Dúvidas geraisBroca de dobradiça

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Ninho
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Out 2009, 10:38
Cidade: Campinas-SP
Idade: 45

Broca de dobradiça

Mensagem por Ninho » 20 Jun 2011, 12:54

Ola pessoal,
Estou fazendo uns armários em casa, e comprei uma broca para fazer o furo da dobradiça das portas, estou usando MDF de 15mm de espessura, e os furos que fiz anteriormente percebi que fica muito no limite de varar a madeira (isso a pontinha do furo guia no centro), pois acho que a ponta (guia) é muito alta perdendo na profundidade do furo da dobradiça.
Alguém tem alguma dica para me passar, pensei em esmerilhar a ponta diminuindo, mas antes, gostaria de saber a opinião de vocês.
Agradeço desde já a ajuda de vocês
Abraços
LMachadao
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 13 Jun 2010, 16:15
Cidade: RIO DE JANEIRO
Idade: 62

Broca de dobradiça

Mensagem por LMachadao » 20 Jun 2011, 14:50

Professores,
também sou novo por aquí e aproveito o tópico para solicitar a indicação dos senhores, pois, pretendo instalar dobradiças em portas de um pequeno armário utlizando perfil em alumínio. Tenho uma broca chata (35mm) e um joguinho de brocas Fortnes.
Estas podem ser utilizadas? somente em madeiras?
obrigado,
Leandro
Avatar do usuário
Botelho007
GDMista
GDMista
Mensagens: 687
Registrado em: 23 Mai 2010, 19:34
Cidade: Santos SP
Idade: 67

Broca de dobradiça

Mensagem por Botelho007 » 20 Jun 2011, 18:05

Ninho

Tenho a fresa da foto abaixo, esta a ponta não atrapalha.

Imagem

Esta outra foto é de uma broca Forstner, esta se for utilizar para instalar dobradiça caneco o melhor é esmerilhar a ponta.


Imagem


Lembrando que esta furação para instalar a dobradiça deve ser feita na furadeira de bancada.

LMachado
Também estou aprendendo, mas só utilizo brocas chata e Forstner em madeira.

Para fazer furação em perfil de alumínio, pode utilizar uma serra copo de 35 mm.
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Broca de dobradiça

Mensagem por André Luiz » 20 Jun 2011, 18:55

Ninho, se for a broca específica de furação para dobradiça caneco:
Imagem
.... não tem problema esta pontinha, a broca até precisa dela. Numa chapa de 15 mm realmente o furo fica próximo de vazar, mas, é normal e possível sim instalar dobradiça nesta espessura, só precisa ir com cuidado, avançando devagar e de preferência fazer uma marcação física visual na broca pra você saber quando vai precisar parar. Faça testes prévios em uma madeira de mesma espessura, porém num pedaço de retalho/descarte, inclusive nesta peça sacríficio você pode usá-la pra determinar a profundidade máxima que a broca deverá ir, sabendo disso, é partir pra furar a peça do seu projeto de forma mais certa e confiante.
Teria como mostrar foto ou link pro modelo de sua broca? ou só passar a informação de fabricante, modelo, código, etc - já ajuda saber se a broca é ou não adequada ao serviço.

LMachadao
, não use nenhuma das duas, elas tem a ponta muito comprida e certamente terá uma furação inadequada, provavelmente até tendo a ponta vazando do outro lado, fazendo-o perder o serviço.

Não aconselho a nenhum dos dois sair esmerilhando ponta de broca, por fim ela não vai servir direito pra furar pra dobradiça caneco e depois nem vai servir direito pra realizar a função original dela, deixem cada broca pra executar o serviço específico dela. O melhor mesmo é comprar uma específica pra furação de dobradiça. Irwin e Radix tem boas brocas pra furação de dobradiça caneco.

O melhor "tipo" destas brocas que considero é a da foto abaixo, parecida com as forstners, pois tem corpo mais sólido, lâminas cortantes de melhor material e afiação superior e faz o furo de forma firme, estável, quase à prova de falhas:

Imagem

Botelho007, boa resposta. :D
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
LMachadao
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 13 Jun 2010, 16:15
Cidade: RIO DE JANEIRO
Idade: 62

Broca de dobradiça

Mensagem por LMachadao » 20 Jun 2011, 20:09

OK, senhores. Belas explicações que, com certeza, servem de aprendizado.
Obrigado..
Leandro
Ninho
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Out 2009, 10:38
Cidade: Campinas-SP
Idade: 45

Broca de dobradiça

Mensagem por Ninho » 22 Jun 2011, 07:58

Ola ....
Agradeço pela ajuda acho que estou com a ferramenta errada, pois o cara da loja me vendeu uma broca chata, com a ponta menor, ate funciona não é como estas fotos que me passaram, mas acredito que tenha estas limitações.
Irei procurar se encontro estas brocas postadas por vocês.
Desde já muito obrigado pela ajuda.
Grato
Avatar do usuário
carloslessa
GDMista
GDMista
Mensagens: 1891
Registrado em: 25 Mai 2009, 08:03
Cidade: Maceió/Alagoas
Idade: 61

Broca de dobradiça

Mensagem por carloslessa » 22 Jun 2011, 09:23

Ninho,

Existem brocas chatas apropriadas para furação de dobradiças caneco. Pela descrição acho que você comprou uma delas. Não são tão boas quanto às postadas acima, mas funcionam sim. Entendo que os problemas que tem são por causa da combinação do tipo de broca com MDF de 15 mm. Fica no limite. Por conta deste problema e, principalmente, do risco de empenamento, usa-se preferencialmente MDF de 18 mm nas portas, mesmo que o restante do móvel seja de MDF de 15 mm. Se vai usar MDF de 15 mm, não tem jeito: Vai precisar de outra broca.

[]sds,

Carlos
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Broca de dobradiça

Mensagem por rocco » 22 Jun 2011, 09:31

uma duvida Ninho,,tas usando furadeira de coluna ou manual com algum acessorio.



rocco
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Broca de dobradiça

Mensagem por André Luiz » 22 Jun 2011, 09:58

Ninho, a resposta do Carlos Lessa já esclarece. A Irwin até tem uma broca para furo de dobradiça caneco, mais simples, ela é até parecida com broca chata:

Imagem

Se a sua for esta, o vendedor falou a verdade, é a broca correta mesmo. Mas controlar uma dessa com furadeira de mão é muito complicado, a não ser com gabaritos (veja um deles aqui: http://www.guiadomarceneiro.com/dicas/? ... oca_caneco ).... na falta do gabarito, o ideal mesmo é usar a broca em furadeira de bancada.
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Ninho
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Out 2009, 10:38
Cidade: Campinas-SP
Idade: 45

Broca de dobradiça

Mensagem por Ninho » 22 Jun 2011, 12:27

Ola a todos,
Exatamente esta broca chata que tenho, e estou usando furadeira de coluna sim.
Ate consigo fazer os furos mas muitas vezes fica raso, por medo de varar a madeira, por causa da ponta.
Mas acredito que o problema seja mesmo estar usando mdf de 15 e não de 18 nas portas.
Desta forma como já estou com esta porta cortada irei fazer devagar e com calma e as próximas já passo a fazer com mdf de 18 que ai acho que acaba com meu problema.
Mais uma vez muito obrigado pelas orientações.
Abraços
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Broca de dobradiça

Mensagem por rocco » 22 Jun 2011, 12:36

até agora tenho usado no mdf de 15mm,,só que eu regulo a profundidade do furo
na furadeira que tem esse recurso,,e cá entre nós esse tipo de broca sempre da uma
trepidada se tiver oportunidade de testar uma apropiada pro tipo de furo,,vais ver a
diferença.


rocco
Avatar do usuário
guilherme1982
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Set 2012, 22:07
Cidade: Recife
Idade: 41

Broca de dobradiça

Mensagem por guilherme1982 » 29 Jun 2013, 12:21

Com a dica dos colegas:
http://www.guiadomarceneiro.com/?dir=di ... oca_caneco

Não tem como errar, já que só basta deixar o local onde tem a seta (eixo extensor) com 15 mm, assim, a furadeira vai descer até topar no gabarito.

Dessa forma, o buraco terá exatamente 15 mm.
Guilherme
alex001
Membro
Membro
Mensagens: 72
Registrado em: 01 Jun 2012, 14:04
Cidade: uberaba/MG
Idade: 46

Broca de dobradiça

Mensagem por alex001 » 29 Jun 2013, 14:43

No meu caso, como estou usando compensado naval e estou revestindo depois, fiz o furo com serra copo comum, instalei as dobradiças e verifiquei a posição e funcionamento da porta, então revesti com formica o lado interno, fiz o furo com o mesmo serra copo, e depois colei a formica do lado externo escondendo os furos.
Avatar do usuário
Carlaun
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 30 Mai 2013, 17:22
Cidade: Santos/SP
Idade: 62

Broca de dobradiça

Mensagem por Carlaun » 29 Jun 2013, 17:06

Furar com a broca chata ponta curta...pode dar certo...mas o cuidado de ela escapar da furação se for fazer manualmente sem apoio, não vai ficar legal...as parecidas com as fostner encaixam perfeitamente e são mais faceis de se abrir o bocal...agora as chatas se for em bancada...so marcar a descida ou até mesmo uma marcação na propria broca..ja da um adianto...abraços...
Avatar do usuário
welcimar
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 29 Ago 2013, 20:35
Cidade: uberlandia-mg
Idade: 45

Broca de dobradiça

Mensagem por welcimar » 13 Nov 2013, 22:22

olá, sou novo aqui no gdm, preciso comprar uma dessas brocas 35mm, mas um colega me disse que aquelas que tem riscadores da leitz, são melhores do a da radix que não tem, me tirem essa duvida, se alguem pode me ajudar
Avatar do usuário
Boró
GDMista
GDMista
Mensagens: 1737
Registrado em: 26 Ago 2013, 22:26
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 63

Broca de dobradiça

Mensagem por Boró » 13 Nov 2013, 23:37

LMachado:

Eu furei o perfil de alumínio para colocar dobradiça caneco na porta do meu armário com a mesma broca que usei para o MDF, uma Fostner de 35 mm. O ideal é que use furadeira de coluna (no meu caso eu usei um dispositivo onde você prende sua furadeira manual para ela "virar" uma furadeira de coluna.

Não esqueça de prender bem o perfil na hora de descer a broca.


Ninho...

Se possível faça as portas com MDF de 18 mm, mesmo que todo o seu armário seja de 15 mm.

Você irá trabalhar mais tranquilo.

Caso não veja essa possibilidade, então vai nas dicas dadas acima.

Boa sorte nos seus trabalhos.


Fernando
Se eu descobrir quem inventou o gaveteiro, eu xingo a mãe.
Avatar do usuário
israelboff
Membro
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Out 2013, 13:10
Cidade: Canoas RS
UF: RS
Idade: 45

Broca de dobradiça

Mensagem por israelboff » 15 Nov 2013, 20:46

Pessoal,

preciso de uma ajuda um tanto urgente: sou iniciante e estou fazendo um baú (futuramente postarei as fotos). Tenho que fazer os cortes para as dobradiças. Tenho duas dúvidas: 1ª, que tipo de fresa eu utilizo para que fique QUADRADO?? ou tenho fazer do jeito tradicional, com o formão?? 2º, qual a profundidade que tenho que deixar o rasgo?? Somente da espessura de uma das chapinhas da dobradiça ou maior? alguém tem algum vídeo ou alguma ajuda nesse sentido??

Ah, as dobradiças que estou utilizando são as comuns, quadradas.

Obrigadão a todos meus novos amigos!!

Israel
Avatar do usuário
Riomafrense
Membro
Membro
Mensagens: 115
Registrado em: 01 Jun 2013, 22:58
Cidade: Mafra SC
Idade: 48

Broca de dobradiça

Mensagem por Riomafrense » 04 Dez 2014, 23:02

Procurava informações sobre como instalar essas dobradiças em mdf 15mm, pois estou fazendo isso com uma serra copo "made in paraguai" que paguei módicos 7 dilmas. Verei se consigo achar essas brocas corretas para o serviço.
http://lincantinho.blogspot.com.br/
http://www.facebook.com/lincantinho
"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
Abraham Lincoln
Responder