Trabalhos dos GDMistasDesafio do Marcão

Fórum exclusivo para exibição dos trabalhos realizados pelos GDMistas.
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Desafio do Marcão

Mensagem por Marcao » 13 Out 2006, 23:35

Estou abrindo esse tópico, pois já vi quase de tudo por aqui, sendo muitas dicas e muitos comentários. O meu desafio é o seguinte: gostaria que os membros do fórum, que utilizaram das dicas ou as duvidas, postarem as fotos dos trabalhos realizados a partir das informações conseguidas aqui, ou mesmo um depoimento sobre tal duvidas solucionadas. Acho que assim, poderemos verificar o nível de aproveitamento das dicas pelos trabalhos e depoimentos dos usuário e, assim, saberíamos o quanto o fórum é útil aos membros.
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Flavio_Machado
GDMista
GDMista
Mensagens: 687
Registrado em: 29 Mar 2006, 21:47
Cidade: São Paulo - SP
Idade: 73

Desafio do Marcão

Mensagem por Flavio_Machado » 14 Out 2006, 12:31

Se entendi bem, você propõe que os usuarios do forum coloquem aqui resultados de sugestões que aqui foram postadas? Isso só restrito à marcenaria ou outros tópicos poderão ser mencionados também, por exemplo, amizades novas, mecânica, modelismo, artesanato?

Para mim este forum foi um achado, além de ver uma infinidade de coisas novas, sugestões, idéias encontrei muita gente boa por aqui e acredito, só por este quesito, o forum já vale a sua existência.

abraços

flávio
www.diferrente.com.br
www.relogiosdiferentes.com.br
www.petit.com.br
www.flyed.com.br
MSN: flavio-mac@hotmail.com
"Não faça da sua vida um rascunho, poderá necessitar de outras vidas para passar a limpo"
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Desafio do Marcão

Mensagem por Marcao » 14 Out 2006, 21:56

O meu filhao Flavio, pode ser qualquer topico, desde que a duvida aqui postada, foi resolvida atraves dos usuarios.

Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Desafio do Marcão

Mensagem por André Luiz » 16 Out 2006, 03:06

Gostaria então de postar um projetinho que foi feito com 100% de conhecimento ou ajuda obtidos aqui, no GDM.

Resolvi fazer uma bancadinha para a "Tupia para laminados", da Makita, a 3700B. Esta:
Imagem

A estrutura poderia ser feita em madeira, mas como eu tinha umas cantoneiras de aço disponíveis, pedi ajuda ao nosso Admin, Sidney e ele fez os cortes nas medidas certas e soldou toda a estrutura.
Imagem

Depois preparou o tampo, em MDF revestido, espessura 15 mm:
Imagem

A tupia propriamente dita foi instalada de baixo pra cima, para encaixar e mantê-la fixa, fiz um rebaixo no MDF, usando a própria tupia para isso:
Imagem

Na foto acima, não levem em consideração a fresa que está instalada, ela não foi usada para fazer o rebaixo, só está colocada porque é a fresa com maior diâmetro que tenho então estava conferindo se ela estava passando no furo central. A fresa que foi usada para fazer o rebaixo foi dessas comuns, fresa reta, sem rolamento (os americamos chamam de "flush trim")

Também, vale lembrar o seguinte: na foto acima também mostra a placa preta que vem original com a tupia, ela deve ser descartada e guardada, pois nesse tipo de adaptação ela não tem função. A carcaça principal (só a parte verde) é que deve ficar alojada no rebaixo.

Na parte de cima, no tampo, bastou fazer 4 furos passantes e parafusar, com os parafusos atravessando o tampo e pegando em baixo, na própria carcaça da tupia.
Imagem

O resultado final foi esse:
Imagem

É claro que ainda falta uma tinta. Vou pintar assim que possível.

O próximo passo vai ser fazer o batente, inclusive, a mordomia é tanta que o próprio Marcão já me mandou o desenho, vejam:
Imagem


Bom, é isso amigos.

O que quis aqui não foi exatamente postar um "tutorial" pra montar bancada, tampo ou nada parecido, não tenho essa pretensão. O que quis foi só atender ao chamado do Marcão, por ter aberto o tópico e dizer o meu MUITO OBRIGADO ao Sidney, Marcão, Panta e demais moderadores pela generosidade e também aos vários usuários que colocam aqui pequenas, mas valiosas dicas relacionadas às práticas de oficina.
Agradecimentos também a Edilson, Tomaz, Rick, Ari e Bebeto, vocês são muito generosos.
Só queria isso, agradecer a TODOS vocês, membros da nossa comunidade.

Grande abraço e obrigado ao GDM!! :D
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Desafio do Marcão

Mensagem por Marcao » 17 Out 2006, 21:49

O meus filhos, so o Andre até agora aprendeu alguma coisa aqui, ou tem mais alguem que nao quer mostrar?


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
sfstudio
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 15 Set 2006, 10:15
Cidade: Campo Limpo Paulista
Idade: 51

Desafio do Marcão

Mensagem por sfstudio » 18 Out 2006, 15:09

Olá pessoal,

como iniciante sou suspeito em opinar mas, é uma obra de arte e tanto, parabéns pelo trabalho Marcio ! fiz o primeiro trabalho e, como não tinha madeira nova, usei umas partes de um guarda-roupa antigo (velho) de compensado e aí está, (pessoal, não olha muito não, faiz mau pras vista (risos)) é baseado naquele projeto japones q o pessoal postou o link num fórum. Desculpe em gente, é q é o primeiro !

Imagem


Um abraço a todos !
faça o q puder ! como puder ! com o q tiver !
(acho q é +/- isso)
Avatar do usuário
Roberto Lobo
GDMista
GDMista
Mensagens: 430
Registrado em: 09 Mai 2006, 18:12
Cidade: Houston/USA
Idade: 61

Desafio do Marcão

Mensagem por Roberto Lobo » 18 Out 2006, 18:00

Mestre SFSTUDIO, a grandiosidade de sua obra só é comparável à sua humildade.

Mestre GDMistas, tenho que admitir que precisamos também de iniciativas assim.
Projetos simples, indolores e que sejam o primeiro passo de todos nós.

Vou tomar coragem e mostrar fotos do meu mafuá, digo, minha oficina, e dos meus arremedos de projeto, cujo acabamento está muuuuuuiiiito aquém do trabalho de nosso amigo Sfstudio, que aliás está de parabéns!!!

Abraços!
Dificuldades são oportunidades de crescimento - Sri Aurobindo
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Desafio do Marcão

Mensagem por Marcao » 18 Out 2006, 22:39

O meu filho Sfstudio, voce conseguiu captar a minha mensagem, parabens.

Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Desafio do Marcão

Mensagem por André Luiz » 19 Out 2006, 01:33

Olá amigos.

Me lembrei de uma outra ocasião.

Houve um tópico aqui muito "acalorado" há alguns meses sobre "Guarda para a serra", aquela proteção que se coloca acima da serra para proteger contra lascas, partículas e pedaços de madeira que podem ser arremessados contra o operador, no momento em que está se fazendo o corte.

O próprio Edilson mostrou fotos da guarda que ele fez, com anti-kickback e tudo mais.

Fiquei tão entusiasmado com o tópico que corri pra oficina afim de fazer uma guarda logo logo. :lol:

O único porém é: estava se discutindo sobre "policarbonato", para tornar a guarda transparente e ao mesmo tempo, resistente. Realmente: a receita perfeita é essa, policarbonato.

Porém, como vocês sabem, "em casa de ferreiro, o espeto...." - no meu caso, o espeto é de ferro mesmo. :-D
Explico: como trabalho com acrílico, então fiz de acrílico mesmo.

Seguem as fotos:

Guarda original da máquina:
Imagem

Substituição pelo acrílico:
Imagem

Detalhe:
Imagem


Considerações:

No caso específico para usar a máquina pra cortar acrílico, o anti kick-back não precisa, pois isso não acontece com esse material. Já no caso para cortar madeira, aí a história é outra e o anti kick-back é fortemente aconselhável.

A vantagem do trabalho com essa guarda de acrílico, ou, quem puder fazer em policarbonato melhor ainda! é que se trabalha com muito conforto, ficando o operador protegido e ao mesmo tempo tendo 100% de visão do corte sendo executado.

Não estou aqui aconselhando ninguém a alterar as características originais das máquinas, na dúvida: é melhor até deixar do jeito que veio originalmente. Fiz essa guarda aí por minha própria conta e risco. Felizmente, deu certo e ficou bom de trabalhar.

Mas, o objetivo desse post é mais uma vez dizer que esse GDM realmente nos inspira e torna nossa vida mais repleta de dicas e conhecimentos.

Abraço a todos os colegas :D
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Desafio do Marcão

Mensagem por Edilson » 19 Out 2006, 11:00

Olá André.

Sua proteção ficou excelente. Para dizer a verdade, a minha eu me inspirei numa proteção comercial Excalibur, americana, se não me engano. Olhando sua proteção, entretanto, acho que vou refazer a minha, porque a mesma usa emendas com alumínio, o que colabora para diminuir a visão do disco da serra. Não sei se você se baseou em alguma proteção existente ou criou a mesma por conta própria, mas a solução é muito engenhosa. Usando o policarbonato, dobrar o material é muito fácil, desde que se leve nas empresas de confecção de calha, pois eles normalmente têm a mesa para a dobra. Assim, a peça ficaria inteira, o que aumenta a resistência.

Quem sabe, daqui a uns dias, eu poste umas fotos da proteção, indicando, como dica seguida por mim, a proteção do André.

Um abraço a todos,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Desafio do Marcão

Mensagem por André Luiz » 20 Out 2006, 23:02

Oi Edilson :D
Na verdade, você escreveu tanta coisa bacana naquele tópico sobre "Guarda da Serra" que acabei ficando entusiasmado. :lol:
A guarda foi projetada "em casa" mesmo.
Quando estiver pronta a versão 2.0 da sua guarda, mostra aqui pra gente. É sempre bom trocar experiências.
Abraço! :)
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Desafio do Marcão

Mensagem por Marcao » 26 Out 2006, 07:08

O filharada, cade voces? Nao tem mais ninguem nao? Cade o pessoal que perguntam e são respondidos, com as famosas frases "Obrigado, valeu, vou fazer um igual", vamos la meus filhos, quero ver os seus trabalhos.


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Desafio do Marcão

Mensagem por Ari » 26 Out 2006, 07:50

Muito bacana Marcão! Grande idéia!

A minha bancada de trabalho foi a primeira coisa que fiz depois de que comecei a frequentar o GDM. Com a ajuda dos amigos ela ficou pronta. Não ficou uma Brastemp por que falta ao executor a habilidade necessária massss, saiu:

Imagem

E guiadomarceneiro.com/forum/viewtopic.ph ... mp;start=0 com todo o acompanhamento do projeto.

Bração Paizão e parabéns pela idéia!

Ari
Avatar do usuário
Roberto
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 23 Mai 2006, 15:14
Cidade: São Paulo
Idade: 79

Desafio do Marcão

Mensagem por Roberto » 26 Out 2006, 10:01

Pois é, meu filhão Marcão....Se vc usasse uma camisa do tricolor paulista....vc estaria melhor na foto.......
Mas vamos ao que interessa: Desde que conheci o GDM, tem sido muito legal dar uma espiada nos assuntos que mais me interessam e aprender com a experiencia dos outros... Até levei uma bronca do nosso gurú Sidney pois teve uns dias que acessei demais o site e isso deve ter ocassionado algum problema....Sorry Sidney.......
Como sou marceneiro de final de semana, minha produção é muito pequena, mas o GDM me ajudou legal quando da construção da minha bancada, com relação ao encabeçamento do tampo. Graças à ajuda do Márcio, Exoteric, Barba entre outros, pude dar sequencia ao meu trabalho e ele está aí......

Imagem

Abraços
Roberto
Avatar do usuário
pitu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3705
Registrado em: 11 Ago 2006, 19:21
Cidade: arraial d'ajuda (BA)
Idade: 54

Desafio do Marcão

Mensagem por pitu » 27 Out 2006, 06:47

Foi muita coisa Paizão! Muitas dicas que ajudaram muito.

Olha as fraquinhas, com os cuteleiros que me ajudaram muito.

Com elas fiz varias coisas, olha a mulher que vigia a meã oficina!

Imagem

Também achei umas ferramentas que resultaram muito úteis lendo varias dicas.
Encontrei por caso unos grampos a 30 reais cada, e resultaram muito úteis!

Imagem

Muitas dicas sobre acabamento também e sobre afiação, que foram muito importantes!

E isso aí pessoal!

Grande abraço,
Pitú
Avatar do usuário
delucci
GDMista
GDMista
Mensagens: 635
Registrado em: 25 Abr 2006, 15:03
Cidade: Guarulhos/São Paulo
Idade: 59

Desafio do Marcão

Mensagem por delucci » 27 Out 2006, 08:50

muitas, vou ficar devendo as fotos, mas logo as postarei, um dos meu maiores problemas era com relação a aplicação de laminados, nas construções das peças em si eu ia bem, claro que aprimorando a cada vez que executava algo, mas quando chegava no acabamento...........
laminados... o terror, formica, laminas de madeira, colagem dos topos, corte da formica, isso me deixava frustado.
nisto o tutorial do marcão sobre aplicação de formica e mais algumas dicas pinceladas aqui e ali, como a do nosso guru o Sydnei sobre a maneira correta de usar o cortador pra formica. entre muitas outras
agora a melhor de todas foi o uso do riscador de formica que o marção fez, confesso que neste item fui preguiçoso e acabei comprando um industrializado e valeu cada centavo que investi. não precisei nem mais usar a tupia, so ele, a lima murça e uma lixinha.
Alias, é neste aspecto que o forum é pra mim tão valioso, não pelas soluções prontas que todo mundo no começo insiste em ter, mas sim as dicas pontuais, como alguns dizem "o segredo", "o pulo do gato", "o macete", que só com a boa vontade e o prazer de ensinar, valem mais que muitos cursos.
ai vai uma foto do riscador.
Imagem
Avatar do usuário
Flavio_Machado
GDMista
GDMista
Mensagens: 687
Registrado em: 29 Mar 2006, 21:47
Cidade: São Paulo - SP
Idade: 73

Desafio do Marcão

Mensagem por Flavio_Machado » 27 Out 2006, 21:16

Como disse logo no começo deste tópico ao Marcão, que independe do que aqui aprendemos com as dicas, sugestões, macetes, o que vale mesmo é o despreendimento de alguns gdmistas em passar sua experiência, dar apoio moral, chorar com a tristeza do companheiro e as vezes presentear outro gdmista como o Edumem me presenteou com este apoiador/prolongador para a serra meia esquadria que comprei recentemente. Veja Eduardo, como ficou bom! Veio na hora certinha.

Imagem
obrigado também pela recepção sua e de sua esposa.

Mas como o tópico é para mostrar o que aprendemos aqui, vejam algumas das minhas produções: (somente as mostráveis)

Imagem
gabinete para furadeira (furadeira nova merece móvel novo)

Imagem
gabinete para minha tupiazinha

Imagem
bancadinha para a drimel

Imagem
armario para guardar os livros, catálogos, manuais etc etc etc

Imagem
estes cabideiros acabei de entregar para a patroa. (no prazo!)

Além da terapia que a marcenaria proporciona, esse hobby é uma escola que nos ensina a dominar e controlar a ansiedade, por isso, obrigadão amigos do GDM!

amplexos retumbantes a todos

flávio
www.diferrente.com.br
www.relogiosdiferentes.com.br
www.petit.com.br
www.flyed.com.br
MSN: flavio-mac@hotmail.com
"Não faça da sua vida um rascunho, poderá necessitar de outras vidas para passar a limpo"
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Desafio do Marcão

Mensagem por Marcao » 27 Out 2006, 21:35

Opa, estou começando a gostar.

Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Edumen
GDMista
GDMista
Mensagens: 250
Registrado em: 14 Ago 2006, 20:33
Cidade: Jacarei
UF: SP
Idade: 67

Desafio do Marcão

Mensagem por Edumen » 27 Out 2006, 21:51

Amigo Flávio,

Obrigado pelas palavras, estou feliz :D em ver que lhe serviu, é como a doação de um cachorro ou gato, eu sei que ela foi para um bom lar, aproveite !

Parabens pelos trabalhos, estas montando uma bela de uma oficina !

Abração Eduardo
"A baixa qualidade de uma ferramenta, perdura para sempre, em quanto a doçura do valor pago, é logo esquecido"
Avatar do usuário
Eduardo Chostakovis
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 21 Nov 2005, 23:46
Cidade: São Paulo
Idade: 52

Desafio do Marcão

Mensagem por Eduardo Chostakovis » 28 Out 2006, 18:40

Marcão, praticamente tudo o que eu aprendí sobre marcenaria, foi no GDM ou através dele, aprendendo com as dúvidas específicas, ou com o material sugerido pelos usuários em suas pesquisas pela internet. Imagina que eu não sabia nada sobre madeiras, acessórios, acabamentos, máquinas, tipos e formas de construção, etc... apenas algumas ferramentas comuns a outras atividades como a mecânica, da qual tenho formação, o que ajudou muito, principalmente no projeto feito em CAD que possibilita "construir" virtualmente antecipando assim alguns problemas de construção. Mas tudo isso é pura técnica, o que eu mais gostei de aprender aqui no GDM com os mais experientes, foi que a marcenaria realmente é uma terapia e uma forma de arte e que pretendo levar pela vida inteira. Abaixo seguem meus ultimos trabalhos, e que agora sim, posso dizer que já sei pregar duas madeiras.


Imagem
Apenas a mesa, as cadeiras ficam para quando tiver mais experiência.

Imagem
Tudo começou com a idéia de fazer este guarda-roupa!

Um grande abraço a todos...
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Desafio do Marcão

Mensagem por Marcao » 28 Out 2006, 23:58

O meu filhao Eduardo, como voce sempre fala para mim, ficou Show.


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
pitu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3705
Registrado em: 11 Ago 2006, 19:21
Cidade: arraial d'ajuda (BA)
Idade: 54

Desafio do Marcão

Mensagem por pitu » 02 Nov 2006, 11:58

:D :D Aí vão os espelhos, que terminei ontem. O uso de aqueles grampos facilitou muito!

6 espelhos para os apartamentos, sem utilizar um prego.

Imagem

Imagem

Imagem

Grande abraço,
Pitu
Avatar do usuário
Paulo Viveiros
GDMista
GDMista
Mensagens: 2244
Registrado em: 18 Mai 2006, 07:52
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
Idade: 65

Desafio do Marcão

Mensagem por Paulo Viveiros » 12 Nov 2006, 23:57

Nem sei se devia mostrar mas como estava fazendo a mais 5 meses e finalmente ficou pronta.
La vai a foto do meu gaveteiro.
Imagem
Ele ja esta mais bonito pois já esta pintado.
Eu ainda não fotografei mas assim que tirar a foto coloco. :D
Levei 5 meses para fazer.
Voces podem esperar mais uns tres para eu fotografar ele pintado. :oops:
Sem problemas? :?:
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Desafio do Marcão

Mensagem por Ari » 13 Nov 2006, 00:22

Grande Paulo!! Tudo bem???

Parabéns !! Ficou bacana mesmo. Eu, na categoria de "marceneiro de internet" não fiz nada assim até hoje. Continuo o mesmo carpinteiro de sempre!!! :D

Bração

Ari
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Desafio do Marcão

Mensagem por Marcao » 13 Nov 2006, 08:33

Bom filharada, hoje esta fazendo 1 mes que abrir esse topico, aos usuários Pitu, Eduardo, Flavio, André, Marcio, Sfstudio, Ari, Roberto e Paulo, estão todos parabens, gostaria de saber se mais alguem tenha algum trabalho pra postar aqui?


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Responder