Dúvidas geraisTela mosquiteira para janela

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
falcon11
GDMista
GDMista
Mensagens: 244
Registrado em: 13 Jan 2011, 12:46
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 43

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por falcon11 » 18 Abr 2011, 16:39

Fala galera do GDM, tudo certinho?

Pesquisei sobre a confecção de telas mosquiteiras aqui no forum e só encontrei o Desafio do Marcão falando a respeito. Gostaria da ajuda dos amigos sobre as técnicas para prender e esticar a tela na armação de madeira a ser montada. Qual a melhor maneira de fazer a armação?
Valeu pela ajuda.
Abraços a todos.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por rocco » 18 Abr 2011, 18:18

eu ja fiz e ja comentei por aqui,,o sistema que fiz,,comprei as barras de aluminio..de 06
metros,,por quilo,,o cordão de borracha e as peças de plastico que dão o esquadro.
só a tela que num era vendida no local,,adquiri separada. foi o geito mais pratico que
achei, no instante de dois dias fiz pra um dos apartamentos o6 janelas e coloquei
com um ajudante.


rocco
Avatar do usuário
tats
GDMista
GDMista
Mensagens: 269
Registrado em: 09 Ago 2006, 12:40
Cidade: Curitiba
Idade: 48

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por tats » 18 Abr 2011, 19:30

Falcon,
Eu fiz as minhas com ripas de cedrinho, cortadas em 45º para fazer o encaixe. Foram presas com parafuso e cola. Pra reforçar preguei no meio delas uma outra ripa. A tela foi comprada em casa de materiais de construção. Grampeei diretamente nas ripas. Ficou bem preso e sem folgas. Cada tela entrava nos vãos da janela com uma leve pressão. Assim não ficava fixo direto, dava pra colocar e tirar conforme a necessidade.

____
TaTs
Avatar do usuário
cairom1
GDMista
GDMista
Mensagens: 207
Registrado em: 08 Out 2009, 11:15
Cidade: Aparecida de Goiania
Idade: 61

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por cairom1 » 19 Abr 2011, 13:36

Eu fiz da maneira que o rocco falou.

Comprei o kit pronto, com trilhos, tela, cantos de plástico, borracha para prender a tela e 04 travas para fixar com bucha na parede.

Muito fácil de montar e instalar.

Abraços
Avatar do usuário
falcon11
GDMista
GDMista
Mensagens: 244
Registrado em: 13 Jan 2011, 12:46
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 43

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por falcon11 » 19 Abr 2011, 21:45

Valeu pessoal pelas dicas.
Pelo que vi este quite é muito simples, será que encontro na Leroy Merlin?
Mais uma vez obrigado pelas dicas.
Abraços.
Avatar do usuário
Paulo Viveiros
GDMista
GDMista
Mensagens: 2244
Registrado em: 18 Mai 2006, 07:52
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
Idade: 65

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Paulo Viveiros » 19 Abr 2011, 22:03

Rapaz esta a minha especialidade bem antes de conhrcer o GDM.
Mesmo depois fiz mais um ou dois.

Usava sarrafos quadrados de 10 mm por 15mm.
Passa cola e depois pregava formando o quadro.
Ai era só grampear a tela.
Confesso que não ficava maravilhoso mas dava para o gasto.
Não entrava bicho não.

Seguem fotos de uma das que eu fiz.

Imagem
http://img148.imageshack.us/img148/9002/n951816.jpg

Imagem
http://img34.imageshack.us/img34/2284/n951817.jpg

Imagem
http://img844.imageshack.us/img844/2765/n951818.jpg
marcosm
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Fev 2012, 12:14
Cidade: Volta Redonda, RJ
Idade: 43

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por marcosm » 05 Dez 2012, 17:46

Obrigado pelas idéias pessoal! As minha fiz com cedrinho mesmo, grampeei e pintei de branco pra combinar. Depois posto as fotos.
Avatar do usuário
Obi-Wan
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Fev 2011, 22:32
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 55

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Obi-Wan » 30 Dez 2012, 21:12

Estou inclinado a fazer com cedrinho mesmo, só não sei se vale a pena fazer o corte de 45º nos cantos para ficar mais bonito.
Brája
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 31 Mai 2009, 12:59
Cidade: PIRACICABA - SP
Idade: 50

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Brája » 01 Jan 2013, 14:02

Olá Falcon11 tudo bem?

Eu fiz as minhas com cantoneira de aluminio 3/4 e 5/8, uma presa dentro da outra e a tela no meio delas, prendi as duas cantoneirinhas com rebite pop, nos cantos fiz em 45º e um reforço por dentro nos cantos um "L " e encaixei elas na porta e na janela de ferro, com isso eu evito que eu precise troca-las com o tempo, podem estragar de ficar no sol e na chuva, e no meu caso problemas com cupim (o maior inimigo do marceneriro rsrsrsrs), é logico que poderia tratar a madeira antes, para mim ficaram muito boas, deu um bocado de trabalho, pois para estica-las voce vai precisar prender um lado primeiro, ex. um lado maior e um lado menor (em " L" ), assim quando for prender o outro lado voce vai poder esticar e ela vai ficar bem presa e esticada, o resultado é ótimo.
Não sei se fui claro, qualquer duvida me contate, se quiser algumas fotos posso providenciar, nunca postei nenhuma foto, mas dou um jeito....

Um abraço e espero ter ajudado de alguma forma....

Brája
Visite meu Blog em construção.
http://faiztudocom.blogspot.com.br/
spok
GDMista
GDMista
Mensagens: 457
Registrado em: 16 Jun 2010, 21:51
Cidade: são vicente /são paulo
Idade: 63

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por spok » 03 Jan 2013, 16:14

as que fiz de madeira com o tempo os grampos enferrujam e fica bem antiestético, vou procurar de aluminio, era o que eu queria
os kupins vão ganhar a guerra
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por rocco » 03 Jan 2013, 16:28

Spok, procura onde vende barras e material pra fazedores de box de banheiro, aqui eles vendem o sistema completo, a rede o aluminio
e uma peça de plastico que encaixa dentro da barra, ja dando o esquadro.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
Paulo Viveiros
GDMista
GDMista
Mensagens: 2244
Registrado em: 18 Mai 2006, 07:52
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
Idade: 65

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Paulo Viveiros » 03 Jan 2013, 22:07

Meu pai quando fazia usava uma ripinha de uns 3 mm que escondia/protegia os grampos.

Durou anos numa casa de praia que tinhamos.

Larga de ser preguiçoso e faz assim.
Avatar do usuário
Vital
GDMista
GDMista
Mensagens: 1957
Registrado em: 21 Jan 2012, 01:00
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 44

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Vital » 04 Jan 2013, 02:00

Só um pitaco...

Se a janela for de madeira: tela com armação de madeira;
Se a janela for de alumínio: tela com armação de alumínio.

Só pra ficar tudo combinando. :wink:
Avatar do usuário
Marcos Henrique
GDMista
GDMista
Mensagens: 881
Registrado em: 04 Out 2009, 18:24
Cidade: Brasília
Idade: 61

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Marcos Henrique » 10 Jan 2013, 20:58

Eu havia feito uma de madeira para o quarto do meu caseiro, todavia, já estava muito antiga e toda empenada devido ao excesso de sol e chuva.
Comprei esse kit aqui de alumínio e ficou show de bola. Achei em loja que vende artigos de ferragens e outras tantas quinquilarias. Preço do Kit:

Barra de 6m de alumínio R$ 48,00
Cantoneira Unidade R$ 2,50
Borracha para fixação da tela R$ 2,50 metro linear
Tela de nylon R$ 6,00 m2
suporte para fixação da armação na janela - brinde

Tempo gasto na confecção da tela completa, 30 minutos. :D
Avatar do usuário
Paulo Viveiros
GDMista
GDMista
Mensagens: 2244
Registrado em: 18 Mai 2006, 07:52
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
Idade: 65

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Paulo Viveiros » 10 Jan 2013, 23:54

Não acredito no acabo de ver.

Um marceneiro fazer uma tela de mosquiteiro de aluminio.

Acho que a oficina do Marcos Henrique vai vira uma serralheria.

Acho que ele deve ficar ajoelhado nas limalhas por duas horas.

Eu fiz uma no Domingo com sarrafos de 2cm X 2cm. Não tirei fotos pois achei bem banal.
Mas domingo voltarei na casa onde minha avó e tirarei fotos detalhadas.
Achei que esta é a medida ideal para os sarrafos.
Antes usava de 1,5 cm por 1cm.
lord
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 24 Ago 2006, 06:36
Cidade: fortaleza-Ceará
Idade: 67

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por lord » 11 Jan 2013, 05:22

Eu ja fiz a removivel, para janela de madeira e a de correr, para janela de aluminio. Comprei aqui:
http://www.catumbi.com.br/category/mosquiteira/
Avatar do usuário
Marcos Henrique
GDMista
GDMista
Mensagens: 881
Registrado em: 04 Out 2009, 18:24
Cidade: Brasília
Idade: 61

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Marcos Henrique » 11 Jan 2013, 05:27

Paulo Viveiros escreveu:Não acredito no acabo de ver.

Um marceneiro fazer uma tela de mosquiteiro de aluminio.

Acho que a oficina do Marcos Henrique vai vira uma serralheria.

Acho que ele deve ficar ajoelhado nas limalhas por duas horas.

Eu fiz uma no Domingo com sarrafos de 2cm X 2cm. Não tirei fotos pois achei bem banal.
Mas domingo voltarei na casa onde minha avó e tirarei fotos detalhadas.
Achei que esta é a medida ideal para os sarrafos.
Antes usava de 1,5 cm por 1cm.
O problema é exatamente esse, eu não sou marceneiro. :huhu :huhu
Paulo, levei em consideração alguns aspectos. Eu fiz a anterior de sarrafos de madeira e durou uns 02 anos, em razão de ficar exposta ao sol e a chuva. Vale salientar que não é qualquer madeira que aguenta o clima de Brasília, ainda mais se estiver verde. Se eu fizesse outra de madeira, haveria a necessidade de comprar madeira de boa qualidade, já que aqui no meu depósito só tenho mdf. Custo X benefício avaliados, optei por alumínio em face da praticidade. :D
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por rocco » 11 Jan 2013, 08:50

marcos Henrique, aqui em ribeirão, estas de aluminio tão substituindo as de madeira, com vantagens, ja fiz varias, e com as tintas modernas
ta sendo possivel dar cor no aluminio sem grandes despesas.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Brája
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 31 Mai 2009, 12:59
Cidade: PIRACICABA - SP
Idade: 50

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Brája » 12 Jan 2013, 12:11

Marcos Henrique....

Cara isso é demais, simples, rápido para fazer e o melhor dura muito, as que eu fiz, (de aluminio também) levei varios dias para fazer duas telas, apesar que as que eu fiz, foram personalizadas para a minha necessidade, pois fiz ela encaixar no lado externo da porta de ferro e da janela da cozinha, mas vendo este video que voce postou, vou procurar por aqui na cidade, para fazer no restante da casa, eu estava enrolando (não tendo muito tempo) para fazer hajavista que levei muito tempo para fazê-las, mas agora vendo o que voce fez mudei totalmente de ideia, acatarei a sua ideia, que bom que podemos compartilhar nossas experiências....
Outro detalhe, concordo com voce no quizito, custo/beneficio, pois fazendo ela desta forma (aluminio) vai durar bastante, e com isso ganhamos tempo para fazer outras coisas, não precisando por exemplo, de com o passar do tempo, ter que refazer um serviço que já fizemos.....

Um Abraço


Brája
Visite meu Blog em construção.
http://faiztudocom.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
lucaslandim
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Jul 2012, 22:48
Cidade: Fortaleza
Idade: 41

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por lucaslandim » 15 Jan 2013, 12:12

Quero fazer uma tela dessas de alumínio pra colocar no janelão da sala. No caso quero fazer com um plus a mais. A janela é de vidro com 2 bandas de correr. Quero fazer mais uma banda só com a tela. Assim posso usar a janela em 3 opções: Totalmente fechada, aberta mas com a tela e totalmente aberta. Aqui em Fortaleza ainda não encontrei essa esquadria e a borracha. Alguém tem as referências ou conhece algum lugar que ensine a fazer coisas com esquadrias?
Lucas Landim
Avatar do usuário
Marcos Henrique
GDMista
GDMista
Mensagens: 881
Registrado em: 04 Out 2009, 18:24
Cidade: Brasília
Idade: 61

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Marcos Henrique » 15 Jan 2013, 16:57

Brája escreveu:Marcos Henrique....

Cara isso é demais, simples, rápido para fazer e o melhor dura muito, as que eu fiz, (de aluminio também) levei varios dias para fazer duas telas, apesar que as que eu fiz, foram personalizadas para a minha necessidade, pois fiz ela encaixar no lado externo da porta de ferro e da janela da cozinha, mas vendo este video que voce postou, vou procurar por aqui na cidade, para fazer no restante da casa, eu estava enrolando (não tendo muito tempo) para fazer hajavista que levei muito tempo para fazê-las, mas agora vendo o que voce fez mudei totalmente de ideia, acatarei a sua ideia, que bom que podemos compartilhar nossas experiências....
Outro detalhe, concordo com voce no quizito, custo/beneficio, pois fazendo ela desta forma (aluminio) vai durar bastante, e com isso ganhamos tempo para fazer outras coisas, não precisando por exemplo, de com o passar do tempo, ter que refazer um serviço que já fizemos.....

Um Abraço


Brája
Brája,
Que bom que o tópico tenha lhe ajudado. Com certeza o fórum se destina a isso mesmo. Eu aqui tenho aprendido demais.
Valeu, um grande abraço :D
Friede
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Mar 2014, 03:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 44

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Friede » 04 Mar 2014, 15:29

Vim aqui tirar umas dúvidas, resolvi começar a fazer coisas para minha casa, no qual no momento não posso comprar pronto, ou mandar fazer. Tenho uma tela dessas na sala que mandei fazer há 1 ano e meio atrás e me custou muito caro, em torno de 450 reais. Vi que não é tão dificil de se fazer, gostaria de fazer duas, pq aqui aparecem muitas abelhas. assisti ao video do topico, acho que tenho capacidade de montar, no máximo o que teria que pedir a alguém é furar o aluminio da janela para colocar as travas. que acho q saí mais barato que o cara da empresa me cobrar 600 por uma tela e colocação.

Minhas dúvidas são o seguinte:ontem consigo o kit, a tela já tenho,comprei a metro. mas o kit não sei onde achar, ou o menos achar tudo que é necessário pra montar moldura da tela. Vcs poderiam me ajudar? E me dizer tudo que precisa , o nome para eu anotar e poder comprar?? Obg :lol:
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por rocco » 04 Mar 2014, 16:11

da uma relida no topico, acredito que vai te ajudar.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Friede
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Mar 2014, 03:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 44

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por Friede » 04 Mar 2014, 19:27

ok, já anotei por alto o que precisa relendo aqui. agora vou a busca de onde pode ser vendido. não sou marceneira nem nada do gênero, só uma pessoa querendo economizar e salvar a vida da minha filha. Pq infelizmente não tenho 600 reais para dar em cada tela dessa já pronta.

Obs: minha filha foi picada por uma abelha dentro de casa e quase morreu á 2 anos atrás. por isso quero fazer as telas, por enquanto aqui só uma tem tela feita por uma empresa e nas demais mantenho fechadas totalmente e uma eu colei só a tela com fita na janela.
Avatar do usuário
fguido
GDMista
GDMista
Mensagens: 578
Registrado em: 27 Set 2011, 22:36
Cidade: Rio das Ostras - RJ - Brasil
Idade: 61

Tela mosquiteira para janela

Mensagem por fguido » 04 Mar 2014, 19:45

Precisei fazer para minha casa e o orçamento ficou em 2 paus e oitocentos.... caracas, então decidi fazer, gastei R$ 380,00 e ainda me diverti, no link abaixo mostrei como fazer.....

Se eu pudesse voltar no tempo e reinventar minha trajetória teria sido marceneiro desde o início.....
Responder