Dúvidas geraisComo calcular a medida das portas

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
casares
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 23 Fev 2012, 18:31
Cidade: guarulhos
Idade: 44

Como calcular a medida das portas

Mensagem por casares » 12 Mar 2012, 12:46

Boa tarde, gostaria de ajuda para calcular a medida das portas. Por exemplo, se eu tiver um móvel de 900 mm X 600 mm e utilizar porta externa com dobradiça caneco reta posso fazer as portas com 898 mm x 298 mm cada? e se for dobradiça curva, como faço cálculo?
Avatar do usuário
fcarnauba
GDMista
GDMista
Mensagens: 254
Registrado em: 29 Nov 2010, 15:54
Cidade: São Paulo / SP
Idade: 41

Como calcular a medida das portas

Mensagem por fcarnauba » 12 Mar 2012, 14:33

Se for ter duas portas:

Dobradiça reta = Medida do vão interno + 2,5cm. O resultado, divide por dois. Este é o tamanho de cada porta.

Dobradiça curva = Medida do vão interno + 1,5cm. O resultado, divide por dois. Este é o tamanho de cada porta
Exemplo: se você tem 90cm de largura interna: 90+2,5=92,5 92,5/2= 46,25cm cada porta.... se fizer com 46cm ou 46,5cm cada porta também dá, pois há regulagem nos parafusos da dobradiça.


Se for uma porta só:

Dobradiça reta: Espaço interno + 1,4cm
Dobradiça Curva: Espaço interno+ 0,8cm

Acho que consegui explicar...

Grande abraço
Felipe
casares
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 23 Fev 2012, 18:31
Cidade: guarulhos
Idade: 44

Como calcular a medida das portas

Mensagem por casares » 12 Mar 2012, 16:13

Obrigado pela resposta Felipe.

Só mais uma coisa, esse cálculo server para qual medida de espessura de chapa? Posso usar indistintamente para 15mm e 18mm ou muda alguma coisa?
Avatar do usuário
fcarnauba
GDMista
GDMista
Mensagens: 254
Registrado em: 29 Nov 2010, 15:54
Cidade: São Paulo / SP
Idade: 41

Como calcular a medida das portas

Mensagem por fcarnauba » 12 Mar 2012, 16:23

Serve para qualquer medida...
Avatar do usuário
Wolverine
GDMista
GDMista
Mensagens: 977
Registrado em: 12 Jul 2006, 11:57
Cidade: Sorocaba
UF: SP
Idade: 56

Como calcular a medida das portas

Mensagem por Wolverine » 12 Mar 2012, 18:13

casares e fcarnauba,

Essa dúvida me ajudou também.

Obrigado!
Wolverine (Renato)
Avatar do usuário
andrequintal
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 02 Dez 2011, 23:25
Cidade: Santos
UF: SP
Idade: 48

Como calcular a medida das portas

Mensagem por andrequintal » 13 Mar 2012, 05:16

Carnauba, essa dica é valiosa. Anotado.

Abraços
casares
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 23 Fev 2012, 18:31
Cidade: guarulhos
Idade: 44

Como calcular a medida das portas

Mensagem por casares » 13 Mar 2012, 10:58

Eu acho que estou fazendo alguma coisa errada, fiz o dezenho de um móvel com uma porta só e dobradiça reta. Deixei a parte interna com 50 cm e usei chapa de 18 mm (1,8 cm). Seguindo a metodologia de cálculo, da forma que entendi, a porta deverá ter 50 + 1,4 = 51,4 cm. Porém a medida externa do móvel é 50 + (1,8 * 2) = 53,6, com isso a porta vai ficar 53,6 - 51,4 = 2,2 cm menor que o móvel.

É isso mesmo?

Eu achava que com a dobradiça reta eu poderia fazer uma porta que cobrisse todo o montante, com uma folga de um ou dois milimetros de cada lado, porém está dando uma folga de 1,1 cm de cada lado. O que estou fazendo de errado?
Avatar do usuário
drgilberto
GDMista
GDMista
Mensagens: 340
Registrado em: 16 Jan 2012, 18:48
Cidade: varginha
Idade: 43

Como calcular a medida das portas

Mensagem por drgilberto » 13 Mar 2012, 13:18

outra dúvida pra complementar....rsrsrsr

quando vai fazer a porta, no caso duas, no ponto onde elas fecham qual a distância tem que ficar uma da outra, e envolta no requadro??? serve pra gavetas tb????



Abraços!!!!! :lol: :lol: :lol:
Obrigado Beato Padre Victor e Serva de Deus Madre Tereza Margarida do Coração de Maria "Nossa Mãe"!!!!!!
"Se for dirigir não beba, se for beber me chame!!!!"
"Esse trem vicia!!!!!"
Avatar do usuário
fcarnauba
GDMista
GDMista
Mensagens: 254
Registrado em: 29 Nov 2010, 15:54
Cidade: São Paulo / SP
Idade: 41

Como calcular a medida das portas

Mensagem por fcarnauba » 13 Mar 2012, 13:30

O tamanho é esse mesmo... se fizer a porta medindo a largura total do móvel e descontando uns 2mm, a porta vai ficar muito grande...a dobradiça dificilmente vai conseguir ajustar a distância para a porta abrir/fechar sem ficar "esquisito".

Pode até fazer assim (do jeito que falou), mas quando a porta ficar aberta, vai ficar meio esquisito... ela vai ficar longe da lateral do móvel, pois o calço terá que ficar bem na beirada da lateral do móvel.

Aqui no GDM, tem alguns tópicos que falam sobre dobradiça e explicam melhor (com vídeos, fotos e desenhos)..., mas qualquer dúvida estamos aqui.

Abraço
Felipe
Avatar do usuário
jose sistello
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Fev 2012, 16:45
Cidade: RIO DE JANEIRO
UF: RJ
Idade: 64

Como calcular a medida das portas

Mensagem por jose sistello » 30 Jul 2012, 13:30

Olá pessoal estou precisando de ajuda URGENTE.

Desculpe pela minha insistência, quanto está dúvida. da Segunda-Feira, 12 Mar 2012 15:33 PM enviadas pelo Sr. Felipe

Seguindo as orientações: Se for uma porta só: Não será preciso usar divisão nenhuma, como foi usada na de duas portas ( Certo ).

E se for três portas, como proceder com o cálculo.

Já existe no mercado dobradiça alta como efetuar o cálculo.

Para portas que abrem para cima terei que usar Dobradiça para Portas Basculantes ESQ / DIR, e pistão a gás.

Assim que puder postarei aqui os móveis que fiz, e as ferramentas utilizadas para tal feito.

Agradeço desde já a todos.

Um grande abraço.

Sistello[/u]
jhonrico
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Nov 2011, 01:17
Cidade: DF
Idade: 43

Como calcular a medida das portas

Mensagem por jhonrico » 09 Jan 2014, 14:25

Para esse projeto, como que eu calculo as duas portas do meio

Imagem



fcarnauba escreveu:Se for ter duas portas:

Dobradiça reta = Medida do vão interno + 2,5cm. O resultado, divide por dois. Este é o tamanho de cada porta.

Dobradiça curva = Medida do vão interno + 1,5cm. O resultado, divide por dois. Este é o tamanho de cada porta
Exemplo: se você tem 90cm de largura interna: 90+2,5=92,5 92,5/2= 46,25cm cada porta.... se fizer com 46cm ou 46,5cm cada porta também dá, pois há regulagem nos parafusos da dobradiça.


Se for uma porta só:

Dobradiça reta: Espaço interno + 1,4cm
Dobradiça Curva: Espaço interno+ 0,8cm

Acho que consegui explicar...

Grande abraço
Felipe
BRUNO bRAZ
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Ago 2015, 14:07
Cidade: espirito santo
Idade: 42

Como calcular a medida das portas

Mensagem por BRUNO bRAZ » 22 Jan 2016, 18:12

oi boa tarde como eu ja tinha escrito anteriormente estou fazendo um armario de cozinha suspenso e tenho algumas duvidas que e do tipo de fundo e como medir os tamanhos de cada porta para as dobradiças curvas

Imagem

esse e minha ideia quero fazer de mdf de 15 mm por ser mecânico de profissão falo em milimetro kkkk

tamanho 1400mm
altura 800 mm
largura 415 mm
esse e o primeiro ele vai ter tres portas o outro e de duas portas

tamanho 800 mm
altura 600 mm
largura 415 mm

tenho duvidas de como dimensionar os tamanhos das portas vou usar dobradiça de 35 mm; no desenho abaixo tentei mostrar os armários sem portas o vão de cada porta do armário maior já descontados os 15 mm das travessas e de 446,6 somei mais 7 mm para cada porta que ficou com o tamanho de 453,6 cada porta então gostaria de saber se não vai ficar muito pequeno ou grande de mais o outro armário também somei mais 7 mm para cada porta,outra duvida e o fundo pretendo usar a mão amiga mais parafusos para pendurar esses armários então pensei em usar o mesmo mdf de 15 mm isso também faz que eu aproveite mais o material mais não sei se isso e bom por causa do peso vou usar parafusos de 45 mm por 4 mm para fazer a montagens do armário e vou colocar alguns rafix nas travessas e no fundo nas partes inferiores para não usar os parafusos de baixo para cima e também ou colocar as cavilhas então peço ajudar para eu corrigir esse projeto ou do jeito que ta pode fazer desde ja agradeço a todos


Imagem
ADQUERIR CONHECIMENTO CONHECIMENTO NUNCA E DEMAIS!!!!!!
wmontanheiro
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Mar 2015, 17:03
Cidade: GOIANIA - GO
Idade: 49

Como calcular a medida das portas

Mensagem por wmontanheiro » 29 Jul 2016, 21:45

Gostaria de saber quanto acrescento em cada porta dependendo da dobradiça.

Vc citou 2 exemplos.... de 1 porta e de 2 portas....

E se eu quiser colocar 5 portas???
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Como calcular a medida das portas

Mensagem por Grego1 » 29 Jul 2016, 21:59

Oi wmontanheiro,

o vão de 220, e dividido por módulos,ou tem divisórias ne ,nao pode colocar 5 portas num vão sem isso...ou vai uma ou dois portas

sobre a reta ou a curva depende da espessura das laterais tbm, manda em desenho para a gente te ajudar melhor com as medidas internas e externas


Abraço
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
riklenio
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Jun 2016, 11:41
Cidade: brasilia
Idade: 33

Re: Como calcular a medida das portas

Mensagem por riklenio » 14 Mar 2017, 00:01

Outro novato hobista aqui.
Insistindo aqui nesse tópico só pra agradecer a ajuda do fcarnauba que me ajudou demais.
Valeuuuu!!!
Avatar do usuário
Antonio Gabriel
Membro
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 29 Out 2012, 14:06
Cidade: Santa Cruz do Sul - RS
Idade: 40

Re: Como calcular a medida das portas

Mensagem por Antonio Gabriel » 05 Mai 2017, 12:56

Captura de Tela 2017-05-05 às 12.27.44.png
Boa tarde pessoal,
Li este e outros tópicos sobre tamanho de portas e é um negócio que tô achando complicado, fiz uns cálculos aqui e queria uma opinião de vocês se estou correto.
Estou fazendo um armário com seis portas, é feito com MDF 18 mm, e tem um vão interno (livre) de 890mm. Nas duas portas das extremidades vou usar dobradiças retas e nas do meio dobradiça curva.
Lendo os tópicos cheguei a conclusão de que as duas portas das extremidades devem ter 45,25 cm (89 : 2 + 0,75) e as demais 44,9 cm (89 : 2 + 4), isso está correto.
Outra dúvida e quanto a quantidade de dobradiças, as portas terão 2,29 metros de altura, quatro dobradiças em cada é suficiente?
Obrigado pela ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Re: Como calcular a medida das portas

Mensagem por Grego1 » 06 Mai 2017, 17:01

Oi Antonio,eu iria por 5 dobradiças por porta,e considerava um desempenador,ja que nao vai ter perfil de aluminio.
As retas podem cobrir toda a lateral de 18 entao pode deixar maior que 452,5mm ate 460(com a fita),daria certo.

Eu iria adicionar mais duas laterais no teu desenho, para ter tres modulos independentes, coisa que ajuda na montagem(nesse caso tbm vai apenas de dobradiças retas)

Abraço
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
Antonio Gabriel
Membro
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 29 Out 2012, 14:06
Cidade: Santa Cruz do Sul - RS
Idade: 40

Re: Como calcular a medida das portas

Mensagem por Antonio Gabriel » 08 Mai 2017, 21:40

Oi Grego, obrigado pela resposta.
Vou seguir a sugestão das 5 dobradiças, e vou deixar com 460mm. Sobre o desempenador, nunca usei, é possível adicionar futuramente, caso necessário?
Sobre adicionar duas laterais, não vai ser possível porque o armário já está montado, faltando apenas colocar as portas.
Abraço.
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Re: Como calcular a medida das portas

Mensagem por Grego1 » 09 Mai 2017, 09:05

Pode por depois sim,tem dois tipos os sobrepor que sao mais faceis de instalar e os embutidos que vc vai ter que fazer uma canaleta com a tupia na porta. Eu te sugiro colocar dobradiças com "click" que facilitam muito na hora de retirar a porta.

abraco e boa sorte!
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Portas de Guarda Roupas
    por Diogo » 29 Mai 2022, 12:01 » em Dúvidas gerais
    12 Respostas
    2783 Exibições
    Última mensagem por Marcao
    04 Jun 2022, 17:58