Dúvidas geraisMakita 2704

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Goncalvm
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mai 2013, 18:55
Cidade: Sao Paulo
Idade: 50

Makita 2704

Mensagem por Goncalvm » 02 Dez 2013, 19:24

Amigos do GDM acompanho vocês já faz algum tempo lendo as inúmeras dicas que vocês postam, mas hoje coloco a minha primeira dúvida:
Comprei uma serra de bancada da Makita (2704) e ao ler o manual me deparei com o seguinte dizer no ítem 21:
21 - A ferramenta não deve ser usada para fazer fendas, entalhar ou chanfrar.
Pra mim, como iniciante, soa meio estranho, visto que se eu quiser chanfrar uma gaveta, pelo manual não poderei, isso é porque seria perigoso, forçaria a máquina, ou o que?

Obrigado
Avatar do usuário
ben.car
GDMista
GDMista
Mensagens: 237
Registrado em: 25 Jun 2009, 22:16
Cidade: Osasco
Idade: 59

Makita 2704

Mensagem por ben.car » 02 Dez 2013, 20:05

Boa tarde Goncalvm:

Seja bem vindo ao clube 2704, Eu tbm tenho uma e posso lhe garantir que foi um bom investimento;

Quanto as recomendações, acredito que seja por conta da falta de visão, quando estiver fazendo essas atividades.

É digo que é possível sim,

fazer canais para colocação de fundo de gavetas e outras finalidades, tbm é possível fazer chanfros,

Porém, o mais importante é se familiarizar com a máquina, respeitando todas as regras de segurança, sem exceção!

Na medida em que for usando a 2704, sua intimidade irá aumentando e vc fará muito mais coisas com confiança e segurança, que de repente até contrariem as orientações do fabricante;

O importante é sempre usar sua máquina ou qualquer outro equipamento, com a máxima segurança.

Seja feliz com esse brinquedinho.

Um forte abraço

Carlos (ben.car)
Orgulho de ser GDM...
Goncalvm
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mai 2013, 18:55
Cidade: Sao Paulo
Idade: 50

Makita 2704

Mensagem por Goncalvm » 02 Dez 2013, 20:36

Muito obrigado Carlos pela ajuda! No próximo final de semana vou montar o brinquedo e provavelmente outras dúvidas surgirão.

Valeu!

Marco
Avatar do usuário
Flavio_Machado
GDMista
GDMista
Mensagens: 687
Registrado em: 29 Mar 2006, 21:47
Cidade: São Paulo - SP
Idade: 73

Makita 2704

Mensagem por Flavio_Machado » 03 Dez 2013, 20:58

Também tenho uma, mas como nunca me atentei para esse detalhe do manual, já fiz misérias com ela, até perder uma pontinha dos de um dos dedos.
Na verdade não gosto muito dela não, acho-a muito violenta e gostaria de trocar por outra mais tranquila. Sera que a B&D me atenderia?
www.diferrente.com.br
www.relogiosdiferentes.com.br
www.petit.com.br
www.flyed.com.br
MSN: flavio-mac@hotmail.com
"Não faça da sua vida um rascunho, poderá necessitar de outras vidas para passar a limpo"
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Makita 2704

Mensagem por marcos leitao » 03 Dez 2013, 21:35

Flavio,

Fique como está. Está melhor.

A B&D não se compara à 2704, inclusive no quesito segurança.

você deu uma bobeada... uma distração, e pimba! aconteceu.

mas aconteceria com qualquer outra.

Afinal, é uma lâmina afiada girando em sua direção.

Usando sempre o empurra pau, usando a guia lateral somente para ripar, e o goniômetro para cortes cruzados, já melhora a segurança. Fazer e usar um Sled também é um fator de segurança.

Não usar luvas, mangas compridas, pulseiras, relógios... nada que possa pegar na lâmina.

Usar sempre óculos ou protetores faciais.

EPI sempre.

Mas não adianta trocar de máquina.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
kaka
GDMista
GDMista
Mensagens: 437
Registrado em: 02 Jan 2008, 19:15
Cidade: ctba/pr
Idade: 51

Makita 2704

Mensagem por kaka » 04 Dez 2013, 21:17

ola
tambem não entendo isso.
A Dewalt 745 pode ser colocado o dado blade que é para fazer rasgos.
Acredito que com muito cuidado pode ser feito sim.
Vamos aguardar alguem que tenhama a máquina
Abraço Kk
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Makita 2704

Mensagem por Ari » 05 Dez 2013, 07:44

Goncal!

Eu acho que a Makita escreve isto para evitar passivo jurídico caso aconteça algum acidente. Deve ser uma forma de não ser processada mas que a máquina faz, isso faz.

E nestes casos, proteja-se e use ou os pushsticks que vêm com a máquina ou faça um que mais te dê segurança tipo:


Imagem


Para trabalhos onde a lâmina de serra não fica exposta, eu gosto muito deste tipo:

Imagem


Veja como é fácil fazer um:


Imagem


Dá uma olhada aqui:

https://www.google.com.br/search?q=push ... 93#imgdii=_



Agora: Respeite Sua Máquina!!! E olhe pra ela sempre com medo!!! E nunca perca este medo!!!


É isso meu caro!!

Bração

Ari
Guape
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Mai 2012, 19:47
Cidade: Curitiba/Pr
Idade: 67

Makita 2704

Mensagem por Guape » 11 Dez 2013, 14:10

Caros
É minha primeira mensagem - dúvida - Depois de muita pesquisa aqui no GDM (obrigado), acabei por optar numa Makita 2704. Acabei de fazer o pedido na NAKAO. Lendo o manual no site da Makita me deparei com uma situação: Acompanha a máquina uma BANCADA INFERIOR DIREITA e cita como opcionais: BANCADA INFERIOR ESQUERDA e BANCADA INFERIOR TRASEIRA. Pergunto: Os Srs. tem estes opcionais ? Utilizam ? São úteis ? São caros ? Onde comprar ?... A princípio, creio tratar-se de extensões da mesa para se trabalhar com peças maiores . Por favor gostaria da ajuda / opinião. Agradeço - Abração.
Avatar do usuário
Carlaun
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 30 Mai 2013, 17:22
Cidade: Santos/SP
Idade: 62

Makita 2704

Mensagem por Carlaun » 12 Dez 2013, 11:51

Golcalvm, Bom Dia

Com certeza, todo cuidado é pouco em relação as serras de bancada. Antes de executar qualquer atividade pense primeiro...estude as possibilidades...os riscos...faça tudo com segurança...Se eu entendi direito...entalhar...so com ferramentas manuais...chanfrar deverá ter cuidado como cortar as peças nos angulos corretos e nunca nas bordas pois poderá haver o kickback da peça restante...fenda dá pra ser feita porem a peça tem que estar bem presa e dependendo da fenda, o disco talvez não atinja o tamanho...acredito que foi pensando nisso...sei la posso estar errado...

Guape, Bom Dia

Realmente so vem a bancada direta para o goniômetro ...eu adiquiri a bancada trazeira na JNakao...por encomenda...A outra lateral esquerda tambem vende por la...o mais interessante se voce fizer uma bancada em madeira ao redor dela..fica mais segura não esquecendo dos rasgos a frente e atraz para correr a guia lateral...Eu fiz o cross sled e deu resultado satisfatorio...consigo fazer rasgos para encaixes e muito mais...procura no youtube temas com o nome de cross sled..tam bastante ideias.

Abraços a todos

Carlos Fagnani
Guape
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Mai 2012, 19:47
Cidade: Curitiba/Pr
Idade: 67

Makita 2704

Mensagem por Guape » 12 Dez 2013, 22:03

Carlaun escreveu:Golcalvm, Bom Dia

Com certeza, todo cuidado é pouco em relação as serras de bancada. Antes de executar qualquer atividade pense primeiro...estude as possibilidades...os riscos...faça tudo com segurança...Se eu entendi direito...entalhar...so com ferramentas manuais...chanfrar deverá ter cuidado como cortar as peças nos angulos corretos e nunca nas bordas pois poderá haver o kickback da peça restante...fenda dá pra ser feita porem a peça tem que estar bem presa e dependendo da fenda, o disco talvez não atinja o tamanho...acredito que foi pensando nisso...sei la posso estar errado...

Guape, Bom Dia

Realmente so vem a bancada direta para o goniômetro ...eu adiquiri a bancada trazeira na JNakao...por encomenda...A outra lateral esquerda tambem vende por la...o mais interessante se voce fizer uma bancada em madeira ao redor dela..fica mais segura não esquecendo dos rasgos a frente e atraz para correr a guia lateral...Eu fiz o cross sled e deu resultado satisfatorio...consigo fazer rasgos para encaixes e muito mais...procura no youtube temas com o nome de cross sled..tam bastante ideias.

Abraços a todos

Carlos Fagnani

Gratííííííiísssimo Abração, Guape.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Serra Sabre 12v Makita
    por adrianom » 21 Out 2022, 12:06 » em Vendas e Compras
    1 Respostas
    2973 Exibições
    Última mensagem por adrianom
    31 Out 2022, 15:45
  • Compra de trilhos Makita usados
    por InExperienced » 24 Jun 2022, 13:18 » em Dúvidas gerais
    7 Respostas
    3452 Exibições
    Última mensagem por Mauricio Fóz
    27 Jun 2022, 16:45