GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Trabalhos dos GDMistasMesinha de centro

Fórum exclusivo para exibição dos trabalhos realizados pelos GDMistas.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Mesinha de centro

Mensagem por AdminGDM » 01 Ago 2017, 21:37

Oi pessoal :D

Por estes dias, enquanto eu esperava o torno ser liberado para fazer as peças da bancada, fiz uma mesinha de centro aqui pra casa, usando a mesma madeira de demolição da bancada que postei no tópico viewtopic.php?f=11&t=39495
Neste caso, utilizei jacarandá mineiro (muito esbranquiçado e ressecado), orelha de macaco (para engrossar os pés) e garapa na estrutura e maçaranduba nas molduras.
O mais legal neste projeto é que não utilizei nada além de cola na montagem. Nem espigas, nem alma, nem pinou, nem pregos e nemparafusos. Só usei a cola Titebond ll, e ficou muito resistênte. Eu não esperava que ficaria tão firme :D
As fotos não ficaram muito boas, eu me esqueci de configurar a câmera :roll:
mesinha_centro_1.jpg
Para melhorar o aspecto da madeira, apliquei algumas demão de goma laca e encerei por cima.
mesinha_centro_2.jpg
O vidro foi reaproveitado da mesa antiga, que os cupins destruiram.
Colei uma borracha auto-adesiva entre o vidro e a madeira, para evitar que o vidro quebre com facilidade.
mesinha_centro_5.jpg
mesinha_centro_3.jpg
mesinha_centro_4.jpg
Espero que gostem :D
Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Mesinha de centro

Mensagem por lc--gdm » 01 Ago 2017, 22:26

bela mesa!


fiz poucas coisas usando apenas cola

pl600 ou prego liquido e cedrinho

para piorar, moveis de banheiro - umidade a vontade neles
nao recomendo, mas funcionou - colocar uns parafusos ficaria mais "seguro"
tem uns 15 anos e continua tudo perfeito
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Mesinha de centro

Mensagem por AdminGDM » 02 Ago 2017, 18:41

Oi LC :D

Foi o primeiro trabalho que fiz usando apenas cola. tenho o hábito de por espiga (as vezes cavilhas) ou alma em tudo.
Foi isso que me surpreendeu, achei que fosse desmontar na primeira balançada :huhu
Tá bem firme, vamos ver por quanto tempo.
Nunca usei a PL600, qualquer dia vou experimentar. Valeu :D

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
colombo
Organizador
Organizador
Mensagens: 1813
Registrado em: 29 Nov 2005, 08:11
Cidade: Osasco / SP
UF: SP
Idade: 51

Re: Mesinha de centro

Mensagem por colombo » 03 Ago 2017, 10:42

Baita mesa.

Ma rapa só cola memo?

show de bola.

colombo
o meu pai é o telhado da minha casa.
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3441
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57

Re: Mesinha de centro

Mensagem por Marcelo Amorim » 03 Ago 2017, 13:40

Óia, o cara está arriscando esse vidro ... :lol: :lol: :lol:
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Mesinha de centro

Mensagem por lc--gdm » 03 Ago 2017, 20:58

pl600 é a prova dagua - nao é colinha. é adesivo poderoso
tem o pl500 que nao é para agua e um pouco menos caro
eu nao tentaria com apenas PVA (que eu saiba a titebond2 é PVA)

ja refiz uma rosca de cano que espanou com o pl600 e com agua pingando por cima da melequeira toda
segue aguentando sem vazar nada a uns 10 anos - provavelmente nunca mais vai soltar. so quebrando tudo - mas se eu fosse trocar o joelho com a rosca teria que quebrar mesmo entao achei melhor assim.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Mesinha de centro

Mensagem por AdminGDM » 03 Ago 2017, 21:29

Opa, valeu Marcelo e Colombo :D

Valeu LC. Visitei o site da Cascola e li sobre a PL600. Parece boa.
Para ser franco, perdi um pouco a confiança na Henkel depois que mudaram as fórmulas da Cascorex e da cola de contato, porque ficaram ruins comparado ao que eram antes.
Tanto a Titebond ll quanto a lll, que são as que gosto, são atóxicas e resistentes a água. ambas são recomendadas para uso externo ( a lll é melhor, na minha opinião).
Nunca usei nenhuma delas em áreas externas. Os poucos serviços que fiz para áreas externas, utilizei adesivo epóxi.
Assim que puder, vou testar a PL600 :D

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
Gilson Ricardo
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2088
Registrado em: 18 Jan 2013, 10:52
Cidade: Curitiba
UF: PR
Idade: 56

Re: Mesinha de centro

Mensagem por Gilson Ricardo » 04 Ago 2017, 09:54

Bela mesa Sidney, achei corajoso fazer só com cola, mas não tendo muito arrasto de um lado para outro vai aguentar bem.

Abraços

Gilson
Na vida existem duas coisas perigosas... beijo de mulher casada e beliscão de tábua rachada.
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Re: Mesinha de centro

Mensagem por RicardoDF » 04 Ago 2017, 12:06

Bom dia,

Parabéns ao amigo Sidney por mais esse trabalho de primeira :aplauso:

Quanto a questão dos adesivos, sempre acho muito interessante conversar a respeito. Entre os adesivos da família Titebond, vejo vantagem apenas na titebond III.

Agora em paralelo, tem um adesivo ancestral ( :lol: ) que faz as vezes da titebond III muito bem por sinal.

Muitos chamam de "Asa de barata", outros chamam de "Cola de madeira" e outros chamam de "Cola coqueiro". É uma cola feita com base em proteína animal e as vezes encontramos em pedaços e as vezes em grãos.

Sei que muitos dos amigos já conhecem e falo aqui mais para quem ainda não sabe. Acho interessante também por uma questão de rendimento do produto.

Se vc pega um kilo dessa cola e a diluição é de 3 partes de água para uma parte de cola, vc tem quase o triplo de produto. Claro que tem m a questão do desperdício e tals, mas não deixa de ser algo interessante.

Comprei 1 kilo dessa cola e usei muito pouco, mas os resultados são excelentes.

O porém é que essa cola, para uma maior efetividade tem que estar aquecida a uns 60º graus, então muita gente torce o nariz...rs

Vou deixar um vídeo aqui do amigo Adilson Pinheiro...Esse vídeo mostra bem as vantagens dessa cola:

Grande abraço a todos!
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Mesinha de centro

Mensagem por AdminGDM » 04 Ago 2017, 19:07

Oi pessoal :D

Gilson, valeu :D
Verdade Gilson, vamos ver quanto tempo aquenta. Cheguei a balançar, dar umas batidas no chão e até forçar com as mãos, não descolou, massss... se descolar, volta pra oficina e ai meto alma em tudo :huhu
Fuala Ricardo, brigadão :D
Já trabalhei com a cola coqueiro, principalmente quando era garoto e ajudante de marcenaria. Naquela época era o que mais usavam nas marcenarias.
Hoje em dia tá difícil de encontrar ela em placas aqui na minha região. Acho que pararam de vender por causa da garotada que usava muito pra fazer cerol :huhu
Já vi vendendo na web, mas só em pó. Em placas não vejo à muitos anos.
Mas Ricardo, a coqueiro fica muito dura depois de seca, muito quebradiça, acho que não daria certo neste caso.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Mesinha de centro

Mensagem por lc--gdm » 05 Ago 2017, 18:52

RicardoDF escreveu:Muitos chamam de "Asa de barata", outros chamam de "Cola de madeira" e outros chamam de "Cola coqueiro". É uma cola feita com base em proteína animal e as vezes encontramos em pedaços e as vezes em grãos.
pequena correcao:
asa de barata é uma invencao brasil para shellac ou goma laca - um verniz base alcool - nao cola coisa alguma
em flocos lembra asas de barata. dissolvido em alcool nao tem nada a ver

tambem ja ouvi chamarem a Cola coqueiro de cola da bahia
excelente resultado mas pessimo de usar porque precisa aquecer antes de usar
nunca usei mas que eu saiba é reversivel com calor - permite descolar, consertar e colar novamente sem destruir nada
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Mesinha de centro

Mensagem por AdminGDM » 06 Ago 2017, 10:07

Isso mesmo LC :D
Já restaurei cadeiras antigas descolando porque a cola coqueiro ressecou e soltou. Tive que remover tudo, colar novamente e adicionar aqueles reforços triangulares, parafusados entre pés (por baixo do acento), para garantir que não descolasse novamente.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Mesinha de centro

Mensagem por Zzéff » 06 Ago 2017, 11:03

Estimado Sidney,
Não conheço esse "reforço triangular". Você tem alguma foto ou link para compartilhar?

abraços

zzeff
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Mesinha de centro

Mensagem por AdminGDM » 06 Ago 2017, 22:45

Oi Zzéef.
São triângulos feitos de madeira que colocados entre as travessas debaixo do acento da cadeira, eles ajudam a reforçar a estrutura.
Acho que você não entendeu porque escrevi "entre pés", ao invés de escrever "entre travessas".
Dois tipos que já usei são os seguintes:
reforco_cadeiras.jpg
O corte na ponta é para encaixar no pé, conforme a imagem abaixo (os triângulos estão exagerados na imagem):
reforco_cadeira_2.jpg
Consegue entender pelos desenhos?
Editado:
Ops, editei o texto porque tava difícil de entender kkkkk
Aproveito pra acrescentar que geralmente faço estes triângulos com 3 a 4 cm de espessura.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Mesinha de centro

Mensagem por Zzéff » 07 Ago 2017, 09:07

Estimado Sidney,
Verdade. Foi essa historia do "pes" que acabou me confundindo. Obrigado pela pronta atenção.

abraços

zzeff
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Re: Mesinha de centro

Mensagem por RicardoDF » 07 Ago 2017, 13:19

Boa tarde,
lc--gdm escreveu:pequena correcao:
asa de barata é uma invencao brasil para shellac ou goma laca - um verniz base alcool - nao cola coisa alguma
em flocos lembra asas de barata. dissolvido em alcool nao tem nada a ver

tambem ja ouvi chamarem a Cola coqueiro de cola da bahia
excelente resultado mas pessimo de usar porque precisa aquecer antes de usar
nunca usei mas que eu saiba é reversivel com calor - permite descolar, consertar e colar novamente sem destruir nada
O termo "asa de barata" foi o que eu mais ouvi ao procurar por essa cola aqui no comercio da minha região...rs
Não fazia ideia de que tinha um tipo de verniz que recebia esse nome.
Agradeço pela correção.
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Mesinha de centro

Mensagem por AdminGDM » 07 Ago 2017, 19:19

Oi pessoal :D

Valeu Zzéff :D

Ricardo, eu não estranhei porque já li chamarem cola coqueiro de asa de barata, algumas vezes. Recebo emails com perguntas sobre marcenaria desde que criei o site em 1999. Imagine quantas vezes me perdi por causa dos termos diferentes. Algumas vezes, percebi que o camarada inventava o termo na hora de escrever o email :huhu
Aqui em BH, por exemplo, se agente pedir maçaranduba nas madereiras, dificilmente vai encontrar. Isso porque em BH chamamos essa madeira de Parajú e poucos vendedores conhece como Maçaranduba.
Em SP, lateral de armários é chamado de "fianco", isso mesmo, flanco em italiano. Já vi gente chamando malho de maço e vice versa. Quer dizer, as vezes não é fácil encontrar um termo comum para tudo.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Re: Mesinha de centro

Mensagem por Grego1 » 07 Ago 2017, 19:33

Grande Sidney,muito bonita tua obra mais uma vez!

Abraçao
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Re: Mesinha de centro

Mensagem por RicardoDF » 07 Ago 2017, 22:12

Boa noite,

Caro amigo Sidney, realmente é complicado...

Um dia desses andei por um grande centro comercial onde tem lojas grandes aqui no DF. Achei que encontraria fácil uma broca com escareador...rs

Para cada vendedor que eu perguntava, era uma broca diferente que eu via... :lol:

Um me mostrou uma broca escalonada, outro me mostrou uma broca chata para madeira e um me mostrou até uma broca fostner.

É bom ter cautela mesmo com esses vendedores...rs
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
Responder