Dúvidas geraisMESA EM MDF

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
Fabi-Vieira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Abr 2015, 17:42
Cidade: GOIANIA-GO
Idade: 42

MESA EM MDF

Mensagem por Fabi-Vieira » 24 Abr 2015, 18:28

Quero fazer uma mesa em MDF com as seguintes medidas 190 x 80 x 75, pensei em fazê-la em U com uma travessa para dar sustentação. Quero usar a chapa de 18mm duplicada. A minha dúvida é: se é melhor usar girofix/rafix ou outro semelhante ou usar parafuso, lembrando que sou iniciante, o que me sugerem, qual a melhor técnica? com qual a mesa fica mais firme?

obs: se for girofix tb terei que arrumar um gabarito.
[/b]
Avatar do usuário
Dudes Pereira
GDMista
GDMista
Mensagens: 278
Registrado em: 27 Ago 2013, 13:53
Cidade: Rio Verde/Goiás
Idade: 68

MESA EM MDF

Mensagem por Dudes Pereira » 24 Abr 2015, 19:36

Quem vai ajudar vc com este peso todo, Fabi-Vieira? Já que vai duplicar, já pensou em fazer encaixe de topo, ou seja, duplicar com tamanhos diferentes de forma a encaixar? A conexão seria com cola (caso permanente) ou cantoneiras. eu prefiro a cola mais cantoneira. Coragem que vc consegue. Outros companheiros também vão contribuir. Abraço. Dudes
O mundo será muito melhor quando houver compreensão entre todos.
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

MESA EM MDF

Mensagem por RicardoDF » 25 Abr 2015, 16:15

Boa tarde,

Acredito que o ideal é diminuir o peso.

Ao invés de usar chapa dobrada, poderia apenas fazer um engrosso nas laterais.

Falando da montagem, acredito que o método mais prático é usar parafusos.

Para o tampo não envergar vc pode usar duas travessas. Quanto mais largas as travessas, menor a chance de empenar.

Uma solução que tenho pensado em utilizar para resolver essas paradas é uma sistema de tração, mas ai é outra história...rs

Boa sorte na missão! :-]blz