AvisoVocê está navegando no GDM Fóruns como visitante.

Logue-se ou registre-se para acessar todos os Fóruns.
GDM Fóruns
Guia do Marceneiro ®
GDM Fóruns

Obrigado pela postagem
FÓRUM: Dúvidas gerais
Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.

Ir à página:   1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
GDM Fóruns - Índice do Fórum
Este tópico obteve: 180 respostas e 43625 exibições / 3 usuário(s) observa(m) este tópico
Você NÃO esta observando este tópico.
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Mensagem de fuzileiro
fuzileiro

Banido

Cidade/Estado:
Brasília/Distrito Fede...

Ocupação:
Funcionário Público

Tópicos: 61
Quem gostou deste tópico:
3 usuário(s) agradece(m) este tópico.

Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 11 Jul 2012 12:46 PM
Assunto: Solda elétrica - eletrodo revestido
Colegas, desculpem, mais uma vez, estar desviando o assunto "marcenaria", mas sei que muitos aqui tem bastante conhecimento sobre solda e estou precisando desse conhecimento!!

Adquiri, recentemente, uma máquina de solda inversora, para pequenos trabalhos em minha casa. Estou treinando em canos retangulares de metalon de 16, 18 e 20.

Mas nos mais finos, estou furando muito (fazendo buracos nos metais). Fui ver se pegava algumas dicas com os "serralheiros" aqui da cidade, mas ao ver como eles soldavam, desisti! Os caras soldam de olhos fechados, sem qualquer proteção (luvas, máscara, etc). Teve um senhos que soldava com os olhos abertos, usando óculos de grau. Quando perguntei para ele se não era prejudicial, ele me disse que os óculos de grau eram filtros para a "lumiação". Bem, não discuti, pois já li bastante, vi vários videos no youtube e sei o que os raios ultravioleta fazem.

Acontece que no youtube, a maioria dos videos que ensinam, usam metais bem grosso. Não achei nehum ensinando a soldar em metais finos.

No comércio aqui, só indicam o eletrodo de 2,5mm (comprei 1 kg do Esab e 1kg do Gerdau azul).
Queimei uns 20 eletrodos em uma tarde de fim de semana em pedaços de metais (comprei 3m de barra e pedi à loja para cortá-lo em menores de 15cm). Daí tentava fazer soldas em 90º, reto, etc.

Será que alguém poderia dar umas dicas para não furar o metal com a solda?

Fuzileiro.

Mensagem de falcon11
falcon11

GDMista

Cidade/Estado:
Curitiba/PR

Ocupação:
Engenheiro Elétrico

Tópicos: 49
Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 11 Jul 2012 13:05 PM
Assunto: Re: Solda elétrica - eletrodo revestido
Fuzileiro.

Enfreitei o mesmo problema, ao meu ver duas coisas podem influênciar (não um experte em solda), mas a habilidade do operador - isso você só vai conseguir com o tempo (posso dizer que cada solda que faço fica melhor do que a anterior) não tem jeito vai ter que queimar bastante eletrodo mesmo.
Outra é a regulagem de corrente para metais mais finos a corrente de solda deve ser menor assim como o diâmetro do eletrodo.
Deve haver outros truques, daqui a pouco os mestres aparecem e dão o pulo do gato.
Espero ter ajudado.
Valeu!!! legal legal

Mensagem de fuzileiro
fuzileiro

Banido

Cidade/Estado:

Ocupação:
Funcionário Público

Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 11 Jul 2012 13:19 PM
Minha máquina aceita eletrodos a partir de 1,6 de diâmetro. Será que usando uma fino ajudar a evitar os furos? Os eletrodos que estou utilizando, o E6013, pelas especificações, a amperagem pode ser entre 60 e 100 A. Deixei no mínimo (60a), mas mesmo assim ocorrem os furos.

Baseando-se na tabela de um arquivo da Esab, sobre seus eletrodos, há o de 2,0 que utiliza a faixa de 50 a 70 A. Será que esse seria bom?

Mensagem de Bruno Gurski
Bruno Gurski

GDMista

Cidade/Estado:
Santiago/Gaúcho

Ocupação:
Design Gráfico E
Marcene...

Tópicos: 5
Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 11 Jul 2012 13:27 PM
E dai tche... tudo tranquilo?
Qual o soldador que vc usa? eu tenho um Soldador Balmer Bifásico Super 180 só para pequenas soldas, dete estar derrentendo porque deve estar muito alto a potencia dele, mas a respeito em ferros e chapas de espessura fina ele é bem limitado, se você for soldar chapas mais finas indicaria a solda MIG que solda até uma gilete heheheheh

outro assunto importantes sobre segurança:
Sempre solde com luvas e jaleco de couro;
use a mascara e óculos de proteção (pois já me aconteceu de bater para quebrar a casca da solda e me saltar um pedaço no olho por sorte meus reflexos foram mais ligeiros e queimou só minhas pálpebras por pura sorte)
Solde sempre com bota de couro.

Olhe este canal deste senhor no youtube... muita coisa aprendi com ele http://www.youtube.com/user/cursodeforja
tem até um curso de iniciante.

Mas nada igual a alguém que te fale ou te ensine algo pessoalmente!

Abraços do amigo GAÚCHO!

"Se trouxeres teu orgulho de ser brasileiro, te entregarei a minha honra de ser gaúcho." 

Mensagem de fuzileiro
fuzileiro

Banido

Cidade/Estado:

Ocupação:
Funcionário Público

Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 11 Jul 2012 13:32 PM
Já tinha visto todos os videos desse link que vc passou hehehe. Antes de comprar a máquina, li muito sobre solda, história, tipo, tecnologia, etc.
EPI já comprei todos (a máscara automática deve chegar até sábado).

Minha máquina é uma Inversora Archweld 200I-S, da Lincoln. Solda eletrodos revestidos e TIG. Por enquanto não estou pensando em TIG, pois primeiro tenho que pagar a máquina kkkkkkk. A regulagem da amperagem dela é excelente, se não me falha a memória, o mínimo dela é de 30 ou 40 A.

Mensagem de terere
terere

GDMista

Cidade/Estado:
osasco/são paulo

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 25
Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 11 Jul 2012 20:55 PM
Uma dica só para aprendizado: quando fôr soldar peças finas, a amperagem tem que estar baixa ( na faixa de 50A ), e a observação da poça de fusão do eletrodo na peça é muito importante, e tem que dar uma apagada no arco sempre que notar que a poça de fusão tende à querer romper a peça, isto é, estar muito líquida, e reiniciar a abertura do arco quando perceber que já deu uma solidificada na poça, e é muito rápido o intervalo de apagar e acender novamente, e o clarão ainda perceptível com a mascara abaixada, é a deixa para acender novamente! E acender sempre num ponto fora da poça, onde a solda já está pronta ( uns 5mm para trás )! A observação da poça e a velocidade de arraste do eletrodo, é muito importante para que não fure a peça! Mas voce só vai adquirir esta percepção depois de muito furar e fazer caca de pombo! Alguns tem uma performance melhor que outros, e aprendem menos ou mais rápidos, só não podem desistir! E a dica que eu citei no início, mas só para aprendizado, é cortar o eletrodo em duas ou tres parte com um alicate, tomando cuidado para não esfarelar o revestimeno, e se esfarelar, consumir a parte esfarelada em um corpo de prova, que fatalmente vai dar uns agarrãos! Isso tudo é para trabalhar os cotocos com mais firmeza na operação de acender e apagar o arco! Se possível, use um apoio de contato para a mão para não perder a linha de ataque na peça! Conforme for melhorando, automáticamente voce vai abandonando estes recursos, que como eu frizei, é só para aprendizado! As diferenças de qualidade de máquinas, influi muito pouco quando voce já souber soldar, pois mesmo com tig ou com mig, tem que saber soldar, e elas não fazem o trabalho ficar melhor se voce não souber fazer!
Um abraço!

Quem corre atrás sempre alcança! 

Mensagem de fuzileiro
fuzileiro

Banido

Cidade/Estado:

Ocupação:
Funcionário Público

Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 11 Jul 2012 21:00 PM
Terere, mas recuando 5mm para recomeçar a solda, não irá contaminar a poça com a escória da interrupção anterior? A especificação do eletrodo de 2,5 é de 60-100 A, não há problema em colocar 50A nele? Ou teria que utilizar eletrodo mais fino?

Obrigado!

Mensagem de terere
terere

GDMista

Cidade/Estado:
osasco/são paulo

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 25
Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 11 Jul 2012 21:36 PM
Não porque a escória em fusão ela flutua, e não pode deixar secar, porisso a rapidez de uma ação para a outra! Já, se secar, tem que dar uma limpada no ponto de nova abertura de arco, mas sempre uns 5mm atrás! Quanto à amperagem, cada equipamento se comporta de uma maneira, e na minha eu soldo tranquilamente com 50A, e talvez em outras tenha que dar uma elevada, principalmente pela dificuldade de cada um em abrir o arco em amperagens baixas! Vai da sua sensibilidade! Quanto ao eletrodo, até pela dificuldade de achar para comprar o de 2mm ou 1,5mm, é melhor se acostumar à fazer o trabalho com o de 2,5mm, mesmo que para isso tenha que aumentar a amperagem! O grau de dificuldade para soldar vai ser o mesmo! Um detalhe que estava esquecendo é que peças de paredes finas, as junções tem que ser sem frestas nenhuma, bem coladas! Porisso, antes de sair soldando, preocupe-se primeiro em cortar e dar acabamento nas faces à serem unidas, pois é daí que começa uma bôa solda! Vamos conversando! legal
Um abraço!

Quem corre atrás sempre alcança! 

Mensagem de fuzileiro
fuzileiro

Banido

Cidade/Estado:

Ocupação:
Funcionário Público

Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 11 Jul 2012 21:53 PM
No final de semana darei mais uma treinada com o de 2,5 a 50A então. Abaixo umas fotos dos testes que fiz final de semana passada. Foi minha primeira experiência com solda.

https://www.dropbox.com/sh/i9nvrspkm3sm35c/5pN6aW2wbv?m

Mensagem de Ari
Ari

Colaborador

Cidade/Estado:
Brasília

Ocupação:
Peão De Marina De
Barcos

Tópicos: 648
Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 11 Jul 2012 22:03 PM
Fuzileiro!!

Estes eletrodos da Gerdau são os melhores que já usei. Eles facilitam muito a solda e muito mais que os mais famosos.

Experimente amperagens mais baixas sim. Soldar metalom não é fácil mesmo. Mas, com as informações do nosso Terere e um pouco de teste e treino, você vai chegar lá muito rápido. É frustrante quando a gente começa a furar né? Mas isso passa...kkk

Bração

Ari

Tudo nesta vida é passageiro, menos o cobrador e o motorneiro...

http://f.cl.ly/items/2y3y3W0K2Q3s233d193h/Screen%20Shot%202014-02-28%20at%2007.53.01.png 

Mensagem de alan_magalhaes
alan_magalhaes

GDMista

Cidade/Estado:
Brasília / DF

Ocupação:
Analista De Sistemas

Tópicos: 50
Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 11 Jul 2012 22:47 PM
Estou começando a brincar com esse negócio de solda também. Estou com uma maquinhinha de 150a da schulz/somar para aprender a usar. Ainda estou no meu primeiro quilo de eletrodos. Acompanhando para aprender as dicas.

Alan.

Meu segundo nome é Paciência. Meu primeiro é Sem. 

Mensagem de Marcos Henrique
Marcos Henrique

GDMista

Cidade/Estado:
Brasília

Ocupação:
Funcionário Público

Tópicos: 37
Mensagem Enviada: Quinta-Feira, 12 Jul 2012 09:38 AM
Desculpe dar meu pitaco nesse assunto, todavia, já penei bastante também e infelizmente a gente aprende com os próprios erros.
Vou fazer uma pequena introdução antes de adentrar no assunto propriamente dito. legal
Estou propenso a sair da máquina de solda tradicional e também tenho pesquisado equipamentos alternativos.
Minha vontade era comprar um equipamento Mig, exatamente pela qualidade da solda, todavia, fui aconselhado a não comprar equipamento sem o cilindro de gás, mesmo que pudesse usar o arame dito como especial. Me provaram tecnicamente que o arame especial além de ser muito mais caro não apresenta a mesma qualidade de solda da mig tradicional, ou seja, com gás. Outro detalhe, nas minhas pesquisas um equipamento mig com gás situa-se próximo aos R$ 3.600,00 valor esse que para a minha atividade de hobby não se justificava.
Bom, depois de muita pesquisa e conversa com quem entende, fui convencido a comprar uma inversora, exatamente pelo custoXbenefício. Em uma cidade satélite, tem uma loja que aos sábados faz demonstrações de equipamentos de solda. Nesses testes me foi apresentado a uma inversora da Esab.

http://www.youtube.com/watch?v=F9AaVJZrPeA

Fiquei impressionado como desempenho do equipamento e a sua praticidade. o equipamento permite, inclusive, soldas em alumínio, desde que troque o bico e lógico use eletrodos apropriados.
Um serralheiro estava simulando uma solda num galpão com o equipamento preso por uma alça no ombro a 10 metros de altura. Muito leve, prática e eficiente. Percebi que a inversora não agarra o eletrodo como na máquina de solda tradicional. A qualidade do rastro de solda é bem superior aos equipamentos tradicionais, agora deve-se ter alguns cuidados. Pessoalmente eu não uso eletrodos especiais. Para metalon chapa 20 eu uso eletrodo de 1,5 . Outra dica é pontear a área com ações curtas, exatamente para evitar o fecho contínuo que fura chapa mais fina. Se vc for soldar o metalon com outra chapa de maior dureza, descarregue o fecho primeiro no material mais duro e aos poucos vá em direção ao material mais fino, sempre que possível descarregando o feche sob a solda anterior. Se vc for unir 02 metalons finos, tipo chapa 20, não descarre um fecho forte nas junções das peças, muito provavelmente vai furar a peça. Normalmente essas coisas não se encontra em literatura. O pouco que aprendi foi com profissionais que dependem dessa atividade para o sustento familiar. No início tem que ter muita paciência mesmo. Verifique se a amperagem está apropriada para o material, objeto de solda.
Ainda não comprei a minha inversora, todavia, o meu cavalete de apoio, estou fazendo parte com metalon 20, eletroduto 1,5 comum. Até agora usando esses cuidados estou indo muito bem com a parte da peça. legal

Mensagem de fuzileiro
fuzileiro

Banido

Cidade/Estado:

Ocupação:
Funcionário Público

Mensagem Enviada: Quinta-Feira, 12 Jul 2012 10:35 AM
Prezado Marcos, obrigado pela contribuição! Eu passei alguns meses pesquisando bastante (aqui mesmo no fórum e pela web) sobre qual máquina comprar. Acabei escolhendo a inversora Arcweld 200i-s, da fabricante Linconl. Acho que ela não é muito conhecida aqui no Brasil, mas lá fora é bem conceituada.
Minhas primeiras impressões foram muito positivas. Leve, silenciosa (ouver-se apenas o barulhinho do cooler rodando dentro dela).

http://www.youtube.com/watch?v=0j113rSYNEI

Queri aproveita e te pedir, que sempre que souber de algum evento aqui em Brasília, seja sobre ferramentas para parcenaria ou solda, que me mandasse uma MP ou postasse aqui no fórum mesmo. Ficaria muito agradecido!!

Onde você comprou esses eletrodos de 1,5?

Fuzileiro.

Mensagem de Gusto - Paraná
Gusto - Paraná

GDMista

Cidade/Estado:
Ponta Grossa - Paraná

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 7
Mensagem Enviada: Quinta-Feira, 12 Jul 2012 12:23 PM
Fuzileiro, bom dia

Faço soldas Tig com uma máquina inversora também, a minha é uma Eutectic Castolin, de 150 amp, mais que suficiente para soldagem em Tig. Você tem uma excelente marca também em suas mãos que é a Lincoln. Soldar, é um ato contínuo de treinamento,pois cada vez você vai aperfeiçoando e descobrindo novas formas de soldar. Não se descuide da segurança, pois solda queima forte mesmo. Eu nsõ gosto de usar a minha Tig em soldagem ER, para tanto eu uso uma Super Bantan que é muito boa, claro que o ideal seria uma retificadora, mas o valor é alto para um investimento pequeno. Abraços.[/align]

" Não cheguei ao topo da cadeia alimentar para comer salada. " 

Mensagem de Marcos Henrique
Marcos Henrique

GDMista

Cidade/Estado:
Brasília

Ocupação:
Funcionário Público

Tópicos: 37
Mensagem Enviada: Quinta-Feira, 12 Jul 2012 13:13 PM
fuzileiro escreveu:
Prezado Marcos, obrigado pela contribuição! Eu passei alguns meses pesquisando bastante (aqui mesmo no fórum e pela web) sobre qual máquina comprar. Acabei escolhendo a inversora Arcweld 200i-s, da fabricante Linconl. Acho que ela não é muito conhecida aqui no Brasil, mas lá fora é bem conceituada.
Minhas primeiras impressões foram muito positivas. Leve, silenciosa (ouver-se apenas o barulhinho do cooler rodando dentro dela).

Queri aproveita e te pedir, que sempre que souber de algum evento aqui em Brasília, seja sobre ferramentas para parcenaria ou solda, que me mandasse uma MP ou postasse aqui no fórum mesmo. Ficaria muito agradecido!!

Onde você comprou esses eletrodos de 1,5?

Fuzileiro.

O parceiro,
Passou despercebido que vc era aqui da área. Cabeça dura
Realmente eu não conheço essa marca, não obstante, vc diz que é uma marca conheci lá fora.
Eletroduto vc encontra com certa facilidade na Gravia no SIA, tem uma loja no Núcleo Bandeirante no início da 3ª Avenida que também vende. Com certeza em Taguatinga nas boas lojas do ramo. No Gama na Moura Ferragens.
Por fim, quanto aos eventos de marcenaria, eu cheguei a enviar ao Ari uma mp para saber se além do SENAI ele conhecia algum outro curso aqui em Brasília. Infelizmente a resposta foi negativa.

Mensagem de fuzileiro
fuzileiro

Banido

Cidade/Estado:

Ocupação:
Funcionário Público

Mensagem Enviada: Quinta-Feira, 12 Jul 2012 14:03 PM
como assim eletroduto?

Mensagem de fuzileiro
fuzileiro

Banido

Cidade/Estado:

Ocupação:
Funcionário Público

Mensagem Enviada: Quinta-Feira, 12 Jul 2012 20:43 PM
Gusto - Paraná escreveu:
Fuzileiro, bom dia

Faço soldas Tig com uma máquina inversora também, a minha é uma Eutectic Castolin, de 150 amp, mais que suficiente para soldagem em Tig. Você tem uma excelente marca também em suas mãos que é a Lincoln. Soldar, é um ato contínuo de treinamento,pois cada vez você vai aperfeiçoando e descobrindo novas formas de soldar. Não se descuide da segurança, pois solda queima forte mesmo. Eu nsõ gosto de usar a minha Tig em soldagem ER, para tanto eu uso uma Super Bantan que é muito boa, claro que o ideal seria uma retificadora, mas o valor é alto para um investimento pequeno. Abraços.[/align]

Guto, quais equipamentos vc utiliza para o processo TIG (tocha, gás, etc)?

Mensagem de Paulo Carvalho
Paulo Carvalho

GDMista

Cidade/Estado:
LONDRINA PR

Ocupação:
Comerciante

Tópicos: 16
Mensagem Enviada: Quinta-Feira, 12 Jul 2012 20:59 PM
terere escreveu:
... a observação da poça de fusão do eletrodo na peça é muito importante, e tem que dar uma apagada no arco sempre que notar que a poça de fusão tende à querer romper a peça, isto é, estar muito líquida, e reiniciar a abertura do arco quando perceber que já deu uma solidificada na poça, e é muito rápido o intervalo de apagar e acender novamente, e o clarão ainda perceptível com a mascara abaixada, é a deixa para acender novamente! E acender sempre num ponto fora da poça, onde a solda já está pronta ( uns 5mm para trás )! A observação da poça e a velocidade de arraste do eletrodo, é muito importante para que não fure a peça!...

Muito obrigado pelas dicas.

Fiz assim agora pouco e minha solda melhorou 100% em tubos de chapa fina.

Brigadão

Mensagem de Gusto - Paraná
Gusto - Paraná

GDMista

Cidade/Estado:
Ponta Grossa - Paraná

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 7
Mensagem Enviada: Quinta-Feira, 12 Jul 2012 21:09 PM
Fuzileiro

Na soldagem Tig, usa-se o equipamento padrão, que consiste na máquina própria para esta modalidade de soldagem, mais o argônio, tocha e varetas de adição. Depois que você se acostumar a usar o processo Tig, você não vai querer usar mais ER. A Tig dá uma solda bonita e extremamente forte tal qual ER, e eu acho mais fácil de soldar. Vai de treinar e treinar, este é o segrêdo. Eu não soldo Alumínio, a minha máquina não faz este tippo de solda, ( uma pena ) pois tem muita procura e então é bom para cobrar, pois pouca gente faz. Mas tudo bem,eu trabalho mesmo, quase que exclusivamente com inox, e esta máquina me satisfaz plenamente. Vi que você falou da sua máquina a Lincoln, não ser muito conhecida, pois eu vou ser redundante,pois já falei anteriormente, mas para seu conhecimento, ela é uma das melhores marcas mundiais, assim como a Eutectic ( que eu tenho ) a Esab e a melhor de todas chama-se Muler também americana. Vamos conversando. Abraços.

" Não cheguei ao topo da cadeia alimentar para comer salada. " 

Mensagem de fuzileiro
fuzileiro

Banido

Cidade/Estado:

Ocupação:
Funcionário Público

Mensagem Enviada: Quinta-Feira, 12 Jul 2012 21:17 PM
Legal... O processo TIG parece ser interessante, mas no momento ficarei com os eletrodos revestidos, pois tenho que dominar a técnica. É uma questão de honra!!! ahahahaha Amanhã irei ao SIA aqui de Brasília procurar os eletrodos de 2,0 e 1,5. E no final de semana irei treinar com base nas dicas aqui do tópico. Minha máscara automática deve chegar amanhã aqui, dai irá ficar melhor .

Mostrar os tópicos anteriores:  

Obrigado pela postagem
FÓRUM: Dúvidas gerais
Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página:   1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
124331 Ataques bloqueados
RSS
GDM Fóruns - Guia do Marceneiro ®
Aplicação criada pelo: Grupo phpBB - Hospedado por Opticalhost