Trabalhos dos GDMistasArmário de ferramentas de Hobbysta

Fórum exclusivo para exibição dos trabalhos realizados pelos GDMistas.
Avatar do usuário
NCarvalho
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Out 2013, 17:10
Cidade: Guarulhos / SP
Idade: 50

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por NCarvalho » 02 Nov 2015, 17:35

Boa tarde a todos.
Depois de anos lendo e aprendendo muito com todos vocês, e me contaminando cada dia mais com esse "bendito" vírus da serragem, acho que chegou a hora de eu criar um pequeno tópico que se refere ao meu armário de ferramenta.
Vou tentar mostrar todos os detalhes e os motivos que optei por esse modelo, claro que a ideia veio daqui do GDM, mas infelizmente eu não consigo lembrar do autor da idéia para dar-lhe o referido crédito, mas vamos lá.

Necessidade Principal:
Acredito que isso não acontece só comigo, um hobbysta de com o passar do tempo vai comprando uma ferramenta aqui, outra ali e vai engavetando uma aqui, outra ali, e na "Hora H" sai procurando feito louco aquele ítem e não acha, e damos outro jeito e derrepente nos deparamos com a "maleteta"... (o famoso Gnomo das Oficinas...hehehehe).
Bom, diante disso, tem uma hora que não temos outro jeito a não ser nos organizar ou manter tudo ou quase tudo num mesmo local ou próximo..
Acho que agora o meu momento chegou.. e Bóra pra frente...

A alguns meses atrás eu havia feito a estrutura do móvel.
Um armário feito em compensado de 15mm (inclusive o fundo do armário), pintei com tinta esmalte sintético (cinza médio, meio prateado) e optei em fazer as portas em MDF dupla face de 15mm que foi sobra de um outro projeto.
Esse armário está dividido em 3 parte, 2 laterais e o vão central (o vão é de aprox 63x63 cm)
Eu não me lembro exatamente as dimensões do armário, senão me engano é algo de torno de 110cm de largura, 66cm de altura e aprox 23cm de profundidade (espaço interno).

1 - Estrutura Externa já fixada na parede:
1.1 - Portas Fechadas:
Imagem

1.2 - Portas abertas:
Imagem


2 - Ferramentas:
2.1 - Ferramentas espalhadas pela bancada para ter noção visual do espaço necessário e alguns retalhos de madeira que poderão ser utilizados na organização. Imagem
Imagem

3 - Iniciando a divisão da estrutura Interna vão Central (digamos assim):
Devido a espaço interno 23cm de profundidade optei em dividir a parte interna desse vão em duas, digamos parte interna e externa do vão.
Para dividir aos vãos, utilizei um pedaço de compensado de 10mm e optei por utilizar dobradiça piano. Nunca tinha utilizado essa dobradiça, gostei muito, principalmente pela questão estrutural que dá as peças. Quanto a divisão das parte, optei de deixar a interna (fundo) com uma profundidade maior que a externa (frente). Um outro ponto que considerei na divisão das ferramentas foi a questão da frequencia de uso, ou seja, mas usadas com mais frequência na parte externa do armário e as menos usadas na interna.

3.1 - Instalação das dobradiças, portas e fecho magnético (serviu também como batente).
Imagem
Imagem
Imagem

3.2 - Divisão das partes externa e interna do vão central e o espaço entre a porta interna e a porta externa (MDF).
Imagem
Imagem

4 - Iniciando a organização propriamente dita e colocando o Tico e o Teco para trabalhar:

4.1 - Instalando a primeira prateleira para o aplicador de Silicone Bastão e outros "trambolhos" desajeitados para pendurar.
OBS: Notem que na prateleira de baixo existem outra peças já cortadas na medida do vão lateral para fazer outras prateleiras de acordo com a necessidade.
Imagem
Imagem

4.2 - Organização das chaves de Fixas, Combinada e Estrela.
Achei melhor fazer 3 suportes separados, por ficarem com um tamanho menor e melhor para distribuir no armário (Utilizei sobras de MDF 2F de 15mm, sobras das portas)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

4.3 - Após a fixação do suporte de chaves e notei que ainda tenha um espaço consideravel na parte interna e aproveitei para fazer um teste com a maleta de fresas da tupia... Bingo... Deu certinho.... E fiquei muito feliz por sinal, porque ganhei mais uma área útil dentro desse vão interno...
Agora tenho, FUNDO e FRENTE do vão interno... :D :D :D
OBS: Confesso que pensei 20x antes de furar a maleta com parafuso.. Mas optei por utilizar a maleta completa até por questão de organização das fresas e por ficarem protegidas.
Imagem
Imagem

4.4 - Fixando as outras ferramentas, serrote, arco de serra, martelo, marreta, formões, limas, grosa, etc, instrumentos de medição, entre outros.
Imagem
Imagem

4.5 - Digamos que todas as ferramentas com o uso pouco frequente já está finalizado... Mas lembrando que ainda tenho praticamente 1 porta e meia do vão interno para utilizar... essa foi a parte mais legal....
Imagem



5 - Iniciando a parte externa (ferramentas com o uso mais frequente)

5.1 - Considerando que o tenho um espaço entre as portas de aprox 75mm (7,5cm) achei melhor fazer um "Porta Treco" com aprox 70mm profundidade para acomodar trena, lápis, lapiseira, caneta, estilete e outros itens pequenos.
Imagem

5.2 -Após instalar os "Porta Treco", olhei para uma maleta de uma furadeira Einhell que comprei no ano passado e com ela veio um kit de bits, brocas, etc..
Apesar dos itens compostos nesse kit não ser de boa qualidade, tirei o suporte da maleta e fixei na porta, juntamente com um estojo de brocas Forstner (made in Taiwan) para ter ideia do visual..
Notem também que coloquei a parafusadeira em um dos porta treco para vocês terem uma idéia melhor do espaço interno..
Imagem
Imagem
Imagem

6 - As fotos abaixo mostram como ficou os espaços interno do armário com as ferramentas nos respectivos lugares.
6.1 - Espaço vão externo:
Imagem

6.2 - Espaço vão interno:
Imagem


7 - Próximos passos:
7.1 - Fazer um suporte para as brocas (Widea, Aço Rápido e Madeira)
OBS: Pretendo fazer pelo menos 3 espaço para cada medida, como antes das coisas ficavam espelhadas, com certeza tenho mais de 1 broca do mesmo tipo e medida, considerando que quando precisava eu nunca acabava e acabava comprando outra.... Opa!!!... Economia a vista !!!!

7.2 - Montar as demais prateleiras nos vãos laterais.

7.3 - Tirar as ferramentas do armário, lixar e passar uma seladora..

Bom pessoal, peço desculpas pelo tamanho do post, com certeza escrevi demais, mas o meu objetivo por tentar mostrar o máximo de detalhes possíveis, para quem sabe ajudar alguém..

Sinceramente eu estou muito feliz com o resultado, espero que vocês gostem.

Imagem


Peço por favor que quaisquer dúvidas, sugestões e principalmente críticas serão muito benvindas, porque tenho muito o que aprender com todos vocês.

Esse GDM é melhor que muitas Universidades por ai..

Gente do bem, que não tem receio em ensinar, opinar, criticar de forma construtiva com único objetivo... AJUDAR... Essa é a minha percepção do GDM.

Grande abraço a todos.

Nelson.
Aprendi com meu Avô (Seu Zeca).. A qualidade de tudo que você faz, está intimamente relacionado ao amor que você está dedicando. Simples assim.. Independentemente da atividade, dá área, do assunto.
Editado pela última vez por NCarvalho em 02 Nov 2015, 18:03, em um total de 1 vez.
fma
GDMista
GDMista
Mensagens: 245
Registrado em: 05 Set 2013, 23:41
Cidade: Uberaba - MG
Idade: 29

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por fma » 02 Nov 2015, 17:48

Parabéns, ficou muito bem organizado sua oficina.
Felipe Andrade
Avatar do usuário
NCarvalho
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Out 2013, 17:10
Cidade: Guarulhos / SP
Idade: 50

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por NCarvalho » 02 Nov 2015, 19:02

Obrigado Felipe.

Grande abraço.
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por Grego1 » 02 Nov 2015, 19:22

Muito legal o aproveitamento do espaço Nelson com essas sub-portas!Parabens!

Abraço
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
Adão
GDMista
GDMista
Mensagens: 1012
Registrado em: 26 Fev 2011, 16:49
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 53

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por Adão » 02 Nov 2015, 20:40

:aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Avatar do usuário
Cesar Ney
GDMista
GDMista
Mensagens: 555
Registrado em: 18 Jul 2009, 17:34
Cidade: São José/SC
Idade: 64

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por Cesar Ney » 02 Nov 2015, 21:26

Caro NCarvalho,

Sugestão? Críticas? Não, por enquanto só elogios, não bastasse a beleza de armário, ainda nos traz um belo "tutorial", gostei muito, vou continuar acompanhando.

Um forte abraço e parabéns,

Cesar Ney - São José-SC
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por Ari » 02 Nov 2015, 22:10

Ô Nelson, ficou muuuuito legal, parabéns Camarada!!

Tudo muito bem bolado!!!


:D :D :D
Avatar do usuário
NCarvalho
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Out 2013, 17:10
Cidade: Guarulhos / SP
Idade: 50

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por NCarvalho » 03 Nov 2015, 18:42

Grego1,
Muito obrigado, eu gostei muito do resultado.. Todo o processo de execução pra mim foi muito divertido.. e valeu pelo aprendizado.

Adão,
Agradeço o elogio... :D :D :D

Cesar Ney,
Eu tenho o costume de ir fazendo e ir fotografando.. Tenho fotos de quase todos os projetinhos que fiz na cafoficina.. Sei lá, para que depois de algum tempo sentir mais orgulho do resultado.. Mas espero com essa postagem ajudar algum amigo que acredito, na grande maioria não dispõem de grandes espaços.
Acredito que no próximo final de semana vou tentar finaliza-lo e mostro o resultado..


Sr. Ari,
Recebendo o seu elogio, agora sim... estou orgulhoso...

Confesso que receber elogios de todos os amigos é motivador...

Grande abraço a todos.
Aprendi com meu Avô (Seu Zeca).. A qualidade de tudo que você faz, está intimamente relacionado ao amor que você está dedicando. Simples assim.. Independentemente da atividade, dá área, do assunto.
Avatar do usuário
Milton Martins
GDMista
GDMista
Mensagens: 2975
Registrado em: 01 Fev 2012, 20:36
Cidade: São Paulo / SP
Idade: 65

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por Milton Martins » 03 Nov 2015, 18:50

Nelson

Pode se sentir orgulhoso

Você adquiriu esse direito!

Parabéns
Vim aqui prá aprender, com medo de perder os dedos!
Avatar do usuário
EricRamos
Membro
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 13 Fev 2013, 18:38
Cidade: São Paulo
Idade: 41

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por EricRamos » 03 Nov 2015, 19:18

Puxa... muito legal! Parabéns :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso:
A medida que fui lendo o post e vendo as fotos fui entendendo que você foi bem engenhoso e conseguiu aproveitar bastante os espaços.

Dúvida: pensou em usar eucatex perfurado para fazer alguma parte?

Notei que você ainda tem o espaço lateral do armário. Ainda cabe prateleiras rasas para armazenar latas pequenas, tubos de cola, etc...

Parabéns!
Éric Ramos
"(...) As idéias estão no chão, você tropeça e acha a solução (...)" - A melhor forma, Titãs, 1996

http://www.marceneirosdegaragem.com.br
Avatar do usuário
Boró
GDMista
GDMista
Mensagens: 1737
Registrado em: 26 Ago 2013, 22:26
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 63

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por Boró » 03 Nov 2015, 22:23

Tudo muito bem bolado.

Quando cheguei na parte das brocas penduradas parecia que eu estava vendo uma daquelas oficinas dos gringos.

Muito show, amigo. :D
Se eu descobrir quem inventou o gaveteiro, eu xingo a mãe.
Avatar do usuário
jcastanho
GDMista
GDMista
Mensagens: 586
Registrado em: 12 Out 2007, 19:06
Cidade: São Roque SP
Idade: 59

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por jcastanho » 04 Nov 2015, 08:06

Muito legal Nelson, essa idéia de pendurar a maleta de fresas achei muito engenhosa, do tipo, "como não pensei nisso antes" rsrsrs, o segredo pra quem tem pouco espaço é otimizar o mesmo, e vc conseguiu de forma ideal. Parabéns, e não deixe de postar a evolução dos serviços.

Gde abraço
João
lhcardoso
Membro
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 27 Abr 2010, 16:55
Cidade: São Paulo
Idade: 42

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por lhcardoso » 04 Nov 2015, 09:04

Parabéns Nelsão,

Ficou bastante funcional... Posso encomendar um pra mim?

Abraço

Luiz
Avatar do usuário
cmg
GDMista
GDMista
Mensagens: 1183
Registrado em: 13 Fev 2015, 12:00
Cidade: Criciúma
UF: SC
Idade: 67

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por cmg » 04 Nov 2015, 09:29

Parabéns Nelson!!

Muito bem bolado o seu armário; continue nesse pique que sairão novas idéias; com certeza!!

Um abraço. :D
Carlos
Hold on Tight to Your Dreams - ELO
Avatar do usuário
sergiomontanha
GDMista
GDMista
Mensagens: 200
Registrado em: 21 Mar 2014, 16:11
Cidade: Samambaia - DF
Idade: 49

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por sergiomontanha » 04 Nov 2015, 14:58

Uma beleza esse armário! :aplauso: Além de bonito, ficou extremamente funcional. Sua criatividade foi impressionante na disposição e no modo como fez e fixou os suportes. Obrigado por compartilhar conosco e nos mostrar um passo a passo tão rico em detalhes como esse. Vou ficar no aguardo dos próximos trabalhos.

Um grande abraço,
Sérgio.
Em busca de aprendizado!
Avatar do usuário
NCarvalho
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Out 2013, 17:10
Cidade: Guarulhos / SP
Idade: 50

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por NCarvalho » 04 Nov 2015, 19:32

Miltão,
Muito obrigado meu amigo.


EricRamos,
A idéia de dividir o armário em 3 parte, foi por esse motivo mesmo, porque tem algumas coisas que não é possivel pendurar.
Sobre o Eucatex Perfurado, pensei sim, mas teria que comprar uma placa (na vdd, nem sei ao certo como é vendido), mas optei de utilizar os materiais que tinha em mãos.. :D :D

Boró,
Sobre o suporte de brocas, estou pensando em fazer um suporte parecido com aquele mesmo, porém com a possibilidade de 2 ou 3 brocas de cada tamanho, também para os escariadores, brocas chatas, etc..
Mas vamos ver como ficará.. Uma hora essa idéia será concretizada.... :D :D :D

João (jcastanho)
Sobre a maleta de fresa.. Goste do resultado... mas que fiquei com muita dó... Ah.. isso fiquei... é bonitinha a "bichicha"...rsss
Depois de aprender tanto com todas as dicas e as excelentes idéias de vocês, acho que tenho por obrigação mostrar a todos com o objetivo de ajudar outras pessoas da mesma forma que fui e ainda sou..

lhcardoso,
Ah Luizão... Encomenda sua?
Negativo meu amigo.. Leve a cerveja e montamos um bem melhor juntos.. Vai ser para relembrar os velhos tempos, nos trabalhos da Faculdade...
OBS: Para quem não sabe, o GDM além de todos os benefícios, dicas e ensinamentos, foi o responsável em promover o re-encontro de 2 amigos da Faculdade, depois muitos de anos... Esse GDM é Show de Bola..

Carlos (cmg)
Depois de tantos elogios de todos vocês, fiquei muito mais orgulhoso do meu projeto.


A medida que for evoluindo com o projeto vou postando para os amigos sim.

Agradeço a todos de coração, com certeza os elogios de todos vocês é muito motivador.

Agora ninguém mais segura o Nersuu !!!!!!.. :D :D :D :D :D

Grande abraço,
Nelson.
Aprendi com meu Avô (Seu Zeca).. A qualidade de tudo que você faz, está intimamente relacionado ao amor que você está dedicando. Simples assim.. Independentemente da atividade, dá área, do assunto.
Avatar do usuário
Rômulus
GDMista
GDMista
Mensagens: 311
Registrado em: 07 Jan 2013, 15:35
Cidade: Mucurici/ES
Idade: 42

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por Rômulus » 06 Nov 2015, 14:05

Espetacular a forma como você aproveitou o espaço disponível, Nelson! Ficou excelente. Parabéns! :D

Abração!

Romulus.
Vivemos e morremos pelas escolhas que fazemos.
Avatar do usuário
Lauro
GDMista
GDMista
Mensagens: 490
Registrado em: 18 Out 2011, 15:08
Cidade: São Paulo-SP
Idade: 54

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por Lauro » 06 Nov 2015, 18:41

Excelente :aplauso: :aplauso: :aplauso:
Lauro.
Avatar do usuário
Andrade Mendes
GDMista
GDMista
Mensagens: 2879
Registrado em: 16 Dez 2013, 11:10
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 79

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por Andrade Mendes » 06 Nov 2015, 19:02

Olá Nelson,

Muito bem idealizado e feito, parabéns !!!!

Abração
lhcardoso
Membro
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 27 Abr 2010, 16:55
Cidade: São Paulo
Idade: 42

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por lhcardoso » 07 Nov 2015, 21:11

Convite aceito,

Mas se fizermos como na faculdade terá fila de espera querendo comprar armário....kkkkk

Aos amigos, esta dupla era imbatível, não houve um trabalho sem elogios e ótimas notas...

Um dia desses te ligo, estou precisando mesmo tomar uma gelada e fazer uma poeira... não necessariamente nessa ordem...

Abraço,

Luiz
Avatar do usuário
andréfly
GDMista
GDMista
Mensagens: 261
Registrado em: 29 Mai 2011, 14:29
Cidade: itabaiana sergipe
Idade: 32

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por andréfly » 08 Nov 2015, 14:03

O título é armário de hobbysta
Mas vou dizer muitos profissionais não tem essa organização.
Parabéns belo trabalho :D
Avatar do usuário
NCarvalho
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Out 2013, 17:10
Cidade: Guarulhos / SP
Idade: 50

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por NCarvalho » 10 Nov 2015, 16:54

Rômulus e Lauro,
Muito obrigado.

Andrade Mendes,
Eu peguei a idéia aqui do GDM, só adaptei as minhas necessidades, digamos assim...rssss

lhcardoso,
É nóis manu...hehehehe

Andréfly,
Muito obrigado pelo elogio, acompanho bastante seus projetos e a sua presteza em ajudar a galera, só quis dar a minha contribuição.



Estava previsto para o final de semana eu avançar um pouco com o projeto, mas infelizmente tive um probleminha com algumas telhas la de casa e tive que colocar a "mão na massa"...ou melhor, "nas telhas"

Mas prometo que a medida que o projeto for evoluindo posto aqui para os amigos.

Grande abraço a todos.
Aprendi com meu Avô (Seu Zeca).. A qualidade de tudo que você faz, está intimamente relacionado ao amor que você está dedicando. Simples assim.. Independentemente da atividade, dá área, do assunto.
Avatar do usuário
Isah Atibaia
GDMista
GDMista
Mensagens: 1396
Registrado em: 09 Jul 2012, 20:27
Cidade: Atibaia/SP
Idade: 65

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por Isah Atibaia » 10 Nov 2015, 23:22

Grande Nelson, tudo bom amigo? :D

Parabéns pelo armário, muito funcional, bem feito e bonito!

Estou para fazer o meu, estou na fase de escolher madeira ou compensado, mas já já temos novidade!

Abração
Isaías Dela Marta
Atibaia/SP

http://hobbydoisaias.blogspot.com.br/
http://www.delamarta.com.br
"explicar a emoção de ser palmeirense a um palmeirense é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense… é simplesmente impossível!." (Joelmir Betting 1936-2012)
Avatar do usuário
NCarvalho
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Out 2013, 17:10
Cidade: Guarulhos / SP
Idade: 50

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por NCarvalho » 14 Nov 2015, 22:43

Graande Isaias.

Comigo está tudo ótimo meu amigo e contigo ?
Agradeço o elogio, mas sabe como é, quando o espaço é limitado, temos que dar "nossos pulos" .... :D :D :D
Isso mesmo, mãos a obra, tenho certeza que sairá uma obra-prima, porque capacidade e criatividade não lhe falta..

Grande abraço.
Nelson.
Aprendi com meu Avô (Seu Zeca).. A qualidade de tudo que você faz, está intimamente relacionado ao amor que você está dedicando. Simples assim.. Independentemente da atividade, dá área, do assunto.
Avatar do usuário
NCarvalho
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Out 2013, 17:10
Cidade: Guarulhos / SP
Idade: 50

Armário de ferramentas de Hobbysta

Mensagem por NCarvalho » 15 Nov 2015, 00:53

Pessoal,
Segue abaixo o link contendo a segunda parte na confecção do armário com vários detalhes.

Espero que gostem:
viewtopic.php?t=33460

Grande abraço a todos.

Nelson.
Aprendi com meu Avô (Seu Zeca).. A qualidade de tudo que você faz, está intimamente relacionado ao amor que você está dedicando. Simples assim.. Independentemente da atividade, dá área, do assunto.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Armário em parede de drywall
    por claudioneves » 10 Out 2022, 10:45 » em Dúvidas gerais
    4 Respostas
    4082 Exibições
    Última mensagem por Mauricio Fóz
    12 Out 2022, 16:50
  • Ferramentas Orlando!
    por marcsam72 » 06 Dez 2023, 15:42 » em Bate Papo Geral
    0 Respostas
    176 Exibições
    Última mensagem por marcsam72
    06 Dez 2023, 15:42
  • Indicacao profissional marceneiro para armario (SP)
    por pietro92 » 20 Out 2023, 17:04 » em Dúvidas gerais
    1 Respostas
    3960 Exibições
    Última mensagem por Alfredo2
    04 Dez 2023, 02:42