Dúvidas geraisMESA EM MDF

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
Fabi-Vieira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Abr 2015, 17:42
Cidade: GOIANIA-GO
Idade: 42

MESA EM MDF

Mensagem por Fabi-Vieira » 24 Abr 2015, 18:28

Quero fazer uma mesa em MDF com as seguintes medidas 190 x 80 x 75, pensei em fazê-la em U com uma travessa para dar sustentação. Quero usar a chapa de 18mm duplicada. A minha dúvida é: se é melhor usar girofix/rafix ou outro semelhante ou usar parafuso, lembrando que sou iniciante, o que me sugerem, qual a melhor técnica? com qual a mesa fica mais firme?

obs: se for girofix tb terei que arrumar um gabarito.
[/b]
Avatar do usuário
Dudes Pereira
GDMista
GDMista
Mensagens: 278
Registrado em: 27 Ago 2013, 13:53
Cidade: Rio Verde/Goiás
Idade: 68

MESA EM MDF

Mensagem por Dudes Pereira » 24 Abr 2015, 19:36

Quem vai ajudar vc com este peso todo, Fabi-Vieira? Já que vai duplicar, já pensou em fazer encaixe de topo, ou seja, duplicar com tamanhos diferentes de forma a encaixar? A conexão seria com cola (caso permanente) ou cantoneiras. eu prefiro a cola mais cantoneira. Coragem que vc consegue. Outros companheiros também vão contribuir. Abraço. Dudes
O mundo será muito melhor quando houver compreensão entre todos.
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

MESA EM MDF

Mensagem por RicardoDF » 25 Abr 2015, 16:15

Boa tarde,

Acredito que o ideal é diminuir o peso.

Ao invés de usar chapa dobrada, poderia apenas fazer um engrosso nas laterais.

Falando da montagem, acredito que o método mais prático é usar parafusos.

Para o tampo não envergar vc pode usar duas travessas. Quanto mais largas as travessas, menor a chance de empenar.

Uma solução que tenho pensado em utilizar para resolver essas paradas é uma sistema de tração, mas ai é outra história...rs

Boa sorte na missão! :-]blz
Avatar do usuário
Fabi-Vieira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Abr 2015, 17:42
Cidade: GOIANIA-GO
Idade: 42

MESA EM MDF

Mensagem por Fabi-Vieira » 25 Abr 2015, 19:02

Dudes
Ajuda com peso? rs... não pensei nisso, mas arrumo alguém. Quando vc diz em tamanhos diferentes para encaixar seria a parte de cima do tampo maior e a de baixo menor onde vai os pés? o que quer dizer com tirar o peso, seria usar uma chapa mais fina?

obs: eu falei a de 18mm pq de qq forma terei que comprar 2 chapas, porque quero fazer umas prateleiras para livros e o tampo (sem dobrar a chapa) de outra mesa que já tem pés de ferro, ou seja, vai ser só desparafusar o velho e colocar o novo e se for só 15mm fica fino e não combina com os outros móveis que tenho no escritório que são todos de 18mm.

Obrigada



Ricardo
eu quis dobrar porque aí parafusaria o tampo na chapa de baixo e colaria a segunda chapa do tampo em cima, assim não ficaria nenhum parafuso aparente (vi na internet assim). Se eu fizer com engrosso não dá para fazer isso né? aí como fica melhor, tampar os furos? e a travessa pensei em deixar com uns 45cm de largura, acha que está bom? se eu fizer o engrosso sugere que eu coloque os pés tb só com uma chapa ou duas?
Avatar do usuário
Hmniteroi
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 731
Registrado em: 28 Abr 2007, 19:27
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 56

MESA EM MDF

Mensagem por Hmniteroi » 25 Abr 2015, 21:34

Boa noite Fabiana. Respondi sua msg no Face.

Qual o objetivo dessa mesa?

É pra casa, escritório, jantar, estudo ou festa?

Desculpe perguntar mas é que fiz recentemente uma mesa pra festa e tudo com restos de mdf e se fosse o caso poderia lhe mandar as fotos.

Abraços
Hermes - Rio de Janeiro
"Quando uma nova tecnologia passa por cima de você, se você não é parte do rolo compressor, você faz parte da estrada." - Stewart Brand
Visite-nos no facebook - Planejados HM - https://www.facebook.com/planejadoshm?fref=ts
Tel: 21 97009-2135
Avatar do usuário
Fabi-Vieira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Abr 2015, 17:42
Cidade: GOIANIA-GO
Idade: 42

MESA EM MDF

Mensagem por Fabi-Vieira » 26 Abr 2015, 17:09

Hermes é uma mesa para trabalho e estudo, um home office.

Obrigada!
Avatar do usuário
Dudes Pereira
GDMista
GDMista
Mensagens: 278
Registrado em: 27 Ago 2013, 13:53
Cidade: Rio Verde/Goiás
Idade: 68

MESA EM MDF

Mensagem por Dudes Pereira » 26 Abr 2015, 17:47

Oi Fabi-Vieira: o tamanho diferente das placas é para que, como disse, ficar fácil o encaixe. Por exemplo, um tampo de 1,90m e um "sub-tampo" de 1,64 que será colado. Os pés, da mesma forma terão este encaixe. Pode ser colocada cantoneira mini para ajudar na segurança do móvel. Você pode, também, colocar uma travessa, para dar conforto e ainda mais segurança. Qualquer dúvida, mande MP. abraço. Dudes
O mundo será muito melhor quando houver compreensão entre todos.
sergiocgarcia
Membro
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 04 Ago 2013, 13:52
Cidade: Araçatuba
Idade: 61

MESA EM MDF

Mensagem por sergiocgarcia » 26 Abr 2015, 23:10

Fabi, boa noite

Eu faria sua mesa conforme essa imagem:

Imagem

Esse projeto é de uma mesa que eu executei.

Coloquei duas imagens com inclinações diferentes, para melhor compreensão dos encaixes.

Você pode observar que a fixação dos pés é por dentro, sendo feixa somente em uma das folhas (a que tem tamanho menor).

Chapa 18mm, 1,40m de comprimento por 0.70m de largura.

Os engrossos têm 4cm mas, no seu caso, creio que seria melhor aumentar a altura para melhorar a rigidez to tampo.

A mesa foi revestida com formica o tampo, as faces externas dos pés e todas as bordas, de forma a cobrir as emendas e fixações (parafusos e cola branca).

Coloquei sapatas deslizantes (4 no total)

No final, a mesa ficou assim:

Imagem

Espero ter ajudado.
Sempre na área!
Avatar do usuário
Fabi-Vieira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Abr 2015, 17:42
Cidade: GOIANIA-GO
Idade: 42

MESA EM MDF

Mensagem por Fabi-Vieira » 26 Abr 2015, 23:14

Dudes, primeiro mto obrigada pela atenção, infelizmente, por ser nova no fórum, não posso mandar MP ainda.

Eu quero fazer uma mesa em forma de U e sim, já tinha decido colocar travessa para ficar mais firme e mais bonita, a mesa é para trabalhar em casa, e poderia ser só de 18mm tb se eu achar uma forma de fazê-la que fique bom.

Entendi o que quis dizer acerca dos tampos, mas aí usaria parafuso no tampo que vai aparecer?

Para explicar melhor o que estou pensando e porque falei em dobrar tampo e pés segue abaixo um link (gostei de não ter parafusos aparentes), só que não vou fazer essa parte de baixo (tipo onde põe teclado) e vou pôr travessa, na dele não tem, o resto seria a mesma coisa.

http://comofazermesademdf.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
Fabi-Vieira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Abr 2015, 17:42
Cidade: GOIANIA-GO
Idade: 42

MESA EM MDF

Mensagem por Fabi-Vieira » 26 Abr 2015, 23:19

Sérgio, excelente explicação, melhor impossível, muito obrigada, só restou uma dúvida, como prendeu o tampo nos pés? usou parafusos, cavilhas? e no meu caso, seria melhor colocar uma travessa ou só aumentar o engrosso seria suficiente? ah e já vou comprar a chapa laminada, estou querendo o positano ou concreto da masisa ou o santonini da guararapes, de forma que dependendo da montagem, os parafusos aparecerão.
sergiocgarcia
Membro
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 04 Ago 2013, 13:52
Cidade: Araçatuba
Idade: 61

MESA EM MDF

Mensagem por sergiocgarcia » 27 Abr 2015, 12:12

Fabi, bom dia

Os pes foram fixados com cola branca e parafusos por debaixo do tampo.

Também utilizei um parafuso Kreg Jig em cada ponta do engrosso por dentro, o que deu maior firmeza.
Se ainda assim você nao estiver seguro, use também cavilhas por dentro.

Veja que uma das folhas que compoem o pé é mais comprida e se encaixa por dentro do engrosso do tampo.

Creio que se você aumentar a altura do engrosso, isso lhe dará uma resistência muito grande (desde que você fixe os engrossos uns nos outros com bastante firmeza, é claro).

Para fixar os engrossos por baixo do tampo você vai precisar utilizar cavilhas para não ficar com parafusos aparentes em cima (a nao ser que você os utilize de baixo pra cima - aí tem que apelar para a criatividade até que o parafuso alcance o tampo).

Outra coisa: pra nao aparecer parafusos dos engrossos você tem que levar em conta a necessidade de uma fita de borda da respectiva largura. No meu caso utilizei formica, mas não sei se você encontrará fitas de borda suficientemente largas.

No mais, abuse dos parafusos e cola.

Abraço
Sempre na área!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • ferragem mesa extensível no brasil?
    por antrrxx » 17 Set 2023, 12:36 » em Dúvidas gerais
    1 Respostas
    5929 Exibições
    Última mensagem por Marcelo Amorim
    18 Set 2023, 08:29
  • Mesa de Jantar com Resina Epoxy
    por ruialmeida » 13 Nov 2022, 13:06 » em Trabalhos dos GDMistas
    1 Respostas
    3397 Exibições
    Última mensagem por robertoy
    15 Nov 2022, 19:30