Tornearia Artesanal de Madeiratrefiladeira - torno para gaiolas

Fórum exclusivo para assuntos relacionados à tornearia artesanal de madeira.
Avatar do usuário
elenias
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Abr 2011, 20:09
Cidade: ANAPOLIS/GO
Idade: 58

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por elenias » 28 Abr 2011, 15:46

amigos, é um prazer participar deste forum.

estou montando minha oficina para fabricação de gaiolas de passaros artezanais.
gostaria de uma ajuda dos companheiros no sentido de montar uma trefiladeira que arredonda as madeiras das gaiolas, uma torneadeira.
vi isto na net:




http://www.quebarato.com.br/trefiladeir ... D83A6.html

http://www.tangarasp.com/loja/departame ... e-gaiolas/


alguem tem algum projeto, sabe me informar onde consigo peças, um torno caseiro, enfim, uma ideia para poder montar aqui na minha oficina. com formão , facas de corte, enfim, achei muito caro na net.

aguardo os contatos dos amigos.

elenias.anapolis@hotmail.com
anapolis/go
VIVENDO E APRENDENDO
Avatar do usuário
Colbert
GDMista
GDMista
Mensagens: 317
Registrado em: 28 Dez 2008, 09:26
Cidade: Penápolis
UF: SP
Idade: 71

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por Colbert » 28 Abr 2011, 21:31

Elenias,

Bem vindo à comunidade GDM.

As máquinas, do Tangará e Quebarato, são mais "rebuscadas". Acredito que um bom torneiro mecânico faria, e bem mais barato, uma semelhante à exibida no Youtube. Tenho em casa coisa semelhante e, como as outras que possuo, "bonitinhas" e sem uso.

Mas tem coisa bem, bem mais em conta e faz o mesmo serviço. Tenho um amigo que usa parafusos de 10 mm de diâmetro, perfurado no meio com a medida final do "roliço". A fresa que desbastará os sarrafinhos, deixando-o redondo, é feita na ponta do parafuso. Esse parafuso é fixado em uma pequena madeira e pode ser imobilizado em uma morça. O sarrafinho é preso no mandril de uma furadeira portátil e a outra extremidade é dirigida através do furo fresado do parafuso.

Tudo isso aí em cima porque não sei se conseguiria postar as fotos aqui no GDM. Elas são grandes (kb) e acredito que seriam rejeitadas.

Código: Selecionar todos


Bem, não sei se consegui postar as fotos. Tenho um pequeno vídeo, mas não sei como editá-lo. Tal material foi por mim coletado para enviar ao colega Antonio Pechebella que, aposentado, pretende fazer algumas gaiolas.

Abraços,

Colbert 

"marceneiro virtual"
Avatar do usuário
Colbert
GDMista
GDMista
Mensagens: 317
Registrado em: 28 Dez 2008, 09:26
Cidade: Penápolis
UF: SP
Idade: 71

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por Colbert » 28 Abr 2011, 21:47

Elenias,

Não consegui postar as fotos.

Colbert
"marceneiro virtual"
Avatar do usuário
elenias
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Abr 2011, 20:09
Cidade: ANAPOLIS/GO
Idade: 58

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por elenias » 29 Abr 2011, 14:41

navegante mande as fotos para meu email por favor.

elenias.anapolis@hotmail.com


navegante vc não teria um torneiro de sua confiança que poderia fazer a trefiladeira para mim, eu arcaria com os reais.
leve as fotos para ver se ele consegue fazer uma para mim num preço melhor.

mande uma mp para conversarmos ou via email.

fico no aguardo de sua resposta e desde já , muito obrigado.
VIVENDO E APRENDENDO
Avatar do usuário
elenias
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Abr 2011, 20:09
Cidade: ANAPOLIS/GO
Idade: 58

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por elenias » 29 Abr 2011, 14:47

navegante , outra pergunta para vc.

qual serra vc me indica para fazer este hobby de gaiolas e o melhor disco de serra para estas madeira de tamanho pequeno com corte mais limpo. não quero nada para escala comercial, apenas para fazer gaiolas para meus passaros.

monto uma serra circular de bancada, ou uma serra circular manual adaptada na mesa, enfim, o melhor custo benefio para meu hobby.

novamente obrigado.
VIVENDO E APRENDENDO
Avatar do usuário
Colbert
GDMista
GDMista
Mensagens: 317
Registrado em: 28 Dez 2008, 09:26
Cidade: Penápolis
UF: SP
Idade: 71

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por Colbert » 01 Mai 2011, 21:22

Elenias,

Vou mandar as fotos para seu e-mail.

Abraços,

Colbert
"marceneiro virtual"
fernando78
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Set 2008, 21:22
Cidade: curitiba
Idade: 45

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por fernando78 » 21 Ago 2011, 22:20

elenias.

ja tentei fazer essa tal trifiladeira, ela apresenta um bom rendimento porem é meio perigosa, pois voce corre o risco da quando estiver empurrando a madeira ela travar e arrebentar, pulando cavacos para todos os lados, como j´-a disse em outro forum eu tenho uma fabriqueta de gaiolas e acabei por envestir numa maquina de Tijucas do sul, que funciona muito melhor que a trifiladeria, qualquer coisa entre em contato que lhe dou maiores detalhes.

s.f.u.
Avatar do usuário
fguido
GDMista
GDMista
Mensagens: 578
Registrado em: 27 Set 2011, 22:36
Cidade: Rio das Ostras - RJ - Brasil
Idade: 61

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por fguido » 12 Out 2011, 23:07

Pessoal, perdoem minha franqueza, esse é meu terceiro post por aqui, porém o vídeo acima mostra Diversos perigos eminentes quanto à falta de segurança, acidente mata milhares de pessoas por ano no nosso e nos demais países, por favor, os autores do vídeo revejam uma forma mais segura de operar esse equipamento sem deixar riscos de acidente tão eminentes, lembre-se também de não usar colares, pulseiras e mangas de camisa quando estiverem operando equipamentos móveis. E como já me tornei um chato, que tal direcionar essa energia inventiva de vcs para algo mais nobre do que aprisionar passarinhos, deixa eles livres que a natureza agradeçe. Perdão se fui sincero ao excesso, mas não consigo ver quase acidentes por acontecer e ficar calado. :D
Um abraço e não me queiram mal.
Se eu pudesse voltar no tempo e reinventar minha trajetória teria sido marceneiro desde o início.....
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por strada » 13 Out 2011, 11:52

fguido
tudo bem contigo?
se voce é um chato , junte-se a mim :D
Está corretissimo , foi bem observador , normalmente olhamos apenas o "invento" .
Já comentei isso aqui tambem , para que se tome cuidado com os videos postados onde muitas vezes parece facilimo e na verdade quantas vezes o cidadao tentou, tentou e editou o video?
Usar colar, mangas compridas , relogio, pulseiras é um perigo , inclusive nem aliança uso e conheço muitos amigos que tambem as retiram no trabalho.
Quanto as gaiolas , existem tambem gaiolas decorativas .
Mas o assunto é controverso como por exemplo bonsai , nao deveria existir tambem pois afinal é uma forma de aprisionamento das plantas , impedindo a sua liberdade .
abraços
Strada
Avatar do usuário
fguido
GDMista
GDMista
Mensagens: 578
Registrado em: 27 Set 2011, 22:36
Cidade: Rio das Ostras - RJ - Brasil
Idade: 61

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por fguido » 13 Out 2011, 13:42

Grande Strada, voltamos a nos encontrar, fico feliz em voltar a ter contato com o amigo, minha intenção não é polemizar o assunto e concordo com vc que existem gaiolas decorativas, por sinal muito belas, a minha crítica além dos perigos de acidentes das máquinas "injambradas" é o objetivo final da gaiola que a maioria é apenas para prender nossos amigos canoros. Mas fica minha observação e cada um é dono do seu nariz. Um grande abraço, e faça-nos uma visita no www.xilofilos.com
Se eu pudesse voltar no tempo e reinventar minha trajetória teria sido marceneiro desde o início.....
Avatar do usuário
Colbert
GDMista
GDMista
Mensagens: 317
Registrado em: 28 Dez 2008, 09:26
Cidade: Penápolis
UF: SP
Idade: 71

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por Colbert » 13 Out 2011, 13:45

Não quero gerar polêmica.

Mas, para os criacionistas, Deus criou todos os animais. Essas criaturas viviam na natureza e hoje um grande número delas habitam nossas casas com o beneplácito de toda a sociedade.

Quanto à máquina apresentada no vídeo postado pelo Elenias, o único risco que ela oferece é a correia que funciona sem qualquer proteção. Todo o procedimento que transforma a madeira quadrada em roliça, posso afirmar que o risco é quase zero. Tenho um amigo que já fez quase mil gaiolas e ele nunca me disse ter sofrido algum acidente com a tal trefiladeira. O máximo que acontece é o sarrafinho quebrar dentro da máquina.

Respeitando as opiniões contrárias, esta é a minha.

Abraços,

Colbert
"marceneiro virtual"
Avatar do usuário
Cacró
GDMista
GDMista
Mensagens: 1052
Registrado em: 01 Mar 2007, 19:36
Cidade: São Bernardo do Campo - SP
Idade: 72

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por Cacró » 13 Out 2011, 14:18

fguido bem vindo ao GDM! :D
Chato é como fica o cara que fica debaixo de uma carga suspensa.
É bom te ver por aqui, é mais um no time da segurança. :martelando:
Colbert, como vc disse cada um com sua opinião, o problema é o risco "quase" zero, em materia de segurança não tem quase, ou é ou não é !
Acidente é que nem jogar na loteria....um dia vc acerta!
As opiniões são divergentes, é normal entre nós viventes, mas em materia de segurança, opinião minha, não deveria haver divergencias.

Abç

Carlos
http://decroracao.blogspot.com.br/

O amor não faz sofrer.
Quem ama cuida, não magoa!
Renato Russo.
Avatar do usuário
Gasparotto
GDMista
GDMista
Mensagens: 773
Registrado em: 13 Jun 2010, 17:28
Cidade: Brasília (DF)
Idade: 71

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por Gasparotto » 13 Out 2011, 14:32

:nao: Eu, heim. Nem me meto.
O Elenias e o Colbert também são do time da segurança. A pública, e usam aquele distintivo de xerife. :putz: .:naninha :huhu :huhu

[]
Avatar do usuário
Colbert
GDMista
GDMista
Mensagens: 317
Registrado em: 28 Dez 2008, 09:26
Cidade: Penápolis
UF: SP
Idade: 71

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por Colbert » 13 Out 2011, 19:29

Boa noite, Cacró!

Você tem toda razão. Em segurança não tem mais ou menos. Quando disse "quase" zero eu me referi a esse singelo instrumento, pois é muito simples. Será que você não classiricaria ele como "somente" zero? :lol:



Gasparoto, você tem navegado muito, hem? :D

Abraços,

Colbert
"marceneiro virtual"
Avatar do usuário
williamtry
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:21
Cidade: Anápolis Goiás
Idade: 50

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por williamtry » 14 Nov 2011, 22:20



Encontrei esse vídeo que vai facilitar a vida dos gaioleiros, faço as varetas na lixadeira de disco, com a lixa 100 e um cantoneira ajustando o diâmetro ( entre 4 e 5mm ) vou arredondando uma a uma, mas com esse vídeo me deu uma boa ideia.
Avatar do usuário
Itamy
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Mai 2008, 22:49
Cidade: Paulista / Pernambuco
Idade: 63

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por Itamy » 27 Fev 2013, 22:43

Cobert tem como postar as fotos de como são feito os dentes nos parafusos daquele jig muito simples do seu amigo gaioleiro da sua cidade?

Sem mais Itamy Gomes.
luiz motta
GDMista
GDMista
Mensagens: 182
Registrado em: 20 Jan 2009, 22:24
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 79

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por luiz motta » 27 Fev 2013, 23:03

Não gostei do tópico. Sou contra cativeiro de pássaros, pricipalmente os silvetres. Ainda que tivesse alguma contribuição ao assunto me furtaria a propalá-la. Perdoem-me a franqueza.
Luiz Motta
Avatar do usuário
Itamy
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Mai 2008, 22:49
Cidade: Paulista / Pernambuco
Idade: 63

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por Itamy » 28 Fev 2013, 20:47

Colbert mostrou este vídeo de um amigo gaioleiro da cidade dele.

Para arredondar tem esse jig, coisa simples demais:






É um amigo gaioleiro da minha cidade; pedi para ele dar essa demonstração para colocar no Youtube.
Abraços, Colbert

Eu depois de muito garimpar encontrei o que eu acho que muitos queriam ver.






Colbert estou tentando encontrar as fotos passo a passo.

Itamy Gomes de Paulista Pe.
TiagoMG
Membro
Membro
Mensagens: 80
Registrado em: 14 Out 2012, 14:40
Cidade: Vazante
UF: MG
Idade: 54

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por TiagoMG » 07 Mai 2013, 21:12

Caros amigos

Esse rapaz que postou essa trefiladeira Sr. Pedro Idalgo, ele é de Apucarana PR, fiz contato com ele sobre a máquina pois queria fazer uma trefiladeira. Ele mandou fazer dois bicos um de 5,5 mm e 6,5 mm me mandou também as fotos da maquina. Pedi a um amigo torneiro e ele fez o mancal e montou a maquina. O segredo é que o motor deve ser de 1 cv de alta rotação.
Quanto a segurança no momento de trefilar a madeira considero quaser zero, nunca tive problema alugum.
Há um ferramenteiro em São Paulo que também faz essa máquina, ele monta a maquina idêntica a vendida na loja "Tangara" www.tagarasp.com, o contato desse ferramenteiro é Ronaldo Vicente (vic.ronaldo@hotmail.com)
Vou ver se consigo postar fotos da minha trefiladeira.
Abraços a todos!

Tiago MG
pinokKio
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 20 Jul 2009, 21:41
Cidade: BH MG
Idade: 60

trefiladeira - torno para gaiolas

Mensagem por pinokKio » 06 Ago 2013, 22:04

eu tambem estou atraz de uma maquineta para arredondar os pauzinhos de gaiolas.não sou comerciante de gaiolas e sim um pequeno criador de trinca ferros e gosto de fazer as gaiolas.estive meio parado com as madeirinhas mas agora estou retomando.não tenho muito tempo pois a eletronica não me da esse luxo de ficar serrando madeira hehehee.
gostei muito do comentario do ir.'.fernando78
se tiverem mais algo sobre arredondar me passem por favor.existem muitas trifiladeiras por ai a venda;não se são justas e perfeitas e o preço e muito salgado.ja tenho um mancal e um amigo torneiro esta tentando para mim umas ponteiras iguais aquelas do parafuso furado.vamos ver no que dara.
caso algum amigo tenha mais algo simples porem eficiente,por favor postem.
obrigado
Responder