Dúvidas geraisParafuso para MDF

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Parafuso para MDF

Mensagem por Ari » 18 Fev 2010, 05:04

Desilva, a gente vai acabar entendendo desse troço né? kkkk :D :D :D

Tudo tem um fundamento né? Espetacular o material que você achou! :D

De acordo com o artigo, seria este um parafuso apropriado??:

Imagem

Chama-se "soberbão" e quem eu ouvi pela primeira vez falar sobre ele foi o Sidney. Será que é por aí?

Kuma, que bom que deu certo o aperto então. Ontem mesmo, fazendo a base do armário em que estou trabalhando, usei o pré-furo maior e a tração é impressionante. Na armação da base, usei o Kreg Jig e ficou uma rocha. Impressionante como e prático e eficiente este tal de pocket hole.



É isso amigos!

Bração

Ari

PS eu fiz alguma besteira no ajuste da máquina. O vídeo está completamente fora de foco. Espero que dê pra ver.
Avatar do usuário
Alessandro
GDMista
GDMista
Mensagens: 849
Registrado em: 05 Jul 2008, 10:05
Cidade: Sobradinho/DF
Idade: 53

Parafuso para MDF

Mensagem por Alessandro » 18 Fev 2010, 09:29

Procurarei desse 'soberbão' para trabalhos com MDF, que é a principal chapa que utilizo.

Sobre pré-furos, sempre faço um furo maior na peça junto a cabeça do parafuso, mas de forma que os fios do parafusos apenas toquem na peça, tendo em vista de não fazer um furo muito largo e ficar a peça sem apoio para firmar a cabeça do parafuso, sem que esta se 'afunde' com exessiva facilidade.
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Parafuso para MDF

Mensagem por André Luiz » 18 Fev 2010, 14:16

Tenho usado esses abaixo, no MDF tem um poder de tração bem forte:

Imagem

Imagem
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Parafuso para MDF

Mensagem por Cid Lessa » 18 Fev 2010, 17:24

Opa André

Com exceção do escareado os demais pelo visto permitem acabamento plástico na cabeça do parafuso é isso?

Quanto ao soberbão ele já é utilizado há muito tempo em móveis no segmento aglomerado, e essa variação na foto do Ari é uma variação mais recente.

Eu uso os fixer mesmo, tradicionais, mesma espessura de furo na face e no topo, e traciona perfeitamente. Fica uma união sólida e o móvel bem estruturado.

Abração
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Parafuso para MDF

Mensagem por André Luiz » 18 Fev 2010, 18:15

Isso mesmo Cid, exceto o escareado, todos aceitam a tampinha plástica:

Imagem
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3440
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57

Parafuso para MDF

Mensagem por Marcelo Amorim » 18 Fev 2010, 20:47

Só um pequena observação (1).
Os que aceitam a tampinha plástica são os de cabeça 13mm .
Existem SOBERBÕES com cabeça 17mm , que estes não aceitam as tampinhas.
Cuidado ao comprar ... :D

Obs(2) ... as medidas das brocas são : 5mm para fazer rosca e 7mm para passar direto.
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
Avatar do usuário
Alask
GDMista
GDMista
Mensagens: 1012
Registrado em: 26 Fev 2009, 21:35
Cidade: Serra
UF: ES
Idade: 54

Parafuso para MDF

Mensagem por Alask » 18 Fev 2010, 21:29

Queridos amigos do GDM,vamos a mais uns textos de apoio,são em inglêss mas as fotos e desenhos já falam por si.

Nesse ele diz que a melhor escolha para MDF é sempre o parafuso reto (mesmo sendo possível usar o cônico).Mesmo assim ele reforça com um grampo de madeira antes de inserir o parafuso.

http://www.woodworkingtips.com/etips/etip090800sn.html

Nesse outro ele diz que você pode usar vários tipos de parafuso em MDF,porém os melhores resultados serão obtidos com parafusos retos e com diâmetro maior.

Most types of screws can be used in MDF but the best results are obtained with two start, parallel thread screws. A high overall screw diameter to core diameter ratio is desirable.

Nos desenhos aquilo que o Desilva descreveu anteriormente com relação às distâncias.
http://www.europanels.eu/mdf/using/screwing.html

Nesses dois livros que tenho os autores falam também que o parafuso reto é melhor.Nos artigos online da Fine Woodworking que tenho ,também é unanime a escolha pelo parafuso reto.

Imagem

Resumindo:

Apesar de eu só usar os parafusos cônicos sem problemas ,do ponto de vista técnico eu estou usando o parafuso errado.

Só há um problema.Como tenho muitos para usar e uso poucos por vez vou levar um bom tempo trabalhando "errado" até que possa começar com o parafuso certo.

Lembrando que no caso do Kreg jig não há a opção reta e por isso não há escolha.



O legal do GDM é que o asunto começa e de repente todos saem com uma aula no bolso, com uma contribuição aqui outra ali,uma discordância,uma idéia nova,uma descrição de uma experiência positiva ou negativa e por aí vai.No final ganham todos

Feliz daquele que consegue ler o maior número de tópicos possível.Vai sempre aprender algo novo.


Desilva valeu pelo seu comentário,ensinamentos e por dividr esse conhecimento conosco.Aos demais amigos do GDM valeu demais pela ajuda nesse tópico.

Grande abraço.
Avatar do usuário
Kuma
GDMista
GDMista
Mensagens: 464
Registrado em: 26 Fev 2009, 23:59
Cidade: Florianópolis - SC
Idade: 65

Parafuso para MDF

Mensagem por Kuma » 18 Fev 2010, 23:06

Pessoal:

Como disseram o parafuso reto é o tecnicamente recomendado!
Pensando bem, existe uma lógica bem simples neste conceito, ou seja: quanto maior a área de contato melhor a união! Logo, a conicidade favorece a desunião! (vixi ... filosófico dimais da conta sô ....).
Agradeço muito a divisão de grandes e pequenos saberes que se somam e nos fazem melhores!
Abração a todos

Kuma
O tempo aprimora a tolerância e nos ensina a discordar com gentileza.
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Parafuso para MDF

Mensagem por André Luiz » 18 Fev 2010, 23:23

Uma coisa que li recentemente é que, além de termos que fazer o pré-furo para o parafuso (caso do MDF) é importante também escarear na chapa a parte que vai ficar a cabeça do parafuso, claro, no caso de parafusos de cabeça chata, que fica embutida na madeira.

Geralmente, como o pré-furo já está feito, aproveita-se pra embutir a cabeça do parafuso também nele. É um erro, primeiro porque a cabeça do parafuso vai ser muito maior que o corpo dele, segundo, a longo prazo as fibras da face do MDF (que na hora aguentam a cabeça e parece que nada vai acontecer) são forçadas a se deslocar, aí formam-se aqueles mini vulcõezinhos e a gente olha e diz: Ué, porque aconteceu isso, eu fiz pré-furo! - O fato é que por incrível que pareça é preciso ter pré-furo para a cabeça do parafuso também! Xiiii....tamos lascados....... Então, para escarear a área para embutir a cabeça do parafuso, quem resolve isso são os famosos escareadores:
Imagem

..... ou aquelas brocas que já vem com o escareador, furando/escareando/limitando a profundidade - as 3 coisas numa operação só:
Imagem

:-D
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3440
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57

Parafuso para MDF

Mensagem por Marcelo Amorim » 19 Fev 2010, 13:17

As questão da conicidade do parafuso que o Alask levantou ,
acho que o paralelo realmente é melhor ,
pelo fato de ele não exercer forças "laterais" (radial) .
O MDF não tenderá a rachar .( caso seja aparafusado de topo ) :D
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
Avatar do usuário
tats
GDMista
GDMista
Mensagens: 269
Registrado em: 09 Ago 2006, 12:40
Cidade: Curitiba
Idade: 48

Parafuso para MDF

Mensagem por tats » 27 Ago 2010, 17:49

Pessoal preciso de uma ajuda.
Estou tentando comprar esses benditos parafusos Mittolaw, achei uma equivalência nos da Kreg e quero fazer alguns testes. Mandei um e-mail pra Mitto perguntando se havia alguma revenda, loja na região de Curitiba. O que mais me impressionou foi que responderam rápido, mas simplesmente disseram que não tem loja nenhuma em Curitiba e não me deram nenhuma outra opção. Fiquei abismado que perderam o tempo de dizer que não tem e nem se deram ao trabalho de me dar uma alternativa, podia ser SP, RJ, qualquer coisa.

Enfim alguém sabe me indicar onde posso encontrar esses parafusos auto-brocantes?

Obrigado.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Parafuso para MDF

Mensagem por rocco » 27 Ago 2010, 18:04

uma opção é ligar na jnakao,,pois na pag da net eles num oferecem tudo que tem.

outra opção ver na pag da leo.


e do kreg deve ta para chegar na jnakao.
rocco
Responder