Dúvidas geraisBancada de marceneiro

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
asdiasx
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 06 Nov 2007, 20:47
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 55

Bancada de marceneiro

Mensagem por asdiasx » 20 Nov 2007, 12:04

Guedes e Andre, muito obrigado pelas dicas!

Guedes, que bancada é essa? Recomenda que seja meu primeiro projeto?

Abraço
___________________________
Adriano Dias
Avatar do usuário
zipttar
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 11 Set 2007, 13:53
Cidade: Maricá. RJ
Idade: 48

Bancada de marceneiro

Mensagem por zipttar » 20 Nov 2007, 14:04

É isso aí, Guedes...

Realmente a foto da tua bancada de trabalho esté engraçada de tanta poeira e serragem. Bem, é tudo que a gente gosta né?! Olha, estou aqui nos fundos de minha casa, usando um quarto anexo, de 3,5 por 3,5 fazendo ele de oficina. Tem dias que saem nuvens de pó lá de dentro. antes era um tal de limpa e suja o tem todo, eu uso uma escova, do tipo dessas de sapato, prá tirar o excesso de serragem de cima da bancada e vou levando, mas no fim do dia saem sacos de serragem de lá...

Olha, o que importa e que a bancada saia e você goste dela. Eudigo, quando tenho um ajudante esporádico, que a gente tem que trabalhar se divertindo, senão não vale a pena, tá certo? Eu também to curtindo a minha mas ainda estou no inicio dos cortes e os primeiros encaixes. To indo...

Abrço, Grande,

Zipttar
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 20 Nov 2007, 20:59

Olá pessoal!!

Esse feriadão eu comecei a minha bancada com o projeto da "Bricomania" muito bem demosntrado no passo a passo, para os iniciantes ele é ótimo! Mas não se iluda, da muito trabalho mas o prazer de fazer você mesmo não tem igual.

Fiz algumas alterações no projeto original, tipo aumenta-lá na largura e no comprimento. As peças de madeira que encomendei ficaram abaixo da medida ainda sem usinar, como os encaixes seriam do tipo macho e femea, eu aproveitei e fiz todas as peças tipo femea e coloquei uma espiga no meio, aproveitei tambem para acrescentar mais um pedaço e aumenta-la um pouco.

Imagem

Passei então a usinar as peças.

ATENÇÃO: Cuidado como uso da tupia, mantenha as peças bem presas e tenha a mão firme para não dar nenhuma escapadinha, qualquer deslize já era, você estraga a peça.


Imagem

Imagem

Imagem

Depois de usinadas foi só encaixar e verificar se estava tudo correto, alguns acertos daqui e dali,

Imagem

Imagem

Como o final de semana foi prolongado parti então para os pés, e dale mais pó de serragem, minha mulher quer me matar hehehe...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Eu precisava de alguns sargentos para prender todas as peças do tampo, andei olhando nas lojas especializadas e achei os preços muito salgados, afinal vou usar pouco não compensaria. Então aproveitei as barras roscadas que vão prender as travessas dos pés e criei um "Grampo Baiano", e acho que ficaram ótimos, quando terminar de colar o tampo coloco as barras de volta no seu lugar.

Imagem

Imagem

Ainda falta os detalhes tipo as morças e laterais, mas vão ter que ficar para um outro final de semana porque hoje tenho que limpar a garagem, se não fico sem janta.

Um abração a todos do GDM,

Acacio Guedes
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3440
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57

Bancada de marceneiro

Mensagem por Marcelo Amorim » 21 Nov 2007, 10:18

Acacio , como está ficando bonita a sua bancada !
Bem legal o "meiqueofi" ( by Panta) ... :-D
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 21 Nov 2007, 11:51

Estimados Amigos,

No final de semana a bancada “engordou” mais um pouco. É que depois dos elogiosos comentários recebidos (Os quais agradeço de coração!) dei um duro. Agora não da para voltar! Com a turma do GDM “na cola” não posso fazer “corpo mole”...
Fiz algumas alterações no projeto e me arrependo de não ter feito outras. Para os que estão fazendo (Ou vão começar):
Achei um desperdiço de espaço o tamanho do “porta ferramentas” (Suporte traseiro “CH”), poderia ser menor e ter mais área útil na bancada. Como isto está determinado no começo do trabalho, nos cortes, não fiz e me arrependo. Para aquele que não começou, aumentem a largura do tampo “TA” e proporcionalmente diminuam o “CH”, “R1” e “R2”.
(Seguedes, é justamente isso. O que tu percebeu antes e fizeste, parabéns!)
O que alterei foram os furos dos “bench dogs” de quadrados para redondos que mais na frente explico os motivos.

O tampo (“TA” e “TB”). Fiz os encaixes e espigas com a serra de bancada, deixei de lado a tupia. Como não tenho “dado set”, marquei a madeira, regulei a altura da serra e fiz varias passadas. Com o formão terminei o serviço. É muito mais rápido e fica bem melhor. Acho que aqui ganhei um dia de trabalho. Pinamaral já tinha comentado sobre essa forma e realmente é muito boa.

Imagem
Imagem

Rampas (“R1” e “R2”). Mesmo procedimento para espigas (Serra). Para o desbaste coloquei a serra em ângulo (32° era o que media de acordo com as marcas) e cortei. Desta forma não utilizei só plaina. O acabamento foi com lixa (E lixadeira!).

Imagem
Imagem


Com as morsas foi um mix de tupia, serra, formão e serrote de costas. Aqui se utiliza todo o repertorio. Acho que é a melhor parte do projeto, por dificuldade e por aplicação do que a gente vem aprendendo no GDM. É muito legal ver as peças se encaixando e saber que tem uma função especifica dentro da bancada, é parte móvel, dinâmica.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Os encaixes e os “dog bench”. Aqui alterei mesmo. Já tinha recebido uma zurra com o quadradinho da morsa maior, onde passa a guia, não queria levar outra com sete que vão no tampo e morsa. Apelei para a furadeira e broca chata do tamanho dum cabo de vassoura (Acho que é 3/4). Sim, meus dog benh são de cabo de vassoura.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Transtornos. Como tudo, sempre aparecem percalços. Uma das tabuas do tampo diminui a grossura no final uns 5 mm. Isto me da uma diferença de altura que vou ter que corrigir com a plaina ou com lixadeira. Obvio que não gostei porque nunca vai ficar igual, mas paciência.
Outro foi o vendaval que caiu no domingo, alem de atrasar molhou um pouco o trabalho.

Imagem
Imagem


Neste final de semana vou ir de novo para a praia e espero terminar o serviço. Já falta bem menos, agora tenho que cortar a barra rosqueada para fazer as duas morsas e colar as mesmas. Acho que também vou colocar uma base nos pés para dar mais firmeza e altura, mas isso vai ser já no final.

Imagem
Imagem


Justamente algo que me preocupa é a firmeza. Os pés são super reforçados com encaixes e barras rosquedas em toda a “periferia”. O conjunto do tampo com encaixes e reforçado, porem a união entre tampo e pés acho muito fraca. O tampo fica “apoiado” numa guia de 1 cm e colado. Pelo peso não teria problemas nenhum, mas no caso de querer movimentar a bancada, acho que não agüentaria. Não sei se consegui explicar a minha desconfiança.

Imagem

Bom, como sempre ando atrasado, quando comecei a escrever não tinha visto o post de Seguedes, que captou muito bem o aproveitamento da superfície da bancada. O projeto dele está melhor resolvido.
Abçs.
Daniel
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Bancada de marceneiro

Mensagem por Ari » 21 Nov 2007, 12:13

Amigos!!, vocês são uns craques!!! Impressionante!!

Parabéns. Tô aqui adimirando a disposição, a engenharia e a coragem!! Demais

Bração

Ari
Spock
GDMista
GDMista
Mensagens: 268
Registrado em: 07 Jun 2006, 20:10
Cidade: Goiânia
UF: GO
Idade: 54

Bancada de marceneiro

Mensagem por Spock » 21 Nov 2007, 13:26

Putz, só artista !!! :D

seguedes, que madeira você está usando ? Angelin ?

[]s
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende". (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 21 Nov 2007, 14:51

Olá Daniel!

Realmente eu estudei muito o projeto e notei que o tampo ficaria muito pequeno em relação ao cocho das ferramentas, então eu acrecentei mais uma peça de 7,0cm e diminui o cocho em 1,0cm, aumentei tambem a largura em mais 10,0cm. Ela está com 1,52 x 0,61, mas atenção aos que forem fazer está alteração as travessas dos pés deverão ser aumentados na mesma proporção.

Daniel a sua bancada está ficando ótima, depois quero umas dicas dos "bench dog" feitos de cabo de vassoura.


Olá Spoick!

A madeira que eu usei foi jequitiba, media dureza e relativamente facil de trabalhar.

Abração a todos,

Acacio Guedes
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 21 Nov 2007, 16:04

Olá Acacio...

Estamos parelhos na construção!
Tomei real consciência do tamanho do “cocho” depois de cortadas as peças. Quando “apresentei” após os cortes era tarde... Pensei em aumentar, mas como tu dizes, tem que alterar às outras. Estou estudando mudar o tampo “CH” (No projeto em MDF) por outro que fique “montado” sobre as rampas (R1 e R2) com uma madeira que fique à altura do tampo. Vou ver...

Gostou dos meus dog bench? Tecnologia de ponta..! A realidade é que me inspirei nos que traz a mesinha que trabalho (Aparece seguido nas fotos). O fato de ter o corpo redondo quando apertas a peça, ele se “amolda” melhor. Peguei uma tabua, marquei os furos aleatoriamente e cortei. Tinha uns cabos de vassoura, escolhi o mais “redondinho” e cortei mais comprido que a espessura do tampo (No caso de “trancar”, podes dar uma empurradinha por baixo). Dei uma lixada e colei. Calçaram perfeito. Não tem segredo e são muito mais fáceis de fazer que os quadrados.
Vão se chamar “Nina´s dog bench” ou “Nina bench” em homenagem à cadelinha de Marcão. Para quem não está seguindo o tópico desde o começo, é pela brincadeira da bancada que fez Marcão em 5,57 minutos segundo Pantanal.
Vou ser sincero contigo, depois de ver teu post com as fotos, quase que não coloco o meu. Como já estava pronto, mandei brasa.

Amigos (Todos!)
Obrigado! Um elogio de um GDMista não tem preço, por mais que seja muito para meu lado.
Abçs.
Daniel
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Marcao » 21 Nov 2007, 21:36

Meu filho Danherito, Nina Bench? Ela vai adorar isso kkk, senhores moderadores, esse topico sendo editado dará um belo de um tutorial, o que voces acham disso?



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Bancada de marceneiro

Mensagem por (Pantanal) » 21 Nov 2007, 21:50

Sabe, Marcão... Que dá, dá!
Eu inté perfiro vê cuma os marceneiro vão rumano as solução prá dapitá as idéia cás condição quêle tem pra fazê o que percisa! Tem vez que aparece ótimos tutorial que fazie a gente levá o babadô varias veis pra torcê no tanque. Maize condo a gente pensa nas ferramenta que tem pra fazê as coisa, dá aquele dizarranjo!
As veiz o que tem de bão nem é o móve memo! O que mais se proveita é a forma cuma as coisa são feita e quais as ferramenta se usô. E principarmenta as dapitação condo as coisa paresque num vai dar certa...
Bão... dá licença que vô lá torcê e trocá o babadô! :D
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 22 Nov 2007, 07:31

Olá Daniel!

A sua idéia de mudar o tampo "CH" para a altura das rampas " R1 e R2" é boa, mas leve em consideração que você vai perder o "cocho" para as ferramentas, ele é de grande utilidade em uma mesa estreita como essa.

Uma sugestão: Seria fazer uma peça mais estreita (metade de CH) com dois pés que dessem a altura do tampo (peças TA e TB) partinto de dentro de CH (apoiado no MDF), você colocaria essa peça na parte central da bancada nivelando todo o tampo e ainda sobraria cocho de ambos os lados, poderia tambem puxar essa peça para a direita ou para a esquerda.

Quanto aos "Nina Bench" (homenagem para a cadelinha do Marcão) eu ontem peguei o paquimetro e fui medir o cabo de vassoura, ele tem 22mm abaixo da medida dos furos da bancada que é de 25mm. Peguei então um suporte de cabides de armário com 29mm e vou adaptalo a furadeira de bancada e tirar a diferença. A sua idéia me ajudou bastante, eu estava pensando em fazer os "Nina Bench" de outra meneira e iriam me dar muito mais trabalho.

Daniel não se acanhe e continue colocando as fotos, quanto mais melhor, o pessoal que está acompanhando e o pessoal que está se animando a fazer a sua própia bancada terá mais informação e poderá nos consultar quanto aos detalhes. Tambem poderemos ilustrar as informações com fotos, tire quantas você puder.


Olá Marcão!

Parabéns pela homenagem que o Daniel fez para a sua cachorrinha. Quanto a fazer um tutorial acho uma ótima idéia, já temos bastante material e informação e para os que estão pensando em fazer a sua própia bancada aí está um ótimo projeto, cheio de tetalhes e facil de ser alterado de acordo com a nescessidade de cada um.


E vamos em frente, porque as bancadas ainda não estão prontas.

Um abração para todos,

Acacio Guedes
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 22 Nov 2007, 20:11

Ari, Marcão e Panta (Alfabeticamente, não por destaque)
Menos..., menos...!
Vocês junto com outros colegas são os pilares do GDM. Os outros três mil somos participes entusiastas de esta grande comunidade, tentando ficar perto de vocês e emulando feitos que, cada um sabe, estão focados a uma satisfação alheia a nosso dia a dia. Com o GDM ninguém tem que pagar terapeuta (Ou psicólogo), a sola menção em um post faz que a pessoa senta-se reconhecida, valorizada, aumente sua auto-estima. Isto faz com que cada um no seu espaço de trabalho aumente a sua produtividade. Na sua família sinta que é uma pessoa que tem importância. Que conta com amigos, mesmo que estejam longe ou não os conheça pessoalmente. O GDM é um agente motorizador da “pessoa”, do ser humano. Por isto muitos de nos (acho) que encontramos um espaço “genuíno” para o desenvolvimento do “ser” como “humano”.
Bom, chega de “tchatchara” (Conversa).

Acácio,
Copiei!
Acho uma boa opção a “mesinha” por cima do tampo CH para não perder o cocho totalmente.
Com referencia aos “Nina Bench”, eu não tinha feito os furos ate saber da grossura do cabo de vassoura. Foi depois que decidi fazer os furos com a broca (segunda-feira ou terça-feira te falo certo qual é a broca). Não tem folga nenhuma.

Marcão,
Fico contente que a Nina vai gostar da homenagem, fiquei meio receoso que não gostasse e ficasse ofendida.

Bom, a bancada ainda não está pronta. Neste final de semana vou sozinho à praia para poder seguir com o serviço. A patroa vai para a serra com a sogra (Minha). O único pedido (Intimação) que fez foi que no final deixe o quiosque em condições de utilizar e arrume a cerca da piscina.
Abçs.
Daniel
Avatar do usuário
zipttar
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 11 Set 2007, 13:53
Cidade: Maricá. RJ
Idade: 48

Bancada de marceneiro

Mensagem por zipttar » 24 Nov 2007, 15:27

Seguedes e Danherito...

Putz... Super-parabens para as bancadas de vocês... Estou com a minha toda cortada, ainda iniciando os primeiros encaixes. Já copiei as fotos das bancadas de vocês, elas estão praticamente prontas, e sem qualquer dúvida, estão excelentes.
Parabens pelo capricho e por dividirem conosco os prazeres e as aflições, rsrs, da construção. Beleza. Parabens...

Grande abraço,

Zipttar
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 27 Nov 2007, 17:19

Zipttar,

Cuida os detalhes do Seguedes para não fazer o que eu fiz. A dele está com melhor aproveitamento do tampo da bancada.
O final de semana não rendeu muito para mim, avancei pouco. Dediquei-me ao acabamento final e acertos dos encaixes, alem de outros serviços que tinha a “obrigação” de fazer (Fora a bancada).
Abçs.
Daniel
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 27 Nov 2007, 18:10

Amigos,

sou neófito no assunto, mas resolvi que a primeira coisa que tinha que fazer e precisava era uma bancada. Resolvido isso fui à luta e aproveitei pedaços da minha casa ( é pré-fabricada em madeira, peças de 4,5 x 19,0 cm de maçaranduba ). Ficaram faltando as peças de travamento e acabei comprando frejó ( muito macia, mas vou deixar acabar para trocar ). A bancada ficou com 160 x 82 x 89 cm ( comprimento, largura e altura). Entusiasmado, acabei comprando dois parafusos de carpinteiro n.18, achando que dependendo do trabalho poderá me dar mais versatilidade. A bicha ficou pesada para cacilda, deve estar com quase 60 kg. Ainda vou colocar um tampo na parte de baixo para deixar alguns acessórios e aquelas coisas que insistimos em não jogar fora - um dia a gente acha um utilidade !
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 28 Nov 2007, 12:36

Menegale,

Posta alguma foto para poder “copiar” alguma idéia da tua. Como ainda não está a nossa terminada, sempre é bom ver uma outra.
Abçs.
Daniel
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 28 Nov 2007, 12:56

Beleza Danherito,

terei a ousadia de postar umas fostos da monstrenga, é só não reparar demais, apesar de não ter ficado um primor de acabamento, tem me trazido momentos de grande prazer.

Assim que for possível postarei as fotos.
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 29 Nov 2007, 07:29

Olá Zipttar!!

Se você puder coloca mais uma peça no tampo para aumenta-lo, eu chamei essa peça de "TC" já que existia as peças "TA e TB" eu continuei com a mesma metodologia, não esqueça de aumentar tambem as peças " T1, T2, T3 e T4". Você ira notar uma melhora no aproveitamento da área de trabalho.

Daniel,

Eu segui o seu exemplo de fazer os pinos redondos e realmente ficou muito melhor a execução, tive um pouco de trabalho para colocar a madeira do cabideiro na medida ela estava 5mm acima, mas nada de muito dificil. Abaixo segue umas fotos para ilustrar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Daniel aproveitei e fiz dois furos na perna "P4", eles servem para colocar os pinos na horizontal e apoiarem uma peça na vertical se ela for comprida para ficar apoiada na bancada.

Imagem

Imagem

Esse final de semana não rendeu muito, ainda falta as morsas e as laterais.

Aliás segue uma dica para quem quiser comprar os parafusos das morsas, foi o lugar mais barato que encontrei depois de muito pesquisar, a "Martins Bastos & Cia" está com um preço ótimo e se der uma choradinha ainda tem desconto.
O enderreço da "Martins Bastos" é:
Rua do Gasometro, 435 - Brás - São Paulo
Telefone é (11)- 3229-1500
Link do site: http://www.mbastosparafusos.com.br/loja/

Um abração a todos,

Acácio Guedes
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Bancada de marceneiro

Mensagem por Ari » 29 Nov 2007, 07:43

Acácio!!

Tô começando a entender o por que do seu avatar ser quem é ...

Acompanhar você aqui tá muito bacana!

Bração

Ari
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 29 Nov 2007, 11:19

Acacio,

Foi boa a dica dos pinos no pé (P4). Vou fazer também, só que agora o furo vou ter que fazer com furadeira de mão porque já está montada a base. O que estou pensando é fazer outra fileira de furos para os pinos (paralela à outra) no tampo TB e, com a sobra da barra rosqueada, fazer uma morsa para colocar nos furos. Não me lembro o nome disso, não é novo.
O teu final de semana foi como o meu, pouco avanço.
Abcs.
Daniel
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 29 Nov 2007, 13:16

Oi Ari!

A idéia dos furos laterais no pé da bancada não é nova, inclusive eu vi isso em outra bancada que estava a venda na Leroy Merlin e tornear os toquinhos do cabideiro foi uma maneira que encontrei para resolver um detalhe de execução.

E o avatar não é porque eu sou nenhum inventor, mas vivo inventando hehehe...
Ainda tenho algumas novidades para acrescentar a esse projeto e com certeza participa-lo à vocês é muito gratificante, como já disse o Daniel algumas linhas atrás.

Daniel

Cuidado com os furos que você vai fazer com a furadeira de mão, qualquer inclinação irá desviar a linha de corte da broca chata e consequentemente os pinos irão travar no encaixe. Quanto aos furos em "TB" eu não assimilei direito a idéia coloque mais detalhes.

Abraço,

Acacio Guedes
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Bancada de marceneiro

Mensagem por (Pantanal) » 29 Nov 2007, 15:52

Dispois de velho é que vim cunheceê marceneiro-remoto!!!
Só cunhecia controle-remoto inté agora... :lol: !
Tá bunito! Tá bunito!
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 29 Nov 2007, 16:14

Panta,
Tudo graças a vocês que nos incentivam! De aqui a pouco vão a aparecer vídeos ou teleconferências explicando cada passo...

Acácio,

Encontrei o que te queria dizer: tinha “pirutcheado” (Copiado ou “pirateado”) o sistema de um site que foi postado aqui.
A idéia é essa:

Imagem
Imagem

Acho que não é difícil de fazer, tomando como base os “Nina bench” e colocando uma porca no meio. Se continuar usando cabo de vassoura, quem vai ficar preocupada é a minha sogra que vai perder o transporte! 8-)
Abçs.
Daniel
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 30 Nov 2007, 07:30

Daniel!

Essa idéia é interessante, mas se você relembrar o projeto a peça "MC" tem um furo tambem, ela serve para você colocar um dos pinos e ele irá se movimentar junto com a morça. Ele irá apertar a peça que você está trabalhando e a mesma deverá está travada a outro pino no tampo "TA" que tem os outros furos.

Eu fiz quatro "Nina Bench" dois de 4,0cm e dois de 7,0cm, o segundo tem uma area maior para firmar as peças e aperta-las junto com a morça "MC".

Abração,

Acacio Guedes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem