Dúvidas geraisGabinete para pia de cozinha

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
Hmniteroi
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 731
Registrado em: 28 Abr 2007, 19:27
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 56

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Hmniteroi » 16 Fev 2014, 22:29

Boró, são os 9,86m² mesmo.

Só não entendi os 2,10m de altura do vão. Porque isso tudo? Se fosse pra passar um adulto, tudo bem, mas ali não será passagem, né? Uma prateleira não iria bem nesse espaço? Ou a cama vai ser retrátil??!! Se for assim eu quero acompanhar o projeto pessoalmente...

Se puder, mude pro mdf de 15. Menos pesado e mais barato. Dobra os topos que fica lindo e robusto.

Abraços
Hermes - Rio de Janeiro
"Quando uma nova tecnologia passa por cima de você, se você não é parte do rolo compressor, você faz parte da estrada." - Stewart Brand
Visite-nos no facebook - Planejados HM - https://www.facebook.com/planejadoshm?fref=ts
Tel: 21 97009-2135
Editado pela última vez por Hmniteroi em 23 Fev 2014, 20:18, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Boró
GDMista
GDMista
Mensagens: 1737
Registrado em: 26 Ago 2013, 22:26
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 63

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Boró » 17 Fev 2014, 10:36

Obrigado, Hermes:

Te mandei MP.


Abraço,


Fernando
Se eu descobrir quem inventou o gaveteiro, eu xingo a mãe.
Avatar do usuário
Mario Zezza
Membro
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 27 Dez 2005, 13:44
Cidade: Campinas/SP
Idade: 59

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Mario Zezza » 23 Fev 2014, 12:50

Olá amigos,

Numa madrugada, minha esposa assustada me acordou, falando que a casa estava com um forte cheiro de gás.
Imediatamente a orientei para que não acendesse nenhuma luz para evitar o faiscamento no interruptor e consequentemente a ignição para uma explosão.
Fui até a cozinha e pude ouvir o vazamento de gás pelo registro do botijão, que ficava dentro da cozinha ao lado do fogão.
Na hora pensei nos meus filhos que dormiam tranquilamente e imaginando na catástrofe que poderia ter ocorrido.
Depois desse episódio, botijão de gás jamais ficou dentro de casa...
Então minha recomendação é:

0) Colocar este botijão de gás para fora da casa.
Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. - É a única.
(Albert Schweitzer)
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 23 Fev 2014, 13:16

Mario, concordo 100%.

Mas uma dúvida, para o botijão fique para fora, em região ventilada, seria necessário uma mangueira de uns 5 metros. Existe mangueira nesse comprimento? Seria por meio de mangueira mesmo essa ligação? Porque as mangueiras pra gás de cozinha vendidas no mercado, todas tem um padrão de comprimento, curto por sinal, coisa de 1 metro ou pouca coisa além disso.

Não vou nem perguntar se isso poderia ser feito por meio de emendas porque seria uma gambiarra horrorosa, perigosa inclusive e isso eu não faria.
Imagem

Imagem
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcosf
GDMista
GDMista
Mensagens: 164
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:56
Cidade: Cariacica/ES
Idade: 32

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcosf » 23 Fev 2014, 13:20

Na mangueira de gás nova, vem escrito na embalagem que ela não deve passar de 80cm.
Fui em uma cozinha que a botija fica do lado de fora e segue para dentro em um tubo de cobre, chegando lá tem a mangueira no final do tubo.

EDITADO:
Achei umas coisas na web:

9. A mangueira pode ser de qualquer comprimento?
Não. O comprimento máximo da mangueira é de 1,25 metros, conforme determina a norma NBR-8613.

13. O que fazer quando precisar mudar de lado a instalação do botijão? Posso passar a mangueira por trás do fogão?
Sendo necessário mudar de lado a entrada de gás do fogão, chame a assistência técnica do fabricante do fogão. Nunca encoste ou passe a mangueira por trás do fogão. O calor pode danificar o plástico da mangueira, provocando vazamentos. Quando for necessário passar a tubulação de gás por trás do fogão ou quando a distância for maior que 1,25 m, utilize tubo de aço ou de cobre, conforme norma da ABNT - NBR-13932, ao invés de mangueira de PVC

Fonte:http://www.casavando.com.br/pagina_atua ... uentes.htm

Pessoal, aqui também mando um aviso que muita gente não sabe, a mangueira do botijão de gás tem validade!
No mercado do meu irmão, às vezes vou entregar gás (sim, sou o gerente-escravo dele) e chego na casa da pessoa a mangueira do gás venceu em 1997, 2000, ai sempre dou o alerta. Pode não acontecer nada, mas pode acontecer, na dúvida, custa R$18,00 reais o click com uma mangueira nova, valida por 5 anos.
:D :D
Marcos Felipe Moraes
Curta a página da minha marcenaria no Facebook: https://www.facebook.com/americamoveis
Editado pela última vez por Marcosf em 23 Fev 2014, 13:31, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 23 Fev 2014, 13:23

É, tudo bem, numa construção nova ou numa reforma, quebra-se a parede e embute o cano, mas, numa cozinha já pronta?
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcao » 23 Fev 2014, 13:29

André Luiz escreveu:É, tudo bem, numa construção nova ou numa reforma, quebra-se a parede e embute o cano, mas, numa cozinha já pronta?
Broca de videa longa....


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcosf
GDMista
GDMista
Mensagens: 164
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:56
Cidade: Cariacica/ES
Idade: 32

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcosf » 23 Fev 2014, 13:36

Realmente André, a estética fica feia, mas é segurança né?!
Não sei se esses canos de cobre aceitam curvas, onde vi eles passavam retos por uns 7 metros e entravam na parede da cozinha por um furo, na cozinha já saia atrás do fogão, mas lá fora eles passavam por fora da parede mesmo.
Mas também, acho que eles não devem ser embutidos. E se der um vazamento? Como vai descobrir?
Tem que quebrar a parede e ainda tem o risco de furar o cano do gás enquanto quebra.
Marcos Felipe Moraes
Curta a página da minha marcenaria no Facebook: https://www.facebook.com/americamoveis
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por marcos leitao » 23 Fev 2014, 13:41

Em minha casa eu instalei o tubo de cobre, existe próprios para isso. Em cada ponta foi colocado um registro e uma mangueira flexível. além do registro que existe na válvula do botijão.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcao » 23 Fev 2014, 13:49

0) Colocar este botijão de gás para fora da casa.
Eu sou tao a favor disso, mas tao, que o botijao de casa esta do lado da casa da minha sogra kkk uns 4 metros da minha cozinha.




Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Mario Zezza
Membro
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 27 Dez 2005, 13:44
Cidade: Campinas/SP
Idade: 59

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Mario Zezza » 23 Fev 2014, 14:11

Eu instalei um cano de cobre exposto, com as conexões da forma que o Marcos Leitão comentou.
Quando reformar a cozinha, já está no check list a passagem de outro, embutido.


Marcão, gostei de ideia.
Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. - É a única.
(Albert Schweitzer)
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 23 Fev 2014, 14:14

hummmm..... :roll:

Eu gostei da ideia de tocar esse botijão pra fora. Vou pensar na possibilidade de fazer uma instalação aparente do cano passar por dentro do gabinete, é até bom porque vai ficar escondido.

Vou visitar umas lojas especializadas do ramo e fazer umas perguntas.

:D :D
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
altair007
GDMista
GDMista
Mensagens: 303
Registrado em: 02 Out 2008, 16:45
Cidade: Brasília - DF
Idade: 68

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por altair007 » 23 Fev 2014, 16:43

Olá André,

nesse link da Jackwal, existe a relação de produtos para instalação de gás com os acessórios:

http://www.jackwal.com.br/linhas/129/in ... so_externo .

No meu caso, como o botijão fica do lado de fora, logo atrás do fogão, usei esse kit aqui:

https://www.google.com.br/search?q=kit+ ... B600%3B600

Ele é composto de um tubo de cobre cromado para atravessar a parede, já que a mangueira não pode ser usada para isso.
Abraços

Altair

"A felicidade está em querer ser o que se é."
Avatar do usuário
lcjorge
GDMista
GDMista
Mensagens: 166
Registrado em: 03 Nov 2012, 18:57
Cidade: Botucatu-SP
Idade: 68

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por lcjorge » 23 Fev 2014, 19:06

Em casa, coloquei um conduíte daqueles lisos pretos de 3/4 e passei o cano de cobre (não o rígido, um que vem em rolo) dentro como se tivesse passando fiação. Se tiver algum problema com o cano e só trocar sem precisar quebrar. O botijão fica a uns 9 metros do fogão. Coloquei um registro perto do fogão para facilitar se tiver algum problema. O ideal é comprar o caninho no tamanho certo para não emendar com solda.

Mas, convenhamos, isso só previne contra vazamento no botijão. Continuamos sujeitos a vazamento na mangueira e no próprio fogão. Acho que o melhor seria instalar um sensor de presença de gás com alarme e sempre fechar o registro em caso de viagem.
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 23 Fev 2014, 20:35

Altair, suas dicas são preciosas, já conheci um pouco mais agora sobre essa matéria. Vou procurar por esses produtos. Obrigado!

lcjorge, gostei dessa ideia, o tubo pode ser dobrado em 90 graus? passaria por dentro dos joelhos 90 graus que a gente monta nos conduítes? Obrigado!
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
lcjorge
GDMista
GDMista
Mensagens: 166
Registrado em: 03 Nov 2012, 18:57
Cidade: Botucatu-SP
Idade: 68

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por lcjorge » 25 Fev 2014, 00:32

André,

Curva de 90º acho que não dá prá fazer. Tem que fazer as curvas longas. O conduíte que usei é daqueles tipo mangueira, foi colocado direto sem nenhum cotovelo.
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Edilson » 25 Fev 2014, 01:37

Olá pessoal,

Só algumas observações. Não é recomendável colocar os canos de cobre dentro de outras tubulações, como canos plásticos ou mangueiras. A razão é que, se houver vazamento, o gás fica represado dentro da tubulação que reveste o cano de cobre. Também, se for deixar o cano de cobre aparente, verifique se a legislação local permite isso. Pergunte aos bombeiros qual a orientação para isso. Eu já tive sensor de gás em casa, por poucos dias, porque não achei confiável. No caso do botijão ficar dentro do gabinete, como no caso de minha cozinha, o sensor fora não detecta o gás com eficiência. Se colocar dentro do compartimento, tem que colocar numa altura específica para não ficar disparando sem necessidade, mas como o espaço é pequeno, fica prejudicado.

Estou escrevendo isso baseado em duas casas construídas por mim, além da que moro atualmente, que já estava pronta quando comprei. Essa eu não tive como colocar o botijão para o lado de fora. Nas outras duas, a primeira que construí, a tubulação passava pela parede. Deu vazamento quando furaram para colocar rodapé de madeira. Tive que refazer a tubulação toda, porque restaurar a furada era impraticável. Na atual construção, a tubulação passa pelo piso externo. Quando foi instalada, fiz um teste. De lá para cá, muito pedreiro, azulejista, encanador, etc., mexeu na casa. Tenho a preocupação de, quando for instalar o gás definitivamente, apareça alguma zebra. Se tem uma coisa que dá dor de cabeça é vazamento de gás. É por isso que na minha construção nova instalei aquecedor solar, embora este seja uma coisa estranha. Quando faz sol e calor, a água esquenta que é uma beleza, mas você prefere tomar banho na água fria, para refrescar. No inverno, é muito bom, mas se chove...

Um abraço,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
Avatar do usuário
Mario Zezza
Membro
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 27 Dez 2005, 13:44
Cidade: Campinas/SP
Idade: 59

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Mario Zezza » 25 Fev 2014, 21:09

Gente, este fórum é incrível.....

Quanta informação!!!!

É muito bom navegar pelos posts e poder contar com tanta experiência. Todos estão de parabéns!!!
Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. - É a única.
(Albert Schweitzer)
leandro-xt
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Fev 2014, 19:11
Cidade: Goiania/Goias
Idade: 38

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por leandro-xt » 03 Mar 2014, 21:39

Rapaz top de mais seu comentario e dicas. estou começando no ramo agora. e ja to pegando as manhas aqui no forum.
parabens.
leandro-xt
Avatar do usuário
Botelho007
GDMista
GDMista
Mensagens: 687
Registrado em: 23 Mai 2010, 19:34
Cidade: Santos SP
Idade: 67

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Botelho007 » 20 Mar 2014, 14:21

Oi André desculpe pelo atraso não foi por mal, mas vamos ao que importa.

Também tenho um serviço igual pra fazer e estou fugindo dele e é mais simples, pois tem uma base de alvenaria pra montar o gabinete.

Fazer o gabinete suportado na parede tem que reforçar bastante a estrutura, pois embora ele não vá suportar o peso da pedra tem todos os objetos que vão ser guardados nele.

Fica bem mais bonito suspenso.

O pessoal praticamente já adiantou bastante o projeto, não montei ainda um gabinete em que a pedra já estivesse instalada falta uma experiência pratica deste serviço.

Hoje faria desta forma:

* Estrutura toda em sarrafos e compensado de 18mm revestido com Fórmica as gavetas e portas posso fazer em MDF.

* Sempre que possível mais gaveta menos portas e prateleiras.

* Parafusos sextavados e buchas 10 mm para fixação.


Imagem Imagem Imagem

O lay-out do gabinete faria desta forma.


Imagem
Imagem Imagem

Base e Topo do Gabinete.
Com os sarrafos aparelhados de 100 mm montados em pé para fixar na parede.
Montantes laterais e internos também de sarrafos aparelhados.
Nesta estrutura pregar/colar compensado 18 mm e revestir com fórmica





Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Este foi um que montei em que a pedra fica suportada pelo gabinete é necessário reforçar bem a estrutura.




Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem


Sistema Kreg-Jig facilita bastante este tipo de montagem.

André o rabisco acima é só uma ideia tem que pensar bem sobre o que esta escrito, como disse fata experiencia pratica deste trabalho.
Espero que ele possa ser juntado a este monte de ideias das quais você vai tirar o seu próprio projeto.


Abração.
Avatar do usuário
flavioyamazaki
Membro
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 03 Mai 2013, 02:22
Cidade: Campo Grande
Idade: 39

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por flavioyamazaki » 22 Mar 2014, 21:12

Acompanhando!
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 23 Mar 2014, 00:10

Botelho, obrigado pela colaboração, veio em boa hora.

O projeto final ficou assim:

https://www.dropbox.com/s/q0h75py8iwy3dxu/Projeto1.jpg
https://www.dropbox.com/s/hkpoigtkx2f300s/Projeto2.jpg
https://www.dropbox.com/s/rqpwmdio7xks0j9/Projeto3.jpg
https://www.dropbox.com/s/eh0ma6uvczthq6p/Projeto4.jpg

Está faltando o desenho, nos topos superiores das frentes de gaveta e portas, do puxador barra, que não consegui no Armazém e também não sei desenhar, por isso que aparecem esses pequenos vãos horizontais.

E já foi todo cortado: https://www.dropbox.com/s/b9dkowlwiqqsc ... .44.31.jpg - Alguém diria que aí nesse carrinho tem duas chapas e meia de MDF 18 mm cortado??? Pois tem! :chocado:

Aqui as sobras/retalhos: https://www.dropbox.com/s/j639f1uckoqy0 ... .43.55.jpg

O projeto é fazer um gaveteiro (visto à esquerda) totalmente independente, um caixote feito de forma independente e depois colocado dentro do gabinete. O resto, como se pode ver, são 3 portas. Internamente: prateleiras. Tem também um pequeno vão que foi reservado para instalação de uma ferragem "porta panos":

https://www.dropbox.com/s/psh5c3zavco060p/pp.gif

O gabinete vai ser fixado na parede, mas também, vai ser feito um falso sóculo, onde também vai servir de apoio pelo chão, ou seja, estará fixado e apoiado de duas maneiras simultâneas. Claro que tudo será fotografado.

--------

O problema do gás, não encontro solução, é uma bomba pra deixar explodir depois, pois passar encanamento pela parede, furar a parede e sair do outro lado, não dá, porque é uma pilastra do lado de fora, o encanamento teria que fazer umas belas curvas em 90 graus, pra poder furar a parede "em local permitido" e sair pra fora, enfim, não consigo fazer isso, não encontrei solução no mercado, tô deixando a bomba pra depois. :roll:

--------------

DROPBOX: pra mim, estava sendo o serviço mais perfeito de hospedagem de imagens, mas, não tô conseguindo fazer com que ele me permita exibir as fotos hospedadas lá, aqui. Nem tirando o s do https ele não permite. Se alguém souber como fazer, peço que dê o grito!

Abraços, :D
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcao » 23 Mar 2014, 12:09

Andre meu filho, o Brunao meu ajudante colocou na biblioteca um que ele fez.


https://3dwarehouse.sketchup.com/model. ... c6d479dfd0

forma de montagem, vai ser como?


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 23 Mar 2014, 12:22

Opa! Obrigado Marcão!

Vou colocar no desenho. O que vai ser usado é o "Neo 57", esse:

Imagem

A "forma de montagem" do que? do puxador? Se for, é fixação no "topo superior", tanto das frentes de gaveta quanto nas 3 portas:

Imagem
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcao » 23 Mar 2014, 12:23

Nao, montagem do proprio movel,VB, girofix, parafuso, prego, arruela rsrrs..


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem