MarchetariaLâminas

Fórum exclusivo para discussões sobre a Arte da Marchetaria e afins.
Avatar do usuário
Hudsonbh
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Mai 2012, 15:49
Cidade: Belo Horizonte / MG
Idade: 61

Lâminas

Mensagem por Hudsonbh » 28 Jul 2012, 21:59

Estou decidido a iniciar o meu primeiro trabalho após muitas pesquisas :lendo: e conversando com um conhecido ele me disse que não trabalha com lâminas ( Pré-compostas )

só com as ( Naturais ), conforme ele as pré-compostas apresentam muita diferença na união das peças, elas " lascam" muito e por isso apresentam muita diferença. :( :(


Gostaria de saber a opinião dos mais experientes.


Existe realmente uma dificuldade maior em cortar as lâminas Pré-compostas ?


Desde já agradeço a ajuda.


Saudações marcheteiras a todos.


Navegador.
Mesmo que todos quisessem eu não faria, mesmo que eu tentasse não conseguiria, Desistir. ( Eu mesmo ).
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Lâminas

Mensagem por rocco » 28 Jul 2012, 22:08

um pouco fora do assunto mas, vamos ,,estes dias tive numa loja especializada, e fiquei novamente impressionado
inda mais que tão trazendo uma variedade enorme da italia, as vezes que trabalhei com uma ou outra, foi em grandes superficies e ja achei o contrario as naturais, racham mais e ressecam e de fato as pré compostas, num seguem bem
o veio da madeira.


rocco
Avatar do usuário
Hudsonbh
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Mai 2012, 15:49
Cidade: Belo Horizonte / MG
Idade: 61

Lâminas

Mensagem por Hudsonbh » 28 Jul 2012, 22:14

rocco,


Foi exatamente isto que ouvi dizer, que quando se corta as lâminas pre-compostas o estilete ou bisturi não consegue seguir o veio da madeira, e com isto se você precisa passar 3 ou 4 vezes o estilete no mesmo local para cortar a lâmina você poderá ter diferença nos cortes e com isso o " lasqueamento ".

Duvidas, duvidas, rsrsrs

Abraço.

Navegador.
Mesmo que todos quisessem eu não faria, mesmo que eu tentasse não conseguiria, Desistir. ( Eu mesmo ).
msmith1701
Banido
Banido
Mensagens: 1503
Registrado em: 15 Out 2007, 23:03
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 50

Lâminas

Mensagem por msmith1701 » 28 Jul 2012, 22:52

Estive na Sayerlack e na visita a fabrica fomos no galpão que eles guardam as Lâminada da Alpi, italianas, vou falar que se o cliente não se importar com o preço, os próximos trabalhos vão ser com elas.

São idênticas uma as outras então não há problemas na hora de emendas. Planas que facilitam a colagem e o lixamento e de uma qualidade sem igual.

Dependendo da lamina natural é um sufoco trabalhar. Fiz minha mesa com ipê e marfim. o Ipê é o cão pra cortar contra o veio, já o marfim foi muito facil, só que retariu depois da evaporação total do solvente da cola de contato. recomendaram usar cola de contato a base d′água, para eviatr isso. Fiz isso no trabalho que terminei semana passada, imbuia, radica pimenta e filetes de machetaria, funciona bem, mas a temperatura ambiente tem que estar acima de 20ºC.

Estilete, so uso as laminas da Olfa japonesa, o fio de corte é exepcional, mas ainda assim, pra cortar de uma passada só, vai força e com muito cuidado.

Mas isso é revestimento de móveis, machetaria acho que usa principalmente, mas uma rosa dos ventos pode ficar bem interessante uma composta tipo linheiro de boa qualidade.

Tem muita pré composta chinesa vindo e tudo que vem de lá meio sem informação e de qualidade muito duvidosa.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Lâminas

Mensagem por rocco » 28 Jul 2012, 23:00

é estas mesmo que vi Mauricio, cada folha em torno de 25 reais, num me recordo as medidas, mas me parece serem maiores do que as précompostas,,to babando ainda, doidim pra fazer algo.


rocco
msmith1701
Banido
Banido
Mensagens: 1503
Registrado em: 15 Out 2007, 23:03
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 50

Lâminas

Mensagem por msmith1701 » 28 Jul 2012, 23:21

Rocco, eles tem um site, mas é um lixo pra ver os padrões, mostruário é vendido e são mais caras mas ver as Laminas pessoalmente é outra coisa. Vi uma vez na Bernauer um Wengue da Alpi e uma outra xing ling que eles tinham lá era impressioanante a diferença. A xing ling tinha tanto buraco nas emendas que dava dó.

Já trabalhei com linheiro marfim e wengue da Leo e são outras tranqueiras.

http://www.sayerlack.com.br/laminas-alpi/

Tem nos tamanhos 310x62 cm / 280x62 cm / 250x62 dependendo do padrão.

era R$25,00 ou R$ 250,00 cada folha ?

Mauricio
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Lâminas

Mensagem por strada » 29 Jul 2012, 08:48

Acredito que o problema seria a "qualidade" das pre compostas .

Como foi dito , certas laminas naturais sao terriveis de trabalhar , veja a de eucalipto, o ipe como comentado pelo Mauricio .
As pre compostas devem ser bem mais sensiveis a luz solar e deterioração , só o tempo e depoimentos dirão

De repente sao pequenos detalhes que desconhecemos ao trabalhar com o material os culpados .
Vejam que a cola a base de agua tem os seus macetes e logo no inicio do seu lançamento houve muitas reclamações .
Tenho aqui uma mesa folheada com sucupira e a pessoa que folheou a epoca disse que ja trabalhava com a cola .
Conclusão , levantou tudo, como ficou interessante e era um movel estilo antigo , deixamos asssim .
Depois de um certo periodo na embalagem da cola veio escrito que a cola nao era apropriada para uso em laminas de madeira . :?:

Tudo que é novo demora a se consolidar , neste ponto estao certos os que preferem esperar......

Mas nao podemos esperar muito pois podemos ficar para tras
Strada

Em tempo: certa vez procurei "como" sao feitas as folhas pre compostas , como conseguem os desenhos , encontrei explicaçoes "por alto"
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Lâminas

Mensagem por rocco » 29 Jul 2012, 08:56

Mauricio, o rapaz falou 25,00 reais, como havia acabado de andar 10 km pra pagar 5 reais por uma de curupicha,
que é bem menor, e estonteado pela beleza e qualidade do monstruario, num achei caro não, se ele tivesse
falado este preço de 10 vezes mais, teria orovocado um antaque de angina. como num deu é 25,00, mas to pra vortar la e confirmo, agora se falarem que por ai ta este preço, sou capas de comprar algumas e aumentar o estoque
de projetos,, que se eu tiver vivo faço, senão fica pros cupins.


rocco
Avatar do usuário
Hudsonbh
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Mai 2012, 15:49
Cidade: Belo Horizonte / MG
Idade: 61

Lâminas

Mensagem por Hudsonbh » 29 Jul 2012, 11:11

msmith,

A loja aqui em BH que eu conheço que tem a maior variedade de lâminas é a Léo Madeiras, eu estive lá e verifiquei realmente a grande quantidade de marcação com fitas perfuradas nas lâminas,

indicando defeitos, talvez eles revendam ching ling, eu não sei, e esse conhecido que me disse não trabalhar com pré-compostas compra na Léo, tem horas que adoraria morar em São Paulo,

isso é cidade pra se morar, tem de tudo.


As lâminas la estão na média de 25,00 tb, as pré mas tem radica de até 900,00 o metro quadrado.

Pretendo trabalhar com cola a base d′agua, já fiz alguns testes e correu tudo muito bem, um macete que aprendi foi que : ( Não se deve repassar o pincel em locais que a cola já foi passada,

porque emborracha, a cola deve ser passada uma vez só em cada local e em um sentido só, fiz isso e ficou muito bom, deixei o material colado de dia no sol e a noite no tempo,

( sem chuva , rsrsrsrs ) durante 7 dias e não alterou nadinha.


Vou experimentar as lâminas da Olfa.



rocco,

Se a qualidade for melhor do que as que eu já vi e forem mais bonitas, a 25,00 merréis da pra comprar algumas né ? rsrsrsrs



Strada,

como eu disse pro msmith vi muitas marcações de defeitos nas lâminas da Léo madeiras, isso me preocupou um pouco, tinha uma lâmina de marfim pré composta q deveria ter uns 1

0 pedaços de fita.


Eu concordo com você, poderíamos ir passando de vez em quando as impressões de cada um a respeito de cada loja, ou de onde vem as lâminas, quem tivesse alguma informação

a respeito das italianas ( as Lâminas viu ) poderia nos ajudar nisso.


Acho que o único jeito será comprar algumas de cada ( naturais e pré ) e sentir a diferença, os testes que fiz foram somente com relação a cola , lixamento , selador , goma laca e cera,

com pedaços cortados sem a preocupação de encaixe, já que a lâmina que vende aqui pode não ser a que é vendida em outros lugares.

Se alguém souber como identificar as italianas seria legal saber.


vou aguardar mais opiniões.


Abraços a todos e desculpem o tamanho da mensagem.


Navegador.
Mesmo que todos quisessem eu não faria, mesmo que eu tentasse não conseguiria, Desistir. ( Eu mesmo ).
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Idade: 67

Lâminas

Mensagem por fauzi » 29 Jul 2012, 13:57

Trabalhei pouco com pré-compostas. Talvez por isso tive algumas dificuldades em emendas.
Quando a cortar lâminas com estilete, acho importante saber que, dependendo da lâmina, é necessário várias passadas de estilete, as vezes mais de 10 passadas, sempre suavemente.
Nas lâminas mais quebradiças, uso bisturi cirúrgico (tome cuidado com eles!!!).
Deslize o bisturi com leveza e por várias vezes.
Abs.
Avatar do usuário
Hudsonbh
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Mai 2012, 15:49
Cidade: Belo Horizonte / MG
Idade: 61

Lâminas

Mensagem por Hudsonbh » 29 Jul 2012, 18:10

fauzi,


Já fui avisado por várias pessoas, inclusive aqui no GDM pelo ( Pedro / Neptuno ) sobre o perigo dos bisturis, estarei atento, obrigado pela dica. :D


Tenho alguns pequenos pedaços de lâmina aqui em casa, que sobraram dos testes que fiz, e realmente estou encontrando dificuldades em fazer com que as emendas

fiquem em um nível aceitável de união, após o corte e união das partes com fita crepe coloquei os dois pedaços unidos contra a aluz e sempre fica uma diferença,

uma pequena fresta, coisa pequena, mas fica, como não tive aula nenhuma, fica difícil saber se isso é normal, :?: talvez eu esteja sendo exigente demais, talvez eu esteja

procurando a perfeição.


Se alguém pudesse me dar alguma dica a esse respeito ficarei muito grato.

Abraços.

Navegador.
Mesmo que todos quisessem eu não faria, mesmo que eu tentasse não conseguiria, Desistir. ( Eu mesmo ).
Editado pela última vez por Hudsonbh em 31 Jul 2012, 15:04, em um total de 1 vez.
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Lâminas

Mensagem por neptuno » 31 Jul 2012, 13:44

Essa coisa da lâmina desviar e querer seguir o fio da madeira se contorna assim:

Cortando no través do grão: Passar o bisturi bem de leve na primeira passada, aumentar a pressão em passadas subsequentes.

Cortando ao longo do grão: Estilete não é muito bom para isso, usem uma serra propria para laminas. Essa serra tem que ser "trabalhada" quando vem da loja: Passem um uma pedra de afiar, até remover totalmente a trava e ficar com dentes que mais parecem pequenas laminas. Cuidado! A primeira que preparei fui testar com o dedo e cortou fundo.

Pedro
Avatar do usuário
Hudsonbh
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Mai 2012, 15:49
Cidade: Belo Horizonte / MG
Idade: 61

Lâminas

Mensagem por Hudsonbh » 31 Jul 2012, 15:01

Pedro,


Lá vem vc de novo ter de me ajudar, ainda bem que não to sozinho nessa empreita rsrsrsr se tivesse tava fu..... obrigado amigo.


Essa da lâmina pra mim é nova, mais uma que aprendo, ontem comprei os dois tamanhos de arco que sei que existem ( pequeno e grande )

e comprei as lâminas tb, 3/0 e 4/0 gold shark e finas daquele jeito, tem como afiar aquilo ?? rsrsrsrs


Vou ver isso hoje a noite.

Abraço

Navegador.
Mesmo que todos quisessem eu não faria, mesmo que eu tentasse não conseguiria, Desistir. ( Eu mesmo ).
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Lâminas

Mensagem por neptuno » 31 Jul 2012, 15:22

Na serra de bancada, a gente usa a 2/0, não sei dizer se funciona na mão.

Veja no item "Venda", estou vendendo a minha Makita.

Pedro
Avatar do usuário
Hudsonbh
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Mai 2012, 15:49
Cidade: Belo Horizonte / MG
Idade: 61

Lâminas

Mensagem por Hudsonbh » 31 Jul 2012, 15:29

Pedro,

Eu estive olhando agora, mas o problema e a distância ( Frete ) ta barato mesmo.

A lâmina que comprei da pra afiar ?? aquilo é fino demais, vou ter de usar até lupa pra enxergar rsrsrs já to meio céguinho

Abraço.
Mesmo que todos quisessem eu não faria, mesmo que eu tentasse não conseguiria, Desistir. ( Eu mesmo ).
Lrgcuritiba
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Dez 2012, 11:27
Cidade: CURITIBA
Idade: 52

Lâminas

Mensagem por Lrgcuritiba » 04 Dez 2012, 10:38

Olá amigos, sou novo nesse fórum e nesse ramo. Gostaria de saber se alguém já teve a experiência em cortes dessas lâminas com serra tico-tico normal, sem necessidade do uso de uma serra de bancada. E caso sim se há serras menores para marchetaria para uso nessa tico tico normal.

Obrigado e terei muitas perguntas mais

Abraço a todos.
Saudações
Responder