Dúvidas geraisSoldagem com eletrodo revestido

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Rafael Muniz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Out 2012, 13:20
Cidade: Porto Alegre/ Alvorada
Idade: 38

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por Rafael Muniz » 31 Out 2012, 23:43

Boa noite pessoal!

Estou com duvidas em relação a soldar com eletrodos, pretendo fazer umas maquinas de musculação para minha academia e minhas duvidas são as seguintes....

Qual seria a melhor bitola de eletrodo usar para soldar tubos de metalon de 4,25mm de parede?

O eletrodo a ser usado?

E em relação a corrente qual seria a corrente certa para dar a penetração correta da solda?

Qual a força de um cordão de solda de 6cm?
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por marcos leitao » 01 Nov 2012, 00:37

Rafael,

Para falar de solda, tem aqui uns caras que são experts...aguarde que ele virão... é igual à pescaria... boa isca e paciência...hehehehe

Mas, um "metalon" com parede de 4,25 eu usaria o 7018 que tem maior penetrabilidade que o 6013. Usaria o eletrodo de 3,25 ou o de 2,5. Se for estrutural, com esta parede, acredito (digo acredito, pois sou candidato a calouro de soldador) que até poderá usar o de 4mm.

Acredito que você está comprando este tubo quadrado para ter uma maior estrutura, não é?? Mas, como são aparelhos de musculação, será que não está superdimensionada não??? 4,25 de parede é coisa a beça...

Dependendo da peça, vai precisar de uns guindastes, ou de muitos alunos de sua academia para poder transportar..

Abração.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Rafael Muniz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Out 2012, 13:20
Cidade: Porto Alegre/ Alvorada
Idade: 38

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por Rafael Muniz » 01 Nov 2012, 14:22

Boa Tarde Marcos!

Pois é eu sou totalmente leigo nesse assunto....
Mas acredito que não seja demais não as maiores fabricantes de maquinas de musculação do mundo so usam essa parede em mm para fabricação de suas maquinas, e outra coisa eu quero algo para uma vida toda.... Pois trabalho com isso e tenho alunos que competem no levantamento de peso então preciso de maquinas mais fortes que a comun usadas no dia a dia....

Mas Marcos minha maquina é uma vulcano 3200 da balmer e no manual dela diz que eletrodos de 4mm so para ponteamento.... e esse eletrodo ai que tu me indico não tem perigo de fura o metalon?
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por marcos leitao » 01 Nov 2012, 20:30

Rafael,

A minha também é uma Vulcano 3200 e se for usar o de 4mm, só para ponteamento mesmo, mas não por causa do metalon, mas sim por causa da máquina que não foi preparada para fazer cordão com o total da amperagem dela (260A).

Se quiser fazer cordões, use o 3,25 - 6013 que é de baixa penetrabilidade. Mas você tem parede suficiente para isso. Este seu perfil, nem se enquadra mais em "Metalon" heheheh, mas em Tubo quadrado.

Mas o ideal é fazer testes antes de partir à vera para a soldagem. Corte uns pequenos pedaços do perfil, e teste a solda e veja a melhor amperagem.

A nossa máquina não vem com a descrição de amperagem, só de eletrodos, mas se você dividir o curso do ponteiro, de 30 a 260 A, vai achar aproximadamente a amperagem. Eu fiz isso e colei um adesivo na parte superior da janela do ponteiro, me mostrando a amperagem aproximada.

Mas o cara da solda aqui é o MarceloC manda uma MP para ele, pois acho que ele ainda não viu este tópico.

Senão já teria vindo em socorro. O cara é 10!

Abração.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
brazjuca
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Out 2012, 21:32
Cidade: Guarapari
Idade: 54

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por brazjuca » 01 Nov 2012, 20:59

Amigo em matéria de solda eu dou aula :aiai: :aiai: :aiai:, brincadeira mais neste site tem muita informação.
http://www.esab.com.br/br/por/Instrucao ... stilas.cfm[/i]
Rafael Muniz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Out 2012, 13:20
Cidade: Porto Alegre/ Alvorada
Idade: 38

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por Rafael Muniz » 01 Nov 2012, 23:39

Pois é Marcos, acho que a melhor coisa a faser é comprar bitolas e tipos de eletroodo diferentes e ver qual melhor fica num corpo de prova...
Avatar do usuário
Hotz
GDMista
GDMista
Mensagens: 197
Registrado em: 26 Jan 2011, 00:38
Cidade: Maringá - Paraná
Idade: 57

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por Hotz » 02 Nov 2012, 08:17

Caro Rafael...

Acredito nas informações colocadas pelos amigos, mas gostaria de sugerir a você para verificar algum prestador de serviço que utilize solda MIG.

Motivo! maior qualidade da solda, melhor acabamento, e se tratando que esquipamentos para Musculação vai exigir maior resistência.

Você faz todos os recortes para posterior soldagem, será mais fácil e talvez mais barato até.

Apenas uma :idea:

Abração do Hotz.
mecanicomarceneiro@hotmail.com

http://hotzgoodguys.blogspot.com/

O Homem Sábio e o que aprende com os seus erros Mas o mais Sábio é aquele que aprende com os erros dos outros.
Avatar do usuário
terere
GDMista
GDMista
Mensagens: 661
Registrado em: 27 Dez 2009, 23:44
Cidade: osasco/são paulo
Idade: 70

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por terere » 02 Nov 2012, 11:34

Rafael, pela expessura do tubo, e pelo exforco que vai ser aplicado na extrutura, e ja que possui a maquina, segue a mesma linha de trabalho que o colega Marcos seguiu na construcao da sua escada, peca ajuda na execucao propriamente dita do seu equipamento, pois como voce mesmo admitiu, falta-lhe experiencia, e um trabalho deste tipo, requer que seja feito bem feito, por uma questao de seguranca de quem vai usa-lo! Aproveita a experiencia de quem vai executar, aprendendo o basico pra depois ir desenvolvendo pra algo mais dificil, que e exatamente o que se requer neste seu trabalho inicial!
Mas se mesmo assim se quiser fazer, use eletrodos 7018 de 2,5, que e uma bitola boa de trabalho para a sua maquina! Mas antes, nas emendas, devido a expessura do tubo, que e de 4,5 mm, faca um chanfro ou bisel de angulo mais ou menos de 45 graus, numa profundidade de mais ou menos 3 mm, e em ambas a partes, deixando apenas de encosto das mesmas, mais ou menos 1,5 mm, nao esquecendo de pontear antes e travar, para posterior solda de preenchimento! Quando for soldar, deve fazer um cordao de penetracao, e se requer alguma pratica, pois senao pode acontecer duas coisas, ou voce furar a expessura resultante do bisel, ou tentando evitar isso, vai ficar com muito poros, e uma solda sem qualidade, propensa a quebras e rupturas! Para o tamanho deste bisel, ja da para fazer o preenchimento num cordao so, coisa que quem sabe soldar, consegue! Desculpe a franquesa, mas mesmo com as varias dicas dos colegas, e todas validas, voce deve iniciar com algo mais facil, e sem muita responsabilidade, e rapidinho, vai estar fazendo estes servicos mais dificeis e de responsa, e posso dizer, nao e demerito seu nao, e o Marcos pode confirmar isso! O que deve prevalecer, e a sua vontade de querer fazer, mas bem feito! :D
Um abracao!

Ps, meu teclado ta com problema de acentuacao!
Quem corre atrás sempre alcança!
Rafael Muniz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Out 2012, 13:20
Cidade: Porto Alegre/ Alvorada
Idade: 38

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por Rafael Muniz » 02 Nov 2012, 11:55

Bom Dia!

Muito Obrigado Terere pela dica...

Então eletrodo 7018 bitola 2,5...
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por marcos leitao » 02 Nov 2012, 12:31

Rafael,

Muito racional as considerações do Tererê, que é o nosso "mago dos metais" aqui no GDM. Ele sabe o que fala!

Quanto à nossa máquina, eu fiz uma tabela e colei na janela, veja abaixo:

Imagem

Repare que o alinhamento e divisão está batendo com o da fábrica:

Imagem

A máquina é ótima, e como o Tererê previu, quando comprei, não penso mais em uma inversora, como era o meu desejo anterior..hehehehe

Só tem esta falha de fábrica, não traz a amperagem que estamos regulando.

Abração.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Rafael Muniz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Out 2012, 13:20
Cidade: Porto Alegre/ Alvorada
Idade: 38

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por Rafael Muniz » 02 Nov 2012, 18:43

Bha muito boa essa tabela que vc criou Marcos!

Vo copiar e faser na minha tambem porq realmente isso deixa a desejar na nossa maquina....
Avatar do usuário
williamtry
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:21
Cidade: Anápolis Goiás
Idade: 50

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por williamtry » 06 Nov 2012, 00:47

Amigo vc pode usar o eletrodo de 2,5mm com a amperagem de 50 a 80, junte as peças, da uns pontos nas bordas, e cv não conseguir fazer o cordão de primeira vai dando os pontos seguidos até fechar a abertura, depois é só fazer o cordão sobre os pontos. Fiz o portão de casa assim, ficou ate bom! Boa sorte! Há não esqueça de usar os EPI´s de segurança.
Rafael Muniz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Out 2012, 13:20
Cidade: Porto Alegre/ Alvorada
Idade: 38

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por Rafael Muniz » 20 Nov 2012, 11:16

Marcos começei as montagens das maquinas!

So aconteceu um pequeno problema.... O eletrodo que vc me indico o 7018 ele não é compativel para soldar com nossa maquina...

A vulcano 3200 so solda com eletrodo 6013, e eletrodo de ferro fundido....

Sera que esse eletrodo 6013 consegue faser o serviço...? qual sera a melhor bitola para usar o 3,25 ou o 2,5? e a Amperagem ...
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por marcos leitao » 20 Nov 2012, 12:53

Rafael,

Apesar do manual não recomendar sobre o 7018, ela é capaz de soldar com ele sim.

O que acontece é que o 7018, exige mais da máquina, pois puxa uma amperagem maior para fazer a fusão. o 7018 penetra mais, usa mais a máquina, mas tem uma resistência mecânica maior.

Quando comprei a máquina, comprei 1kg de eletrodo para testar, e acabei comprando o 7018. Usei, e funcionou... só que como eu estou usando metalon... furou tudo. Então eu levei de volta à loja e troquei por 2 kg do Lincoln, que estou adorando (6013).

O 6013 também pode ser usado em seu projeto, vai funcionar também. Faça o chanfro, como o Tererê aconselhou, e vá preenchendo a vala com a vareta em movimentos semi-circulares ou em zig zag, o que você achar mais eficiente.

Procure neste momento usar sempre na posição horizontal, pois as outras posições são mais difíceis e exige maior experiência. Se tiver que fazer solda vertical, procure fazer no movimento ascendente, que mesmo mais difícil, é o que dá mais acabamento e resultado.

Abraço.

Editando:

Rafael, se for usar o 7018, deve usar um fator de 20% para baixo, ou só pontear.

Pensando melhor eu usaria o 6013, pois você precisa de cordões.

Abração.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Rafael Muniz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Out 2012, 13:20
Cidade: Porto Alegre/ Alvorada
Idade: 38

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por Rafael Muniz » 20 Nov 2012, 13:45

Marcos eu comprei o 6013 azul da gerdau e eu usei ele e gostei pra caramba segura bem o arco e faz uma solda bem bonita aparentemente....

Em termos de resistencia o 6013 segura legal?
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por marcos leitao » 20 Nov 2012, 13:54

Rafael,

O 7018 seria o mais indicado para solda estrutural.

Mas o 6013, bem aplicada, vai funcionar muito bem também. Veja o meu tópico da Oficina do Leitão, eu e o Célio, fizemos uma escada, super reforçada, com o 6013. Ele aguenta!

O Gerdau Azul, ainda não usei, mas já me foi indicado também. Quando tiver oportunidade vou comprar uma Lata. Ele é mais barato que o Lincoln.

Fique tranquilo com o 6013.

O que vai dar resistência ao seu equipamento, vai ser a disposição como irá colocar as vigas, reforço com mão francesa, etc...

Faz um projeto e abre um tópico para todo mundo falar. Diminui os erros.

Abração.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Rafael Muniz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Out 2012, 13:20
Cidade: Porto Alegre/ Alvorada
Idade: 38

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por Rafael Muniz » 20 Nov 2012, 13:59

Eu fiz os cortes dos ferros esse final de semana com minha policorte!

Vou começar a soldar e montar a estrututa e vou abrir um outro topico para mostrar a montagem....
Obrigado Marcos pela dica...
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por marcos leitao » 20 Nov 2012, 15:05

Opa!

Mais um tópico para acompanhar de perto...

Abração!
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Rafael Muniz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Out 2012, 13:20
Cidade: Porto Alegre/ Alvorada
Idade: 38

Soldagem com eletrodo revestido

Mensagem por Rafael Muniz » 17 Jan 2013, 22:13

Antes de mais nada gostaria de agradecer a todos que me ajudaram na minha duvida a respeito de soldar.....

E tambem gostaria de diser que em breve estarei postando fotos dos 2 bancos de supinos olimpicos que eu fiz... para minha academia..
E gostaria tambem que me ajudacem com mais uma duvida minha... sera que posso soldar tubo quadrado de parede 2,65 com o eletrodo 7018? E pra essa parede a necessidade de faser chanfro?

Grande abraço aguardo resp...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Posso colar novo revestimento em cima de MDF já revestido?
    por ricardovaz » 10 Jan 2023, 16:07 » em Dúvidas gerais
    2 Respostas
    2736 Exibições
    Última mensagem por alisondrefahl
    12 Jan 2023, 09:12