GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

CarpintariaBarraco de eucalipto

Fórum exclusivo para assuntos relacionados a trabalhos de Carpintaria.
Marcio Vargas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Abr 2014, 14:43
Cidade: Veranopolis - RS
Idade: 43

Barraco de eucalipto

Mensagem por Marcio Vargas » 14 Abr 2014, 09:46

Amigos,

Vou começar a construir um pequeno galpão em um espaço nos fundos de um terreno de meu sogro. É atraz de um pavilhão dele, tem muito espaço e fica em meio a dezenas de arvores frutíferas, local com boa grama. O velho não quer que eu faça nada que fique muito feio... Porem eu não pretendo fazer nada com acabamento primoroso.

O que penso em fazer é uma estrutura com palanques de eucalipto, que sobraram da construção deste pavilhão. Penso em fazer 4 colunas travadas e uma meia agua em cima.

Essas 4 colunas seriam enterradas no chão, porem lendo aqui vi que é roubada fazer simplesmente isso, penso em fazer os 4 buracos e concreta-las. A meia agua no teto penso em fazer com as pranchas que sobraram das caixarias das vigas de concreto.

Para as paredes pensei em utilizar chapas de compensado, porem o sogro não vai permitir pelo aspecto "feio" que fica. Aceito sugestões.

O galpão penso em 4 x 3, o suficiente para em uma parede colocar uma bancada de trabalho e sobrar espaço para armários, forja, bigorna... Terá em uma lado a porta e em dois lados janelas largas e estreitas na parte superior (suficiente para ventilar e iluminar, e que não permita que de fora vejam o que tem dentro).

Os amigos podem analisar, pelo pouco relatado, se estou no caminho certo?

Quais pontos devo ter atenção? Alguma dica?

Abs
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
Avatar do usuário
Loukotk
GDMista
GDMista
Mensagens: 3291
Registrado em: 16 Jan 2013, 13:39
Cidade: Niterói/RJ
UF: RJ
Idade: 69

Barraco de eucalipto

Mensagem por Loukotk » 15 Abr 2014, 14:01

Que legal, Marcio!

Se tem bastante espaço, deixe me dar um pitaco:

Depois de pronto, plante uma cerca viva, ou melhor, um "biombo vivo", de forma de a oficina desapareça da vista de quem chega.
Lourival Takao Konishi
Marcio Vargas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Abr 2014, 14:43
Cidade: Veranopolis - RS
Idade: 43

Barraco de eucalipto

Mensagem por Marcio Vargas » 15 Abr 2014, 14:54

Opa

Obrigado pela resposta.

Cara, que ideia fantástica.

Meu sogro é um cara muito "chato" nestas coisas e certamente uma cerca viva escondendo o galpão é algo que vai amansar a fera.

Abs
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
Avatar do usuário
Alessandro
GDMista
GDMista
Mensagens: 851
Registrado em: 05 Jul 2008, 10:05
Cidade: Sobradinho/DF
Idade: 53

Barraco de eucalipto

Mensagem por Alessandro » 16 Abr 2014, 17:15

Marcio, qual o comprimento desses paus de eucalipto?

Imagino que a cobertura não terá forro, portanto é recomendável que a altura seja generosa para amenizar o efeito do calor. Se bem que, ficando entre as árvores do pomar, deve pegar pouco sol.

Ainda sobre a cobertura, pretende usar madeira como telha?

Usar compensado como laterais, não fica feio. Usando pintura latex, como em alvenaria, ficará com aspecto comum, como de casa mesmo.

Em caso de usar madeira nas laterais, deve deixar um bom beiral para que a chuva não as estrague em pouco tempo.

Para trabalhos com solventes, muita serragem e material tóxico, não havendo um bom sistema de aspirador, é melhor que tenha uma varanda (ou aupendre) para executar o trabalho. Por mais arejado que seja a oficina uma área externa (e coberta) é essencial.
Marcio Vargas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Abr 2014, 14:43
Cidade: Veranopolis - RS
Idade: 43

Barraco de eucalipto

Mensagem por Marcio Vargas » 17 Abr 2014, 10:48

Opa!!!
Vamos por partes, como diria Jack :)
Marcio, qual o comprimento desses paus de eucalipto?
Não sei exatamente, são aqueles usados na escora da caixaria de chapas de concreto. Provavelmente ele tem 3,4mts, que é o pé direito de cada pavimento onde ele foi usado para escorar as chapas para concretagem do pavimento "de cima".
Imagino que a cobertura não terá forro, portanto é recomendável que a altura seja generosa para amenizar o efeito do calor. Se bem que, ficando entre as árvores do pomar, deve pegar pouco sol.
Então, se os palanques realmente tiverem 3,40mts pretendo enterrar uns 20cm no concreto. Acho que é suficiente já que vai ser um quadrado travado. Alem destes 3,20mts que irão sobrar ainda tem a meia agua que ergue uns 50cm de um dos lados. Ele não vai ter forro, pretendo deixar o madeiramento do telhado aparente, um aspecto mais rustico mesmo. Quanto ao calor, aqui na serra gaucha não é tão severo, tem o pomar como bem lembrado e o galpão vai ficar escorado em uma parede do vizinho que "ataca" o sol da tarde.
Ainda sobre a cobertura, pretende usar madeira como telha?
Cara, não pensei nisso ainda. A principio estou entre o zinco e o brasilit. Mas não esta fechado.
Usar compensado como laterais, não fica feio. Usando pintura latex, como em alvenaria, ficará com aspecto comum, como de casa mesmo.
Vou considerar sim. Preciso algo mais barato porem que fique um resultado final bacana para o velho não incomodar.
Em caso de usar madeira nas laterais, deve deixar um bom beiral para que a chuva não as estrague em pouco tempo.
De qualquer forma, pretendo deixar no minimo 1mt de beiral, exatamente para ter essa proteção.
Para trabalhos com solventes, muita serragem e material tóxico, não havendo um bom sistema de aspirador, é melhor que tenha uma varanda (ou aupendre) para executar o trabalho. Por mais arejado que seja a oficina uma área externa (e coberta) é essencial.
Bueno, aqui entra três situações.

Pretendo ter um sistema de ciclone FVM, daqueles com varias saídas dentro da oficina, que eu possa fechar e deixar aberta somente aquela que vou utilizar. Isso para a serragem.

Para a ventilação (calor e solventes) pretendo deixar a parte alta da meia agua com uma abertura de uns 5cm de fora a fora e usar um ventilador como insuflador. Na parede oposta em um nivel mais baixo eu coloco um exaustor insuflando ar puro para dentro, forçando a circulação. Essa é uma possibilidade, porem esse ar fresco pode escapar por portas e frestas anulando o efeito circulante. Posso ainda colocar esse mesmo exaustor na parte mais alta jogando ar contaminado para fora... Sugestões de quem passou por isso são muito bem vindas.

Quanto a varanda, sim, pretendo ter uma de no minimo dois metros e meio com um lado fechada e 2 lados aberta. Essa varanda servira principalmente para colocar a forja e a bigorna, para trabalhar ali fora. É sempre melhor em um ambiente aberto devido ao calor + esforço físico. Tanto a forja quanto a bigorna são moveis.

Outro motivo é que sou gaúcho e estou no RS. Então ali neste espaço ficará o meio tonel que uso de churrasqueira, e certamente quase todos os dias vai ter alguma coisa pingando na brasa. :D :D :D >:D >:D
Coisa mais triste uma oficina sem algo para oferecer aos amigos numa sexta final do dia!!!!!!


A porta também pretendo fazer dupla, para abrir bastante quando estiver trabalhando ali fora.

Abs e obrigado pelas dicas.
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
Magossi
GDMista
GDMista
Mensagens: 612
Registrado em: 17 Jan 2014, 21:04
Cidade: Piracicaba/SP
Idade: 51

Barraco de eucalipto

Mensagem por Magossi » 22 Abr 2014, 00:38

Xará,

Vou dar umas dicas. Minha opinião apenas.
1) Faça maior, se possível;
2) Faça mais alto, se possível;
3) Enterrar/concretar apenas 20 cm é loucura, não vai dar estrutura. Enterre uns 80-100 cm, nem que tenha que emendar os pés;
4) Faça com janelas amplas (economizar luz e ventilação);
5) Faça uma varanda aberta nas laterais e use cortinas enroláveis (tipo de aviário, sabe?);
6) Pode fazer as laterais com o que quiser, desde que as impermeabilize. Pode até mesmo dar o acabamento com costaneiras, de araucária, Pinus etc., fica bonito e barato (deve ter costaneira fácil por aí), vira cabana de lenhador;
7) Faça pelo menos 1 das paredes mais reforçadas, para suportar os armários suspensos de ferramentas;
8) Se fizer porta de correr, coloque rodícios embaixo também, para não sobrecarregar o trilho suspenso;
9) Pintura: Se você for em lojas de tintas, provavelmente eles terão latas de tintas "erradas", que são latas de tintas onde os vendedores erram a composição pedida pelo cliente, aí eles ficam com essas tintas paradas, e vendem bem mais barato. E geralmente são de melhor qualidade. Se não tiver uma preferência específica pela cor, veja isso.

Acho que está bom de dicas já.

Abraços

Boa sorte

Márcio
Marcio Vargas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Abr 2014, 14:43
Cidade: Veranopolis - RS
Idade: 43

Barraco de eucalipto

Mensagem por Marcio Vargas » 22 Abr 2014, 08:56

Opa,

Valeu pelas dicas Marcio!!!!
1) Faça maior, se possível;
Farei o maximo que o sogro permitir, o que acredito não será muito... :(
3) Enterrar/concretar apenas 20 cm é loucura, não vai dar estrutura. Enterre uns 80-100 cm, nem que tenha que emendar os pés;
Dica interessante. Pensava que por ser quadrado, ele mesmo se "auto-sustentaria", não precisando de muita base. Vou procurar proceder desta forma.
4) Faça com janelas amplas (economizar luz e ventilação);
Pretendo fazer toda a extensão de dois lados, bem em cima com uns 40cm de altura cada.
5) Faça uma varanda aberta nas laterais e use cortinas enroláveis (tipo de aviário, sabe?);
Solução interessante. A ideia de fechar um dos lados, e ter apenas dois abertos era justamente para proteger do vento, para poder trabalhar mesmo com tempo ruim. Aqui na serra costumamos ter dias ininterruptos de neblina, que o vento empurra e molha tudo que acha pela frente.
Essa solução da lona é muito boa, para todos os lados, inclusive.
7) Faça pelo menos 1 das paredes mais reforçadas, para suportar os armários suspensos de ferramentas;
Bah, não tinha pensado nisso. Mais uma para a minha lista de coisas a considerar.
8) Se fizer porta de correr, coloque rodícios embaixo também, para não sobrecarregar o trilho suspenso;
Eu li em um post aqui, de um rapaz que esta fazendo uma oficina nos fundos de casa, essa dica. Achei muito interessante, apesar de ainda não saber como sera o piso, não iria colocar trilhos para não atrapalhar a entrada e saida de "coisas". Essa de colocar rodinhas embaixo é a solução para a sobrecarga no trilho superior.
9) Pintura: Se você for em lojas de tintas, provavelmente eles terão latas de tintas "erradas", que são latas de tintas onde os vendedores erram a composição pedida pelo cliente, aí eles ficam com essas tintas paradas, e vendem bem mais barato. E geralmente são de melhor qualidade. Se não tiver uma preferência específica pela cor, veja isso.
Olha ai. Dica interessante.



Bueno, acertei em cheio abrindo esse topico. Já tenho uma lista enorme de coisas que vou fazer/mudar com base nas dicas de vocês. Muito obrigado.
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
Magossi
GDMista
GDMista
Mensagens: 612
Registrado em: 17 Jan 2014, 21:04
Cidade: Piracicaba/SP
Idade: 51

Barraco de eucalipto

Mensagem por Magossi » 24 Abr 2014, 07:36

Xará,

Faltou uma coisa: DOCUMENTE os passos (fotos, filmagem) e vai postando aqui o andamento.

Ah, já que é para dar dicas, aqui vai outra: mesmo gostando de madeiras, vá em lojas de móveis usados, de lojas e afins, e veja se encontra daquelas prateleiras que os supermercados usam para expor os produtos. A estrutura é muito resistente mesmo, dá para usar os pés e os suportes ("cantoneiras") e colocar tábuas por cima, como as prateleiras. Assim dá uma disfarçada para não ficar só de metal.

Esses pés ainda podem ser usados para fazer um pé de cabra para desmontar pallets (fiz o meu assim) e grampos/sargentos longos.

Mais ou menos, é esse tipo que estou falando: http://cdns2.freepik.com/fotos-gratis/p ... 5-5762.jpg

Qualquer coisa, dá um grito que o pessoal te socorre.

Abraços

Boa sorte

Márcio
Responder