AvisoVocê está navegando no GDM Fóruns como visitante.

Logue-se ou registre-se para acessar todos os Fóruns.
GDM Fóruns
Guia do Marceneiro ®
GDM Fóruns

Este Tópico esta inativo desde:
Quarta-Feira, 19 Mar 2014 17:43 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM

Curtir este tópico
FÓRUM: Madeiras, chapas e revestimentos
Fórum exclusivo para discussões sobre madeiras, chapas, laminados e etc..

Ir à página:   Anterior 1 2 3 ... 13 14 15 Próximo 
GDM Fóruns - Índice do Fórum \ Madeiras, chapas e revestimentos \ Madeiras brasileiras equivalentes
Este tópico obteve: 286 respostas e 20454 exibições / 3 usuário(s) observa(m) este tópico
Você NÃO esta observando este tópico.
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

NÃO     SIM

Aviso:

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de elisonj
elisonj

GDMista

Cidade/Estado:
Maringá

Ocupação:
Programador

Tópicos: 16
Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 24 Fev 2014 08:48 AM
Assunto: Re: Madeiras brasileiras equivalentes
Atendendo a pedidos e thanks God for the weekend! Vamos a novas fotos! legal

Magossi, eu tinha comentado anteriormente que agora que voltei a trabalhar, não consigo mais mexer durante a semana... Sad
Por isso da demora... rsrsrs...

Mas final de semana agora aprovei os momentos raros que não estava chovendo e mandei ver no "poste"

Como tinha comentado, tinha afinado as tips, mas faltava emparelhar ( deixar redondo ). E foi o que fiz, as medidas ficaram então na faixa de:

12.85mm de largura
15.50mm de expessura.

O que diminuiu bem em relação ao que tava.

fora isso, vim ajustando em direção ao centro também ( até 7" do handler ).

Notei que o arco ficou muiiiito mais suave pra puxar.

Me empolguei na hora de lixar pra tirar as sobras da madeira, pra evitar lascar no tillering (ótima dica do Rey), e aproveitei e já passei 3 camadas de lixa... ( 80, 150, 220 ).
O arco ficou uma seda. Smile

Daí coloquei na tillering tree, e com bastante calma fui exercitando ele.

Segue fotos:

É necessário estar logado para ver este conteúdo!
Por favor, Cadastre-se ou logue-se

Não fotografei todo o processo de exercício dele, comecei quando já estava em 28" senão iria ficar dezenas de fotos praticamente iguais... rsrsrs...

E finalmente, chegamos em 32" legal ( com a corda de teste.... )

Engraçado que senti que iria bem mais, pois nesse ponto aí ainda estava mais suave do que da ultima vez com 100lb @28", sem gemidos, ranhuras nem cracks, o poste voltou bem forte... Smile

Nesse ponto pensei em improvisar uma corda para colocar ele em fullbrace. Mas como ainda não tenho o Dakron B-50, achei melhor não arriscar...
Antes fazer as coisas com calma do que por tudo a perder...
Comprarei essa semana, e final de semana que vem ( junto com feriadão prolongado) devemos terminar a saga do poste. Rolling Eyes

Só preciso de uma loja agora que entregue o Dakron bem rápido... kkkk...

Abraço a todos!

------------------------------
Keep it flexible. 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Rey Stan
Rey Stan

GDMista

Cidade/Estado:
Peruibe/SP

Ocupação:
Eterno Aprendiz

Tópicos: 44
Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 24 Fev 2014 10:28 AM
Ehaioehoaeuheaioehu! Ohohohohohoho ... e nasceu a Criança .... e que Criança!
Exatamente no modelo que V. veio procurando aqui as madeiras equivalentes para construir um!

Teremos Festa na Tribu!
Bem ... até aqui chegamos a várias conclusões ... este foi um grande aprendizado.
Vamos gravar as lições mais importantes:

1 - Madeiras para Arcos nunca são suficientemente bem escolhidas .... todo cuidado é pouco!

2 - Mais vale o cuidado com o qual V. faz uma colagem do que a nobreza dos adesivos empregados.

3 - Superfícies ásperas/rugosas ancoram as colagens muito melhor do que superfícies lisas.

4 - Para construir Arcos é necessário muitíssima Paciência e Dedicação.

Parabéns Elison!

Parece que daqui para frente a tileração vai só na lixa e bem devagar!
O Arco ficou lindo e vai ficar ainda mais ... eu faria a corda em B-50 mas usando duas cores, Branco e Marrom!
Verifique direitinho quantos fios terão cada trança e ajuste tudo para mais!
Parece que na RD V. consegue o Dakron B-50 e B-55.
Se não fez o Jig compre a corda pronta.
A medição do Arco é entre ranhuras.

Mantenha-nos informados.
Fiquei muito feliz pelos resultados.
Parabéns, novamente.

Aquele Abraço;
Renato.

"The maxim 'Nothing but perfection' may be spelled 'Paralysis.'"
-- Winston Churchill -- 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de elisonj
elisonj

GDMista

Cidade/Estado:
Maringá

Ocupação:
Programador

Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 24 Fev 2014 11:20 AM
Opa! ehheheh... valeu Rey! legal

Mas acho que ainda falta bastante coisa... Confused

Por exemplo... O normal dos warbows, é vir até 32" de puxada... ( em fullbrace )

Então acho que na hora que eu colocar o fullbrace nele, provavelmente ele não vai chegar nas 32". Vai faltar um pouquinho ainda... tenho que ver então como continuar o tillering pra chegar nos 32" em fullbrace. Vc acha que indo só na lixa é melhor??

Vou ter que arrumar também um encordador. Pq pra encordar ele nos modelos padrões, não tem costas que aguentam... kkkkk...
até arrisquei ontem só pra sentir o drama. Mas foi forçar um pouco e minha costas gritar: "- Para tudo! tá ficando louco!?!?"

E por fim, tem a parte do acabamento... rsrrsrs...
vc tinha comentado de usar goma laca + cera de abelha... Onde acho isso??? E como usa?? Confused

ehhehehee...

As lições importantes foram pra caderneta, e de lá pra memória... um baita de um aprendizado estamos tendo aqui. E até agora com o resultado bem positivo... rsrs..
ficou realmente bem parecido com os modelos lá da pagina 1 do post. legal

Mas vamos aguardando... pelo menos até ele dar uns 20, 50 tiros, ainda não podemos contar vitória... Só o conhecimento... esse sim! Very Happy

E obrigado novamente... ;)

Aquele abraço!

Keep it flexible. 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Rey Stan
Rey Stan

GDMista

Cidade/Estado:
Peruibe/SP

Ocupação:
Eterno Aprendiz

Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 24 Fev 2014 12:04 PM
Não tem do que agradecer, para mim é um prazer poder participar ajudando ....

Fazer na lixa minimiza os perigos de " passar do ponto "e dá mais segurança para quem está ainda sem prática.
Entendo que 32" é uma medida "normal" para LB e WB devido ao tipo de puxada, que é ao lado da orelha, confere?

Eu entendo a coisa assim ... vá de lixa, do jeito que v. fez até agora .... 80/150/220.
Acabamento, apenas Stain Transparente, várias mãos, as 2 últimas intercaladas por uma lixadinha com Bom Bril.

A Goma Laca, num Arco Indoor , feminino, vai bem mas mesmo assim ele ia ganhar um verniz em cima de tudo.
Goma Laca não gosta de água e é trabalhosa demais. Esse é um Arco de Guerra, Outdoor, mais bruto.
Não será tratado com delicadeza e vai acabar sendo molhado/suado.
Precisa de mais proteção e Stain é tudo de bom para isso.
Compre Stain da Montana.

Encordoador é bico de fazer e não precisa ser de B50. Existem muitos vídeos sobre o assunto na Net.
Com certeza precisa de encordoador ... é fácil conseguir machucar a coluna com um arco desses.

Uma nota sobre a tileração:

Observando bem o seu arco colocado na Árvore me parece que falta bastante retirada de material principalmente na região central dos braços em direção ao centro e não precisa respeitar muito essa região de 7" ( 14" se somar as duas partes) que V. está poupando, referente à empunhadura. Os LB e WB arqueiam até mesmo a empunhadura, lembra-se?

A posição em que ele está na primeira foto da série da tileração é a que ele vai ficar quando fôr colocado a full brace e alí deverá estar a, no máximo, a 6".

Então, faça as contas de quanto V. vai ter que puxar ( e com quanto de energia) até os 32".
São longas 26". Pense nisso seriamente. V. não pode enfraquecer o Arco afinando para uma puxada que vai terminar por partí-lo em dois.

A solução? É ir tilerando devagar, com a balança portátil colocada e vendo até que ponto é seguro forçar.
Não sei se V. está me entendendo ... não sei mais que V. mas quem está de fora vê melhor o jogo.
Vamos trocando figurinhas ...

Aquele Abraço;
Renato.

-- Winston Churchill -- 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Magossi
Magossi

GDMista

Cidade/Estado:
Piracicaba/SP

Ocupação:
Engenheiro Agrônomo

Tópicos: 3
Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 24 Fev 2014 13:58 PM
Renato,

Vou com calma, quando sobra um tempo (ou fico acordado de madrugada), acabo lendo umas coisas aqui e por aí...

Sobre a cama que não comprou, é, às vezes temos que segurar o impulso por comprar tudo o que vemos, senão... haja espaço e dinheiro para tudo... kkk (estou fazendo uma máquina de cortar isopor e já peguei umas 6 fontes de energia, só hoje peguei 2 - iguais kkk)

Elison,

Parabéns, seu arco está muito bonito.

Sobre o uso do Stain, já usei o Sayerlack e ele deixa o madeira bem avermelhada. O da Montana parece que amarela. Tem um tópico já falando sobre isso (acho que é da Marluce). Usei o Transparente e ele avermelhou uma mesa minha (estragou tudo), que estava na madeira bruta. E agora não adianta lixar pois já impregnou na madeira. Andei lendo uns tópicos aqui sobre acabamento em madeira. Mas de cabeça, agora, não me lembro quais. Quando eu encontrar, te envio por aqui. Mas sei que o Ari (claro, nosso cientista-mor do GDM kkk) andou fazendo uns bons testes.

Sobre a falta de tempo por ter voltado a trabalhar, isso não é nada. Espere até ter filhos, aí não vai ter tempo nem para dormir... kkk Pode perguntar para quem é pai... kkk Você vai sentir saudades dos fins de semana que podia fazer arcos, atirar etc.. kkk

De mais, parabéns, seu arco etá muito bonito mesmo. Só falta atirar com ele (e não esquece do vídeo do tiro inaugural, afinal é um momento único) kkk

Abraços

Márcio

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Rey Stan
Rey Stan

GDMista

Cidade/Estado:
Peruibe/SP

Ocupação:
Eterno Aprendiz

Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 24 Fev 2014 14:15 PM
Magossi ...

Todo Stain altera algo a tonalidade da madeira ... o Montana Incolor e Transparente são os que menos alteram.
Na loja de tintas tem o mostruário de cores e por ali dá para se basear bem. Montana é a melhor qualidade.

Agora, se não quiser que altere nada passe Verniz Poliuretano Transparente ... e pode ser a pincel mesmo.
Aqui no caso não é tanto cor o que procuramos e sim a proteção que só o Stain dá, por impregnação.

O problema do Verniz Poliuretano é que ele não é muito flexível e pode rachar/descascar.
Outro problema dos vernizes em geral é que não aceitam retoques e o Stain sim.
Agora .... o revestimento para Arcos é com Epoxy, mas só a pistola.

Abração;
R.

-- Winston Churchill -- 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Magossi
Magossi

GDMista

Cidade/Estado:
Piracicaba/SP

Ocupação:
Engenheiro Agrônomo

Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 24 Fev 2014 14:25 PM
Renato,

Eu preferi o Stain para não ficar aquela camada do verniz, que acaba, com o tempo, descascando. Queria algo para proteger apenas, para manter o aspecto rústico da madeira (mesa de madeira maciça, rústica, bruta).

Não sei que madeira é, só que é uma porcaria (kkk), solta muita ferpa, mesmo lixando fino (lixadeira orbital com lixa 220) ainda não fica lisa (os veios são fundos e soltam ferpas sempre). Melhorou, mas ainda continua com o problema. Mas a cor... Essa foi pro espaço, onde passei 1 demão, avermelhou pouco, onde passei 2 demãos, ficou BEM vermelho, forte. Eu queria manter a cor original da madeira, mas... já foi...

Passei também num banco feito de peroba, seco uns 40 anos. Madeira lisa já (para os mais velhos, madeira proveniente das antigas carteiras escolares). Lixei um pouco e passei o Stain, praticamente não alterou nada.

Abraços

Márcio

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Rey Stan
Rey Stan

GDMista

Cidade/Estado:
Peruibe/SP

Ocupação:
Eterno Aprendiz

Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 24 Fev 2014 15:01 PM
Magossi ... quanto mais densa a madeira menos sua cor é alterada pelo Stain.

Essa madeira que avermelhou ou amarelou na certeza é do tipo bem esponjoso, daquelas macias, fofas.
Se solta farpas, pior ainda ... deve ser do tipo polpa, palmeira fibrosa, nem madeira de lei é.
Se V. apenas a molhasse ia dar o mesmo efeito, não foi o Stain em si que mudou sua cor.

Bração;
Renato.

-- Winston Churchill -- 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Magossi
Magossi

GDMista

Cidade/Estado:
Piracicaba/SP

Ocupação:
Engenheiro Agrônomo

Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 24 Fev 2014 15:17 PM
Rey Stan escreveu:
Magossi ... quanto mais densa a madeira menos sua cor é alterada pelo Stain.

Essa madeira que avermelhou ou amarelou na certeza é do tipo bem esponjoso, daquelas macias, fofas.
Se solta farpas, pior ainda ... deve ser do tipo polpa, palmeira fibrosa, nem madeira de lei é.
Se V. apenas a molhasse ia dar o mesmo efeito, não foi o Stain em si que mudou sua cor.

Bração;
Renato.

Renato,

Sabe essas mesas que o pessoal vende de caminhão, na beira da estrada, nas cidades? Então, é "desse tipo aí" kkk

Meu pai comprou, ficou encostada (montada, servindo de porta bagunça) um tempão (uns 3 anos), aí me deu de presente (e deixei na casa dele mais uns 7 anos apenas kkk). Agora que trouxe-a para minha casa, lavei (bomba de alta pressão), deixei secar, empenou (kkk), lixei (que me lembre, 60 ou 80, depois 120 ou 150), apliquei o Stain, lixei (220) e apliquei Stain novamente. Aí apertei nos pés, fazendo "chegar" aos poucos (só falta menos de 0,5 cm para acertar).

Não é madeira de lei (é BEM fora-da-lei mesmo), mas que o Stain avermelhou, isso sim. Tem até outro tópico falando sobre isso (o Sayerlack avermelha e o Montana amarela). Eu gosto da cor da madeira mesmo, lixada, aquela cor viva, bonita. Mas nunca vi produto que a deixe assim. Quando apliquei Synteko em casa (final do ano), o rapaz disse que existe um produto que deixaria com a aparência de madeira lixada, "pura", mas o preço era um absurdo (uns R$ 15,00 o metro quadrado). Mas não acredito nele, deu muitas mancadas e tal. Mas vou atrás disso ainda.

Abraços

Márcio

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de elisonj
elisonj

GDMista

Cidade/Estado:
Maringá

Ocupação:
Programador

Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 24 Fev 2014 15:26 PM
Deixa eu perguntar uma coisa aqui, mas que foge um pouco do stain... rsrs...

Eu tenho um selador em casa que uso pra passar nas flechas.
É viável aplicar uma ( ou mais ) camadas de selador antes de partir pro Stain?

( eu ia perguntar o que é Stain, mas aí eu já acho que ia pegar mau, então é melhor eu usar o São Google... kkkk )

Abraços!

Keep it flexible. 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Magossi
Magossi

GDMista

Cidade/Estado:
Piracicaba/SP

Ocupação:
Engenheiro Agrônomo

Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 24 Fev 2014 15:34 PM
elisonj escreveu:

( eu ia perguntar o que é Stain, mas aí eu já acho que ia pegar mau, então é melhor eu usar o São Google... kkkk )

Abraços!

Elison,

Pergunta para o São Google, mas pergunta melhor para o Santo Marcão, vulgo Paizão... kkk

Eu ia te falar para perguntar para ele o melhor acabamento, mas esqueci... kkk

O pouco que eu sei, o Sains é um impregnante, portanto, vai penetrar na madeira para proteger, que é sua função básica. Enquanto ov erniz protege formando uma capa externa de proteção, o Stain penetra na madeira.

Mas conversa com o Paizão que é melhor.

Abraços

Márcio

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Rey Stan
Rey Stan

GDMista

Cidade/Estado:
Peruibe/SP

Ocupação:
Eterno Aprendiz

Mensagem Enviada: Domingo, 02 Mar 2014 14:22 PM
Olá Elison ... não passe seladora antes do Stain .... não precisa e limita a ação do Stain.
Se vai fazer acabamento no Stain dê-lhe acima de 3 demãos .... cinco é uma boa.

Não precisa ter vergonha de nada pergunte tudo abertamente e com confiança.
Estive lendo algumas coisa interessantes e pincei isto aqui para V. .... Lição de Casa.... ohohohoh
Terminei o Arquinho .... vai ver como enverga bonito ....

Material de primeira e muito importante.
Abração;
Renato.

-- Winston Churchill -- 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de elisonj
elisonj

GDMista

Cidade/Estado:
Maringá

Ocupação:
Programador

Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 03 Mar 2014 21:28 PM
Mensagem Recebida! Esquece o que falei do selador... rsrsrs...
Vou de Stain mesmo.

Devo comprar na quinta, ou sexta feira, pra aplicar final de semana... legal

Sobre o poste, vou postar o que tive até aqui... rsrs... mas o dia que irei mesmo mexer vai ser amanhã ( terça feira )

Até agora, fiz uma corda nova pra ele... ( fiz usando a linha de poliester encerada mesmo.. meu Dacron ainda não chegou... Sad )
Não ficou 100% não, mas foi bom pq deu pra praticar um pouco a arte de tricotar... heheheh

Segue algumas fotos:

Fora isso, fiz o que vc comentou Rey, tirei alguma madeira da parte do Handler pra ele poder vergar como um todo...
E lixei muuiittoo mesmo...

Tirei umas fotos dele com a corda nova ( ainda não em fulldraw, mas com a corda menor do que a anterior ).
A parte ruim é que parece que não deu diferença nenhuma... hehehhe.... Só não consegui mais ir até 32" (porque a corda é menor) e no handler que parece que começou a curvar melhor... mas acho que vou ter que tirar bem mais madeira de todo o resto também.
Do jeito como está, se colocar em fullbrace, deve ir só até umas 24" ou 26" de puxada... Confused

Por enquanto é isso... Smile
Amanhã é que vou ter umas coisas novas... legal ( ahh... alguma dica de hoje pra amanhã seria bem válida... hehehe )

Grande abraço!
T+

Keep it flexible. 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Rey Stan
Rey Stan

GDMista

Cidade/Estado:
Peruibe/SP

Ocupação:
Eterno Aprendiz

Mensagem Enviada: Segunda-Feira, 03 Mar 2014 23:08 PM
Ok, Elison, custa um pouco mais caro mas compre o Stain da Montana, chamado Osmocolor ...
Se V. comprar Incolor ou Transparente V. fica com a opção de tingir outras madeiras, de outros arcos ...

Peça para ver o mostruário de cores ... ali dá para apreciar o efeito de cada um ...
Para tingir o Stain ou Vernizes existem vários tingidores .... eu uso o Veladura, tem em muitas cores ...

Essa corda de arco .... hmmmm .... não vem que não tem .... tu não engana ninguém ...
Tu desfiou a cueca de seda que te deram para o casamento e trançou isso aí .... ohohohooh ... fala a verdade ....

Se não tem Dakron vai provisoriamente de cordonet (cordonê = linha para costurar sapatos ) ... tem em loja de artigos para sapateiros .... encontra-se em muitas cores e é muito forte. Vou postar aí abaixo .... esta marca é boa ... Selo Roxo ... já vem encerada com cera de abelha mas V. vai precisar de mais para a hora de trançar ... mas tira essa corda daí ... não combina com o arco ...

Este é o Dakron B 50 mas usei o cordonet porque o arco é de 30L. e ele é tão bom quanto o Dakron ... teci com 8 fios ... 4 e 4 ... o único porém do cordonê é que em arcos pesados ele dá "set"( laceia um pouco) mas nada que um ajuste na corda não resolva ... é só desencordoar o arco e girar a corda toda um pouco mais, diminuindo-a.

Mais um comentário ... ( V. pediu ... hohohohoh).... essas ranhuras das cordas ( Overlays) estão muito próximas das extremidades do arco. Há uma regra ... essa distância deve ser de, no mínimo, 1" ( 2.54 cm) ... aposto que ali tem menos.

Das duas uma .... ou V. deixa assim por enquanto e depois encaixa os chifres ali mesmo com epoxy ou afina aquelas pontas e esculpe um segundo sulco mais abaixo ... mas não pode ficar como está ... há uma questão de estética e outra de segurança. Falando em segurança verifique a cabeça da sua tillering tree para ver se tudo está bem firme ali para que o poste não saia voando e quebre a perna de alguém .... ohohohohoh ... a pressão é grande.

Acho que por enquanto chega de conversa ... amanhã nos vemos ...

Boa Noite!
Aquele Abraço;
Renato.

-- Winston Churchill -- 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de elisonj
elisonj

GDMista

Cidade/Estado:
Maringá

Ocupação:
Programador

Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 05 Mar 2014 12:50 PM
Olha eu aqui com as atualizações do feriado! ehehehe...

Antes de mais nada, deixa eu falar da corda... Desfiar a cueca de seda foi ótima! kkkkkkkk...
O loco, ta certo que minha corda não ficou aqueeelas maravilhas, ehehhe, mas essa foi pra acabar hein??

Eu usei dessa linha aí mesmo Rey! Tenho alguns carreteis aqui dessa linha de sapateiro:

Ela só não ficou bonita ( realmente ), fui querer inventar de colocar uma string cinza em cada lado da trança, e isso fez ficar tudo zuado... acho que se tivesse feito tudo branco teria ficado bem melhor... Smile

Sobre as ranhuras, realmente estão muito próximas da extremidade... mas é pq eu pedi os chifres de bufalo e não chegaram ainda.. daí se eu tivesse feito mais longe da extremidade, na hora de afinar pra colocar nos chifres, iria perder um bom pedaço do arco... =\

Mas vamos às atualizações! como disse, ontem era o dia de eu mexer um monte... legal
Ia postar as fotos ontem mesmo, mas a internet aqui em casa tava meio zuada e não consegui subir pro photobucket.

Em ordem cronológica:

Comecei por onde tinha comentado que ainda ia fazer... tirando um pouco de madeira de todo o arco, pois ele não estava indo mais em fulldraw por a corda ser um pouco menor.
Essa parte eu nem documentei em fotos, pois não fugia em nada do que já tinha-mos feito... Só no final, quando minha irmã deu uma passada lá que pedi uma ajuda pra ela tirar umas fotos com o celular. Como vcs vão ver, ela é uma ótima fotografa... Wink

Depois de tirar um pouco de madeira, coloquei o arco na tillering tree, junto com a balança e fui ajustando ele...
Quando chegou novamente nas 32"polegadas, eu diminuí então a corda e encordei ele em half-brace ( não sei se existe esse termo... hehehe... mas o arco ficou encordado em 2.5")

Coloquei ele na tillering tree novamente, e fui alinhando ele ( raspando + lixando ) até ele ir em 32". Sempre exercitando bastante antes de aumentar a puxada, pra evitar qualquer disastre.

Uma coisa que notei nesse ponto, é que quando eu tirava ele da tillering tree, e removia a corda, ele estava ficando bem vergado ( seguindo a curvatura da corda ). Achei meio cedo pra acontecer isso... Isso faz o arco perder potência, e eu nem estava atirando com ele...

Nesse ponto, resolvi dar um tiro... só pra ver como iria se portar. Não atirei em full-draw, e puxei só até uns 26 ou 28"... Mas foi o suficiente pra flecha que eu tinha sair à toda e se esborrachar no barranco, quebrando a parte de trás. Confused

Decidi parar de atirar por aí... não tava muito afim de perder mais flechas... hehehehe....

Nesse ponto minha irmã chegou, e eu tentei colocar em full-brace, sem resultado. Ainda tava muito pesado, e praticamente impossível de encordar sem dar um nó na coluna.
Tentei com um encordador que fiz, mas também não deu certo exatamente pela questão que o Rey tinha levantado: As ranhuras estavam muito próximas da extremidade. Então mesmo com o encordador, não tava dando certo colocar em full-brace.

Decidi então manter em half-brace, e ir um pouco além dos 32", pois assim quando os chifres chegarem, é só colocar eles e tudo fica mais fácil... Smile

A partir daí temos fotos, minha irmã tirou umas 50... mas a maioria é igual a outra, então vou por só algumas:

A meu ver, a curvatura estava bem legal e uniforme. O que é ótimo! Smile

Em 33" tinhamos exatos 100lb:

Nesse ponto parei pra dar uma olhada nas fotos, e ví que em algumas a balança estava cortando... Dei a idéia de mudar de angulo e tirar as fotos na vertical, então voltei ao processo de exercício:

Quase 100lb novamente:

E eis que do nada:

Uma linda foto de um momento trágico... Crying or Very sad

Tudo voou pelos ares!!

Minha irmã deu um grito... eu olhei pra ela com bastante calma e falei: " - quebrou... acontece às vezes... "
Ela: " - E agora??? "
Eu: " - Agora é só começar outro... A ciência da arqueria é assim... as vezes da certo, as vezes não..."

O grande cacique também veio comentar que eu estava fazendo ele muito pesado, afinal, todos dão uma opniãozinha: rsrsrs...

Mas o que virou no final das contas:

Um pedaço de lenha pra fogueira... Ou uma recordação do primeiro warbow que fiz e que explodiu do nada bem qdo estava praticamente pronto... Confused

O pior é que ainda não desvendei com certeza o que pode ter causado... como deu pra ver aí nas fotos, aparentemente tava tudo ok... já tinha feito esse processo uma porção de vezes.
Se fosse para dar minha opnião, diria que o alguma deformidade no guatambú fez com q ele não resistisse... é interessante que da pra ver na foto que ele se parte em 3 pedaços...
Como se o ipê tivesse tivesse jogado com tudo o centro do backing pra cima.

Mas... assim termina a saga do warbow. Pelo menos com esse. rsrsrs...
Ontem levei bem na esportiva... hoje estou meio de luto.. é ruim não ter ele pra trabalhar ( se divertir ) aqui em casa. Acho que devo iniciar algum outro logo... vamos ver.

O bom é que o conhecimento que nasceu de todo o processo, isso não se perde... apenas evolui. Smile

Abração pra quem acompanhou até aqui... ;)

Keep it flexible. 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Magossi
Magossi

GDMista

Cidade/Estado:
Piracicaba/SP

Ocupação:
Engenheiro Agrônomo

Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 05 Mar 2014 14:01 PM
Elison,

Em primeiro lugar, parabéns, seu arco estava ficando muito bonito.

Depois, sinto muito pela quebra, ainda mais na fase final. Mas, como você mesmo diz, isso pode acontecer.

Não sou nenhum expert em madeiras e arcos, mas, como você mesmo diz, quebrou em 3 partes. Minha sugestão de motivo é que as 3 madeiras utilizadas não possuem as mesmas características (resistência/elasticidade), então, quando uma delas (a interna) ainda tinha capacidade para envergar mais, a outra (pelas fotos parece ser a externa) não aguentou e se partiu. Mas pode ser que não seja isso.

Tente montar o arco novamente, encaixando detalhadamente as partes e analisar COM MUITA CALMA, para tentar descobrir qual se partiu antes. Será a madeira com menor elasticidade. Ou pode ser que, mesmo tendo elasticidade, estivesse grossa, dificultando a envergadura.

Antes de chorar, dê uma boa respirada, analise detalhadamente o arco, as fotos do momento...

Mas considere uma vitória ter chegado com esse arco até onde chegou. 100 lbs é bastante, muitas madeiras teriam se partido antes.

Abraços

Boa sorte

E obrigado por compartilhar conosco suas experiências e ensinamentos.

E comece logo o outro, pois queremos acompanhar... kkk

Márcio

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Rey Stan
Rey Stan

GDMista

Cidade/Estado:
Peruibe/SP

Ocupação:
Eterno Aprendiz

Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 05 Mar 2014 14:16 PM
Wow ... essa foto pode ir para a Internet e V. vai receber um centilhão de visitas ... pena que não era vídeo!

Desculpe pela cueca desfiada .... ohohoh ... mas não resisti .... acorda estava muito estranha!
O Arco estava perfeito em sua construção ... mais uma vez a madeira falhou ...

Na minha opinião aquele Marfim não era legítimo ( e por isso não flexionava direito) ou pode ser que a espessura daquela lâmina não estivesse bem calculada em relação ao Ipê e à Tatajuba e porisso não aguentou a pressão. O assunto "backing" não é fácil mesmo. Tudo indica que faltou elasticidade a esse backing.

Garantia quase total de backings maravilhosos é com a utilização de fibras em geral, naturais ou não.
O Bambu está em primeiro lugar ... V. viu que estando tudo certinho como trabalham bem os braços laminados?

A Palmeira Tucum é a mais utilizada pelos Índios ... seria interessante experimentar laminas dela.
A Brejaúva também .... outra palmeira ... por aqui os nossos índios a utilizam direto em arcos.

O problema é que por aqui nós brancos não temos acesso a elas.
Arrumei um pedaço de Jussara, a palmeira do Palmito.
Depois posto uma foto dela.

Mas, Alce Ligeiro, voltando ao momento ... que explosão! Quanta energia acumulada! Que foto!

Apesar de ter sido um momento trágico, ele foi simplesmente espetacular! Que fotógrafa!
V. acertou direitinho no objetivo de chegar a 100L., a confecção foi perfeita ... só o backing falhou !
Não há dúvida quanto a isso ... dá para ver no momento da explosão.

Não queime os restos mortais dele ... deixe-o de decoração ... cole as partes e aproveite para treinar fazer overlays lavrados nas lâminas. V. não tem nada a perder ... faça as ranhuras da corda esculpidas na lima e no canivete e cole mais ou menos as partes do Arco ... teça uma corda bicolor e pendure-o na parede. Tudo isso é escola e treino.

Vi o Grande Cacique, ( ou seria Pajé?), vindo na sua direção com as mãos para trás e V. rindo ... a foto!
Sua irmã realmente promete como fotógrafa ... ela tem a sensibilidade de uma artista para disparar na hora certa.

Vamos conversando ...
Comece imediatamente outro projeto ...
O ferro se modela melhor enquanto está em brasa ....

Aquele Abraço;
Renato.

-- Winston Churchill -- 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de elisonj
elisonj

GDMista

Cidade/Estado:
Maringá

Ocupação:
Programador

Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 05 Mar 2014 18:55 PM
Que chorar nada Magossi!
hehehehehe...

Esse não é o primeiro, e com certeza não será o ultimo arco que verei explodindo... rsrsrs
Faz parte da vida de um bowyer. Ainda mais aprendiz como eu...

Em arte marcial, vc primeiro apanha muito, pra depois aprender como bater... rsrs...
Isso vem com a experiência, e é a mesma coisa... Smile

Eu estou bem feliz por chegar onde cheguei... É claro que se tivesse dado certo, seria melhor ainda, mas... como o Rey mesmo diz: " Se não deu certo é porque não chegou ao final... "
É bem por aí... Smile

Visualmente/mecanicamente o arco também chegou bem próximo do que eu gostaria quando decidi fazer ele... então só isso já foi uma conquista.
Pra um programador/analista de sistemas, até que me saí relativamente bem com as madeirinhas... rsrsrsrs...

Ahh... acho que o que ocorreu foi bem isso mesmo... a madeira externa ( backing ) não aguentou a pressão... e a parte ruim é que: A potência do arco já estava no limiar do esperado.
O objetivo era chegar nas 100lb. E era exatamente onde estava... potência certa, medidas certas, puxada praticamente certa...

Se eu tirasse um pouquinho mais de madeira, provavelmente ficaria com potência inferior à 100lb.
E tem a parte também do arco já estar seguindo a curvatura da corda... Isso não é legal. Me preocupou quando ví. A tatajuba eu sei que era meio curvada... mas o ipê e o guatambú deveriam segurar ela por mais tempo...

Mas era o que eu tinha em mãos... (as madeiras) a origem do tópico foi essa mesmo: "Madeiras brasileiras equivalentes".
No fundo então será que daria pra considerar essas madeiras equivalentes? o Guatambú se portou como o esperado ( parecido com a hickory ) ou não se portou pois estava realmente com defeito?

Será que a camada do backing estava muito fino? ( lembrando que foi seguido a mesma medida daquele modelo... 1/4")
Se for parar pra pensar, tem muitas perguntas difíceis de responder... rsrs....

O bambú sabemos que vai funcionar... tem vários warbows feito com ele por aí...

Inclusive Rey, agora acho que vou investir em encontrar um equivalente à carbono zero. Assim que tiver uma talisca legal, irei iniciar o outro.

Bambú + ipe + tatajuba

Mas continuarei pensando num substituto para o bambú... visualmente em warbows ele não me agrada muito ( acho que já tinha comentado isso... rsrsrs... )
Mas que ele é eficiente, isso não tem como negar... Smile

Tentarei achar alguma outra talisca de guatambú, e arriscarei uma vez mais....
Em ultimo caso, eu importo uma lamina de hickory para ver a diferença entre as madeiras... não fica nem tão caro na 3rivers...

Mas nesse meio tempo quero fazer outros modelos também... recurvos + fibra de vidro + bambú... tem mtas opções...
Vai ter um arsenal aqui no GDM, pelo menos de minha parte... se eu fosse um administrador, até criaria um sub-grupo de arqueria pra agrupar as coisas, pq esses tópicos foram só o começo... ;)

hehhehee....

Abração!

Keep it flexible. 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Rey Stan
Rey Stan

GDMista

Cidade/Estado:
Peruibe/SP

Ocupação:
Eterno Aprendiz

Mensagem Enviada: Quarta-Feira, 05 Mar 2014 20:56 PM
Realmente Elison ... apesar de ser o melhor backing que se conhece, em WB o Bambu fica meio esquisito.
É o casamento de um Samurai Japonês com uma Camponesa Inglesa ... ohohohohohoho

Brincadeiras à parte, se V. realmente quer um WB Laminado o desafio em Terra Brasilis é grande e isso é muito bom. Vamos esgotar as possibilidades nacionais honrando o fato que o tópico chama-se "Madeiras Brasileiras Equivalentes". Essa é a minha opinião e eu tenho certeza absoluta que vamos encontrar essas "equivalentes".

É muito fácil ligar para as empresas que aqui já nos mostraram e comprar um stave de Teixo ... V. quer isso?
Temos acesso a madeiras importadas, aos preços que estão as nacionais não creio que elas sejam muito mais caras. O mais interessante e divertido, ainda na minha humilde opinião, é esse trabalho de pesquisa sobre as essências brasileiras.

Uma vez que V. achar a fórmula V. poderá batizar seu Arco com o nome que quiser, meu caro Bowyer.
Vamos pesquisar melhor. Há imensa quantidade de informação na Net ... levantemos a ficha corrida das originais.
De posse dessa informação vamos ver mais a fundo quais madeiras nacionais podemos experimentar.

E, para passar o tempo enquanto fazemos a pesquisa e V. vai montando o Super-Protótipo WBBR V. pode facilmente ir montando, paralelamente e ao mesmo tempo, um arco menor para a sua mulher, talvez só com os restos mortais do poste .... ohohohohohohoho ... agora de posse de mais conhecimento, ferramentas e a melhor resina epoxy do mercado, as coisas ficam muito mais fáceis.

Há um tipo de escolha na vida que não é isto ou aquilo ... é isto & aquilo.
Essa sempre é a melhor opção.

Não esqueça de definir logo quanto vai cobrar de "royalties" pela foto que V. vai publicar na WEB!

Aquele Abraço;
Renato.

-- Winston Churchill -- 

Aviso:

NÃO     SIM

Aviso:

NÃO     SIM
Mensagem de Magossi
Magossi

GDMista

Cidade/Estado:
Piracicaba/SP

Ocupação:
Engenheiro Agrônomo

Mensagem Enviada: Quinta-Feira, 06 Mar 2014 00:38 AM
elisonj escreveu:
Que chorar nada Magossi!
hehehehehe...

Esse não é o primeiro, e com certeza não será o ultimo arco que verei explodindo... rsrsrs
Faz parte da vida de um bowyer. Ainda mais aprendiz como eu...

Em arte marcial, vc primeiro apanha muito, pra depois aprender como bater... rsrs...
Isso vem com a experiência, e é a mesma coisa... Smile

Eu estou bem feliz por chegar onde cheguei... É claro que se tivesse dado certo, seria melhor ainda, mas... como o Rey mesmo diz: " Se não deu certo é porque não chegou ao final... "
É bem por aí... Smile

Elison,

Claro que é um passo a mais no seu aprendizado. Muito bom ver que você está tranquilo com o incidente. Mostra maturidade, calma, paciência, perseverança.

elisonj escreveu:
Visualmente/mecanicamente o arco também chegou bem próximo do que eu gostaria quando decidi fazer ele... então só isso já foi uma conquista.
Pra um programador/analista de sistemas, até que me saí relativamente bem com as madeirinhas... rsrsrsrs...

Ahh... acho que o que ocorreu foi bem isso mesmo... a madeira externa ( backing ) não aguentou a pressão... e a parte ruim é que: A potência do arco já estava no limiar do esperado.
O objetivo era chegar nas 100lb. E era exatamente onde estava... potência certa, medidas certas, puxada praticamente certa...

Se eu tirasse um pouquinho mais de madeira, provavelmente ficaria com potência inferior à 100lb.
E tem a parte também do arco já estar seguindo a curvatura da corda... Isso não é legal. Me preocupou quando ví. A tatajuba eu sei que era meio curvada... mas o ipê e o guatambú deveriam segurar ela por mais tempo...

Mas era o que eu tinha em mãos... (as madeiras) a origem do tópico foi essa mesmo: "Madeiras brasileiras equivalentes".
No fundo então será que daria pra considerar essas madeiras equivalentes? o Guatambú se portou como o esperado ( parecido com a hickory ) ou não se portou pois estava realmente com defeito?

Será que a camada do backing estava muito fino? ( lembrando que foi seguido a mesma medida daquele modelo... 1/4")
Se for parar pra pensar, tem muitas perguntas difíceis de responder... rsrs....

O bambú sabemos que vai funcionar... tem vários warbows feito com ele por aí...

Como já te falei, não sou nem um pouco expert em madeiras e arcos. Mas tenho certeza que você precisa estudar mais a interação entre as madeiras. Como? Simples (nem tanto): faça uns sarrados compostos (as 3 partes) de diversas combinações, e vai tilerando, analisando as forças necessárias e os resultados. Aí vc vai vendo as reações (qual cola fica melhor para cada madeira/composição, espessuras mais adequadas, posição da madeira no arco/sarrafo etc.).

Complicado? Não. Trabalhoso? Sim. Mas você vai adquirir um conhecimento ímpar sobre nossas madeiras e confecção de arcos.

Outra coisa que me ocorreu é que o tempo, estando seco, pode ter interferido muito no arco. Ele ficando muito seco, fica mais rígido, quebradiço mesmo. Não sei como o tempo estava aí, mas aqui só começou a chover a poucos dias. Portanto, todas as madeiras aqui estavam demais de secas, mais rígidas.

Outra coisa: você parou para pensar no que são 100 lbs? Sim, pensa BEM nisso. Não é uma força que as árvores estejam acostumadas a sofrer rotineiramente. Talvez até seja necessário você exercitar o arco mais vezes, por mais tempo, quando começar a "por força" nele (ao invés de 40-50 vezes, repetir a mesma série no dia seguinte, para só depois ir aumentando a puxada). Assim quem sabe ele vá "laceando", ficando mais maleável. Suposição de um leigo, apenas.

Bom, são minhas opiniões.

Abraços

Márcio

elisonj escreveu:

Mas nesse meio tempo quero fazer outros modelos também... recurvos + fibra de vidro + bambú... tem mtas opções...
Vai ter um arsenal aqui no GDM, pelo menos de minha parte... se eu fosse um administrador, até criaria um sub-grupo de arqueria pra agrupar as coisas, pq esses tópicos foram só o começo... ;)

hehhehee....

Abração!

Isso mesmo, veja com os administradores sobre a possibilidade de um sub-grupo ou algo assim. Excelente ideia.

Abraços

Márcio

Mostrar os tópicos anteriores:  

Aviso:

NÃO     SIM

Curtir este tópico
FÓRUM: Madeiras, chapas e revestimentos
Fórum exclusivo para discussões sobre madeiras, chapas, laminados e etc..
Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página:   Anterior 1 2 3 ... 13 14 15 Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
131186 Ataques bloqueados
RSS
GDM Fóruns - Guia do Marceneiro ®
Aplicação criada pelo: Grupo phpBB - Hospedado por HospedagemPro