AvisoVocê está navegando no GDM Fóruns como visitante.

Logue-se ou registre-se para acessar todos os Fóruns.
GDM Fóruns
Guia do Marceneiro ®
GDM Fóruns

Este Tópico esta inativo desde:
Quarta-Feira, 24 Jul 2013 18:58 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM

Obrigado pela postagem
FÓRUM: Máquinas e Equipamentos
Fórum exclusivo para discussões sobre Maquinas e Equipamentos utilizados em marcenaria e afins.

GDM Fóruns - Índice do Fórum
Este tópico obteve: 6 respostas e 1029 exibições / 0 usuário(s) observa(m) este tópico
Você NÃO esta observando este tópico.
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

NÃO     SIM

Aviso:

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de Rams
Rams

Membro

Cidade/Estado:
São José

Ocupação:
Iniciando em marcenaria

Tópicos: 1
Mensagem Enviada: Sábado, 20 Jul 2013 14:08 PM
Assunto: Tupias [iniciando em marcenaria]
Bom pessoal, primeiramente, queria dizer que sou extremamente novato com essas coisas de marcenaria. Andei pesquisando bastante na internet pois tenho vontade de aprender a fazer belas peças e trabalhos. Entretanto, as ideias não adiantam se eu não possuir um maquinário e um aprendizado. Assim, resolvi por qualificação vir a aprender sobre marcenaria, me deparando com o fórum. Pulando um pouco a parte das abrasões, queria tirar algumas dúvidas sobre máquinas e sobre a utilização inclusive, deixando até uma sugestão aos administradores do fórum.
Tenho o interesse em adquirir uma tupia. O objetivo inicial será de fazer cortes em batentes, portas para colocar dobradiças, fechaduras, além de um corte que preciso fazer em uma folha de janela em minha casa que veio com problema. As madeiras com as quais trabalharei serão Jequitibá Rosa e Cedro Arana. Pelo que andei pesquisando, o jequitibá é considerada uma madeira dura e o cedro uma madeira mole. Andei vendo também que as tupias com altas RPMs tendem a queimar as fresas quando colocadas em madeiras duras, certo? Enquanto as tupias com RPMs baixas, são melhores inclusive para trabalhar. No entanto, surgiram-me as seguintes dúvidas entre as seguintes máquinas:

É necessário estar logado para ver este conteúdo!
Por favor, Cadastre-se ou logue-se

Ok, depois de apresentados os modelos, ai eu tenho 2 tipos, que são as de coluna e as de laminado certo? Ótimo, a RT0700C da Makita foi a que pelo que ouvi, seria a melhor, afinal ela tem velocidades variáveis, de 10 a 30 mil RPM. Conseguiria cortar então vários tipos de madeira, desde as moles as duras sem queimar as fresas. No entanto eu preciso fazer um corte no centro da madeira, afinal, minha veneziana que preciso arrumar tem os trincos (para abrir e fechar a janela, esses douradas com preto) semelhantes a essa:

Eles são no centro da madeira, como podem ver e não na ponta. Assim, gostaria de saber se a tupia RT0700C é possível fazer esse corte, mesmo ela vindo com a base padrão somente. Outra dúvida(também meio boba), a SSP é uma marca da Makita, pelo que andei procurando, uma linha profissional e não industrial que seria mais ou menos comparável a Black&Decker, Skill certo? No entanto, seria mais vantagem comprar uma tupia de coluna dela, como essa MRP102 ao invés da RT0700C? Ela tem rotação fixa certo, de 22 mil RPM, no entanto essa rotação não é muito alta e não queimaria as fresas em madeiras duras como o jequitibá rosa? Tem também a RP0900 da Makita, mas a rotação dela é de 30mil RPM, muito alta não? Por fim, caso necessite mesmo de uma tupia de coluna, essa da Black&Decker seria uma boa solução?
Desculpem as ignorâncias em dúvidas, sou realmente novato nisso, estou tentando aprender ao máximo o que posso, mas sobre isso você não encontra muito. Seria legal inclusive, para os que estiverem a mais tempo no fórum postarem tópicos sobre as diferenças, incluindo rotações e etc., deixando os tópicos fixados. Eu não achei muita coisa no fórum, mesmo tendo pesquisado. Achei sobre as linhas da SSP, achei sobre as velocidades das tupias, mas não explicitando.
Agradeço a atenção desde já. Um grande abraço e parabéns pelo fórum! (:

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de jackson1
jackson1

GDMista

Cidade/Estado:
Florianópolis/ SC

Ocupação:
Serviços Gerais

Tópicos: 27
Mensagem Enviada: Sábado, 20 Jul 2013 20:01 PM
Assunto: Re: Tupias [iniciando em marcenaria]
Eu particularmente uso a minha tupia na rotação máxima e não queimo as fresas, isso pq quando vc vai fazer um trabalho, qualquer que seja, não deve faze-lo mergulhando a fresa totalmente para fazer o trabalho pretendido e sim retirando o material aos poucos.
A tupia que comprei na ocasião, calçava fresas com hastes de 8 mm no máximo, hoje sinto necessidade de uma para 1/2 "
Se conselho prestasse ninguém dava, vendia, mas vai um de graça p vc compre umas fresas de pouca qualidade para aprender a trabalhar com elas, e conforme vc for adquirindo experiência compre melhores, assim se vc cometer erros o prejuízo é menor Razz Razz legal

Muito bom trabalhar a madeira. 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Rams
Rams

Membro

Cidade/Estado:
São José

Ocupação:
Iniciando em marcenaria

Mensagem Enviada: Domingo, 21 Jul 2013 10:53 AM
Hum... entendo... e para fins assim qual máquina seria melhor então?
E outra dúvida que surgiu agora, por qual motivo sente necessidade de uma para 1/2"? Mais fácil de fazer o trabalho?
Abraços e desculpem a ignorância.
Obrigado pela ajuda até então jackson1

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Renato Fonseca
Renato Fonseca

Membro

Cidade/Estado:
São Paulo

Ocupação:
Advogado

Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 24 Jul 2013 12:37 PM
Prezado Rams!
Sou recente aqui no GDM como participante, mas sempre que possível estou espiando as dicas e aprendendo demais com tudo o que vejo.
Com relação à sua pergunta:
Procure uma tupia que seja adequada ao uso que você irá fazer dela!
Em outras palavras se você é apenas uma pessoa que gosta de madeiras e seus produtos finais (sem objetivos financeiros) como eu, não consigo ver necessidade de comprar uma tupia de 1/2 ou 12mm. Uma que suporte bits de 6mm ou 8mm intercambiáveis é mais que suficiente.
Ocorre que há mais variedade de bits para tupias de 1/2 ou 12mm e os bits de 6mm ou 8mm não são tão parrudos como os de 1/2 ou 12mm.
Com relação à marca de tupias há muitas que são boas e muitas mais que são ruins!
As da Bosch, da Makita (não da SSP que é 2ª linha da Makita) e a DE Walt, são excelentes.
Prefira uma tupia que tenha velocidade variável (Bosch, Makita, Skill e De Walt tem)
Com relação à velocidade, por minha experiência própria: Use sempre rotações maiores para madeiras moles e rotações baixas para madeiras duras.
Teste sempre antes em um pedação da mesma madeira que vc pretende trabalhar .
O colega Jackson 1 tem razão ao dizer que você deve "retirar" ou "comer" pequenos pedaços por vez.
Nada de cavalice! Vá devagar, tirando por exemplo 0,5mm em cada passada, mesmo que você tenha que passar 500 vezes.
Não se esqueça que você deve fazer a passada sempre no sentido contra a rotação da máquina.
Quanto às marcas dos bits, aí meu querido, vc tá lascado. No geral para máquinas de 6mm ou 8mm são poucas a marcas boas e muitas vezes nem existem no Brasil, além do que são caras pra dedéu.
Recentemente comprei um jogo de 30 bits da marca Craftsman e paguei a bagatela de U$ 80.00 (veja só: aqui no Brasil um jogo de 6 bits da makita custa R$ 450,00 na Dutra máquinas)
Os bits são excelentes e não tenho o que reclamar deles somente elogios!
Abraços. Espero ter ajudado!

Sempre tentando melhorar! 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de jpaiotti
jpaiotti

Membro

Cidade/Estado:
sao paulo SP

Ocupação:
industrial

Tópicos: Nenhum
Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 24 Jul 2013 17:49 PM
Ola. Ferramentas para madeira devem trabalhar em alta rotação mesmo. Em baixa rotação o acabamento não fica bom. As ferramentas de corte (brocas, fresas, serras, etc) devem estar corretamente afiadas para não queimar.
Para treinar, comece com madeiras macias.
Voce mesmo pode fazer uma tupia estacionária em casa com um eixo jacaré, um mandril de 5/8, e um motor de alta rotação.

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Ari
Ari

Colaborador

Cidade/Estado:
Brasília

Ocupação:
Peão De Marina De
Barcos

Tópicos: 648
Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 24 Jul 2013 18:53 PM
Rams, realmente as tupias mais rápidas queima os bits sim. Estas tupias são as chamadas "bordadeiras" e foram desenvolvida para dar acabamento em formicas e outras coberturas quando aplicadas em madeira.

A tupia RR0900 é mais lenta, 27.000. Parece pouca a diferença mas na hora de trabalhar, ela é muito significativa.

Hoje que a gente tem opção de tupias com controle de velocidade, eu diria que vale a pena, e muuuito!! legal legal

Gosto muito do conjunto RT0700CX2. O motor é muito bom, forte e o controle eletrônico de velocidade é soberbo.

Eu começaria com uma tupia menor mesmo, que use fresas de 6 e 8mm. Tenho um jogo de 6mm da Makita e um jogo de 8mm da Metado e estou muito satisfeito.

Sobre a linha SSP da Makita, não se engane. Ela é melhor que suas concorrentes da B&D, etc.

É isso meu caro, bem vindo ao GDM e usufrua de nossas hospitalidade!

Bração

Ari

Tudo nesta vida é passageiro, menos o cobrador e o motorneiro...

http://f.cl.ly/items/2y3y3W0K2Q3s233d193h/Screen%20Shot%202014-02-28%20at%2007.53.01.png 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Alex Lima
Alex Lima

GDMista

Cidade/Estado:
Santos/SP

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 24
Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 24 Jul 2013 18:58 PM
Rams

Pense neste modelo RT0700CX3:

http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm/fotos59/alexo_6903bb52c1.jpg

Já vem com todos os acessórios, possibilitando fazer todo tipo de serviço, exceto é claro os grandes trabalhos profissionais, onde precisaria de uma tupia mais potente e pesada.
Mas, pelo que você falou, não é o seu caso, então essa RT0700CX3 seria uma boa escolha.
Pode usa-la em madeira dura também, mas, como foi dito acima, com velocidade mais baixa e sempre dando várias passadas até chegar na profundidade desejada.
Pode inverte-la numa bancadinha, usando uma placa apropriada para fixar como é mostrado aqui em alguns tópicos GDM.
Eu uso as fresas de 8mm que são mais robustas e estou satisfeito com essa máquina.
Aproveite o cupom de desconto GDM na JNakao.

Alex.

http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm/fotos60/alexo_04635d9545.pngVida, quão misteriosa sois
Tantos segredos guardais
E tão simples permaneceis!

Mostrar os tópicos anteriores:  

Aviso:

NÃO     SIM

Obrigado pela postagem
FÓRUM: Máquinas e Equipamentos
Fórum exclusivo para discussões sobre Maquinas e Equipamentos utilizados em marcenaria e afins.
Todos os horários são GMT - 3 Horas

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
124279 Ataques bloqueados
RSS
GDM Fóruns - Guia do Marceneiro ®
Aplicação criada pelo: Grupo phpBB - Hospedado por Opticalhost