Dúvidas geraisBancada de marceneiro

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 04 Dez 2007, 17:10

Daniel,

você pediu e aí estão as fotos da monstrenga.

Não repare muito não!!

Na verdade, não tenho certeza se consegui enviar as imagens. Se não der certo tentarei novamente.

Um abraço

Menegale
Avatar do usuário
Paulo Moraes
GDMista
GDMista
Mensagens: 744
Registrado em: 03 Nov 2007, 20:09
Cidade: Barueri/SP
Idade: 64

Bancada de marceneiro

Mensagem por Paulo Moraes » 04 Dez 2007, 17:29

Marcao escreveu:O meu filho Panta, bem lembrado, semana passada fiz uma bancada nova, se voce tivesse dito antes teria feito um tutorial dela.

de uma olhada onde fica a minha cachorra quando estou trabalhando(Nina)
Marcao
Marcão,

porque não faz uma casinha para sua cachorra dormir longe do pó de serra ?

E não se esqueça do tutorial...

Forte abraço.
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 04 Dez 2007, 17:41

Menegale,

Não saiu as fotos, tenta de novo. Não te acanhes!!


(continuo com o que já tinha escrito)

Acácio,

Esse sistema serve como complemento à morsa, sobre tudo para peças quadrangulares planas que (Podem) precisar de mais um ponto de pressão. Mas por enquanto não fiz nem um nem outro. Vou deixar para o final fazer os furos sobre o tampo. Andei experimentando com um “suporte vertical para furadeira”, que usava antes de ter a de bancada. Ele gira entorno do eixo e da para regular a altura. Isto vai me permitir furar já com a bancada montada. Dança um pouquinho (Bah! Parece a Sheila Mello!), mas vai quebrar o galho. O mesmo para fazer o furo no pé (P4) com a bancada deitada de lado. Prendo o suporte com grampos e furo.

Bueno, continuamos com a bancada. Com os detalhes vêm as demoras porem andou mais um pouco.
Dei uma lixada geral antes de tudo e passei Jimo Cupim. Bichinho desgraçado esse! É uma praga, inclusive, algumas madeiras já têm furinhos de cupim.

Montei os pés que servem de base da bancada, colando-os e colocando as barras rosqueadas que dão à firmeza necessária para suportar o conjunto do tampo. Para minha surpresa, mesmo com os encaixes “meia boca”, ficou superfirme e em esquadro.
Imagem

Imagem

Mesma coisa com o tampo. Aqui não foi tudo o que esperava. A má qualidade nas junções mais alguma diferença nas alturas das madeiras fez que aparecessem imperfeições. A plaina e lixadeira vão ter que trabalhar bastante para “uniformizar” o tampo. Fiquei entre bravo e decepcionado. Bravo porque poderia ter tido mais cuidado nos encaixes e corrigido na hora de saber das diferenças das madeiras. Decepcionado porque não é algo que da para refazer.

Imagem

Ai damos um tempinho, atendemos a filhota e recarregamos as baterias!
Imagem

As morsas merecem um trato especial, muita atenção na hora dos furos e encaixes. Sem duvidas a morsa horizontal é mais complicada e a mais difícil. Porem, a satisfação de montá-la e ver os resultados, não têm preço!
Fiz o “berço” das porcas com furadeira e terminei com formão. Depois coloquei uma tampa aparafusada para assegurar e suportar a força do parafuso. Acho que agüenta!

Imagem

Imagem

Falta cortar na medida certa a barra rosqueada e o acabamento de aperto.
Imagem

Imagem


Dei uma reforçada nas junções da morsa com parafusos. Já tinha visto aqui no GDM algo parecido, acho que foi numa bancada do Emilio. Deu boa firmeza, que não senti no começo, quando estava testando. A origem é a mesma do tampo, os encaixes não estavam exatos e tinha certa tendência a movimentar-se. Mesmo com encaixes perfeitos acho que é uma opção valida o reforço, o conjunto trabalha muito e as torções são fortes.

Imagem

Falta a madeira para o cocho das ferramentas e as alterações sugeridas por Acácio.

O dia termina e ainda tenho que juntar todas as ferramentas, limpa-las, coloca-las nas respectivas caixas e levar-las para o quartinho, alem de limpar o quiosque. Isso me consome mais de duas horas.

Bom, espero na próxima postagem mostrar o “produto acabado e em uso”.
Abçs.
Daniel
handy
GDMista
GDMista
Mensagens: 1318
Registrado em: 28 Mai 2007, 17:26
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 62

Bancada de marceneiro

Mensagem por handy » 04 Dez 2007, 19:17

Caro Daniel
Estou muito feliz ao compartilhar do seu entusiasmo. Você chegou ao GDM, foi trocando idéias com os companheiros, desenvolvendo e aperfeiçoando seus projetos e, principalmente, os colocou em prática. Acho que não podemos mais lamentar pela sua carteira, pois o dinheiro gasto parece estar te dando uma enorme satisfação e, principalmente, está contagiando muitos que aqui chegam e ainda tem alguma dúvida que "mexer com madeira" é uma das melhores terapias. Parabéns pelos trabalhos e pela filhona que, ao ver o entusiasmo do pai, quem sabe será uma futura GDMista.
Um abraço :D
Daniel
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Bancada de marceneiro

Mensagem por Ari » 04 Dez 2007, 23:49

Grande Danherito!!

Só tem uma coisa, sua mocinha é muito mais bonita que a bancada... Linda!!

Mas a bancada tá muito bacana sim!

Parabéns!

Ari
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 05 Dez 2007, 12:38

Daniel,

Tu viste como as coisas andam? Contigo foi uns dos primeiros em trocarmos umas idéias. Estava me animando a escrever. O GDM é um agente motivador muito poderoso! Hoje diria que é “viciador” e eu um “madero-dependente”. O desejo de fazer coisas vai aumentando e são mil idéias que alguma vai sair. É o que diz antes, com o GDM e madeira ninguém precisa Psicólogo. A satisfação é muito grande, mas a carteira sempre sofre.
Acho difícil que minha filha (Isadora) puxe o pai! Está mais para a mãe e avo: rueiras!

Ari,

A gente se esforça! Na realidade as duas são minhas filhas, claro que uma “fiz” mais bonita que a outra (Baba escorregando....)

Abcs.
Daniel
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 05 Dez 2007, 13:09

Vamos ver se consigo agora. Como lhe disse, a minha bancada não chega nem aos pés da que tenho visto aqui no Fórum. Tentei aproveitar a madeira que tinha lá em casa e ainda foi minha primeira aventura nessa arte.
O móvel, feito em angelin foi minha segunda aventura. Sofri como um porco no forno para fazer os encaixes, que deixaram um pouco a desejar.

Um abraço aos amigos do fórum.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 05 Dez 2007, 13:26

Ooopaaa!!

Menegale,

“Tava” escondendo o jogo!! Muito boa a tua bancada, da sensação de robustez e firmeza. Vi que tem duas morsas verticais, mas permitiria acrescentar uma horizontal. Aí é que está o lado bom: é versátil para ir agregando coisas.
O GDM tem mais uma versão de bancada!
Parabéns!
Abcs.
Daniel
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 05 Dez 2007, 18:19

Obrigado pela gentis palavras meu caro Daniel.

A monstrenga é robusta mesmo e agradeço a sugestão da morsa horizontal. Vou tentar adaptar uma.

Menegale
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 07 Dez 2007, 15:02

Daniel,

Tenho que concordar com o Ari a sua menina é muito mais bonita que a bancada, parabéns!!
Quanto ao reforço dos encaixes das morsas tambem percebi uma certa fragilidade, resolvi tambem, colocar parafusos para reforçar as junções só que eu usei parafusos bem maiores.


Menegale, bem vindo!!

A sua bancada realmente é bem robusta e a utilização de duas morsas é mais uma opção para o pessoal que ainda vai começar a fazer a própia bancada.

Abraço a todos,

Acacio Guedes
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 07 Dez 2007, 15:39

Acácio,

Estamos esperando mais fotos!! Já deves estar no final da tua... Vou ver se termino a minha no final de semana, mas parece que está complicada a ida para minha “oficina”.
Os parafusos que coloquei são longos e pegam as duas faces do encaixe. Por ai não são tão fortes, vamos ver com ela funcionando a full. Se não der certo, passaria para outro maior.

Brigadão pelos comentários sobre minha filha, eu não tenho como discordar!!! :danca: :danca:

Menegale,

Fiquei curioso com o interior branco dos pés da bancada (Ultima foto)... o que é?

Abçs
Daniel
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 07 Dez 2007, 16:20

Daniel,

os pés, assim como quase toda a bancada, foram feitos com pedaços da casa que sobraram após uma reforma. Como tínhamos pintado as paredes internas de branco, dois pés estão assim, com uma das faces brancas. Poderia até inventar uma moda, dizendo-lhe que foi um toque artístico na bancada, mas foi pressa mesmo de vê-la pronta e nem me preocupei em tirar a tinta.

Será que era isso mesmo que estava querendo saber?

sds Atleticanas

Menegale
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 07 Dez 2007, 18:17

Daniel,

Tive que dar uma parada na empreitada, estou com visitas em casa este mês e minha mulher me intimou a não sujar a garagem e consequentemente a casa, como eu quero ganhar presente de Natal é melhor não aborrece-lá.

Para não dizer que não fiz nada no ultimo final de semana, fiz a lateral esquerda e a morsa da direita e ainda falta os furos do parafuso da morsa e da guia, falta a morsa da esquerda e os encaixes do tampo. Percebi a fragilidade quanto ao uso intenso desta morsa e não gostaria de ter a decepção de ve-lá desencaixando quanto a excesso de esforço ao travar alguma peça, resolvi então, colocar parafusos de 4 polegadas sextavados travando todo o conjunto no mesmo sentido do tampo (na horizontal) com um rebaixo de 1cm para depois cobrir com uma rolha da própia madeira e fazer o acabamento.

Daniel por acaso você notou que um escesso de peso nas extremidades do tampo pode levantá-lo? Estou com vontade de fixá-lo aos pés com parafuso, o que você acha?

Uma sugestão se você ainda estiver disposto e que eu vou acrescentar ao projeto é uma gaveta, pense nisso!!

Depois eu coloco algumas fotos, um abração!!

Acacio
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 07 Dez 2007, 19:17

Acacio,

É bom fazer boa letra com a patroa!
Referente ao tampo, notei isso e já tinha comentado anteriormente. Tudo muito bonitinho e firme, menos a união do tampo com os pés! Não fala de colar, menos de aparafusar. A minha ideai era primeiro colar e depois, no caso de não ser confiável, aparafusar.
A morsa vou esperar o resultado com o uso, se não der, vou copiar e colocar parafusos como os teus (Deve ser o parafuso francês?)
Tu vês como aparecem coisas para fazer! Tinha pensado (E vou fazer) fechar como um móvel (Bancada de Marcão) e colocar um gavetão.
Abçs. e bom "finde"
Daniel
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

Bancada de marceneiro

Mensagem por Amando » 08 Dez 2007, 07:59

Oi Menegale, parabéns.
Você pelo menos teve a coragem e começar, mesmo sem saber ao certo se ia se dar bem, e acertou pela iniciativa e coragem, ficou muito boa, firme, robusta...
E eu que até agora só fico no GDM, lendo, baixando arquivos e coragem que é bom... cadê ?
A sua decisão me deu incentivos e vou pôr a mão na massa e tomara, queira DEUS que eu tenha a mesma capacidade de você. Parabéns de novo e muito obrigado pelo incentivo.
Um abraço,
Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Avatar do usuário
reinaldo_barba
GDMista
GDMista
Mensagens: 460
Registrado em: 15 Mar 2006, 18:59
Cidade: Guarulhos/SP
Idade: 73

Bancada de marceneiro

Mensagem por reinaldo_barba » 08 Dez 2007, 12:59

Olá pessoal. Blz?

Daniel e Acácio: Gente, esse entusiasmo de vcs é um ótimo incentivo a todos nós aqui do GDM.

Sempre que posso acompanho esse tópico pra aprender mais e colher mais um pouquinho de vontade pra fazer um pó hehehe.

Ainda bem que faço isso lá no meu escritório e em local que (ainda não está ocupado) senão .... (A Dona Patroa é minha sócia - lá também kakaka) não ia dar pra segurar não.

Daniel: Parabéns pela filhoca. Curta bastante essa fase, pois logo logo ela cresce e a gente fica sempre com muitas saudades das graças que elas fazem quando pequenas.

Mas, de outro lago, quando crescem as satisfações são outras e, não menos marcantes para nós.

Tenho duas filhas e é só alegria.

Menegale: Dizem que os Mineiros gostam de esconder o ouro. Mas esse parece que não é seu caso. Sua bancada tá 10+ e, se quiseres tirar a tinta sempre dá pra aplicar um pintof e pronto.
“E o Homem é o que é, porque sabe, mais do que os outros animais, corrigir-se." (Pontes de Miranda)
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 08 Dez 2007, 14:21

Amando,

Não está na hora de começar um projeto? :lol: :lol: :lol: Ate agora só te vejo comprando ferramentas! Não vai ser por falta delas que não podes fazer nada... Estou achando que estás abrindo uma filial das Ferramentas Gerais em Palmas. Brincadeiras aparte, para começar só faz falta cortar um pedaço de madeira, depois não consegues parar mais.

Barba,

Brigado! É uma fase muito bonita e realmente estou desfrutando muito...

Abçs.
Daniel
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

Bancada de marceneiro

Mensagem por Amando » 09 Dez 2007, 10:43

Meu caro e bom amigo Danherito,
Gostei demais do seu texto, e cai na risada....
Rapaz, você está coberto de razão, mas muita razão mesmo.
Mas eu me decidi fazer a coisa com calma, seguindo o sistema "Slow Dow" ou o japonês, planejar primeiro, se organizar, montar a oficina, traçar estratégias, montar os Jigs de segurança primordiais e aí sim partir para a execução dos trabalhos ( sei lá se isto no fundo, não é desculpa para esconder o mêdo de iniciar....)
Já adquiri as máquinas principais á que eu me propus, com calma ( quase 2 anos ), tenho um torno Invicta, goivas do Bebeto que ainda não usei, pois vou em janeiro fazer um curso com Thomaz Brasil, diversos, formões, bancada, Tico-Tico OK, Lixadeira OK, Serra circular de bancada OK, plaina manual, Tupia manual OK, Parafusadeira OK, Furadeira manual e de coluna, esmeril e diversas outras ferramentas manuais.
Assim que iniciar, as primeiras peças serão prateleiras e armários para ferramentas e só aí então partirei para execução de projetos que estão aqui bem detalhados só esperando. Quero ir por etapas para ver se consigo montar uma mini marcenaria bem organizadinha e limpa, pois se eu começar um negócio já bagunçado, vou me acostumando e começo fazendo quebra-galhos e depois não tenho tempo mais para me arrumar, pois sempre vai ter uma peça em construção ou uma para terminar e acabo trabalhando no meio do caos.
Um dos trabalhos bonitos que eu acho aqui é o do Pantanal, que faz brinquedos e doa ás crianças e quero me enveredar por aí, torno e brinquedos, sem contar algumas peças para família. Como faço parte da maior família de profissionais do Brasil, GDM, acho que vou conseguir.
Trabalho muito, pois sou do ramo da construção civil e o negócio é apertado e estressante, então só está me sobrando parte de noites de alguns dias de semana e sábados e domingo, mas não vou desistir, afinal de contas por sou corinthiano desde pequenininho, né mesmo ? rsrsrsrsrs...
Um abraço e muito obrigado por seu texto, demonstrou companheirismo e boa dose de incentivo.
Fique com DEUS.
Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
asdiasx
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 06 Nov 2007, 20:47
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 55

Bancada de marceneiro

Mensagem por asdiasx » 09 Dez 2007, 11:54

Armando, já vi que não sou o único que fica protelando começar a botar a mão na massa...rsrsrs

Diria que sou um pouco mais impulsivo e, provavelmente ainda vou estragar muito material mas...

Conheci o GDM há uns 2 meses é já comprei um grande número de ferramentas tbm (serras circulares - manual e de bancada, tico-tico, lixadeira, aparafusadeira, tupia manual, formoes, plaina eletrica, o graminho GDM, etc). Comprei coisas que nem sei se vou usar..., tudo com a desculpa de que não iria começar correndo o risco de "faltar" uma ferramenta...
Só que agora a patroa ta cobrando o resultado, srsrs. Cada ferramenta adquirida tinha o argumento que "se pagaria" com a economia dos primeiros móveis que deixasse de comprar.

Enfim, também me falta tempo, as vou tentar comecar com a bancada do banheiro aqui de casa, que estou trocando devido a uma reforma. Quero trocar o marmore por uma tampa de compensado ou mdf, forrando com formica para me servir como bancada para trabalho e local para armazenar a "tralha". Acho que com essa simples atividade vou poder treinar algumas técnicas básicas.

Grande abraço!
___________________________
Adriano Dias
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Idade: 67

Bancada de marceneiro

Mensagem por fauzi » 09 Dez 2007, 17:11

Caro Amando,
Em parte você tem razão quando pretende iniciar somente quando tiver a oficina em ordem e limpa, se é que é possível. Quanto a falta de tempo, é realmente um problema, pois só depois que aposentei é que achei tempo (de sobra) pra marcenaria. Aliás, o grande responsável (ou seria irresponsável) por eu entrar nessa foi o GDM, pois fiquei entusiasmado com as coisas que lia e via.
Avatar do usuário
zarthur
GDMista
GDMista
Mensagens: 769
Registrado em: 03 Set 2007, 18:43
Cidade: Bhte. MG
Idade: 79

Bancada de marceneiro

Mensagem por zarthur » 09 Dez 2007, 22:53

Adriano e Amando;
vcs não gostariam de participar, sob a orientação do Marcão, de um passo a passo para a construção de um armário embutido?
Existe um tópico no forum que vai tratar exclusivamente deste armario embutido.
Vamos lá pessoal... se vcs animarem eu também entro :) :) :)
abs
Arthur
É mais fácil amparar o que geme, que esclarecer o revoltado.
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

Bancada de marceneiro

Mensagem por Amando » 10 Dez 2007, 06:27

Caro Zarthur,
Mas é claro que isto seria ótimo, muito bom.
Mas para isto precisamos de duas coisas ; 1º - Saber se o Marcão está disposto para isto, mesmo sabendo da sua enorme boa vontade em ajudar, mas precisamos ver se ele tem tempo. 2º - Teríamos que ir cosntruindo este armário ao longo do pass-á-passo ? Se for assim, para mim não dá, porque nem tenho onde colocar agora este armário e nem tenho $$$$$$$ para comprar os materiais....
Mas a idéia é 10, muito boa...
Um abraço,
Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 10 Dez 2007, 10:15

Armando,

como diz o Daniel, corta um pedacinho de madeira, só para não deixar a máquina parada muito tempo...é como coçar...depois que começar não dá para parar.

Tinha visto projetos de bancada super legais, até mesmo a daqui do GDM, comprei um livro "Trabalho em Madeira", muito interessante e que tem dois ou três projetos de bancadas, mas olhei para o meu quintal e vi um monte de madeira. Resolvi aproveitar o que tinha, mesmo sabendo que não ia ficar uma bancada ideal. Estou no paraíso meu caro. Acabei de fazer um quartinho, 3,5 x 2,4 m , já instalei a bancada lá. Ontem passei o dia fazendo a escada no terreno, porque a dona Onça estava chateada que não conseguia ir até lá sem escorregar.
Meu amigo, estou no céu !!!

Barba,

obrigado pela dica, pensei em deixar a bicha desse jeito mesmo, pois a tinta, as peças adaptadas, seriam o registro da história da bancada, ontem porém, lixei o tampo e a cor da maçaranduba veio forte, um vermelho maravilhoso! Acho que vou seguir sua sugestão, tirar a tinta, dar um trato na monstrenga e deixá-la com ar de Miss Universo. Depois posto as fotos!

Um forte abraço amigos!
Essa é para marceneiros.
A carteira ou a felicidade?
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

Bancada de marceneiro

Mensagem por Amando » 10 Dez 2007, 18:20

Caro Menegale,
Com estórias como a sua e de outros, vai dando uma coceira nos dedos....
Acho que não vou resistir muitos dias mais não, tá uma tentação sô...
Vamos ver, vamos ver... logo logo estou postando fotos .
Um abraço fraterno e muito obrigado por sua atenção e incentivo.
Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 11 Dez 2007, 17:08

Amando,

Nos estamos aqui justamente por isso, para nos ajudar um ao outro e incentivar-nos! Viu como aparecerem trabalhos magníficos dos Amigos? É são assim não somente pelo acabamento (Que é secundário), são magníficos pelo carinho como foram feitos, pela superação de assumir uma empreitada que não é a “própria”, pelo gosto de compartilhar os feitos e desventuras sem “frescuras”. Por tudo isso que são trabalhos admiráveis!
O glorioso filosofo sul-mato-grossense Pantanal resumiu aqui mesmo um pouco do sentimento da família GDMista:
(Pantanal) escreveu:Sabe, Marcão... Que dá, dá!
Eu inté perfiro vê cuma os marceneiro vão rumano as solução prá dapitá as idéia cás condição quêle tem pra fazê o que percisa! Tem vez que aparece ótimos tutorial que fazie a gente levá o babadô varias veis pra torcê no tanque. Maize condo a gente pensa nas ferramenta que tem pra fazê as coisa, dá aquele dizarranjo!
As veiz o que tem de bão nem é o móve memo! O que mais se proveita é a forma cuma as coisa são feita e quais as ferramenta se usô. E principarmenta as dapitação condo as coisa paresque num vai dar certa...
Bão... dá licença que vô lá torcê e trocá o babadô! :D
abraço de sempre,
(Pantanal)
O mesmo grande pensador campo-grandense (Pantanal), nas horas vagas é marceneiro (Ou vice-versa) e faz uma obra que é digna de ser copiada, que terá mais aderentes ainda. Unir o prazer de trabalhar com madeira ao feito de ajudar a outras pessoas, aquelas que têm menos que tu. Não importa o que tu tens, outros podem ter menos. Eu vou entra nessa também, gostei dos berços.
Não espera muito, não...

Acho que o único GDMista que tem um laboratório como marcenaria é Eduardo (Edumen). O resto (Tirando os profissionais, claro) tem “espaços destinados ao prazer” (E não é motel...): um cantinho, uma garagem, um puxadinho, um quiosque (Como eu e a 120 km de casa) e por ai adiante.

Olha a minha evolução:
Primeira “oficina”:
Casa velha na praia, garagem modelo Iraque (Todo furado), banco “rebatível”, furadeira e tico-tico Bosch.
Imagem

Casa em construção, quartinho onde guardo as minhas ferramentas, dividindo o lugar com um freezer, um refrigerador, dois caixas de isopor (Grandes), elementos de jardinagem, uma mesa e tralhas de praia. Isto é para “graficar” o espaço que tenho. Faço milagres para que entre quase tudo.
Imagem
Imagem

O quiosque que “surrupie” do convívio geral
Imagem
Imagem
Devo aclarar que hoje o quiosque tem portas e um tampo na churrasqueira que eu mesmo fiz!!

E como fica “em uso”
Imagem

Isto é um mero demonstrativo do que o “vicio” faz.

Concordo contigo e Asdiasx, falta de tempo é uma questão sem solução para todos nos, problema que agora Fauzi não tem mais.
Mas não esperem a ter tudo, isso é para protelar o começo dos “cortes”.

Vocês notaram? Menegale já começou a “refinar” a sua bancada. É isso ai! Começa com algo e não se tem mais fim...

Esse final de semana não toque na bancada, mas toquei na madeira. Curti a família, mas, sempre tem um “mas”, acabei fazendo uma caixinha de madeira. No final de semana vai ter o aniversario de um amigo, pensando no presente lembrei-me que gosta de pescaria. Como tenho vários molinetes e alguns sem usar, decidi dar um de presente. Está sem uso, porem sem a caixa original. Peguei a meia-esquadria e fiz uma caixinha com tabuas tapa-furo, ficou tipo baú. Nada especial, mas vai ficar com boa apresentação (acho eu!).
Bom, era isso para não esmorecer os Amigos... (Hoje fui longe demais..) :-guitarra:
Abçs.
Daniel
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem