MarchetariaColar marchetaria com jornal

Fórum exclusivo para discussões sobre a Arte da Marchetaria e afins.
Mocci-Coelho
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Fev 2011, 23:10
Cidade: Votuporanga
Idade: 37

Colar marchetaria com jornal

Mensagem por Mocci-Coelho » 28 Mar 2011, 19:14

Olá pessoal, gostaria de saber se alguém sabe como se faz a marchetaria com jornal. Esta é uma técnica antiga, mas que parece dar um ótimo resultado. Se alguém tiver alguma idéia, por favor explique para nós.


Obrigado!!!
Aprender não ocupa lugar na cabeça!!!
luiz massao
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Set 2011, 20:27
Cidade: campinas/sp
Idade: 72

Colar marchetaria com jornal

Mensagem por luiz massao » 06 Set 2011, 23:27

Prezado Mocci,

Pelo que eu conheço o jornal é utilizado para colar na lâmina de madeira para protegê-la na hora do corte, não deixando quebrar as peças cortadas.
Eu prefiro colar uma fita gomada (feita com cola animal), pois o jornal deixa na lâmina as letras da impressão e muitas vezes fica difícl retirar com o lixamento.
Se precisar de mais esclarecimentos, favor retornar.
abraços e boa sorte.
luiz massao
acir007
GDMista
GDMista
Mensagens: 235
Registrado em: 08 Abr 2009, 18:41
Cidade: uberaba/mg
Idade: 63

Colar marchetaria com jornal

Mensagem por acir007 » 10 Dez 2012, 20:37

Olá pessoal, meus primeiros trabalhos cobri frente e verso todo com fita crepe, só que a cola da fita crepe associada com a serragem da lâmina fundiam-se e embuchava a serrinha e acredito que tai o motivo das mesma quebrarem com mais facilidade. Estou fazendo um trabalho no qual colei papel jornal em ambos o lados da lamina de madeira e notei que a lamina não embuchou e a serragem ficou seca e solta, necessitando claro de soprar ou usar um ventilador. As serrinhas as vezes agarram e até "assoviam" creio que para resolver esse problema, usa-se um lubrificante para serrinhas usado nas elétricas fret saw, tipo os da Olson, não sei se é líquido ou pastoso, nunca usei.
Essa técnica de colar papel jornal vi em um livro em inglês de marchetaria, depois de colado o trabalho no MDF, usa se uma esponja umedecida com água e o papel solta-se facilmente com uma raspadeira, ou acredito até com a fricção da mão. Só não sei como ficará o verso do trabalho colado também com cola pva e depois de retirar o papel e colar o trabalho com cola de contato.
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Colar marchetaria com jornal

Mensagem por neptuno » 12 Dez 2012, 17:29

Acir

Sugiro deixar o saudozismo de lado e utilizar fita gomada propria para Machetaria, que é barata e tem a venda por aí, inclusive no Nakao.

Pedro
acir007
GDMista
GDMista
Mensagens: 235
Registrado em: 08 Abr 2009, 18:41
Cidade: uberaba/mg
Idade: 63

Colar marchetaria com jornal

Mensagem por acir007 » 19 Mar 2013, 12:26

Pedro
Valeu, eu nem conhecia essa fita, vou fazer o experimento.
Abs.
acir007
GDMista
GDMista
Mensagens: 235
Registrado em: 08 Abr 2009, 18:41
Cidade: uberaba/mg
Idade: 63

Colar marchetaria com jornal

Mensagem por acir007 » 20 Mar 2013, 16:49

Olá Pedro
Tem vários tipos de fita adesiva gomada: de papel kraft, tem aquelas para fechar caixas, vi umas da 3m. Não encontrei na Nakao. Pode me indicar um tipo?
Abs.
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Colar marchetaria com jornal

Mensagem por neptuno » 21 Mar 2013, 09:41

Nenhuma dessas, o papel da fita de marchetaria é muitom ais fino, e existem dosi tipos, com furos e sem furos. Eu uso com furos, mas questão é de preferência pessoal.

Tenho certeza que comprei um rolo na Nakao, mas não deve ter na Net, sugiro que ligue na loja da Paes Leme.

Pedro
acir007
GDMista
GDMista
Mensagens: 235
Registrado em: 08 Abr 2009, 18:41
Cidade: uberaba/mg
Idade: 63

Colar marchetaria com jornal

Mensagem por acir007 » 21 Mar 2013, 16:54

Pedro, muito agradecido pela atenção, verei com eles se a tem disponível.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem