Proibição, pois não é o assunto que induz uma discussão e sim ânimos exaltados e fanatismo, é claro que certos assuntos inflamam mais os ânimos que outros.

Já vi gente discutindo por causa de solução de questões de Calculo na faculdade.

E como julgo que a maioria das pessoas aqui são civilizadas, acredito que não são os assuntos que devam ser banidos, mas sim aqueles que se exaltam (mais claramente Ofendem) que devam ser banidos.
Nada Como um dia após o outro

Marcelo Sampaio
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59
Assim como no legislativo, ao ser aprovada uma lei, ela depois necessita ser regulamentada, para se definir como será a aplicação desta lei na pratica.
Acredito que seja qual for o resultado deste pleito, regras devam ser elaboradas para que seja posta em pratica a decisão da maioria.

Eu já votei, e pronto.

Se sou contra ou a favor, não cabe me expressar aqui, pois o que importa é a opinião da maioria, e não vou tentar explicar o meu voto. Não preciso e nem quero ser influencia ou deixar de ser.

Sidney, este seu gesto é uma grande prova de maturidade administrativa. Parabéns pelo tópico.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59
Rocco,

Você como sempre surpreendendo.

Voto no Rocco para presidente!
No Sidney para Papa!
No Branco para ministro da magia! Fora Hogwarts!
No André para ministro do planejamento!

Que Deus os abençoe!
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
Valdecir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1249
Registrado em: 26 Out 2010, 21:24
Cidade: Cabo Frio
UF: RJ
Idade: 64
Votei a favor da proibição, pois não há como sermos sinceros em certos assuntos sem causar mágoas a outros.

Eu mesmo já magoei sem querer um bom Gedemista partidário doente de certa sigla com meu comentário e só fiquei sabendo disso através de um outro amigo.

Fiquei e ainda estou me sentindo desconfortável, pois ele é um cara bem legal.

Por isso penso que se é pra respeitas as diversidades de opiniões, assuntos polêmicos não devem ser abordados.

Se é a marcenaria que nos une, então vamos falar de marcenaria.

Agora se quero interagir com foristas sobre o tema política ou religião, vou para outros sites específicos.
O chefe diz vai, o líder diz vamos!
Imagem
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59
Na minha mensagem imediatamente acima,

Leia-se ao final do texto a seguinte frase:

:huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu

Uma vez que estava no ipad e não consigo colocar estes ícones por ele.
E, a função "editar" deste tópico está desabilitada.

então saibam que existe um:

:huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu

ao final.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
RalphLinhare
GDMista
GDMista
Mensagens: 455
Registrado em: 24 Out 2007, 18:16
Cidade: Campos dos Goytacazes
Idade: 68
Sidney bom dia.
Eu votei contra a proibição.

Em caso de qq uma das opinião ganharem vc pode proibir que os que não querem não se meterem nos assuntos dos que querem ? Assim nós falamos e os outros se calam. E em caso daqueles que não querem falar, falarem que sejam punidos.

Eu sempre fui contra que 49% de pessoas não querem coisa tenham que engolir coisas dos que os 51% aprovaram.

Sempre achei que tudo tinha que ter 2 governos, um para os que querem e outro para os que não querem. Assim ninguém tinha ser obrigado a fazer o que não quer, e cada um assumiria sua responsabilidade pelos seus atos.

Não haveria compra de interesses seria a legitima vontade.

Sou contra o voto obrigatório, e tenho que ir votar porque 500 querem ? Por isto não votos a milhares de anos. Assumo minhas consequências.

Porque não existe lei para o suicídio ? Pq ninguém pode evitar aquilo que vc quer por direito seu !!! É por aí.

Abraços a todos ! Ralph
"Quem decide PODE errar, quem NÃO decide, já errou"
www.serralherialinhares.site50.net
Avatar do usuário
Alex Lima
GDMista
GDMista
Mensagens: 1149
Registrado em: 19 Abr 2013, 18:36
Cidade: Santos SP
UF: SP
Idade: 70
Algumas considerações:

Passamos tanto tempo convivendo com o proibido, com a censura e finalmente conseguimos voltar para a democracia. Estamos tentando nos adaptar a ela.

Os preconceitos continuam caindo e as discriminações em baixa, ainda que timidamente, mas é bom ver isso acontecer. Claro que ainda temos muito que evoluir, mas chegaremos lá.

Assuntos polêmicos vem à tona todos os dias na mídia e causam surpresa, pela naturalidade com que são discutidos, principalmente pelos mais jovens. Nos tempos do proibido, falavam em voz baixa, desconfiados.
Hoje são debatidos abertamente em escolas, restaurantes, fóruns e outros locais abertos. Se são perseguidos é só pelo garçom no dia do pindura... ou advertidos pelos moderadores que orientam discretamente sobre alguma regra esquecida...

A liberdade de escolha é algo fantástico; hoje se não encontramos aqui o que precisamos, podemos buscar lá fora, agora não é proibido! A única barreira são os impostos, pois nada é perfeito.

Toda essa abertura trouxe uma coisa um tanto estranha para uns e nova para outros:
-A decisão da maioria, viga mestra da democracia, deve ser respeitada.
Mas esta mesma regra, para que seja efetiva deve permitir, assim como é feito aqui no GDM, ampla liberdade para se defender posições e divulgar pontos de vista. Isso não é proibido.

E mesmo assim, só alguns opinam, muitos assistem e poucos votam.
De mais de 27000 usuários registrados, apenas pouco mais de 75 votaram até agora (0,3%).

Se for mantida essa proporção aqui acontecerá algo engraçado, pois uma maioria terá que respeitar a decisão da minoria, mesmo essa minoria sendo a maioria votante. Complicado, heim?

Se o resultado desta votação, seja ele a favor ou contra o proibido, não vai diminuir o trabalho dos administradores, moderadores e colaboradores (talvez o tornasse mais desagradável), então que fique tudo como está...sem o proibido!

Alex.
Vida, quão misteriosa sois
Tantos segredos guardais
E tão simples permaneceis
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3441
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57
Sou agora a favor da proibição!
No GDM só madeira...
Quer política vamos pro fórum de política...
Estou a bastante tempo no gdm , e vi que a grande maioria dos tópicos acaba em brigas.
Pois a política está em tudo ... porém o respeito nem sempre.
Já quando o assunto é madeira ... existe um fraternal respeito mútuo.
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75
ta o Ralph Linhares, entra da sua opinião, uns podem vaiar outros abalizar, e onde tava ele, na hora que preciso, quando vou mexer com serralheria,
é uma mostra como o assunto é apaixonante e por isso perigoso.



rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
carlão jacarei
GDMista
GDMista
Mensagens: 566
Registrado em: 21 Ago 2011, 22:31
Cidade: jacarei / sp
Idade: 60
Não gosto de assuntos polemicos ou que possam gerar polemica.
Participo do GDM procurando assuntos relacionados a marcenaria e afins.
Nada contra a quem queira manifestar opiniões adversas a esses assuntos, mas acho que existem canais mais apropriados para essa finalidade.
Por isso sou a favor da proibição.
abraços
Avatar do usuário
Kinsons
GDMista
GDMista
Mensagens: 216
Registrado em: 07 Nov 2009, 20:49
Cidade: Somewhere
UF: Outro
Idade: 70
Fórum de Discussões (segundo Wikipédia):

"Por definição, Fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates (grifo meu) através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão".

Ora, se uma pessoa entra em um Fórum de Discussões e não tem equilíbrio emocional para tratar de debates, sejam eles quais forem, então não deveriam entrar em fórum algum!

De gustibus et coloribus non est disputandum (então, melhor ficar de fora!)

Abs.
"Antigamente, os cartazes nas ruas com rostos de criminosos ofereciam recompensas; hoje em dia, pedem votos".
Antonio Marc
Membro
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Mai 2008, 23:16
Cidade: Campo grande / MS
Idade: 64
é isso ai ,estamos aqui pra falar de pau [madeira] e não de cara de pau [políticos] meus parabéns Sidnei pela proibição.
Antonio Marcos Rozon
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58
Oi pessoal.

Branco, ótima pergunta :D
Do meu ponto de vista, Deus e religião são coisas diferentes, mas sua pergunta veio muito a calhar porque muitas pessoas pensam diferente de mim, ou seja, acreditam que Deus só existe dentro de religiões.
Proibir assuntos sobre religião = Proibir discutir assuntos relacionados a igrejas e religiosos, seja ofendendo ou defendendo idealismos religiosos :D
O Leitão já antecipou o que faremos. Toda sugestão para elaboração será bem vinda :D

Ralph, esta votação é para os GDMistas, ou seja, membros participantes do fórum. Os que apenas lêem, não postam, não participam ativamente, por certo aceitarão o que for decidido, tendo em vista que visitam o fórum para captar informações sobre marcenaria.
A votação ainda esta muito recente e, foi criada propositalmente no final da semana, quando temos um número muito menor de visitas. Desta forma, logo no inicio, os comentários, sugestões e opiniões iniciais foram postados. Com isso os membros que vierem a ver a votação do inicio da semana seguinte em diante, poderão ler estas informações e, talvez, isso os ajude a votar.
A princípio, nós trabalhamos pelo bem estar da comunidade em seu todo. Em segundo plano pelos indíviduos que a compõe.
Não é bom para a comunidade quando se retira um direito, mas também não é bom para a mesma comunidade quando discussões proliferam a discórdia.
Desta forma, pensando e ponderando após algum tempo e vendo por todos os ângulos: "Tomem! O pepino é de vocês" :huhu

Alex, a censura é necessária onde e/ou quando à ausência ou falha de bom senso e/ou de coerência. Ou seja, é algo bom, por vezes mal utilizado e, portanto, mal afamado.
Todos nós vivemos sob sua guarda desde que nascemos. "Não pode isso, não pode aquilo". Assim fomos educados e também devido a isso, quero acreditar que a maioria dos seres humanos, nos tornamos mais civilizados e, porque não dizer, boas pessoas. Aquele que tem bom senso é o que se auto-censura, que tem controle sobre suas ações e pensamentos.
Assim como temos exemplos da má utilização da censura, também temos exemplos de sua boa utilização, como na educação familiar/escolar e na manutenção da ética e da honestidade.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Editado pela última vez por AdminGDM em 25 Ago 2013, 23:37, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Tonim
GDMista
GDMista
Mensagens: 184
Registrado em: 24 Mar 2012, 15:23
Cidade: Linhares
UF: ES
Idade: 55
Prezados amigos do GDM.
Gosto muito (e cito muito) a célebre frase de Voltaire:
"Não concordo com o que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo".
Alguns se ofendem com discussões religiosas, outros com brincadeiras sobre o time de futebol, outros com o poder aquisitivo alheio...etc...
Acho que dá pra manter a liberdade da mesma forma que para outros temas. Se alguém se sentir ofendido em algum momento pode levar a questão ao arbítrio dos moderadores.
Essa é a minha opinião. :D
Abraços,
Tonim
Avatar do usuário
Carlaun
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 30 Mai 2013, 17:22
Cidade: Santos/SP
Idade: 62
Senhores, Boa Noite

Simples....o forum foi criado para falar sobre Madeiras e suas finalidades...e quando pessoas surgem para aprender...ensinar...dialogar...tudo é valido...porem...existem assuntos...que realmente são divergentes...e criam desconforto para todos...e pelo bem comum da nação GDM meu voto foi a favor da proibição...por que?...pelo simples fato...que tenho minha fé...tenho meu partido politico...tenho meu time de coração...e não preciso ficar forçando a outros seguirem os mesmos pontos de vista, a mesma forma de pensar...vejam bem...aqui mesmo existem varias formas de se fazer um determinado serviço...usando sua criatividade...inteligencia...e nem por isso....precisamos forçar a outros a seguir a mesma ideia...mas sempre respeitando a opinião de cada um...assuntos polemicos deixamos para os comentaristas de fato...esses que falam muitas bobagens em noticiarios...rss...

abraços.....

Carlos Fagnani.
Avatar do usuário
palanca
Membro
Membro
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Mai 2013, 22:11
Cidade: rio de janeiro
Idade: 66
isso me lembra aquele papo que religião, política e futebol não se discuti. Eu acredito que, como homens livres e de bom costumes, devemos discutir qualquer assunto, desde que seja preservado o respeito. Afinal, somos adultos e cidadãos, e o fato do fórum ser "de marcenaria" nada nos impede de nos conhecermos melhor, e para conhecer alguém nada como um bom bate papo sobre qualquer assunto.
A figura do moderador, nos fóruns, existe para isso mesmo: moderar o assunto..passou do limite...que venha a moderação.
um abraço democrático á todos GDMistas.
nessa simples enquete ( que não é tão simples assim) já dá para ver o quanto é complexa a convivência e o quanto salutar e rica ela pode ser. depende apenas de nós.
"No GDM tudo se cria e tudo se copia."
Avatar do usuário
ricardo ramos
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 631
Registrado em: 08 Set 2011, 21:29
Cidade: Itajai
UF: SC
Idade: 73
Sidnei, meu caro amigo, sou favoravel porque tais temas aqui no forum, alem de fugirem à finalidade do site, servem, muitas vezes, para criar grupos e discordias. Tudo tem seu lugar próprio e creio que o nosso site não seja o local mais apropriado pra tais discussões. Tenho minhas convicções politicas e religiosas e as debato nos locais próprios. Lá não compartilho conhecimentos de marcenaria; aqui não compartilho religião e política em seu sentido restrito. Com todo o respeito pelas opiniões divergentes, sou a favor da proibição. Abraço, Ricardo Ramos.
''É muito melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito você pode mudar.''

Dalai Lama
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71
O meu amigo Fauzi é uma pessoa que tenho na mais alta estima. E as poucas vezes que tive momentos de mal estar com ele foram justamente por que estávamos discutindo sobre política. Não vale a pena perder um amigo como o Fauzi por causa de papo sobre política.

Como vêm, só temos a perder.

Já coloquei meu voto e foi a favor da proibição. E religião, etnismo etc, aí então é que não pode mesmo.

Um abraço pra todos e Dr. Ramos, não some não!!! :D :D

Ari
Avatar do usuário
Albarello
GDMista
GDMista
Mensagens: 676
Registrado em: 25 Mar 2011, 21:51
Cidade: Mairiporã / São Paulo
Idade: 60
Prezados amigos

Sou a FAVOR DA PROIBIÇÃO!

abraços

Albarello
Avatar do usuário
msmoreira
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 19 Dez 2011, 18:21
Cidade: Brasilia/DF
Idade: 61
Concordo com o Fauzi,

Considerando que o foco deste fórum, como o próprio nome já diz, é marcenaria (Guia Do Marceneiro), sou pela proibição de assuntos relativos a política, futebol e religião.

Quem desejar discutir tais assuntos, deveria procurar outros fóruns específicos, deles fazer parte e lá colocar suas ideias à vontade, ou, se preferirem, combinarem encontros pessoais para tal.

Respeito quem pensa de forma diversa, mas essa é a minha modesta opinião.

Mauricio
Não é porque as coisas sejam difíceis que a gente não arrisca; é por não arriscarmos que elas se tornam difíceis.
Sêneca
Avatar do usuário
PauloBatista
GDMista
GDMista
Mensagens: 405
Registrado em: 29 Jan 2009, 11:37
Cidade: Novo Hamburgo - RS
Idade: 61
Amigos bom dia.

Visito o fórum faz um tempinho, não sou dos que mais postam porque por natureza sou mais aluno do que professor, mas as minhas visitas são regulares e assíduas.
Tenho como opinião que a livre expressão é uma das melhores conquistas do século passado e sempre fui seu defensor, mesmo em tempos de ditadura. No entanto este posicionamento parte dum princípio errado e demasiado ingénuo: que todos vão ficar dentro da faixa da retidão e respeito pelos outros que nos leem.
Não quer isto dizer que não possa num texto mencionar que os impostos no Brasil são piores que juro de agiota quando compro no exterior ou que peça ajuda a Deus (Alá ou Buda) para me conduzir a mão na hora de fazer um corte reto com a minha serra, pois estas frases estão dentro dum contexto relacionado com o forúm.
O meu voto contra vai no sentido em que não concordo que se abram tópicos especificamente para debater questões de religião ou da campanha política que um dado cidadão queira fazer para se eleger. Existem muitos sites onde se possa fazer isso para quem quer especificamente ler sobre isso.
Abraço
Paulo
Avatar do usuário
espricio
Membro
Membro
Mensagens: 137
Registrado em: 19 Abr 2013, 15:53
Cidade: São Paulo/SP
Idade: 53
Sou novo por aqui, mas gostaria de deixar minha breve opnião.

Votei a favor da proibição porque já praticipei e praticipo ainda de diversos foruns e inevitavelmente e todos já aconteceu algum desavenza entre membros por causa de politica, religião ou futebol. Por isso acho que esses temas, que também não fazem parte do tema principal do forum, não devem ser debatidos aqui. Claro que como colocado pelo Sidney no inicio algum assunto relacionado a politica, mas não a respeito de partido/politico possa sim ser debatido, pois não precisamos ser totalmente a parte disso sendo que algumas vezes o assunto pode sim afetar algo sobre madeiras.

Concordo em partes com o Fauzi que esses temas devam ser discutidos ao vivo e não via internet, não tanto pelo fato de conhecer com quem você esta falando, mas sim porque, muitas vezes uma frase mal escrita dá possibilidades de diversas interpretações e isso, em muitas casos, é o que inicia uma discussão mais rispida.

É isso...
Avatar do usuário
cairom1
GDMista
GDMista
Mensagens: 207
Registrado em: 08 Out 2009, 11:15
Cidade: Aparecida de Goiania
Idade: 61
Prezados,

Sou a favor da proibição de assuntos relativos a politica e religião.

Eu, não gosto de tais assuntos, visto que cada um possui sua crença e seu idealismo político. Isso, de uma maneira ou outra faz com que os animos se exaltem em caso de discordancia.
Sempre que se vê algum tópico relativo a esses assuntos, é uma pessoa querendo que os demais acatem o seu ponto de vista.

Já deixei de participar de alguns fóruns devido aos mesmos se tornarem pontos de politicagem.

Gosto demais do GDM, justamente por termos poucos tópicos que geram divergencias.

E no mais, vamos que vamos, pois o que sei de marcenaria foi graças aos membros desse forum.
Abraços

Roberto
Avatar do usuário
PauloBatista
GDMista
GDMista
Mensagens: 405
Registrado em: 29 Jan 2009, 11:37
Cidade: Novo Hamburgo - RS
Idade: 61
PauloBatista escreveu:Amigos bom dia.

Visito o fórum faz um tempinho, não sou dos que mais postam porque por natureza sou mais aluno do que professor, mas as minhas visitas são regulares e assíduas.
Tenho como opinião que a livre expressão é uma das melhores conquistas do século passado e sempre fui seu defensor, mesmo em tempos de ditadura. No entanto este posicionamento parte dum princípio errado e demasiado ingénuo: que todos vão ficar dentro da faixa da retidão e respeito pelos outros que nos leem.
Não quer isto dizer que não possa num texto mencionar que os impostos no Brasil são piores que juro de agiota quando compro no exterior ou que peça ajuda a Deus (Alá ou Buda) para me conduzir a mão na hora de fazer um corte reto com a minha serra, pois estas frases estão dentro dum contexto relacionado com o forúm.
O meu voto contra vai no sentido em que não concordo que se abram tópicos especificamente para debater questões de religião ou da campanha política que um dado cidadão queira fazer para se eleger. Existem muitos sites onde se possa fazer isso para quem quer especificamente ler sobre isso.
Abraço
Paulo
Amigos... ops errei. Quando afirmei que era contra queria dizer que era contra a postagem mensagens, portanto usando a mesma linguagem sou a favor da proibição. (mas votei corretamente)
Formaggio
GDMista
GDMista
Mensagens: 162
Registrado em: 01 Abr 2013, 22:48
Cidade: Piracicaba
Idade: 60
Prezados,

Não consigo entender o motivo da proibição, quem entra no fórum "tema livre" para discutir vai por que quer, ninguém é obrigado, se não quer não acessa. Sou contra a proibição.
Trancado