MarchetariaGuilhotina x Refiladora

Fórum exclusivo para discussões sobre a Arte da Marchetaria e afins.
Avatar do usuário
Hudsonbh
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Mai 2012, 15:49
Cidade: Belo Horizonte / MG
Idade: 61

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por Hudsonbh » 10 Ago 2012, 09:20

Pedro,

Eu iniciei esse tópico porque ao ler os tópicos anteriores de Marchetaria encontrei alguns comentários sobre esse assunto mas,

sem uma resposta final e achei que seria super legal se fosse possível, mas tudo bem o resultado que obtive com o bisturi ontem já me satisfez,

pelo menos inicialmente.


Será muito bom se vc puder postar esse vídeo que falou, assim vou poder comprovar se o meu método está correto.


Valeu. :D


Hudson.
Mesmo que todos quisessem eu não faria, mesmo que eu tentasse não conseguiria, Desistir. ( Eu mesmo ).
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por neptuno » 10 Ago 2012, 09:57

Leitão

O estilete é muito bom para corte transversal, mas quando se vai ao longo do g®ão da folha, ele "quer" seguir a madeira, e é mais fácil acertar com a serra.

Pedro
msmith1701
Banido
Banido
Mensagens: 1503
Registrado em: 15 Out 2007, 23:03
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 50

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por msmith1701 » 10 Ago 2012, 22:22

Passei no gasometro e achei a outra serrinha marca alemã Kunz R$89,00, nem abri o pacote ainda, peguei um baita transito só passei pra deixar as coisas na marcenaria e voltei pra casa.

Semana que vem, afio. usando o link que o Pedro mandou e testo.

Mauricio

É essa aqui
Imagem
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por marcos leitao » 10 Ago 2012, 22:39

Pedro,

É isso mesmo, contra a fibra vai tudo bem, mas a favor... ela acompanha e sai do alinhamento...

Parece moto em asfalto frisado para recapeamento... um perigo.


Maurício,

Bonita a danada, mas cara que dá dó!
Além disso, me parece que o cabo tem um ângulo, né? Bom para serrar de um lado, e do outro? este ângulo não atrapalha???

Acho que a boa é a que você construiu. Serve para os dois lados.

Abração.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
João
Membro
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 18 Mar 2005, 11:48
Cidade: Taubaté/SP
Idade: 56

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por João » 11 Ago 2012, 11:13

Olá pessoal

Eu tambem já tive esta duvisa e como eu trabalho em uma grafica fiz alguns testes e:

Esta guilhotina foi a que mais deu um bom resultado

Imagem

Este modelo aqui tambem é boa, mas para emendas ela torce um pouco a lamina e fica meio difil de unir depois
Imagem

Mas para fazer uma união perfeita das laminas eu faço como vi um amigo fazendo uma vez, ele usa esta ferramenta aqui
Imagem

Ele corta a lamina com estilete mesmo e, depois une as duas laminas, coloca em uma mesa como apoio e passa a plaina no lado das laminas que serão unidas, elas ficam perfeitamente iguais, não fica nenhuma falha, mais ou menos isso nas fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Não sei deu para entender, espero ter ajudado em alguma coisa

Abraços

João
Avatar do usuário
Hudsonbh
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Mai 2012, 15:49
Cidade: Belo Horizonte / MG
Idade: 61

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por Hudsonbh » 11 Ago 2012, 12:05

João,

Muito obrigado por me ajudar a tirar essa dúvida :D : :D : :lol: , no inicio eu pensei que se fosse possível cortar as lâminas na guilhotina seria muito legal,

mas como ninguém tinha usado ainda não fiquei sabendo se seria possível.


Tenho que comprar uma plaina logo logo, acho que um modelo bem pequeno seria o ideal, li um tópico sobre preparação de plainas aqui no GDM

( credo ) é difícil demais, acredito também que essa opção será boa pra tiras, pedaços grandes, porque para pedaços pequenos ficará um pouco complicado, mas valeu mesmo.


Grande abraço.


Hudson.
Mesmo que todos quisessem eu não faria, mesmo que eu tentasse não conseguiria, Desistir. ( Eu mesmo ).
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por neptuno » 12 Ago 2012, 10:13

João

No meu entender, a plaina é só para quem não consegue cortar reto logo de cara, é um quebra-galho. O melhor é a gente sempre aprender direito e com a técnica correta, sem precisar "cozinhar" os resultados depois.

Pedro
Avatar do usuário
Hudsonbh
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Mai 2012, 15:49
Cidade: Belo Horizonte / MG
Idade: 61

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por Hudsonbh » 12 Ago 2012, 21:43

Pedro,

Concordo com vc em que o ideal é aprender a utilizar a melhor ferramenta ou a que normalmente apresenta melhor resultado,

mas acredito também que quanto mais opções nós tivermos melhor, por exemplo na extração de tiras bem finas ( 2 mm )

a plaina seria uma opção excelente e quem precisar extrair tiras bem longas por exemplo : 100 cms x 4mm seria uma opção muito legal tb,

e mal não faz termos mais uma opção.


Abraço.

Hudson.
Mesmo que todos quisessem eu não faria, mesmo que eu tentasse não conseguiria, Desistir. ( Eu mesmo ).
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por neptuno » 13 Ago 2012, 10:48

Mauricio

Eu já usei essa Kuntz, é ótima!

Pedro
Avatar do usuário
João
Membro
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 18 Mar 2005, 11:48
Cidade: Taubaté/SP
Idade: 56

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por João » 13 Ago 2012, 10:56

neptuno escreveu:João

No meu entender, a plaina é só para quem não consegue cortar reto logo de cara, é um quebra-galho. O melhor é a gente sempre aprender direito e com a técnica correta, sem precisar "cozinhar" os resultados depois.

Pedro
Olá amigo

Na verdade a plaina ela serve para dar um acabamento melhor na lamina já cortada, com este recurso a emenda fica 100% , a técnica correta para o corte é questão de pratica, muita pratica, este recurso com a plaina é uma técnica para melhorar o acabamento e o resultado final do trabalho.

Abraços

João
Avatar do usuário
João
Membro
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 18 Mar 2005, 11:48
Cidade: Taubaté/SP
Idade: 56

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por João » 13 Ago 2012, 11:16

NavegadorBH escreveu:João,

Muito obrigado por me ajudar a tirar essa dúvida :D : :D : :lol: , no inicio eu pensei que se fosse possível cortar as lâminas na guilhotina seria muito legal,

mas como ninguém tinha usado ainda não fiquei sabendo se seria possível.


Tenho que comprar uma plaina logo logo, acho que um modelo bem pequeno seria o ideal, li um tópico sobre preparação de plainas aqui no GDM

( credo ) é difícil demais, acredito também que essa opção será boa pra tiras, pedaços grandes, porque para pedaços pequenos ficará um pouco complicado, mas valeu mesmo.


Grande abraço.


Hudson.

Olá amigo

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Na verdade é possivel cortar as laminas na guilhotina, no primeiro modelo das fotos que postei, é ótima, é possivel cortar tiras bens finas mesmo, o que já não é possivel nas demais, mas cortar tiras bem finas e retas tambem é possivel com laminas de bisturi e uma boa regua de aço, pratique bastante que logo você consegue.

A plaina é uma técnica para melhorar o acabamento depois da lamina cortada, ela propriamente não corta a lamina ok, você pode comprar uma plaina bem pequena que a stanley comercializa, são ótimas.

Veja só uma coisa, nada é tão complicado, tudo é possivel de se aprender, basta perseverança e pratica, se você quer mesmo aprender já é quase 50% de todo processo ok.

Sempre fique de olho nas respostas e dicas do pessoal aqui do forum, eles são nota 10, tem grandes mestres por aqui, você aprendera muito aqui no forum.

Não sei muita coisa, mas do pouco que sei posso compartilhar ok, é só perguntar se eu souber, te respondo com prazer.

Abraços

João
Avatar do usuário
Flavio_Machado
GDMista
GDMista
Mensagens: 687
Registrado em: 29 Mar 2006, 21:47
Cidade: São Paulo - SP
Idade: 73

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por Flavio_Machado » 13 Ago 2012, 11:53

Olá Mauricio,

Você poderia dizer onde exatamente você comprou essa Kunz na Gasômetro?

abs

Flávio
www.diferrente.com.br
www.relogiosdiferentes.com.br
www.petit.com.br
www.flyed.com.br
MSN: flavio-mac@hotmail.com
"Não faça da sua vida um rascunho, poderá necessitar de outras vidas para passar a limpo"
Avatar do usuário
Hudsonbh
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Mai 2012, 15:49
Cidade: Belo Horizonte / MG
Idade: 61

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por Hudsonbh » 13 Ago 2012, 12:28

João,


Ajudou e muito, :D quando eu for trabalhar com caixas pretendo fazer detalhes nas laterais porque acho que valoriza em muito o trabalho

e por isso o meu interesse inicial na guilhotina e na refiladora, agora com essa sua dica da plaina eu tenho mais uma opção,

cada um se adapta melhor a um tipo de ferramenta, vc pode conseguir resultados melhores com a plaina outra pessoa pode conseguir

melhores resultados com o bisturi, o que estou querendo é encontrar a melhor maneira para mim e outra questão também

não é só conseguir tirar as tiras com o bisturi ou estilete, mas penso que com a plaina ou com a guilhotina o serviço seria feito

mais rapidamente e com boa qualidade.


Sempre que tenho tempo disponível leio tópicos do pessoal aqui, já aprendi muito, e sei que tenho muito mesmo para aprender ainda,

sempre tive gosto por madeira mas nunca tive como estudar o assunto.


Mais tarde pretendo sair e comprar a plaina e também procurar uma serrinha que foi apresentada no inicio do tópico.


Quero ver a qual ferramenta me adapto melhor.


Muito obrigado por sua ajuda, e espero poder contar com a sua boa vontade sempre.


Grande abraço.


Hudson.
Mesmo que todos quisessem eu não faria, mesmo que eu tentasse não conseguiria, Desistir. ( Eu mesmo ).
msmith1701
Banido
Banido
Mensagens: 1503
Registrado em: 15 Out 2007, 23:03
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 50

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por msmith1701 » 13 Ago 2012, 12:30

Flávio,

Comprei na Viera Lâminas, mas eram os ultimos dois comprei um para mim e outro para um colega que disse querer tb, mas depois que havia comprado e depois achou muito caro, ia deixa-lo guardado, se vc quiser é seu.

A marcenaria esta na mooca e eu moro na vila mariana e estou com uma obra na paulista essa semana. Qq coisa posso deixar na farmacia dos meu pais que é a duas quadras da marcenaria ou te envio por correio.

abs,
Mauricio
Avatar do usuário
João
Membro
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 18 Mar 2005, 11:48
Cidade: Taubaté/SP
Idade: 56

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por João » 14 Ago 2012, 08:14

Olá amigos

Hudson.

Você esta no caminho certo, Marchetaria é uma arte, e existe muita ferramenta e tecnicas para se usar, mas é você que tem que achar a melhor, o importante é ter, paciencia, perseverança, pratica e muito prazer em fazer cada trabalho.

Bons trabalhos

Abraços
Avatar do usuário
Hudsonbh
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Mai 2012, 15:49
Cidade: Belo Horizonte / MG
Idade: 61

Guilhotina x Refiladora

Mensagem por Hudsonbh » 14 Ago 2012, 08:40

João,


Já fiz muitos testes com colas, goma lacas ( nacional e importada ), verniz, ceras e lixas ( melhores sequencias x menor tempo )

e já preparei mais de 400 desenhos diferentes no corel o que vai me possibilitar maior variedade nas peças,

não quero ficar fazendo sempre a mesma coisa igualzinho industria de chinelo rsrsrsrs e enquanto estou fazendo estes testes vou treinando,

comprei 6 lâminas com características diferentes, macias, médias e duras ( naturais e compostas ).


Sei que para a maioria sou um chato retardado, que fica fazendo perguntas idiotas rsrsrs eu sei como é, mas eu não tenho mais a quem perguntar

e assim poder aprender, pra vcs que trabalham com isso a muito tempo tudo é fácil, pra mim nem tanto rsrsrs, mas eu estou aprendendo e

as perguntas idiotas vão acabar ( assim eu espero ) rsrsrsrsrs.


Agradeço a todos pela paciência.


Forte abraço.

Hudson.
Mesmo que todos quisessem eu não faria, mesmo que eu tentasse não conseguiria, Desistir. ( Eu mesmo ).
Responder