Matérias PrimasAnilina: o que usar para diluir?

Fórum exclusivo para discussões sobre as matérias primas utilizadas em marcenaria. Ex:Ferragens em geral.
Avatar do usuário
D'Lattre
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Ago 2013, 18:14
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 39

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por D'Lattre » 04 Fev 2014, 23:00

Amigos do fórum,

Imagino que a pergunta seja meio boba, mas pesquisei sobre o assunto e acabei não encontrando nada relacionado no fórum!
A questão é a seguinte: desde Fevereiro de 2013 está proibida a venda de Álcool com graduação acima de 52°. Ainda tentei buscar em lojas de tinta, farmácia e até numa loja de produtos químicos, que me informou que só poderia vender álcool com graduação acima do valor estipulado por lei para quem tem CNPJ (ou seja, eu, como pessoa física, sou considerado pelo governo INCAPAZ de manipular álcool com graduação acima de 52° :>:)!!!

Conversei com a vendedora e falei que iria utilizá-lo para diluir anilina, e ela sugeriu usar etanol combustível!

Aí fica a pergunta, o que uso para diluir esta bendita anilina?!?! Etanol combustível resolveria o problema ou eu vou me arriscar demais?? Alguma outra sugestão para sua diluição?

A marca que comprei é esta aqui, caso isso ajude:
Imagem

Fico no aguardo de uma luz!!

Um abraço,

Flavio
"The bitterness of poor quality remains long after the sweetness of low price is forgotten"
Avatar do usuário
Loukotk
GDMista
GDMista
Mensagens: 3291
Registrado em: 16 Jan 2013, 13:39
Cidade: Niterói/RJ
UF: RJ
Idade: 69

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por Loukotk » 05 Fev 2014, 10:53

Ôu-ôu...

Não sabia dessa...

Sempre que encontro resto de estoque em supermercados, compro o álcool a 92º. Vou guardar como se fossem tesouros...
Até comentei com a patroa que agora vamos comprar água com teor alcoólico. Encontro somente com 46º de graduação. Brincadeira....


Mas vamos o que interessa:
Se é para tingir madeira, acho que o lógico seria dissolver no diluente (aguarrás ou tinner, dependendo com que misturar).
Bom, isso foi um chute, pois nunca fiz nada parecido...
Lourival Takao Konishi
Vidor
GDMista
GDMista
Mensagens: 351
Registrado em: 21 Jan 2014, 12:00
Cidade: Foz do Iguaçu, PR
Idade: 63

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por Vidor » 05 Fev 2014, 11:15

Experiência da cutelaria; Usamos Etanol mesmo, sem problemas, utilizamos na madeira e no couro. Pode mandar que é tranquilo.
Mas, tô do mesmo jeito, quando encontro o alcool de 92º estou comprando e guardando.
"Sabedoria é conhecer o limite de sua ignorancia" Socrates
Avatar do usuário
solarolo
Membro
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 03 Jun 2013, 16:19
Cidade: Mesquita-RJ
Idade: 44

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por solarolo » 05 Fev 2014, 11:17

Isso vale também pra Álcool Gel?

Pq eu compro álcool gel 70%. Pra q? Pra abastecer a necessaire da minha esposa.
Sempre tem um frasquinho de álcool gel na bolsa dela, para as idas ao banheiro. Como ela não consegue usar o artifício de não sentar na tábua do vaso sanitário, quando vamos a um banheiro que não seja o nosso, sempre higienizamos (quando há condições, pq às vezes o banheiro está tão sujo q até terminarmos de limpar ela já se urinou!) o assento e o vaso sanitário, primeiro com sabão, depois com álcool. E o álcool 70% é bactericida, é próprio para essas coisas.

Ao invés de comprar aqueles frasquinhos em farmácias, compro uma garrafa de 500ml que é quase o preço de um daqueles frasquinhos, dura meses, só recarregando. Vou fazer estoque, agora, sabendo disso.
Carlos Amaral - Mesquita - RJ - "A caçulinha da Baixada Fluminense".
Porque tenho um nick italiano se não tenho nem uma unha de ascendência italiana? Pq é a cidade natal da minha "ídala"!!! http://pt.wikipedia.org/wiki/Laura_pausini
Avatar do usuário
Loukotk
GDMista
GDMista
Mensagens: 3291
Registrado em: 16 Jan 2013, 13:39
Cidade: Niterói/RJ
UF: RJ
Idade: 69

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por Loukotk » 05 Fev 2014, 11:26

Hehehe...

Álcool gel? A patroa fez estoque com esses de meio litro :lol: :lol: :lol:
Lourival Takao Konishi
Rubens Rabello
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 21 Mar 2012, 20:03
Cidade: baté, SP
Idade: 57

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por Rubens Rabello » 05 Fev 2014, 12:55

Essa eu posso responder porque uso muito anilina, uso a anilina a base de agua e a base de solvente, dou preferencia para a base de solvente porque posso mistura-la diretamente no verniz ou na agua raz, a anilina a base de solvente eu diluo no verniz pu para ter cores transparentes e pintar as minhas esculturas, mas quando uso tintas a base de agua eu diluo a anilina a base de agua...
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por marcos leitao » 05 Fev 2014, 14:29

Rubens Rabello escreveu:Essa eu posso responder porque uso muito anilina, uso a anilina a base de agua e a base de solvente, dou preferencia para a base de solvente porque posso mistura-la diretamente no verniz ou na agua raz, a anilina a base de solvente eu diluo no verniz pu para ter cores transparentes e pintar as minhas esculturas, mas quando uso tintas a base de agua eu diluo a anilina a base de agua...
Rubens,

Qual a marca desta Anilina à base de solvente? É fácil de achar?

Cara, fiquei tão impressionado com as suas esculturas que já mostrei para todo mundo.

Rola uma video-aula, aí?

Bração.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Rubens Rabello
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 21 Mar 2012, 20:03
Cidade: baté, SP
Idade: 57

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por Rubens Rabello » 05 Fev 2014, 16:18

Ishiiii, marca eu não lembro não, geralmente eu compro em loja de produtos para fabricar velas e sabonetes....

depois que vc mistura com o verniz ela fica parecendo aquele verniz vitral, e tem várias cores...


http://www.mundodoartesanato.com.br/sit ... egoria=476
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por marcos leitao » 05 Fev 2014, 17:24

Valeu Rubens, eu não conhecia.

Gosto de usar o aerógrafo, e já tentei tingir o verniz, mas sem sucesso.

Brigadão.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
D'Lattre
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Ago 2013, 18:14
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 39

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por D'Lattre » 06 Fev 2014, 14:46

Vidor, valeu pela confirmação. Vou fazer o teste com etanol e ver o resultado.

Rubens Rabello, essa anilina que eu coloquei (da Salisil) não funcionaria direto no verniz, né? E no thinner, será que funciona?

E agradeço a todos pelo esforço em me auxiliar!


Agora, sem querer abusar, mas vou aproveitar para fazer outra pergunta:

Qual a relação thinner/verniz que uso com pincel?
Pelo que me lembre, o vendedor me passou como 15% de thinner p/ 85% de verniz (ou era o contrário??? :? )

Achei aqui no site a seguinte informação:
APLICAÇÃO À BONECA:
Para a primeira demão deve-se diluir no máximo 30%, com Thinner.
Na demão final, diluir de 80% a 100%. O intervalo entre as demãos deve ser de pelo menos 1 hora, com lixamento intermediário (lixa de grana 320).
Aplicar de 2 a 4 demãos no máximo.


Isso vale também no pincel?

Novamente, grato pelo auxílio,

Flavio
"The bitterness of poor quality remains long after the sweetness of low price is forgotten"
antonio07
Membro
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 07 Ago 2009, 15:39
Cidade: São Paulo
Idade: 69

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por antonio07 » 18 Fev 2014, 09:29

Caro Flavio.
Bom dia.
Eu , na última vez que comprei foi em loja especializada em material para dentista.
Espero que consiga.
Antonio07
antonio07
Avatar do usuário
D'Lattre
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Ago 2013, 18:14
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 39

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por D'Lattre » 18 Fev 2014, 14:08

antonio07 escreveu:Caro Flavio.
Bom dia.
Eu , na última vez que comprei foi em loja especializada em material para dentista.
Espero que consiga.
Antonio07
Olá Antonio07,

Grato pela resposta!

Pois é, conversei com um atendente de uma loja bem antiga e tradicional daqui de Curitiba que vende anilina (o nome é "Distribuidora Fechadura"), loja excelente por sinal para quem quer encontrar de tudo de ferragens! Ele me explicou que o álcool auxilia na "diluição" do pó da Anilina, tornando o processo quase instantâneo, enquanto que a mesma até poderia ser diluída em água, porém teria de esperar aproximadamente 2 horas para diluí-la por completo.
Com isso pensei em utilizar álcool 70º (se eu ainda encontrá-lo em algum mercado), ou até mesmo o comunzinho que se encontra de 42°.

O possível problema que eu vejo é o de que ao usar um álcool com menor graduação eu acabo umedecendo a madeira, tendo que então aguardar a secagem da mesma.


Será que esse raciocínio tá correto? Para os experts de plantão, diluir anilina em um meio com mais de 50% de água é plausível?

At.

Flavio
"The bitterness of poor quality remains long after the sweetness of low price is forgotten"
Intarsiatori
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Dez 2009, 21:27
Cidade: Campinas/SP
Idade: 41

Anilina: o que usar para diluir?

Mensagem por Intarsiatori » 10 Mar 2014, 22:31

Apenas retomando a pergunta original, meu pai foi eng. químico na petrobrás e atualmente está na ANP, perguntei para ele se adicionavam algum produto tóxico no álcool combustível ou se poderia utilizar ele em marcenaria, ele me informou que o etanol é só etanol mesmo, não tem nenhum outro produto tóxico.

Eu uso sempre o álcool combustível para limpar o pincel com goma laca e aplicar anilina.

Abraços,
Lucas
Responder