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GDM Fóruns - Índice do Fórum \ Máquinas e Equipamentos \ Ajuda com compressor/ pintura
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legumba

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Mensagem Enviada: Domingo, 24 Jun 2012 23:29 PM
Assunto: Ajuda com compressor/ pintura
Boa Noite caríssimos Gdmistas!

Tenho um compressor de ar direto SCHULZ JET MASTER modelo MS 2.3 com pressão máxima de 2.8 bar. Tenho,também, uma pistola para pintura ARPREX modelo 5 PLUS (gravidade) com pressão de trabalho de 20-30 lbs/pol² e consumo de ar de 2 PCM e infelizmente no momento não posso investir em equipamentos melhores.
Uso estes equipamentos para pintura, principalmente em madeiras,e não estou satisfeito com os resultados, entretanto,sei muito bem, que são equipamentos muito simples e limitados, e também, não domino as técnicas de pintura como um profissional, mas sei fazer o ABC,embora não tenha domínio da linguagem técnica,um exemplo disso é que tudo que falei acima sobre os equipamentos está nos manuais de uso dos mesmos.
Assim sendo pergunto à vocês: será possível melhorar um pouco a qualidade da pintura? por exemplo, utilizando um filtro de ar adequado a compressores de ar direto.Se isto for realmente for possível? qual o melhor filtro para usar? Pergunto se é possível usar filtro de ar com regulador de pressão,(no caso para compressor de ar direto) e se isto pode melhorar a qualidade da pintura.
Outra pergunta: Os filtros para ar direto são diferentes dos filtros para ar em reservatório?Pergunto porque futuramente pretendo comprar um compressor com reservatário para usar com ferramentas pneumáticas e se os filtros forem compatíveis já compro um adequado aos dos sistemas
Me ajudem se puderem,pois, está chegando meu período de férias e tenho muita coisa para pintar.


Carlos Cruz.
 
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Mensagem Enviada: Domingo, 24 Jun 2012 23:37 PM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Carlos meu caro!!

Como é que você está preparando a madeira? Está usando alguma base de preparação antes da pintura?

Quando você falla de "resultado não satisfatório", quer dizer o que? Pouco brilho? falta de uniformidade da pintura?

Fala mais pra gente Camarada! E quem sabe a gente encontra uma solução.

E temos os craques da pintura em madeira no GDM e estou certo de que todos virão ajudar.

Se você puder descrever então sua queixa, quem sabe né?

Bração

ARi
 
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Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 00:46 AM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Boa Noite Ari !

Obrigado pela resposta

Geralmente não uso fundos preparadores.Passo 2 ou 3 demãos de selador a base de água (ou solvente) Sayerlack, após a cura e secagem eu lixo com grânulos 100, 150,200, 250... até 600 que é o grânulo máximo que encontro aqui no mercado local, geralmente uso lixa 3M, ultimamente com a intenção de melhorar mais a superfície tenho usado manta e esponjas 3m ou lixa d′àgua, entretanto, não melhora muita coisa não. Passo a massa para madeira e lixo novamente na mesma sequência de grânulos e, então pinto com a pistola 5 plus(2 demãos) usando a cerca de 30 centímetros da superfície a ser pintada, mesmo assim,a pintura apresenta o tal efeito casca de laranja e se diluo mais a tinta ela fica boa, mas logo depois, ficam ilhas de pintura boa e outras ilhas com a casca de laranja.No caso se aproximo mais a pistola do alvo de pintura fica efeito casca de limão galego, ou perna deve velha com celulite.

Ainda,hoje se possível posto fotografias dese processo.

Carlos Cruz
 
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Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 09:15 AM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
A "casca de laranja" é uma aspereza ou ondulação que lembra o aspecto rugoso da casca de uma laranja. A "casca de laranja" é, muitas vezes, causada por nivelamento insuficiente e é um defeito comum, tanto em tintas aplicadas por pulverização como nas aplicadas a rolo. A "casca de laranja" pode ser o resultado de viscosidade elevada da película, que restringe o fluxo e o nivelamento do filme. Pode ser, também, o resultado de movimentos provocados por gradientes de tensão superficial. As pulverizações secas ou solventes muito voláteis também podem contribuir à "casca de laranja". Se o problema for devido à viscosidade muito elevada, a solução deste defeito pode ser o uso de menor teor de sólidos, uma resina de menor peso molecular ou uma concentração menor de pigmentos. Agentes controladores de fluidez, tais como aditivos de silicone ou polímeros de baixa energia, podem ser eficazes na eliminação dos movimentos induzidos por tensão superficial. Um solvente com temperatura de destilação elevada pode promover o nivelamento na estufa por deixar o filme aberto durante um tempo mais prolongado.

Mais aqui:
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Certa vez pintei minha moto com um cachorro louco desses, ficou linda. Mas a pressa me fez diluir muito pouco por falta de solvente o verniz, e a casca de laranja apareceu nas partes plásticas. O verniz eu já tinha guardado, não era um verniz "novo", e já estava próximo a sua data de vencimento. Consegui retirar quase tudo com um bom polimento.

Na madeira não tem jeito... lixar, lixar, lixar. Enquanto os poros não estiverem devidamente fechados, algumas partes podem "chupar" mais seladora do que outras. Antes eu costumava jogar um pano seco paralelamente a superfície da peça para saber como estava o lixamento. Se o pano escorregar "ponta a ponta" sem prender, é porque está quase bom....rsrsr
 
 
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Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 09:27 AM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Carlos meu caro!!

Já comentei que eu nunca apliquei tinta em madeira, só em carro mas, algumas coisas dá pra gente falar sim. Vamos lá!

As causas clássicas que provocam casca de laranja são:

a) Ajuste incorreto da pressão de ar da pistola e ajuste incorreto da vazão de tinta na pistola.

b) Falta de pressão do compressor ou vazão insuficiente

c) Erro na distância de aplicação

d) Erro de velocidade no movimento da pistola

e) Temperatura da sala de puntura muito elevada

f) Tinta muito viscosa

g) Falta de compatibilidade química entre os componentes usados tanto na base quanto na diluição da tinta

Você não falou que tinta está usando e seria bom a gente saber disso pra poder facilitar o diagnóstico do problema.

Entendí que você usa seladora a base de água para nivelar as falhas da madeira e depois, aplica um fundo (massa para madeira). Eu não conheço esta massa mas será que ela é compatível com a tinta que você está usando?

Já tentou usar primer automotivo?

Vamos começar por aí?

Um abração

Ari

EDIT>>>

Carlos, você perguntou sobre os filtros e reguladores de pressão. Na verdade eles pouco ou nada ajudarão se usados no compressor de ar direto. Sua solução vai ser mesmo um compressor compatível com suas necessidades e uma pistola HVLP mesmo.

QUanto a preparação, assim que eu puder, vou fazer um teste usando primer automotivo sabia? Eu estou 90% certo de que vai funcionar. Claro que vou compartilhar o resultado aqui.
 
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Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 09:29 AM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
I, postei junto com o UFO!!

Bacana este texto UFO!!



Bração

Ari
 
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Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 10:21 AM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Obrigado UFO e Ari!

Ari na reforma recente das gavetas de um armário tenho usado tinta à base de água da Coral sobre massa acrílica(massa antiga) talvez, uma das causas,neste situação especifica seja, então, a incompatibilidade dos elementos.Vou retirar toda a massa antiga e substituí-la por massa, também, à base de água e esperar o resultado.

UFO, realmente tenho verificado que quando pinto ferro ou aço o resultado sempre é satisfatório, agora quando pinto madeira é que fica a tal da "casca de laranja".Quanto ao lixamento visando resolver o problema tenho ultimamente agido assim:lixo a madeira com lixa d′água úmida, tanto a superfície quanto a lixa, uso grânulos de 100,150 até 600, e tenho observado que o lixamento tem ficado muito bom, entretanto, depois de pintado o resultado não é satisfatório.

A regulagem da vasão e uma possível causa e pergunto ela pode ser resolvida com filtro regulador de ar, ou vou gastar mais sem resultados práticos.
 
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Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 10:26 AM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Ari, obrigado pela reposta sobre a questão dos filtros eu não havia percebido o texto editado no final.
 
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Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 13:31 PM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Lemguba :

Vou dar um pitaco de quem tem pouca prática de pintura.

Eu também utilizava essa tinta que você está utilizando, e sempre tinha dificuldade de bons resultados.
Por uma indicação, de uma loja de tintas que fornece para alguns moveleiros daqui, passei a usar esta tinta :
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que é laca automotiva, mistura com 50% de tinner bom. Seca em 30 minutos entre as demãos.

Consegui resultados excelentes (principalmente para que não entende de pinturas).
Uso um compressor de 10 bars tanque de 50 L da Einhell e pistola mod 12 HVLP da Arpex.
O restante acho que o falado pelo Ari e pelo UFO são excelentes dicas (pra mim também..rs..)

Abraços
 
Augusto..

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Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 17:46 PM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
August Boa Tarde e Obrigado!

Para ser franco nem pensei em trocar de tinta, dada a tradição que a Coral tem no mercado,entretanto, talvez, o problema esteja aí mesmo.

Vou seguir seu conselho e ver se consigo resultados melhores.Valeu muito sua contribuição.

Carlos Cruz
 
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Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 18:35 PM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Carlos :

Essa foi a marca que eu usei. Mas existe essas outra abaixo e talvez tenha mais.
O importante é ser essa ‘laca automotiva de resina de nitrocelulose’ .
A grande vantagem que eu achei é secar em 30 minutos. Se errar na pintura não precisa esperar pelo menos 4 horas para lixar e reparar.
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para cores misture com corantes para pintura.

abraços

Augusto..
 
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Tópicos: 9
Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 20:52 PM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Boa noite!

eu tenho um compressor schulz bravo, filtro e uma pistola arprex baixa produção e uma pistola hvlp, o resultado também não me agradava, a primeira pistola não deixava a pintura uniforme a segunda o compressor não tem força para alimentar ela, estou usando agora a pistola pulverizadora da schulz nas poucas vezes que usei gostei, ela deixa a pintura bem uniforme.


abçs
 
 
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Tópicos: 134
Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 22:41 PM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Legumba,

meu caro,

Concordo com o Ari. Sem conhecer o que deseja fica difícil dar um pitaco certeiro sem correr o risco de atrapalhar mais que ajudar.

Então vamos ao que eu conheço:

1) A pintura de madeira tem que levar em consideração alguns fatores:

a) estado de cura da madeira(secagem)
b) tipo de madeira, se é resinosa, oleosa ou fibrosa.
c) área de superfície a ser pintada (m2) - se for muito extensa pode rachar.
d) Destino do móvel (interno/externo)
e) se a madeira vai trabalhar ou vai ficar estática.

Explicando (me corrijam os doutores)

a) Se a madeira ainda estiver verde, a camada de tinta vai impedir a secagem e, dependendo da madeira, esta evaporação pode afetar a tinta, soltando-a da madeira. então por via das dúvidas a madeira tem que estar bem seca.
b) Dependendo do tipo de madeira você terá que aplicar uma base ou não para que não haja problemas com a tinta.
c) Se as peças são pequenas, a tinta tende a fixar melhor, que por exemplo, em uma porta, onde há torção e etc.
d) Se o móvel vai ficar ao tempo o tratamento antes da madeira é fundamental.
e) Dependendo do móvel, você terá que usar uma tinta com mais elasticidade para acompanhar a dilatação ou torção da madeira, como portas, gavetas, e etc.

Isso sem falar nos diversos tipos de acabamento, como Pátinas, Laqueamentos, Esmalte ou Duco.

Para os Laqueamentos ou Duco, eu isolo a madeira com massa epóxi bem diluída e depois de seca, lixa, pintura, lixa, e pintura.
Para as pátinas, seladora, tinta, lixa e depois impermeabilizantes.

O Esmalte eu há muito não uso em madeira, pois não gosto do cheiro, e é o que dá o pior acabamento. Pelo menos eu não gosto.

Abraço.
 
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"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay"

Mais ferramentas, menos máquinas!

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"
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Mensagem de rocco
rocco

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Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 25 Jun 2012 22:53 PM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
bom Legumba, resta tambem analizar a tinta, eu tambem, era fã, desta marca, mas os tempos mudaram, sou
vizinho de um lado de uma recuperadora de veiculos, quento cheiro de tiner o dia todo, e do outro lado, de um pintor
de imoveis, e no buteco, troco ideias com varios pintores, a queixa é geral, mudou o lote, a tinta a massa corrida,
muda e quase todas as marcas sofrem a critica.


rocco
 
 
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Mensagem de wleton
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Mensagem Enviada: Terça-Feira, 26 Jun 2012 01:18 AM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Olá Carlos

Eu não sou experte no assunto mas como é um assunto ao qual eu me interesso, vou postar a minha opinião.

Eu já tive um conjunto parecido com o seu, porem a minha pistola era de sucção para compressor de ar direto (alfa 5 da ARPREX) e diante dos mais diversos problemas que tive eu acabei trocando o compressor + a pistola e hoje eu te digo de carteirinha, esse compressor de ar direto (ao meu ver) só serve para encher pneu de bicicleta.

Este compressor de ar direto conhecido também como cachorro louco produz (assim como os outros modelos) calor devido ao trabalho que o mesmo exerce durante a "compressão do ar"

O ar atmosférico é uma mistura de gases, principalmente de oxigênio e nitrogênio, e contém contaminantes de três tipos básicos: água, óleo e poeira.

Como o AR admitido pelo compressor passa pelo processo de compressão e de mudança de temperatura ( Aquece ao ser comprimido e resfria ao ser utilizado) acaba ocorrendo a condensação da umidade, resumindo sai ar e água juntos, e pode ter certeza que a água é totalmente prejudicial a sua pintura, eu tentei de tudo, coloquei filtro de ar e vários outros artifícios para tentar conter está água no sistema, porem como o sistema é de ar direto, então entenda como um sistema de "água direto" (lógico está diretamente relacionado a temperatura que o ar é submetido e a umidade relativa do ar) tanto é que geralmente no início da pintura eu conseguia um bom resultado (as vezes) e depois que o compressor esquentava eu perdia o serviço.

Já no sistema com reservatório ocorre que toda aquela "água" que no cachorro louco vai direto para a mangueira, neste sistema uma boa parte dela acaba ficando no reservatório e aquilo que vai para a tubulação pode ser retida utilizando-se um sistema de filtro.

Eu acabei trocando o meu cachorro louco por um motocompressor da schulz com reservatório de 25 litros, ainda não é exatamente o modelo que eu pretendo ter mas é exatamente o que coube no meu bolso, quanto a pistola eu também troquei, acabei adquirindo duas do tipo Hvlp sendo uma da Arprex e outra da Chiamperini, a maioria dos meus problemas em relação a pintura foram resolvidos

Não vou comentar sobre outros problemas para que o texto não fique muito extenso, os colegas já falaram sobre várias coisas que eu também julgo serem informações importantes mas penso que não adianta utilizar uma ótima tinta sabendo que o seu sistema irá contaminá-la com água.

SDS
Weliton L. Guimarães
 
 
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legumba

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...

Tópicos: 34
Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 27 Jun 2012 08:16 AM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Amigos Boa Noite!

É mesmo, por isto, que gosto do GDM, pois, este fórum funciona como uma Enciclopédia de Conhecimento e Solidariedade. Obrigado a todos vocês.

Adecir! Obrigado!

A pistola que tu falas é daquelas que usam mini turbina, no caso, semelhante ao sistema usado pelas pistolas Wagner não é? Estou pensando nisto como uma alternativa, caso não consiga melhores resultados com meu “cachorro louco”.

August!

Obrigado por mais estas informações, eu ainda não tive tempo para procurar esta tinta aqui no mercado local, também, não sei se vou encontrar, pois minha cidade é um pouco desprovida de comerciantes atualizados.

Marcos! Obrigado as informações passadas estão sendo e serão muito importantes no devenir.

Salvo raríssimas exceções, não pinto madeiras naturais, apenas, selo, encero ou envernizo, pois, prefiro-as em sua naturalidade. No caso que peço a ajuda dos amigos estou reformando as gavetas (compensado folheado) dos armários dos filhos, e elas já se encontravam laqueadas e pintadas, com tinta esmalte Coralit, porém, a tinta já estava meio deteriorada e resolvi reformar usando a tinta Coralit Zero Odor (sem solventes), também, não alterei a massa já existente (massa para madeira).
No caso o compensado está bem seco e a massa bem curada, mas, a repintura não fica muito boa e, é exatamente, com este resultado de pintura que não estou satisfeito.

Gostei especificamente desta sua experiência em usar massa epóxi para laquear e se puderes falar mais sobre esta técnica eu agradeço. Acho que a massa epóxi tem maior poder de vedar a madeira.

Rocco! Obrigado!

Tens razão quanto à qualidade das tintas algumas caíram muito mesmo. A primeira vez que usei esta Coralit Zero Odor, a cerca de dois anos atrás, ela se revelou muito boa, além do mais a ausência do solvente ajuda na questão da saúde, mas agora, me parece, que ela está mesmo bem ruinzinha. Ou então, o lote que comprei estava comprometido, vou tentar resolver estes problemas.

Wleton! Muito obrigado mesmo!

Suas informações foram muito valiosas. O Ari já havia me alertado um pouco sobre a falta de qualidade dos compressores de ar direto, mas, suas informações de caráter técnico finalmente me ajudaram a compreender os limites reais deste modesto equipamento. E era exatamente isto mesmo que temia. Ainda vou tentar mudar a tinta, ajustar aqui e ali, mas não com tanta esperança. Acho que tenho mesmo que gastar caso queira um resultado melhor.
 
O Homem esclarecido não é aquele que vê a montanha, mas sim o que está por trás dela. 
 
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Tópicos: Nenhum
Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 27 Jun 2012 12:53 PM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Com essa aula de pintura, acho que até eu vou tentar uns testes com a nitrocelulose! rsrsrs

Obrigado aos amigos pela aula. legal legal

Pavarine.
 
Se a vida te der um limão... Não esquenta: Faça uma limonada ! 
 
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Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 27 Jun 2012 15:06 PM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Olá Carlos

Sobre a sua dúvida inicial eu te aconselho então a colocar um filtro de ar, não precisa ser um filtro com regulador de pressão, pode ser somente o filtro mesmo, você poderá encontra-lo a vendo no mercado livre, eu encontrei esse aqui que deve te servir e tem um preço bem sugestivo (caso não possa postar o link aqui, peço aos moderadores para eliminar)
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Porem não adianta colocar ele próximo do compressor, ele deve ficar bem próximo do final da linha (mangueira) bem próximo da pistola de pintura pois a condensação ocorre quando o ar está esfriando ou seja próximo do ponto de saída do ar, você já deve notar uma diferença boa, o problema é que o filtro dever ficar sempre em uma posição pois se ele virar de cabeça para baixo, a água que porventura esteja retida nele pode voltar para a mangueira em direção a pistola, ai já viu neh, este mesmo filtro poderá também ser utilizado no seu futuro compressor caso você venha trocá-lo (levando em consideração que você não irá adquirir um compressor de grande porte).
Você poderá comprar um filtro com regulador caso queira gastar um pouco mais e caso queira está opção de regular a pressão no futuro (com o compressor de reservatório) pois no compressor de ar direto isso não se faz necessário, a pistola fabricada para este tipo de compressor já esta dimensionadas para o deslocamento de ar produzido por ele, lembrando que alguns compressores de reservatório já são vendidos com o regulador.

Caso você consiga uma boa pintura, não deixe de postar o que foi feito, se você mudou somente o tipo de tinta ou se fez uso de filtro ou outros artifícios, as vezes a sua experiência pode ter resultados diferente das minhas.

SDS
Weliton L. Guimarães
 
 
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Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 27 Jun 2012 23:01 PM
Assunto: Re: Ajuda com compressor/ pintura
Wleton Boa Noite e Obrigado!
Com certeza vou seguir suas orientações quanto ao filtro de ar e, também, postar o resultados.
 
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