Dúvidas geraisbuchas de madeira

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
José Gonçalves Brazuna
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Jun 2007, 19:06
Cidade: São Paulo/SP
Idade: 83

buchas de madeira

Mensagem por José Gonçalves Brazuna » 05 Abr 2008, 18:36

como fazer bucha de madeira para fixar em parede de alvenaria
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

buchas de madeira

Mensagem por Ari » 06 Abr 2008, 02:35

Prezado Brazuna!

Primeiramente, bem vindo ao GDM e, é claro, "lamentamos por sua carteira"...

Me desculpe a petulância mas por que você quer buchas de madeira para alvenaria? Será que a gente pode ouvir de você um pouco mais sobre o assunto? O que você está querendo fixar?

Bração

Ari
José Gonçalves Brazuna
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Jun 2007, 19:06
Cidade: São Paulo/SP
Idade: 83

buchas de madeira

Mensagem por José Gonçalves Brazuna » 06 Abr 2008, 13:03

Olá Ari, inicialmente parabéns pela neta; compreendo sua emoção... também tornei-me avô no último dia 09/03/2008 ! Com relação a minha consulta: preciso fixar um suporte de televisão na parede (prédio antigo, tijolos maciços, etc...) e como pintamos as paredes recentemente não gostaria de fazer muita bagunça. Tentei buchas de nylon (10mm), mas não gostei pois não são muito confiáveis (não permitem um aperto que eu gostaria). Estive vendo outras soluções: chumbadores de metal, outros tipos de buchas e foi então que lembrei-me da solução bastante antiga - buchas de madeira - que são resistentes, teria que introduzir, batendo com martelo e fazendo o furo central para parafuso de madeira sextavado, etc... Posso fazê-las artesanamente, mas gostaria de obter opiniões de "experts". Por isso recorri ao fórum gdm. Não sei se consegui me explicar, mas serei muito grato para qualquer ajuda, sugestão. Saudações,
josé g. brazuna
handy
GDMista
GDMista
Mensagens: 1318
Registrado em: 28 Mai 2007, 17:26
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 62

buchas de madeira

Mensagem por handy » 06 Abr 2008, 13:22

Caro José
Vou dar um pitaco. Não creio que "buchas" de madeira sejam mais resistentes que as de nylon, principalmente se os tijolos são maciços. Eu, pessoalmente, faria opção por chumbadores ou, melhor ainda, barras rosqueadas. Se esta parede, onde você quer colocar o tal suporte, puder ser atravessada, a última opção é a mais segura. Já soube de casos onde o suporte não suportou o peso do televisor, caindo sobre uma criança e provocando inclusive sua morte. Eu já utilizei barras rosqueadas até para suspender estruturas de concreto no teto, com total confiança e tranquilidade. É só um palpite para tentar ajudar.
:D Um abraço
Daniel
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

buchas de madeira

Mensagem por Ari » 06 Abr 2008, 15:10

Então Brazuna, parabéns pelo neto/neta !!! Vamos curtir muito né?

Sobre a bucha, se usada madeira, ela terá que ser chumbada não? Será que não vai dar mais trabalho? Cimento, areia etc...

Interessante uma bucha de nylon com parede de tijolo não funcionar. Vou fazer uma pergunta idiota mas que broca você usou? Ou será que o parafuso está muito fino para a bucha utilizada?

Me desculpe insistir na solução mas pra você usar bucha de madeira, vai ter que fazer um buracão, botar cimento, chmbar etc, etc...

Chefe, estamos aqui.

Um abração e felicidades com o novo "estatus" de Avô...

Ari
Avatar do usuário
prboettcher
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: 30 Out 2007, 22:22
Cidade: Gravataí/RS
Idade: 70

buchas de madeira

Mensagem por prboettcher » 06 Abr 2008, 20:34

Uma sugestão: já pensaram em paraboltd?
Paulo Boettcher
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

buchas de madeira

Mensagem por strada » 07 Abr 2008, 09:51

minha opiniao
Se a parede é de tijolo maçiço e a bucha n 10 nao teve fixação perfeita verifiqueao furar com a videa , a furação alargou ,
parafuso de diametro menor do recomendado
rosca do parafuso inadequada
comprimento do parafuso pequeno
furo fora do tijolo ou proximo a junção do assentamento da massa
humidade excessiva no tijolo e no caso ele esfarela ou má qualidade ,o que acho improivaverl se a construção é anmtiga
caso tenha um minimo de umidade bucha de madeira vai apodrecer .Quando da furação verifica-se se esyá umido
o parafuso parabol acho que só vai funcioonar em concreto . acho que o tijolo nao vai aguentar a pressao

antigamente diga-se mais de 40 anos usava-se buchas de nmadeira mas quase sempre tinha de quebrar e assentar uma massa forte de cimento e areia , esperar sete dias


Strada
José Gonçalves Brazuna
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Jun 2007, 19:06
Cidade: São Paulo/SP
Idade: 83

buchas de madeira

Mensagem por José Gonçalves Brazuna » 07 Abr 2008, 11:04

Muito obrigado. Sds.
josé g. brazuna
José Gonçalves Brazuna
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Jun 2007, 19:06
Cidade: São Paulo/SP
Idade: 83

buchas de madeira

Mensagem por José Gonçalves Brazuna » 07 Abr 2008, 11:08

Daniel, agradeço; acho que vou tentar chumbador com fixação química. Você conhece ? É uma solução que o fabricante (www.walsywa.com.br, empresa de Jundi-SP) diz / explica e parece fazer sentido. Sds.
josé g. brazuna
Avatar do usuário
Wolverine
GDMista
GDMista
Mensagens: 977
Registrado em: 12 Jul 2006, 11:57
Cidade: Sorocaba
UF: SP
Idade: 56

buchas de madeira

Mensagem por Wolverine » 07 Abr 2008, 12:51

Colegas, eu sei que a dúvida já foi respondida, mas vou dar uma opiniãozinha de nada, ok?

Na oficina que herdei, os tijolos são antigos e esfarelam com frequencia...eu sempre preciso fixar mais forte do que normalmente, ou colocar mais fixadores do que o normal.

Aí comecei a fazer um procedimento que melhorou essa fixação.

As brocas 'brasileiras' são de 4, 6, 8, 10, mm, correto?

Quando a gente fura com broca de 10 pra colocar uma bucha de 10, é possível que o furo com a broca de videa fique largo, prejudicando a fixação como já foi dito.

O que eu faço,

Pego as brocas 'americanas'....mas só na medida!

No caso, 10 mm é um pouco maior do que, por exemplo, 11/32avos de polegada (11 dividido por 32 vezes 2,54 = 8,7 mm. então eu pego a broca de videa 'americada' de 11/32 e furo.

E até me permito 'abrir' um pouco o furo, por que o resultado vai ser mais apertadinho, justo pra bucha de 10mm! eu pego um martelo e, com jeito pra não entortar a bucha, coloc ela no buraco e ela fica bem justinha mesmo, já que o buraco é ligeiramente menor que deveria ser.

Quando, então, eu aparafuso, a bucha vai expandir proporcionalmente bastante, a ponto de fixar muito melhor nesse tipo de parede!

Compliquei ou simplifiquei?

Bom...o que eu sei é pouquinho...mas a gente reparte quando pode!

Há Braços, Renato.
Wolverine (Renato)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem