CarpintariaColocação de dobradiças em portas

Fórum exclusivo para assuntos relacionados a trabalhos de Carpintaria.
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Marcao » 25 Jul 2009, 12:11

Aproveitando o tópico dos “Dois doidos pondo portas”, e como eles por estarem nervosos esqueceram de bater foto, ai resolvi fazer esse tutorial, para não deixar passar em branco, também não sei se eles fizeram dessa maneira ou não, mas vamos la...
Vamos supor que esse é o 28 elemento rsrsr, e o que esta preso nele é a porta.

Imagem

Trace o desenho da dobradiça na porta.

Imagem

Após traçar pegue o formão, e faça um leve rebaixo onde esta traçado(apenas nos lados, conforme foto abaixo)

Imagem

Imagem

Com a tupia e uma fresa paralela, ajuste a distancia da fresa, igualando ao traço.

Imagem

Com o conjunto de guia reta, regule a espessura da dobradiça com relação a fresa.

Imagem

Tudo regulado, basta agora ligar a tupia e tomar cuidado para entrar com a fresa para dentro do traço.

Imagem

Pronto, agora so falta tirar uma parte que a fresa deixa arredondada na saída.

Imagem

Imagem

E aqui ela encaixada na porta

Imagem


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Marluce » 27 Jul 2009, 12:10

Marcão!

Você é demais mesmo!

Obrigada pelo tutorial!! Acabei de descobrir que fizemos totalmente diferente! Usamos a tupia em pé.
Acho que dessa tua maneira é mais prático!
Vamos tentar com certeza.

Beijo e obrigada!
Marluce
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Marcao » 27 Jul 2009, 13:50

O minha filha, tai uma coisa que eu nunca tinha feito, fazer esse rasgo com a tupia em pé, mas se voces fizerem o teste da maneira que eu descrevi, me diga realmente o que voces acham.



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Wolverine
GDMista
GDMista
Mensagens: 977
Registrado em: 12 Jul 2006, 11:57
Cidade: Sorocaba
UF: SP
Idade: 56

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Wolverine » 27 Jul 2009, 16:48

Marluce,

Não foi só você! Eu também, quando preparei a porta do quarto da minha filha utilizei um jig com a TUPIA em pé.
E era a TUPIA grande....rs
Vou tentar com a tupia de lado, mas fico com receio de ela ficar torta por ser mais pesada que a tupiazinha do paizão.

Mas que parece mais fácil, pelo menos de visualizar a área (vc deve ter tido a mesma 'dificurdade' que eu, de ver a área de trabalho....rs), ah, isso fica!

Valeu, paizão!
Wolverine (Renato)
Avatar do usuário
zlz
Membro
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 30 Mar 2005, 23:44
Cidade: Maricá/RJ
Idade: 53

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por zlz » 27 Jul 2009, 17:10

Caramba! Como fomos burros!!! :cabecao:

Só mesmo o paizão pra nos mostrar como se faz!

Muito obrigado, Marcão!

[],
ZLZ
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Marcao » 27 Jul 2009, 21:30

O meu filho Ze, nao é bem assim, chegar logo de cara e pensar que sao burros, se eu for escrever o tanto que ja errei na marcenaria, da um livro de 200 paginas, mas sempre corri atras para sempre me aperfeiçoar, essa de usar a tupia em pé, realmente nunca tinha visto, e me deu uma vontade de experimentar rsrsrs, meu filho Renato, eu acho que usar da tupia maior na mesma posição que uso na tupiazinha, sei nao, é bom pensar antes ai, que eu penso daqui ok?


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Ari » 28 Jul 2009, 01:50

Paizão!!

Se o Presidente Obama te conhecesse, diria então que você é que é "o cara" !!!

Bração Véi!!

Ari
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Marluce » 28 Jul 2009, 12:46

Renato,
Também tivemos dificuldade de visualizacao :(
Mas como eu ficava de um lado, o Zé do outro quem via algum problema primeiro gritava rsrsrsrsrsrs

Marcão,
Vou tentar fazer um vídeo pra te mostrar a tupia em pé :)

Ari,
Paizão é mesmo o máximo né?

Beijos,
Marluce
Avatar do usuário
Mauricio JR
GDMista
GDMista
Mensagens: 284
Registrado em: 02 Ago 2008, 22:57
Cidade: Juiz de Fora - MG
Idade: 52

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Mauricio JR » 28 Jul 2009, 22:24

Marcão
ainda não tenho este modelo de Túpia, alias nenhuma e vai tudo no formão mesmo, mas agora já sei como fazer no futuro obrigado...
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Marcao » 28 Jul 2009, 22:29

O meu filho Mauricio, quando eu era carpinteiro, eu fazia tudo no formao mesmo, mas logo que apareceu a oportunidade de comprar uma dessa, corri e comprei na hora.



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Edilson » 29 Jul 2009, 01:45

Pessoal, com todo o respeito ao Marcão, mas rebaixo com a tupia deitada foi a primeira vez que eu vi. Normalmente quando se faz o rebaixo com a tupia em pé é usado um gabarito. Ao final do corte, somente dois cantos do retângulo têm que ser arrematados com formão, com fizeram o Zé Luiz e a Marluce.

Para variar, no exterior eles têm "jigs" pra tudo, incluindo esses do link abaixo, de fabricação comercial, para portas:

mtmc.co.uk/prodtype.asp?cookiecheck=yes ... PT_ID=5059

Esse abaixo dá até para fazer em casa. Imagina a Horus Design, do André, fazendo um desses, que luxo!

mtmc.co.uk/uploads/images_products_larg ... /14158.jpg

Um abraço,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Ari » 29 Jul 2009, 04:47

Amigos!

Eu não tenho o menor receio em argumentar com o nosso Edilson. Além de amigo de verdade, é um cavalheiro, em todo o sentido da palavra. Premissas colocadas, meu caro Edilson, para explorar mais seu profundo conhecimento sobre tupias, que sei, vem de longa data, você vê algum mal em usar da forma que o Marcão usou, mesmo não sendo o normal e habitual?

Eu pessoalmente achei muito prático, funcional e rápido. Dispensando a montagem de jigs e setup muito complexo.

Seu receio seria a grande quantidade que a fresa iria tirar de uma só vez? Ajuda aí a gente a entender melhor seu ponto de vista, Camarada!! Vai me tirar uma grande dúvida.

Como já falamos anteriormente, a minha experiência com tupias vem apenas do uso de uma laminadora que tenho e com a adaptação para o uso em tupia. Já me quebrou muito galho mas, por causa de suas limitações eu nunca me aventurei a apertar o trabalho com ela. Agora somente é que vou receber a minha tupia parruda que o nosso Andrezito está "envenenando" lá em BH !! Para os mais novos, ele está "tunando" a bixinha...kkk

Bração

Ari
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Edilson » 29 Jul 2009, 09:59

Olá Ari. A maneira como são executados certos trabalhos varia às vezes de região para região. Eu mesmo nunca coloquei portas residenciais. Minha experiência com esse tipo de serviço vem de uma casa que construí, há uns 15 anos, minha casa atual e local de trabalho, que já passaram por reformas.

A princípio, considero que o método do Marcão exige mais prática do operador da tupia, porque se ele inclinar um pouco a fresa para cima, por exemplo, o rebaixo terá diferença de altura. Com gabarito, o peso da tupia não precisa ser sustentado pelo operador. Normalmente, com um gabarito desses, usam-se fresas com rolamento ou a própria tupia já tem um dispositivo copiador, que não deixa a fresa passar do limite desejado (tamanho do rebaixo igual a dobradiça).

No método do Marcão, o acabamento com formão é maior e se o operador não quiser correr o risco de passar do ponto de corte, tem que por algum limitador também. Observe que ele vai segurando a tupia com uma mão e guiando limitador metálico com a outra. A tupia também é o modelo de fazer bordas. Para um principiante que possua uma dessas tupias da Black & Decker ou Skil o controle é mais difícil, porque elas são mais pesadas.

Acho que o ideal seria tentar dos dois métodos, para ver o que se adapta melhor.

Um abraço a todos,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
Avatar do usuário
zlz
Membro
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 30 Mar 2005, 23:44
Cidade: Maricá/RJ
Idade: 53

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por zlz » 29 Jul 2009, 11:09

Oi galera!

Eu particularmente não gostei 100% do método da tupia rebordadeira em pé, que não é tão estável assim como parece, e ainda por cima precisa ter dois "estágios" ou "posições de "gig", ou dois "gigs" diferentes, um para a porta e outro para o caixonete/caixilho/portal/batente, por causa do rebaixo deste último, que a porta não tem. Lembro até que o Rangel, quando nos recomendou o uso da tupia rebordadeira (e nos emprestou! Muito obrigado!), nos alertou que não poderíamos usar no caixonete/caixilho/portal/batente, mas nós fomos teimosos e usamos assim mesmo :lingua:
Pretendo testar o método do Marcão, em primeiro lugar porque não precisa construir um "gig", sendo somente necessário usar a guia própria da tupia, ou alguma que talvez precisemos comprar, mas que é de uso normal no equipamento (pai Marcão, a tua guia é original, ou teve que comprar?), e em segundo lugar porque serve automaticamente nas duas peças, porta e caixonete/caixilho/portal/batente.
Acrredito que não há problema de sobre carga na fresa porque a tupia rebordadeira é bem leve, bem mais leve que uma tupia "comum" (não sei se tem outro nome), e também porque a largura de corte (altura, se colocada na horizontal) será de 1mm a 2mm.
A única dúvida que tenho é se o comprimento da fresa que estamos usando cobre toda a largura da dobradiça (2,5cm), porque em caso negativo teríamos que dar um trato de formão pra finalizar.

Pronto, podem descascar... :lol:
Por enquanto é isso tudo!

[],
ZLZ
Avatar do usuário
Wolverine
GDMista
GDMista
Mensagens: 977
Registrado em: 12 Jul 2006, 11:57
Cidade: Sorocaba
UF: SP
Idade: 56

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Wolverine » 29 Jul 2009, 12:19

Valeu, Edilson!
Eu achei que estava sozinho nesta.
Eu acabei fazendo um gabarito pra fazer os rebaixos da porta que eu fiz, mas não fiz o limitador que você falou. Talvez por isso eu tenha tido mais trabalho e tenha mencionado que a visão ficou prejudicada.
Mas com o gabarito correto e com os limitadores, basta ligar a tupia, abaixá-la e fazer ela cobrir toda a superfície em que há o rebaixo.
Também achei necessária muita atenção e técnica pra utilizar a tupia na horizontal. Qualquer descuido e ela entorta, pra lá ou pra cá, não é?
Utilizando a TUPIA de pé vai ficar tudo mais retinho. O gabarito só dá trabalho de fazer a primeira vez, né? Depois ele já está pronto e poderá ser utilizado o resto da vida.
Acho que vale a pena pra fazer em 11 portas, hein, Zé Luiz!!!
Olha só eu....até parece que eu sei alguma coisa, né? rsrsrsrs
Desculpa aí, gente!!!! :obestao
Wolverine (Renato)
Avatar do usuário
Wolverine
GDMista
GDMista
Mensagens: 977
Registrado em: 12 Jul 2006, 11:57
Cidade: Sorocaba
UF: SP
Idade: 56

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Wolverine » 29 Jul 2009, 12:35

Completando: está aqui o jig...rs

viewtopic.php?p=72447#72447

Abração!
Wolverine (Renato)
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Cid Lessa » 29 Jul 2009, 12:36

Opa!

Eu acho que de todos os fatos é que a tupia bordadeira é produzinha pra tirar uma tira fina que é o laminado, tirando 1,5 a 2cm de madeira com 1,5 a 2 mm de profundidade não é bem o papel dela, vai fazer, mas o tempo de vida se ve reduzido.
Acho que tupia em pé, de coluna com gabarito realmente seria mais interessante, pelo menos, acho eu, mais correto no caso de usar a tupia.
Apesas de ter 3 tupias pequenas, 2 de coluna e a bordadeira, numca usei tupia pra rebaixo de dobradiça, no formão em 5 minutos depois de marcado se faz 3 rebaixos em uma porta. Eu prefiro.

Abraços
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Marcao » 29 Jul 2009, 13:03

Meus filhos, como ja disse acima, eu nunca tinha visto alguem fazer cava de dobradiça com a tupia em pe, a maneira que eu uso ela, tanto da para se fazer no topo da porta como no batente, ja essa de usar a tupia em pé, como faria para se fazer a cava da dobradiça no batente?
Ze, essa guia reta, ela veio junto quando comprei a tupia, se a sua fresa paralela que vc tem ai nao der no comprimento, faça primeiro ate onde de, e depois solte um pouco a fresa da tupia e mova ate onde der, mas fique esperto ai, veja se a pinça esteja segurando bem ela.




Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
zlz
Membro
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 30 Mar 2005, 23:44
Cidade: Maricá/RJ
Idade: 53

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por zlz » 29 Jul 2009, 17:24

Wolverine e Marcão,

E se, como hipótese, colocássemos a chapa da porta na horizontal e utilizássemos a tupia rebordadeira na vertical, comendo 2,5cm de altura e 1 a 2mm de profundidade lateralmente, seria esse o uso considerado correto?

A altura de 2,5cm é demais para a rebordadeira, mesmo a fresa sendo comprida o suficiente para permitir este corte?

:roll:

ZLZ
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Ari » 29 Jul 2009, 17:57

Edilson escreveu: Acho que o ideal seria tentar dos dois métodos, para ver o que se adapta melhor.


Edilson Tiradentes
É Edilson, a adaptação de cada um aos métodos pode ser o fator determinante mesmo. Do ponto de vista do equipamento, durabilidade ou fadiga, não vejo problemas. Afinal o desbaste é pequeno, o diâmetro da fresa é minusculo, não acarretando sobre cargas.

O método do Marcão é uma tremenda opção.

Bração

Ari
Avatar do usuário
pitu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3705
Registrado em: 11 Ago 2006, 19:21
Cidade: arraial d'ajuda (BA)
Idade: 54

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por pitu » 29 Jul 2009, 20:03

Uala Marcão C.d.O....rs

Então se falou que nunca viu utilizar a tupia de pé.....

Isso que precisa:
Tupia, fresa reta, graminho, lapis, formão e maço.

Imagem

Com o graminho, settado no tamanho da dobradiça, se marca todas as dobradiças na comprimento. Na largura marca com o lapis

Imagem

Com o formão demarca tudo.

Imagem

Aí regula a tupia na altura, é só encostar a dobradiça na fresa como se ve na foto.

Imagem

E agora vai...não costumo utilizar jigs, é no olho mesmo, depois é facil corigir no formão.....se foram muitas portas acho que um jiguinho compense...



Agora, gostei da sua ideia...e da para adaptar em uma tupia de couna tbem, e trabalhar com ela na posição normal, é só deitar a tabua... Imagem Imagem

Aí marquei e usinei...tenho que pegar jeito com esse metodo, que na realidade gostei.



Um abraço,
Pitu
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Cid Lessa » 29 Jul 2009, 20:27

Pitu

Essa é a tupia pra fazer o serviço :D Daí pra cima.

Zé, a bordadeira vai cortar sim, mas não é desenvolvida pra isso, como disse antes ela é desenvolvida pra tirar sobras de laminado, aí ela dura uma vida, digamos que usando em madeira, ela vai durar meia vida.

Abração
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Marcao » 29 Jul 2009, 21:34

O meu filho Pitu, ficou xou de bola esses videos ai, eu tinha me esqueçido que a tupia de coluna tinha tambem essa "guia reta", o cabeça a minha, eu acho que as formas de se fazer a cava das dobradiças estao ai, agora é cada um achar o que é melhor, eu tambem nunca fui de dizer que o meu sistema é melhor ou nao, e isso vale para tudo que ja mostrei aqui, vamos torçer para os "Dois doidos" rsrs, conseguir colocar as portas na melhor forma possivel e com segurança, Doidos, qualquer coisa estamos aqui viu...



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Marluce » 31 Jul 2009, 17:17

Poxa obrigada a todos pelas dicas!
Com certeza todas as opiniões foram validas, acredito que vamos usar um pouquinho de cada :)
Obrigada Paizão, acho que ainda vamos precisar te perturbar muito :lol:

Vou colocar o resultado do fim de semana.

Beijos
da Doida
Avatar do usuário
Brecoco
Membro
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Jul 2009, 21:12
Cidade: São Paulo - SP
Idade: 56

Colocação de dobradiças em portas

Mensagem por Brecoco » 13 Jun 2010, 09:33

Parabéns bela idéia

Abraço
Anderson
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Dobradiças e fechos
    por Mauricio Fóz » 22 Nov 2023, 16:21 » em Dúvidas gerais
    2 Respostas
    318 Exibições
    Última mensagem por Mauricio Fóz
    23 Nov 2023, 17:01
  • Portas de Guarda Roupas
    por Diogo » 29 Mai 2022, 12:01 » em Dúvidas gerais
    12 Respostas
    2768 Exibições
    Última mensagem por Marcao
    04 Jun 2022, 17:58