Dúvidas geraisAmolar Serrote

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
qmau
GDMista
GDMista
Mensagens: 207
Registrado em: 03 Jul 2006, 09:35
Cidade: Quissamã/RJ
Idade: 47

Amolar Serrote

Mensagem por qmau » 23 Nov 2006, 19:02

olá pessoal,

Alguém poderia me ensinar a técnica correta de se amolar um serrote?

abç

Maurício
coral
Banido
Banido
Mensagens: 361
Registrado em: 13 Ago 2006, 07:24
Cidade: São Paulo - SP

Amolar Serrote

Mensagem por coral » 23 Nov 2006, 20:56

:D Fala Maurício!!

Eu faço o seguinte:
Coloque o serrote preso numa morsa com duas madeiras (ripas ou compensado que dê no máximo a largura do mesmo ou menor que caiba na morsa) do mesmo comprimento do serrote próximas aos dentes, para ele ficar bem fixado. Utilize uma lima triangular de acordo com o tamanho dos dentes, vá limando um por um, duas ou três "limadas" devem bastar (de acordo com a situação do mesmo). Terminado este processo, deve-se "travar" os dentes utilizando a ferramenta apropriada, o "travador de dentes" (conheço por este nome), alternando os dentes pois cada um fica para um lado, correto?! E pronto, é só cortar os projetos e mostrar prá turma aqui. hehehe
Ahh, a madeira ou compensado deve ter (no mínimo) 15mm para ficar bem fixado.
Se meu método estiver em desacordo, logo logo alguém irá dizer.

Inté

Coral
Avatar do usuário
pitu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3705
Registrado em: 11 Ago 2006, 19:21
Cidade: arraial d'ajuda (BA)
Idade: 54

Amolar Serrote

Mensagem por pitu » 24 Nov 2006, 07:13

:D Oba Mauricio!

O Nosso Coralzão esta certo!

Só para adicionar que, para que a lima dure mais e para um trabalho mais limpo, afia a lama só empuxando a lima. Ou seja, o contato lama-lima deve ser só em uma direção. Na ultima pasada, seja leve para que a afiação seja melhor.
Eu costumo afiar primeiro a parte esquerda e direita dos dentes que são travados em mia direção dando um pequeno ângulo na lima (cada dente deve ser afiado nos dois angûlos), para depois virar o serrote e limar novamente os outros dentes.

Ciao bello!
Pitú
marciobg
Banido
Banido
Mensagens: 437
Registrado em: 29 Abr 2006, 10:20
Cidade: Contagem / MG

Amolar Serrote

Mensagem por marciobg » 24 Nov 2006, 07:41

Coral, faço exatamento do modo como você está ensinando ao Maurício.
A observação do Pitu está correta: você afia "levando" a lima, nunca "trazendo" a lima, salvo se os dentes do serote forem muito pequenos.
Eu acrescentaria outra observação: eu travo o serrote primeiro e só depois afio os dentes.
Avatar do usuário
pitu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3705
Registrado em: 11 Ago 2006, 19:21
Cidade: arraial d'ajuda (BA)
Idade: 54

Amolar Serrote

Mensagem por pitu » 24 Nov 2006, 07:56

:D Grande Marcio!

Eu também prefiro travar antes.

A vantagem de travar antes é que você crea mais espaço de trabalho para a lima.

Um abraço,
Pitú
qmau
GDMista
GDMista
Mensagens: 207
Registrado em: 03 Jul 2006, 09:35
Cidade: Quissamã/RJ
Idade: 47

Amolar Serrote

Mensagem por qmau » 24 Nov 2006, 09:26

Coral, Pitú, Márcio e Pitú de novo,
Obrigado pelas explicações :D

Ainda paira uma pequena dúvida: Qual seria o ângulo ideal da lima com o serrote?

Imagem
Avatar do usuário
pitu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3705
Registrado em: 11 Ago 2006, 19:21
Cidade: arraial d'ajuda (BA)
Idade: 54

Amolar Serrote

Mensagem por pitu » 24 Nov 2006, 20:37

:D Olá Mauricio!

O ideal é seguir a angulação da afiação original. Nos serrotes comuns, considerando o dente travado em direção oposta do que você sta posicionado com a lima, você afiará com a lima com um angulo por fora. Talvez um 25-30 graus.

Um abraço,
Pitú
coral
Banido
Banido
Mensagens: 361
Registrado em: 13 Ago 2006, 07:24
Cidade: São Paulo - SP

Amolar Serrote

Mensagem por coral » 24 Nov 2006, 21:52

:lol: Salve pessoal

Márcio e Pitú: esqueci de dizer justamente a direção da lima, obrigado. Agora quanto à travar antes, não tinha pensado nisso Pitú, realmente fica mais espaço para se trabalhar/limar.

Maurício: O travador de dentes mais simples é baratinho, agora os mais sofisticados nem sei o preço.

Abraços à todos,

Coral
marciobg
Banido
Banido
Mensagens: 437
Registrado em: 29 Abr 2006, 10:20
Cidade: Contagem / MG

Amolar Serrote

Mensagem por marciobg » 25 Nov 2006, 07:55

Maurício, a questão do ângulo é complicada. Procure manter o ângulo original do serrote. Mesmo assim, o movimento da mão e do braço vão alterar o ângulo, inevitavelmente.

Já ouvi falar de um jig para afiar serrote, cuja função é justamente manter o ângulo. Não o vi pessoalmente.

Há outra questão. Na hora de travar os dentes do serrote, qual será o ângulo do dente à direita e à esquesrda? É difícil ser preciso nessa hora.
Eu procuro alinhar com os dentes que estão próximos ao cabo, porque normalmente são dentre mais preservados.
qmau
GDMista
GDMista
Mensagens: 207
Registrado em: 03 Jul 2006, 09:35
Cidade: Quissamã/RJ
Idade: 47

Amolar Serrote

Mensagem por qmau » 25 Nov 2006, 15:44

Pessoal,

grato mais uma vez,

pelo que percebi, manter o ângulo é necessário,más, se não tiver como(JIG, etc) é possível fazer uma afiação satisfatória.

grato mais uma vez

Maurício
Responder