GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Segurança no Trabalhocorte curvo em serra circular de mesa?

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
digovianna
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 05 Jun 2013, 00:22
Cidade: itapevi
Idade: 49

corte curvo em serra circular de mesa?

Mensagem por digovianna » 01 Jan 2015, 21:54

Amigos do GDM, feliz ano novo! Que este ano seja repleto de alegrias, saúde e muita paz. O resto a gente consegue! :D

Passei a passagem de ano em ilha comprida (SP). Lá eu conheci um marceneiro que logo fiz amizade.
Ele estava trabalhando em uma pequena marcenaria .. estava ele fazendo camas. Passando as peças na plaina.
No outro dia, retornei à oficina e no bate papo, ele me falou que era possível cortar peças curvas na serra de bancada.
Eu logo falei que o certo seria fazer os cortes em uma serra de fita e caso ele não tivesse, na tico- tico.
Daí ele falou que iria me mostrar como ele fazia. Pegou uma das madeiras que estava riscada com uma curva (acho que era uma
parte de uma cabeceira de cama) e cortou a peça. Achei muito perigoso pois, a lâmina poderia prender e, além disso dava pra ver no final do corte
alguns pontos da madeira queimada pela serra. O que vc´s acham deste tipo de procedimento? :?:
Procurei na internet e achei este vídeo de uma pessoa também fazendo corte curvado na serra de bancada. A diferença é que o amigo
do vídeo parece estar cortando MDF e o marceneiro que conheci estava cortando madeira maciça.

Grande abraço a todos e mais uma vez, feliz ano novo!! :D

sgm3085
GDMista
GDMista
Mensagens: 236
Registrado em: 26 Dez 2014, 17:26
Cidade: Pedro Leopoldo
Idade: 66

corte curvo em serra circular de mesa?

Mensagem por sgm3085 » 19 Jan 2015, 20:03

Caro digoviana!

Este tipo de atitude, que me perdoe os executores destas desordens, são até irresponsáveis.
Ferramentas, máquinas e equipamentos, jamais devem ter seus usos em finalidades para as quais eles não foram projetados.

Sempre digo que alicate não é martelo de cabo isolado; chave de fenda não é talhadeira de cabo isolado, etc. Estas atitudes só trazem riscos para quem usa e em muitas das vezes para quem está próximo.

Rapidamente vou relatar um fato do início de minha carreira profissional, quando numa entrevista para a contratação de um eletricista já muito experiente e eu ainda muito novo já era coordenador de manutenção Eletromecânica e Instrumentação em um grande grupo industrial e, esse candidato para mostrar sei lá o que, acho eu que ele queria demonstras segurança, entre umas e outras perguntas e respostas ele me disse que era capaz e fazia, a conferência de presença de tensão (voltagem) de 220V trifásico inserindo em cada uma das fases os dedos indicador, médio e o anelar simultaneamente, portanto ele nem necessitava, para isso, um voltímetro para a conferência. Veja só absurdo, embora realmente ele fosse um profissional experiente e que aparentemente detinha bons conhecimentos, foi por mim desclassificado.

Quando você contou sobre o senhor marceneiro que conheceu me lembrei deste fato imediamente e, é aí que mora o perigo: excesso de confiança e perda total do medo.

Abraço,
Marcos
Nunca é tarde demais para aprender, jamais tenha receio de perguntar e, ensina r é nobre e concretiza o conhecimento.
Avatar do usuário
Lauro
GDMista
GDMista
Mensagens: 490
Registrado em: 18 Out 2011, 15:08
Cidade: São Paulo-SP
Idade: 54

corte curvo em serra circular de mesa?

Mensagem por Lauro » 19 Jan 2015, 22:52

Putz, e ele ainda se diz um profissional qualificado :roll: . Abraços!
Lauro.
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

corte curvo em serra circular de mesa?

Mensagem por Marcao » 19 Jan 2015, 23:48

Eu nunca vi tanta burrice junto e misturado, deveria ser deletado esse video, pois, vai que um cabeça de bagre resolve fazer igual...


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
msmith1701
Banido
Banido
Mensagens: 1503
Registrado em: 15 Out 2007, 23:03
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 50

corte curvo em serra circular de mesa?

Mensagem por msmith1701 » 20 Jan 2015, 01:38

Isso é mais comum do que vcs imaginam, não a mão livre como o doido no filme do inicio, mas usando a mesma técnica que se usa na serra fita e não é só no Brasil. É só buscar na internet tem trocentos videos, provavelmente não é o procedimento mais perigoso a se fazer numa serra, sabendo opera-la.

O ultimo é o filé, é uma bolacha de uma arvore, deixada quase redonda, deve ter um 4 cm de espessura











Conheça a sua ferramenta e saiba usa-la da melhor forma possível
Editado pela última vez por msmith1701 em 20 Jan 2015, 13:27, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

corte curvo em serra circular de mesa?

Mensagem por alisondrefahl » 20 Jan 2015, 11:52

prefiro meus dedos aonde eles estão, hehehe
isso é igual usar um formão como chave de fenda. Pode até funcionar, mas vai estragar a ferramenta e pode te custar uma passada no hospital.
Avatar do usuário
digovianna
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 05 Jun 2013, 00:22
Cidade: itapevi
Idade: 49

corte curvo em serra circular de mesa?

Mensagem por digovianna » 29 Jan 2015, 01:19

Obrigado amigos pelas respostas!

Com toda a certeza, ficou claro que, deve-se sempre

manter o respeito e nunca deixar que o excesso de confiança

predomine.. cada ferramenta foi feita para uma finalidade..

não são "canivete suíço".

Grande abraço! :D

Rodrigo Vianna
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem