Dúvidas geraisSerragem / Pó de Serra serve como adubo?

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
fcarnauba
GDMista
GDMista
Mensagens: 254
Registrado em: 29 Nov 2010, 15:54
Cidade: São Paulo / SP
Idade: 41

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por fcarnauba » 12 Mar 2012, 14:03

Prezados, sábado realizei alguns cortes de compensado, cedrinho e MDF, o que gerou uma certa quantidade de Serragem (ou pó de serra).

Após o término dos cortes, varri toda a garagem e joguei essa serragem no lixo.

Lhes pergunto:

Se eu tivesse espalhado essa serragem pelo meu jardim, as plantas sofreriam algum efeito??? Pela serragem do cedrinho imagino que não, pois a madeira era pura. Agora quanto ao compensado e MDF, por terem muita química em sua composição, imaginei que poderia "detonar" as plantas. Estou certo?


Grande abraço
Felipe Carnaúba
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por neptuno » 12 Mar 2012, 14:13

Felipe

Não coloque o pó de MDF, tem ureia-formol. Quanto a serragem, só vai virar adubo quando apodrecer. V. pode fazer uma pilha e deixar no tempo atee que isso aconteca.

Pedro
Silvio56
GDMista
GDMista
Mensagens: 527
Registrado em: 04 Mai 2011, 23:16
Cidade: São Paulo
Idade: 67

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por Silvio56 » 12 Mar 2012, 14:46

Amigo Fcarnauba, a serragem de MDF como disse o amigo Neptuno tem composição quimica que pode prejudicar as plantas, porém a serragem de madeira pura colocada ao relento e misturada com um pouco de terra e adubo animal que pode ser titica de frangos ou titica bovina, é um ótimo adubo organico e natural mas tem que reservar em local de preferencia aberto prá tomar sol chuva para fazer a compostagem, voce pode também colocar restos orgânicos de verduras legumes e frutas menos as citricas que também ficará ótimo as plantinhas vão adorar.
Há se tiver possibilidades coloque também cascas de ovo ou pó de osso somente 10%.
E curta seu jardim.
Um grande abraço
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino.

http://silviocarvalho56.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
eseck
GDMista
GDMista
Mensagens: 2907
Registrado em: 24 Jul 2010, 14:30
Cidade: Porto Alegre / RS
Idade: 77

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por eseck » 12 Mar 2012, 15:53

A serragem (de madeiras e não de qualquer tipo de placas) misturada a terra da a terra uma consistência muito boa para as plantas, evitam que empedrem ou virem barro, mas é necessario um tempo de curtimento.
Abraços
Everaldo.
Meu blog: Ah! E se falando em madeira... projetos gratuitos em:
http://eseck1.blogspot.com.br/
”Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
"Não lamento envelhecer .... é um privilégio negado à muitos ...!"
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por strada » 12 Mar 2012, 17:11

No caso de madeiras maciças vai depender se nao aplicaram algum produto .
Algumas madeiras como o pinho e o pinus em alguns lugares costumam passar um antifungico para nao ser atacado por insetos manchadores da madeira , aquelas manchas verdes/azuladas .
O problema é que alguns ainda usam o pentaclofenol, po dea china como em algumas madeiras como a tauari, cambará e outras .

Assim normalmente o cedrinho nao tem venenos e o pinus idem.

Mas sendo um material rico em celulose para que apodreça mais rapido tem de acrescentar a terra , de preferencia esterco fresco da gado ou galinha .

Já fiz diversos testes e sem acrescimo de algo rico em nitrogenio como ureia é demorado e tem alem de manter umido revirar frequentemente senao vira uma pasta dura .

Não coloque fresco no jardim pois a fermentação pode matar as plantas , alem de formar uma camada impermeavel quando seca .
Estando podre ele absorverá a umidade .
Cuidado tambem de onde vem o diabos do esterco senao vai caprichar com ervas /plantas indesejaveis no jardim.



Strada
spok
GDMista
GDMista
Mensagens: 457
Registrado em: 16 Jun 2010, 21:51
Cidade: são vicente /são paulo
Idade: 63

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por spok » 12 Mar 2012, 18:51

a serragem vai bem em oficinas mecânicas pra limpar ôleo e graxa, tem oficinas que compram sacos de 60 klg, ôleo de freio e água de radiador limpesa do chão, ou banheiros ecologicos que não usam água depois da kaka feita ou barrão jogase uma pá de serragem pra amenizar o mao cheiro depois vira adubo orgânico, agora quem come essa coisa de organico a base de barrão não sou eu prefiro o bom e velho agrotoxico :lol: ,
os kupins vão ganhar a guerra
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por strada » 12 Mar 2012, 19:33

cuidado com as ervas daninhas , para divertir um pouco assista este video , muito interessante


e neste video sobre jardins fala sobre as ervas e mesmo na terra existem milhares de sementes esperando a sua hora .
A minha grama esta como do video :x

Spock

Atualmente , depois das pequenas comunidades entenderem que a fossa negra é a responsavel pelos problemas de pele , intestinais etc..., começam a aceitar a introdução de sistemas de tratamento de esgoto onde no final temos adubo de otima qualidade mas sao usados apenas em frutiferas e nao em hortaliças .

tempos atras compravamos hortaliças irrigadas diretamente com a agua do rio tiete , o cintuirao verde de sao paulo.

Tambem na europa e States é comum o uso de fezes caninas desde que corretamente tratadas .

Mas como disse temos o poder de escolha entre um adubo de gado tratados com hormonio feminino ou um cancerzinho basico
J.Marcos
Membro
Membro
Mensagens: 121
Registrado em: 03 Out 2006, 00:16
Cidade: Nova Friburgo/ RJ
Idade: 62

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por J.Marcos » 12 Mar 2012, 21:21

Pode-se usar a serragem para fabricar produtos para higiene animal.
Tem uma firma em Catalão, Goias que produz um produto chamado "Seroso" para cães e gatos em caixas especifícas.
Nada mais é do que pó de serra com um perfurme bem fraco.
Na caixa do mesmo consta que a formula é:
Cloreto de Alquil dimitil benzil amônio 0,500g
Fragrância 0,400g
Veiculo q.s.p (pó de pinus) 100.000g.

Nas informações gerais consta:
Seroso é um composto de pó de pinus e areia, 100% natural.
Trata-se de produto atóxico e biodegradável, dispensando o uso de produtos químicos na limpeza e remoção de desejos do seu animal.
Absorve, neutraliza os odores e não polui o meio ambiente.
Com Seroso, a limpeza fica muito mais fácil e higiênica, além de evitar à proliferação de bactérias ou vírus.


Minha palavras.
Nada mais é do que pó de serra, acrescentada de algum talco, bem sem vergonha.
Caso queiram posso postar fotos do produto.
Quem sabe o Guia do marceneiro, não abre uma nova empresa.
Ahh, só para constar.
A caixa com 1 quilo é vendido nos pet shop da minha região por R$ 7,80.
Quem quiser posso postar fotos do produto.
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por marcos leitao » 12 Mar 2012, 23:33

Com serragem é possível fazer muitas coisas.

Uma delas é a prensagem.

Faça uma massa de serragem usando cola de madeira, bem diluída. Mais água que cola, bem ralinha.

Depois da massa pronta(tem que estar quase seca, não pode estar molhada demais), coloque em um tubo de ferro de qualquer medida, mas quanto maior melhor.

Nós usávamos o de 6" com parede de 3/8, com 24" de altura (Tubo de barbará antigo)

Socávamos a massa dentro do tubo (untado com vaselina) e depois colocavámos em uma prensa mecânica, com 2t de pressão, por 2 dias ou mais. Usávamos um disco de ferro para fazer a pressão e vários tocos de madeira.
O tubo tem que ter uns furinhos para sair o excesso de água.

Depois deste prazo, para retirar (aí é que era o problema) nós usávamos a própria prensa para "empurrar" o miolo para baixo.

Mas era muito legal ver o miolo de serragem sair do tubo, duro feito pedra.

O velho botava no torno e fazia base para cinzeiros, porta copos, um monte de tranqueiras. Naquela época não havia stain, e então usávamos goma-laca e muita lixa e verniz. Ficava bem legal.

No tutorial do Guarda roupa do Otto, ele mostrou uns rolinhos feitos de serragem que os alemães usam para as lareiras no inverno, eu acredito que devam ser feitos com esta mesma técnica.

Na época usávamos cola animal (base de gelatina), não sei se com cola branca daria certo.

Bons tempos.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
legumba
GDMista
GDMista
Mensagens: 743
Registrado em: 15 Ago 2011, 22:20
Cidade: Belém/ PA
Idade: 65

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por legumba » 13 Mar 2012, 08:44

Bom Dia amigos Gdemistas!

Obrigado pelas diversas soluções criativas ecológicas para uso da serragem,pois eu armazeno muitos "baldes" aqui em casa,mas a esposa reclama da tranqueira que se acumula.

Marcos Leitão, eu utilizo cola branca(sem toluol) fica bom sim para fazer rolinhos que uso como lenha no fogão lá no sítio.Entretanto,talvez o ideal seja usar cola sem química industrial como as antigas colas de peixe.

Agora me desculpe a ignorância, mas o que é tubo de barbará?
O Homem esclarecido não é aquele que vê a montanha, mas sim o que está por trás dela.
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por marcos leitao » 13 Mar 2012, 10:02

Legumba,

Barbará são aqueles tubos de esgoto prediais que percorrem toda a coluna vertical. Tem esse nome (aqui no Rio, pelo menos) devido ao antigo fabricante (Metalúrgica Barbará).

Os tubos antigos eram feitos de ferro muito grosso.

Os de hoje são feitos de PVC, e não dariam para aplicar pressão.

Se for fazer um tubo destes hoje, tem que ir á um shopping do ferro é comprar um pedaço de tubo grosso.

Agora, me perdoe também a ignorância, existe cola branca com toluol??
a cola branca não é a base de PVA?

E o toluol não é na cola de contato???

Fiquei confuso agora.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Editado pela última vez por marcos leitao em 13 Mar 2012, 10:08, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
fcarnauba
GDMista
GDMista
Mensagens: 254
Registrado em: 29 Nov 2010, 15:54
Cidade: São Paulo / SP
Idade: 41

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por fcarnauba » 13 Mar 2012, 10:07

Ainda bem que não joguei a serragem no jardim!!! :D Apesar de ter cedrinho, a seeragem do MDF e do compensado estavam misturados....

De vez em quando eu guardo um pouco da serragem e, quando necessário, misturo com cola branca para tapar algum buraco.

Obrigado a todos pelos esclarecimentos. :-D
Avatar do usuário
legumba
GDMista
GDMista
Mensagens: 743
Registrado em: 15 Ago 2011, 22:20
Cidade: Belém/ PA
Idade: 65

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por legumba » 14 Mar 2012, 10:05

Marcos, Bom Dia!

Desculpe a minha ignorância e a confusão conceitual e obrigado pela correção. Realmente a cola que usa ou usava (algumas marcas não usam mais)toluol eram(são) as colas de contato. As brancas tem base em PVC.Mas releve,por favor, o meu erro, pois a intenção sempre será de preservar a nossa a saúde e ajudar na conservação do nosso planeta.

Obrigado!
O Homem esclarecido não é aquele que vê a montanha, mas sim o que está por trás dela.
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por neptuno » 14 Mar 2012, 10:48

Outra dica sobre serragem:

Eu dou a minha para um cara que tem cavalos, para usar como cama. Depois ele me devolve a cama suja com esterco que então uso para fazer composto.

Pedro
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por marcos leitao » 14 Mar 2012, 11:36

Legumba,

Tá tranquilo...

Eu e que pensei que poderia haver também alguma cola branca com este toluol... quem sabe.

Bom saber que este componente não está mais presente em nosso dia-dia.

Um abração.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por strada » 14 Mar 2012, 11:58

Quanto ao toluol , como sempre estou a dizer , por aqui basta alei e seu rigor para que todos respeitem.
BHC , pódachina,toluol,etc....
Continuam plenamente no mercado , ainda sendo mais barato e eficiente , voce conhece .
Nos exames anuais de prevenção se nao me engano é pedido exame de dosagem .

Os toletes sao prensados apenas e nao vai cola , para uso em lareiras .

Saudades do po da china , bom pra dana´

E se comprava sem receita mesmo .
Uma passadinha de nada e maravilha proteção eterna .
Quanta ignorancia , a nossa.
Casa de madeira ecologica e perguntam se a madeira foi tratada
tijelas decorativas torneadas tipo fruteira e perguntam se foi tratada
casa de bambu ecologicamente correto, sustentabilililidade, salvando o planeta , e tasca veneno e more feliz dentro.
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Serragem / Pó de Serra serve como adubo?

Mensagem por marcos leitao » 14 Mar 2012, 14:32

Strada,

Os toletes para uso em lareira, não devem usar cola mesmo, pois basta a pressão para transformar a seiva e a resina natural em aglutinador.

O meu antigo patrão era um Polonês, e usava uma calda feita com cola animal (gelatina) que ao toque nem parecia cola, de tão rala.

Ele fazia a massa, o mais seca possível e enchia o tubo, aplicava pressão, e tornava a encher, aplicava mais pressão e novamente enchia, até o tubo ficar totalmente cheio. Ai sim, aplicava a pressão final, que ficava em torno de 2 toneladas de pressão. Deixava de 1 a 2 dias. às vezes o final de semana inteiro.
Com isso ele fazia as peças no torno.

Sobrava para mim, que na época só tinha 14 anos, e era ajudante de oficina, lixar e dar o acabamento, tudo na mão.

Mas foi uma época de ouro de aprendizado para mim.

Até caneca eu vi o polaco fazer.

Não era colocado nenhuma química, pelo menos por nós, na oficina. Só se a madeira já viesse contaminada.

Mas se for pensar assim, vamos sair de máscara até para ir ao cinema, e sem comer pipoca, pois isso pode matar. Tem cloreto de sódio entre outros venenos.

Abração.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem