Trabalhos dos GDMistasConfissões de um mal intencionado/berço de madeira

Fórum exclusivo para exibição dos trabalhos realizados pelos GDMistas.
Avatar do usuário
fernandoocn
Membro
Membro
Mensagens: 48
Registrado em: 18 Set 2006, 16:57
Cidade: Macaé
UF: RJ
Idade: 40

Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por fernandoocn » 16 Ago 2017, 19:46

Olá povo, já acompanho esporadicamente o forum tem uns anos, mas nunca participei de forma muito ativa, já que tenho pouca experiência e nunca achei que tinha grandes contribuições a fazer, pois faço projetos esporádicos e estou aprendendo muito ainda. A uns meses atrás tava tentando anunciar umas ferramentas antigas que tenho em redundância no gdmistas e me deparei com o problema de ter pouca participação no forum, mas como não estava disposto a comentar e criar tópicos só para poder vender lá, deixei de lado, achando que eu não tinha mesmo muito o que contribuir com o forum. Acabou que essa constatação me deixou com uma pulga atrás da orelha, e me peguei acompanhando mais de perto os assuntos do forum. O link lá em cima para ver as mensagens novas postadas no forum ajudou muito nisso. E não é que descobri que, mesmo com a minha relativa pouca experiência, descobri assuntos que eu poderia contribuir, e dúvidas que eu poderia tirar com o pessoal casca grossa. Resumo da ópera, as ferramentas que eu queria anunciar, já vendi para um amigo que está começando no hobie, e eu adquiri o costume de visitar o forum e acompanhar as discussões. Sem o peso na consciência do "fazer mensagem" só para poder anunciar, resolvi agora compartilhar o meu projeto atual aqui. Chega de ladainha, vamos ao projeto.

Meu filhote nasceu tem uns 6 meses, e desde lá estou fazendo o berço dele. A ideia era um projeto com linhas limpas, madeira maciça mas com visual leve. Achei um modelo comercial, e fiz a engenharia reversa. Se alguém quiser o projeto, tenho em CorelDraw.


Aproveitando o que eu tinha de madeira sobrando em casa, usei umas tabuas de uma madeira dura, que me serviam de travessas de uma bancada de marcenaria desmontada desde a última mudança de casa. E aí começou minha aventura:
IMG_20170127_074223459.jpg
IMG_20170127_074308712.jpg
Levei num amigo para ripar as tábuas. Descobri que era garapa, dura que só. E no ripar, as ripas ficaram todas empenadas. Tive que desempenar na mão, com plaina #5.

O berço consiste de uma base, e 4 paineis de grade fechando o berço. Sem a grade, vira uma cama.

Como aqui em casa não posso fazer barulho por regras do condomínio, foi tudo com ferramenta manual, o que está sendo um aprendizado maravilhoso. Mas com isso o pé foi uma das coisas mais difíceis de fazer, pois envolvia arredondar a garapa, em curva, pegando uma parte em topo. Aqui o pé ainda quadrado:
IMG_20170611_134832202.jpg
Arredondei com plaina e boxequim (ou cortoché, ou spokeshave),
IMG_20170611_144754548.jpg
IMG_20170611_134921999.jpg
Mas como as ferramentas ainda deixam marcas, tive que fabricar um tal de chair's devil (uma raspilha em curva com cabo):
IMG_20170615_111622439.jpg
E aí ficou bom: do lado direito antes da raspilha, do lado esquerdo depois
IMG_20170615_115954328.jpg
Já fiz mais algumas partes, mas não tenho fotos, vou tirar e postar mais tarde.

Abraços
Fernando Mattos
——-----------------——

Ô doido :baila:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por AdminGDM » 16 Ago 2017, 20:17

Oi Fernando :D

Se todo mal intencionado fosse como você, viveriamos num mundo muito melhor :huhu
Parabéns pelo trabalho. Tá ficando muito legal.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por lc--gdm » 16 Ago 2017, 20:25

ficando bom demais!

sugiro cuidado especial com o acabamento para nao ser toxico
como a madeira é boa, talvez apenas cera de abelha derretida com oleo mineral (eu uso soprador termico para fazer isto)
Flavio Luiz
GDMista
GDMista
Mensagens: 167
Registrado em: 21 Jun 2013, 09:57
Cidade: Belo Horizonte/MG
Idade: 65

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por Flavio Luiz » 16 Ago 2017, 20:42

Olá Fernando,

Já arrastei o banquinho para apreciar.
Pipoca e guaraná, aguardando os onze anos de preparação assistida. :D :D :D

Abraço,
Flávio Luiz
Avatar do usuário
fernandoocn
Membro
Membro
Mensagens: 48
Registrado em: 18 Set 2006, 16:57
Cidade: Macaé
UF: RJ
Idade: 40

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por fernandoocn » 17 Ago 2017, 14:17

AdminGDM escreveu:Oi Fernando :D

Se todo mal intencionado fosse como você, viveriamos num mundo muito melhor :huhu
Parabéns pelo trabalho. Tá ficando muito legal.

Abração
Sidney
Pô, valeu! Estou até emocionado de postar meu projeto aqui!
lc--gdm escreveu:ficando bom demais!

sugiro cuidado especial com o acabamento para nao ser toxico
como a madeira é boa, talvez apenas cera de abelha derretida com oleo mineral (eu uso soprador termico para fazer isto)
É mesmo! Desde o início do projeto venho testando alguns acabamentos mais naturais. Testei óleo de tungue e goma laca, mas como a garapa é bem dura e de poro bem fechado, só na lixa ela já fica lisinha, quase espelhada, e aí a cera foi a que encaixou melhor. Legal a dica do soprador, reparei mesmo que só esfregando a garapa não puxou muito acabamento. Vou fazer uns teste com o secador de cabelo da minha esposa.

Um acabamento interessante que fiz nas barras verticais do berço, as que fazem a grade, foi com óleo de tungue misturado com pigmento oxido de zinco (o mesmo que usa em pomada de bebê). Estou usando bastões de pinus não tratado, e esfreguei essa mistura no pinus, tirando o excesso depois de uns minutos. Ficou aparecendo o veio da madeira, mas ficou com aquela lavagem branca.
IMG_20170817_080046003.jpg
Flávio, verdade, já estou a onze anos no forum! Essa madeira que eu estou usando no berço foi da minha primeira bancada, que eu montei logo que entrei aqui. Depois desse tempo todo ganhei coragem para me aventurar nesse projeto e fazer encaixes como o que usei nos painéis das cabeceiras. Fiz com respiga, sem transpassar, e com cadeirinha. Para fazer as furas, adiantei com a furadeira horizontal da oficina de um amigo, e terminei na mão. As respigas foi na mão.
IMG_20170429_134916091.jpg
IMG_20170429_134923051.jpg
IMG_20170817_075924322.jpg
O pé também é preso com respiga. Não sei como chama, em inglês é respiga falsa, fica assim:
IMG_20170817_134954245.jpg
Só não usei a cunha nem cavilha que eu tinha desenhado. Colei tudo com cola coqueiro. Ficou assim:
IMG_20170817_075959201.jpg
Ah, e aqui é a visão expandida do projeto, e onde vai entrar parafuso:
IMG_20170817_135008429.jpg
Para colar as cabeceiras, fiz um gabarito, tanto para dar o aperto nas juntas (não tenho grampo desse tamanho...) como para garantir o esquadro. Olha como fica o improviso:
IMG-20170724-WA0000.jpg
IMG-20170724-WA0002.jpg
E por hoje é isso. Tenho ainda muito trabalho de lixa para fazer, terminar as furações para fixação das peças, fazer o estrado, e dar o acabamento em tudo. Espero nesse final de semana terminar, se o filhote colaborar! rs

Valeu pelo incentivo, pessoal!
Fernando Mattos
——-----------------——

Ô doido :baila:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por lc--gdm » 17 Ago 2017, 22:11

fernandoocn escreveu:oxido de zinco
eu nunca usei oxido de zinco e nao conheco isto - pelo que vi no google, é branco mesmo

clarear o pinus para nao dar aquela amarelada padrao dele seria bom demais!
gostei da cor das barras
talvez ate ajude naquela encrenca classica de partes cinza (acho que fungos) e talvez nas partes laranja no pinus - ja testou isto?
betume disfarca muito bem mas ai precisa ficar tudo escuro

nao entendi a mistura com tung oil que é bem amarelo - ate escuro
mesmo assim o pinus ficou branquelo?
ja experimentou com linhaca? tambem deve amarelar mas custa menos

eu uso muito linhacha com tinner meio a meio mas somente em madeiras melhores
em pinus uso stain - pigmentado ou nao - para protecao mais toxica e evitar pragas
existe um stain branco - cor solida da montana - considero caro bem dificil de encontrar
talvez misturar o pigmento branco nele fique bom. ja testou isto?

estou cheio de duvidas .... dicas?

----------
pesquisando no google encontrei dióxido de titânio como outro branqueador - ja usou?
detesto quimica mas esta area de vernizes e pigmentos para mim é fundamental
Avatar do usuário
fernandoocn
Membro
Membro
Mensagens: 48
Registrado em: 18 Set 2006, 16:57
Cidade: Macaé
UF: RJ
Idade: 40

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por fernandoocn » 18 Ago 2017, 12:17

O óxido de zinco, junto com o de titânio, é o pigmento branco mais comum, e tem uma cobertura muito boa, um pouquinho já fica bem branco.
Misturado com o óleo de tungue fica da cor de protetor solar. Não é aquele branco Omo, mas realmente comparado à cor do pinus, fica bom. Naquelas manchas (tb acho que é fungo..) eu não testei, mas testei numas tábuas de pinus tratado, e não ficou tão bom, parece que o pinus não puxou muito o branco. Ficou feito protetor solar quando já tá saindo, meio falhado. Nos bastões de pinus, que não eram tratados, ficou como protetor solar recém aplicado (rs).

Óleo de linhaça nunca usei, fui de tungue (polimerizado) porque me disseram que cura mais rápido. Ainda assim levou uns dias...

Já misturei esse pigmento em outros meios, como resina epoxi e cera. Ele mistura bem, mas tem que agitar constantemente, pois tende a precipitar no fundo. Na cera dá um efeito legal em madeiras claras ou escuras. Vê só:
google.com.br/search?q=limed+wood&t ... mp;bih=953

Tinha vontade de testar o dioxido de titânio (já li que é melhor que o de zinco) e o óleo de linhaça, mas a quantidade de zinco e tungue que eu tenho aqui em casa, ainda que pouco, devem me durar uns anos, pois uso pouco.

De dica que eu tenho é testar várias combinações para ver o que fica melhor. Cheguei a testar o oxido de zinco com goma laca, mas aí é que ficou amarelado mesmo...

Abraços
Fernando Mattos
——-----------------——

Ô doido :baila:
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por lc--gdm » 18 Ago 2017, 15:09

grato pelo retorno!
neste caso lamento pela MINHA carteira - la vou eu comprar e ver no que dá

limed wood fica muito parecido com o que eu consigo com o betume + castanho + diluido em aguarras - claro que betume vai para o preto/marrom
talvez seja a nova opcao que eu procuro faz tempo para esbranquicar o pinus
clarinho como muitos querem e diferente do normal que sempre puxa para o amarelo
nao pode ficar com cara de pintado cor solida. preciso que os desenhos da madeira aparecam - e o mercado que tenho. é o que procuram

absorver mais ou menos o pigmento depende muito da lixa usada. poros mais abertos ou nao - teste que vai constatar e ver qual grit fica bom para voce - eu uso 100 antes de tingir - faco coisas rusticas mas bem lixadas sempre

eu nao uso pinus tratado. aquele po que gera nao é coisa do bem e o que vendem aqui geralmente é esverdeado

tungue tem validade.. demora mas vai endurecer dentro da embalagem. se for plastica, aperta ela antes de fechar. com menos oxigenio dura mais
linhaca dura decada se lacrado. eu diluo com thinner e seca bem mais rapido - em varias camadas

depois posto fotos do resultado .. demora mas quando chegar vou testar com stain tambem
Avatar do usuário
tunico
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 625
Registrado em: 09 Jul 2007, 00:25
Cidade: Maricá
UF: RJ
Idade: 68

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por tunico » 21 Ago 2017, 21:31

Olá a todos
Grande Fernando
Belo projeto e grande capricho, vai ficar bonito
Gostei muito do grampo, grande ideia
Abraços

Tunico - Maricá
Avatar do usuário
fernandoocn
Membro
Membro
Mensagens: 48
Registrado em: 18 Set 2006, 16:57
Cidade: Macaé
UF: RJ
Idade: 40

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por fernandoocn » 22 Ago 2017, 13:33

Pessoal, terminei o berço!!! Nem me aguento, estão aí as fotos:
IMG-20170820-WA0002.jpg
IMG-20170820-WA0004.jpg
IMG-20170820-WA0006.jpg
IMG-20170820-WA0007.jpg
IMG-20170820-WA0017.jpg
Ufa!

Lc-gdm, pro acabamento com cera acabei não usando o lance do soprador térmico (secador de cabelo aqui em casa...) por pura falta de tempo, mas na hora de aplicar deixei a cera bem macia e larguei as peças no sol. No fim do dia uma esfregada e pronto. Ainda merece mais umas duas demãos, mas essas vão ficar para quando eu desmontar a parte de cima e ficar só na base, que é cama. O estrado também é de sobra de compensado e está bem feio, mais pra frente faço um bonito com madeira maciça, vazado.

Antes que alguém pergunte, os pinos de madeira mais clara são cavilhas. Estão aí só para tampar uns furos que eu tinha feito na tábua enquanto ela ainda era uma bancada. Tem um largo que era do fuso da morsa, tampei com um toco de cabo de vassoura! rs. O legal é que a madeira ficou uns anos no tempo, onde tinha parafuso enferrujou, e isso tudo adicionou uma cor diferente, acho que chamam de patina.

Outra coisa legal que fiz, com base num artigo que vi no site do Diego de Assis (Coisas de Madeira) foi o parafuso para abrir a rosca fêmea na garapa. Quis usar uns parafusos com fenda sextavada, para dar um acabamento mais limpo, mas a rosca era muito larga, acho que usam mais para madeira macia. Fiquei com medo de rachar a garapa, então preparei um parafuso para abrir as roscas, limando as primeiras voltas de rosca em 3 pontos com a lima de serrote. Ficou muito bom, eu fazia na furadeira um furo guia do diâmetro interno da rosca, e o parafuso abria fácil o caminho. No fim dava para rosquear no dedo até metade, entrando o resto sem força, mas dando um aperto muito bom no fim. Vejam só:
IMG-20170820-WA0003.jpg
IMG-20170820-WA0008.jpg
IMG-20170820-WA0010.jpg
É isso pessoal. Obrigado pelo incentivo aí, esse foi de longe o projeto mais difícil que já fiz, em termos de precisão dos encaixes e do acabamento da madeira (que ainda que simples, me requereu seguir à risca o passo a passo de plaina, raspilha, lixas de 120 a 600). Agradeço também ao meu pai e meu irmão que deram uma ajuda boa, e a minha esposa que segurou a barra com o pequeno enquanto eu fazia serragem nos finais de semana.

Abraços
Fernando Mattos
——-----------------——

Ô doido :baila:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por lc--gdm » 22 Ago 2017, 15:16

soprador termico alcanca temperaturas muito superiores do que o secador de cabelo - se colocar na sua direcao vai para o parar no hospital provavelmente com queimadura de terceiro grau

uso para dissolver cera de abelha em oleo mineral - ou em outros oleos - fica uma pasta mais macia ou nao dependendo das proporcoes
a mistura é inflamavel e eu nao gosto da ideia de banho maria normal para fazer isto
eventualmente depois de aplicado, sobre a madeira com cera tambem

o pigmento branco ainda nao chegou - ansioso para fazer testes
Avatar do usuário
tunico
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 625
Registrado em: 09 Jul 2007, 00:25
Cidade: Maricá
UF: RJ
Idade: 68

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por tunico » 27 Ago 2017, 22:40

Ola a Todos

Parabens Fernando ficou bonitao e o designer dos pes muito bom

Abraços

Tunico - Maricá
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por lc--gdm » 16 Set 2017, 10:47

fernandoocn escreveu:  ↑  18 Ago 2017, 12:17 O óxido de zinco, junto com o de titânio, é o pigmento branco mais comum, e tem uma cobertura muito boa, um pouquinho já fica bem branco.
finalmente recebi o dioxido de titanio - é BRANCO!
rende muito mesmo
e os testes estao andando

dilui o dioxido de tinatio com aguarras - deixei secar e limpei o excesso com pano. otimo resultado. lavado e aparecendo os veios da madeira. como eu desejo. mas quando vem com o stain base aguarras por cima derrete e borra

deveria ter diluido em agua tambem para testar os base agua. mas fiz o que eu pude
depois de aplicado, certamente precisa protecao por cima disto

* com o linhaca amarelou muito pouco - para pinus eu nao uso oleos - acredito que precisa da protecao extra de verniz/stain
* com stain natural sayerlack amarelou bem - deveria vir na lata "naturalmente amarelo" - padrao de empresa que nao aprende a fazer o dever de casa em quimica
* com sparlack acetinado extra maritmo base agua natural 5203179 ficou bem clarinho - o melhor resultado ate agora
* acabou meu montana UV glass - talvez fique bom - porem o preco deste é ridiculo. pague 2 e leve 1 como quase tudo da montana em relacao a sayerlack

nao usar montana UV gold. vai ficar bem amarelo e cai na sabedoria classica "o que seria do amarelo se nao fosse o mau gosto?". problema igual com os sparlack UV's

montana nao deve conhecer produto secante. demonta dias secando. a sayerlack seca muito mais rapido

todos os stain eu diluo mais com aguarras. evita bolhas de ar e erros - acho mais facil e seca mais rapido. porem tem que aplicar mais camadas

tem um outro que eu gostaria de testar mas acredito que amarele tambem. alem do preco que desanima. Polisten Acqua Natural. alguem usa ele? - ....... desisti depois de perguntas ao vendedor. amarela como todos os outros alem de ser muito caro

nao fiz testes misturando o dioxido de titanio direto no stain. pendencia..... preciso fazer e ver no que dá

testes demoram porque alguem tem que trabalhar aqui. fazer o que tem demanda e vender algo
Editado pela última vez por lc--gdm em 21 Set 2017, 18:05, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
fernandoocn
Membro
Membro
Mensagens: 48
Registrado em: 18 Set 2006, 16:57
Cidade: Macaé
UF: RJ
Idade: 40

Re: Confissões de um mal intencionado/berço de madeira

Mensagem por fernandoocn » 21 Set 2017, 08:13

Opa, bom saber desses teste, já agiliza quando for pensar em novas aplicações. Se tiver, mande fotos dos efeitos que conseguiu!

Eu só experimentei até hoje o Polistein, mas nem lembro o tipo. Escurecia a madeira. Mas penetrava muito bem.

O Montana UV eu vi uma vez aplicado e achei estranho, não parecia penetrar muito, parecia que formava filme. Mas foi em paraju...

Esse efeito branco lavado fica muito bonito. Aqui no Brasil a gente usa muito pouco, mas lá fora é bem comum.

Abraços
Fernando Mattos
——-----------------——

Ô doido :baila:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem