AvisoVocê está navegando no GDM Fóruns como visitante.

Logue-se ou registre-se para acessar todos os Fóruns.
GDM Fóruns
Guia do Marceneiro ®
GDM Fóruns

Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM

Obrigado pela postagem
FÓRUM: Dúvidas gerais
Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
 
Ir à página: 1 2 Próximo 
GDM Fóruns - Índice do Fórum
Este tópico obteve: 24 respostas e 2595 exibições / 5 usuário(s) observa(m) este tópico
Você NÃO esta observando este tópico.
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de fauzi
fauzi

GDMista
Offline

Registrado em:
8/Fevereiro/2007
Idade: 57  
Cidade/Estado:
Pederneiras SP

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 108
Mensagem Enviada: Sábado, 16 Fev 2008 17:10 PM
Assunto: Cortar chapa em curva
Pessoal, acabei de fazer minhas dornas pra cachaça (fiz duas). Não aconselho ninguém a fazer, porque o trabalho que deu foi demais. É coisa de louco. E depois de pronta, com certeza vai vazar (kkkkkkkkkkkkkkkk)
Olha uma delas ai:

http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm/fotos14/fauzi_e6d9575526.jpg

Agora, no final da história, apareceu um problema: não tô achando aquela cinta de ferro que "amarra" a dorna. Isso porque ela acompanha o grau de inclinação. Para dar certo ela tem que ser cortada (ou serrada) fazendo uma curvatura.

Arrumei uma chapa de inox de 1 mm, porém não sei como cortar em curva. Alguém pode ajudar???

A peça precisa ser mais ou menos assim:

http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm/fotos14/fauzi_2c3c171c39.jpg

Agradeço a colaboração e quando a cachaça estiver envelhecida (demora uns 8 anos), convido todo mundo pra provar! Isso se o corote não vazar (rsrsrsrs). A não ser que alguém queira beber nova mesmo ...

Abs.

[/img]
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de pitu
pitu

Colaborador
Offline

Registrado em:
11/Agosto/2006
Idade: 44  
Cidade/Estado:
arraial d'ajuda (BA)

Ocupação:
Pousada

Tópicos: 185
Mensagem Enviada: Sábado, 16 Fev 2008 17:16 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Opa Fauzi! legal

To na fila para sperimentar!!! Laughing

Para cortar a chapa com uma tico tico não da? E acabamento com uma lima?

Um abraço,
Pitu
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de fauzi
fauzi

GDMista
Offline

Registrado em:
8/Fevereiro/2007
Idade: 57  
Cidade/Estado:
Pederneiras SP

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 108
Mensagem Enviada: Sábado, 16 Fev 2008 18:02 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Pitu,
Você tá em primeiro lugar na fila da cachaça (rs)!!
Viu, eu tenho tico-tico manual e de bancada, mas não sei não. Precisaria achar uma serra com os dentes bem pequenos ...
Vamos ver outras dicas primeiro ...
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de Cacró
Cacró

GDMista
Offline

Registrado em:
1/Março/2007
Idade: 62  
Cidade/Estado:
São Bernardo do Campo...

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 18
Mensagem Enviada: Sábado, 16 Fev 2008 19:12 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Olá Fauzi, na Casa das Serras, tem serra de tico-tico de bancada para cortar metal. Não sei se dara certo.

Abraço
 
É necessário estar logado para ver este conteúdo!
Por favor, Cadastre-se ou logue-se


O amor não faz sofrer.
Quem ama cuida, não magoa!
Renato Russo. 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de José Alberto
José Alberto

GDMista
Offline

Registrado em:
19/Julho/2006
Idade: 50  
Cidade/Estado:
Itajubá - Minas Gerais

Ocupação:
Professor Universitário

Tópicos: 30
Mensagem Enviada: Sábado, 16 Fev 2008 20:37 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Fauzi,

Tenho algumas dívidas:

a) Em que condições vc fotografou a dorna? Ou era a dorna que estava se movimentando?Bebado

b) 8 anos ????????????
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de fauzi
fauzi

GDMista
Offline

Registrado em:
8/Fevereiro/2007
Idade: 57  
Cidade/Estado:
Pederneiras SP

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 108
Mensagem Enviada: Sábado, 16 Fev 2008 20:47 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Oh, Zé Alberto!!!
Se fosse o tempo em que eu bebia, pode ter certeza que era o efeito da marvada. :lol: Mas parei com a bebida já faz tempo ... Mantive apenas o gosto de envelhecer as cachaças. Aproveito e tenho a convicção de que não era um alcoólatra, pois "mexo" com as pingas 2 vezes por semana e não tenho mais vontade de beber. Digo para os amigos que enjoei de beber.
Quanto aos 8 anos, esse o tempo mínimo ideal para envelhecimento de destilados, para se ter uma bebida de excelente qualidade. O mínimo, mínimo dos mínimos é 18 meses. Aqui tenho cachaça já com 8 anos.
A madeira que usei foi a cabriúva (bálsamo), a mesma que o Anísio Santiago (cachaça Havana) usa em seus tonéis.
Abs.
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de reinaldo_barba
reinaldo_barba

GDMista
Offline

Registrado em:
15/Março/2006
Idade: 63  
Cidade/Estado:
Guarulhos/SP

Ocupação:
Advogado

Tópicos: 4
Mensagem Enviada: Sábado, 16 Fev 2008 22:11 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Olá pessoal. Blz?

É. ... A marvada tá dando na cabeça hehehe.

Fauzi. Acredito que vc tá indo no caminho certo quanto ao desenvolvimento das tiras de chapas.

Na verdade, e pelo que me lembro de um livro que tenho do meu velho que era serralheiro e fazia algumas coisas em caldeiraria.

Essa tira nada mais é do que o segmento de um cone.

Como se calcula isso que é o x do p t ó. Não sei não.

Vou ver se encontro esse livro e, se achar , coloco aqui como é o cálculo. Mas acredito que com a dica ai em cima que vc chega lá.

Ah! A dorna ficou legal. Cachaça nela hehehe.

Um fraterno abraço
Barba
 
“E o Homem é o que é, porque sabe, mais do que os outros animais, corrigir-se." (Pontes de Miranda) 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de fauzi
fauzi

GDMista
Offline

Registrado em:
8/Fevereiro/2007
Idade: 57  
Cidade/Estado:
Pederneiras SP

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 108
Mensagem Enviada: Sábado, 16 Fev 2008 22:30 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Oi Barba!
O molde da cinta eu já fiz. Usei uma especie de cartolina grossa. Também já reproduzi o desenho da cinta na chapa de inox. Tá prontinha pra cortar ... mas com quê???
Tentei colocar um pedaço de serra Starret (dessas comuns, de arco manual) na tico-tico de bancada, mas não foi.
Vamos aguardar.
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de desilva
desilva

GDMista
Offline

Registrado em:
17/Setembro/2006
Idade: 69  
Cidade/Estado:
Rio de Janeiro

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 18
Mensagem Enviada: Sábado, 16 Fev 2008 22:45 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Grande Fauzi
Corte em chapa deste tipo poderia ser feito com uma tesoura para chapas ou com uma tico-tico manual (400 watts ou mais) equipada com serra para metais. A tico-tico de bancada em geral é fraca para esta operação. Outra saida seria uma tesoura eletrica tipo Makita mas o uso não justificaria o investimento.
Entretanto, cortar inox de 1mm é tarefa pesada e o melhor mesmo seria levar a chapa em uma seralheria ou funilaria e ver como eles resolveriam o problema.
Boa sorte
Desilva
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de alemão
alemão

GDMista
Offline

Registrado em:
25/Abril/2006
Idade: 43  
Cidade/Estado:
Canoas - RS

Ocupação:
Comunicação Visual

Tópicos: 10
Mensagem Enviada: Domingo, 17 Fev 2008 11:06 AM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Olá, Fauzi...
Há algum tempo atrás eu serrei uma chapa de aço de 5 mm com a tico-tico manual, com a serrinha da Bosch para metais. Não deu muito certo, não.
Mas depois tentei com uma serrinha modificada, dessas comuns de cortar ferro com arco manual. Esmerilhei uma ponta da mesma (já que era quebrada mesmo) e coloquei na tico-tico. Demorou um pouco, mas foi bem mais rápido o corte do que com a Bosch. No final, me agradou o serviço. Estava montando minha serra de bancada com uma serra circular manual, por isso coloquei a mesma parafusada de cabeça para baixo nesta chapa de aço.

Espero ter ajudado.

Alemão. legal
 
"Vou tentar mais 115 vezes, depois desisto!" 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de evangelista
evangelista

Colaborador
Offline

Registrado em:
21/Setembro/2006
Idade: 59  
Cidade/Estado:
São Paulo

Ocupação:
Técnico Em Eletrônica

Tópicos: 43
Mensagem Enviada: Domingo, 17 Fev 2008 11:46 AM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Olá Fauzi.

Parabéns, a dorna ficou legal, daqui 8 anos vamos experimentar a marvada para ver como ficou.

Abraços

Evangelista
 
Casa de marceneiro espeto de ferro e móveis da casas Bahia
(nem todas) 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de pitu
pitu

Colaborador
Offline

Registrado em:
11/Agosto/2006
Idade: 44  
Cidade/Estado:
arraial d'ajuda (BA)

Ocupação:
Pousada

Tópicos: 185
Mensagem Enviada: Domingo, 17 Fev 2008 13:05 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Opa Fauzi...agora tenho uma curiosidade Very Happy

Se como calcula o grau da curva??

Um abraço,
Pitu
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de fauzi
fauzi

GDMista
Offline

Registrado em:
8/Fevereiro/2007
Idade: 57  
Cidade/Estado:
Pederneiras SP

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 108
Mensagem Enviada: Domingo, 17 Fev 2008 13:16 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Pitu,
Na verdade fiz pelo metodo lusitano (rs).
"Embrulhei" a dorna com uma tira de cartolina grossa e depois fui galgando com um "graminho" que fiz na hora, com uma ponta de grafite, e fui riscando em volta.
Ai, fiz um compasso grandão, acertei a abertura e fiz a curva definitiva na cartolina. Depois foi transferir para a chapa de aço.
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de (Pantanal)
(Pantanal)

GDMista
Offline

Registrado em:
6/Agosto/2005
Idade: 53  
Cidade/Estado:
Campo Grande - MS

Ocupação:
Marceneiro ( Func. Pub.
...

Tópicos: 20
Mensagem Enviada: Domingo, 17 Fev 2008 13:29 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Fauze! Num sei se ocê tem um ferreiro chegado ai perto docê, maize...
Os ferreiro, ansim cuma os bão marceneiro, percisam ser prestigiado na arte e no ofício queles abraçaro, que nem nóis. A coisa hojendia, tá muito maize difice pra eles, dispois da "éra dazindústria". Acho que um ferreiro ia fazê um arco forte, firme, e certim na curvatura da sua barrica (ói, eu disse barrica cum "C")!! Wink
Fico inté maginano os arco em ferro fundido cá quele efeito "martelê" (diferente do craquelê..hhi)
abraço de sempre,
(Pantanal)

PS: Deixa um golim ai no fundo da barrica reservado por um 8 ano pra eu, vai que resorvo moiá a garganta porai, né?
 
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos? 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de fauzi
fauzi

GDMista
Offline

Registrado em:
8/Fevereiro/2007
Idade: 57  
Cidade/Estado:
Pederneiras SP

Ocupação:
Aposentado

Tópicos: 108
Mensagem Enviada: Domingo, 17 Fev 2008 13:37 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Grande Panta,
Já fui num ferreiro e ele falou: Ói seo Fauzi, já ferrei muita roda de carroça, isso há mais de quarenta anos ... isso até que é fácil de fazer. A conversa tava quase finalizando quando chegou seu irmão mais novo, que é o dono da oficina e falou, curto e grosso: "isso dá muito trabalho, sinto muito mas não dá pra fazer ..."
Já me falaram também pra pegar uma fita de metal mais mole e ir batendo na bigorna só de um lado dela, até ela ir pegando a curva certa ... mas o acabamento fica uma m ...
Agora uma coisa eu garanto: não é por falta dessa cinta que os amigos vão ficar sem chumbo, ou melhor, sem cachaça. Tenho mais 3 cartolas cheias até na boca ... e óia que já tão velhinhas ...
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de Amando
Amando

GDMista
Offline

Registrado em:
26/Maio/2006
Idade: 65  
Cidade/Estado:
Palmas - Tocantins

Ocupação:
Construção Civil

Tópicos: 28
Mensagem Enviada: Domingo, 17 Fev 2008 16:56 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Oi Fauzi,
Eu esticaria a chapa, riscaria o molde e ia cortando devagar com uma talhadeira bem temperada e afiadinha.
Depois, passaria uma lima redonda, lixaria e tchan, tchan, tchan, tchan....
Mas veja o detalhe que o Reinaldo Barba falou...: Segmento de um cone...captou a mensagem ?
Um abraço ,
Amando José
 
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _ 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de Pedro luis
Pedro luis

Membro
Offline

Registrado em:
9/Março/2007
Idade: 54  
Cidade/Estado:
Fraiburgo/SC

Ocupação:
Mecanico montador

Tópicos: 5
Mensagem Enviada: Domingo, 17 Fev 2008 22:13 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Ola Fauzi


Eu corto chapa de inox todos os dias, e tem varias maneiras de cortar,uma delas(eu uso) uma esmerilhadeira(lixadeira) com disco de corte, tem uns discos bem finos no mercado, especialmente pra cortar inox e tambem ja cortei com tico-tico de pastilha(como se fosse uma tesoura eletrica), no teu caso pra cortar essa fita eu usaria uma lixadeira pequena com disco de 3".

Se me mandar o raio da curva o comprimento e a espessura da chapa ( eu tenho chapa de inox 304 com 1.5 mm) terei o maior prazer de cortar pra você.

Sem interesse nenhum na cachaça Laughing

Espero ter ajudado

Abraço

Pedro Luis
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de PicaPau
PicaPau

GDMista
Offline

Registrado em:
9/Março/2006
Idade: 44  
Cidade/Estado:
Rio de Janeiro

Ocupação:
Analista De Sistemas

Tópicos: 8
Mensagem Enviada: Domingo, 17 Fev 2008 22:22 PM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Ôôôôôôô Fauzi,

Inté eu quiria prová dessas marelinhas veínha dos barrí...

Mas esse "graminho" pegou mal hein... Encomenda logo um do GDM (olha o jabá aí Sidney)

Acho que o método da talhadeira vai dar certo, desde que aplicado com paciência oriental... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

[]'s
 
Se complicar, faço no BICO!!! 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de jattuy
jattuy

Membro
Offline

Registrado em:
7/Fevereiro/2008
Idade: 41  
Cidade/Estado:
Itapecerica da Serra /...

Ocupação:
adiministrador

Tópicos: 1
Mensagem Enviada: Terça-Feira, 18 Mar 2008 00:52 AM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Olá Fauzi, tudo bem?

Não sou nenhum especialista no assunto, mas vou dar meus pitacos....

1) Desmanchei alguns tonéis de chopp antigos e entre uma madeira e outra para não vazar tinha um tipo de caule de capim não sei te falar qual capim... mas era um capim muito parecido com esses de esteira de praia... desses que depois de secos, se pegar umidade incham e não deixam vazar...

2) essas cintas são feitas de ferro mesmo desses de serralheiro ferro chato... corte e dobra são normais... o segredo deve estar na forja para amolecer o ferro e na begônia... sabe aquele lado cônico da bigorna é exatamente para isso para ir batendo e deixando o anel de ferro cônico também...

não sei se ajudei ou piorei as coisas pra vc... rsss

abs
Eduardo Attuy
 
 
Responder Mensagem Responder com Citação. Evite citações desnecessárias!
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo citando esta mensagem?
NÃO     SIM
Mensagem de fabiocaldas
fabiocaldas

Colaborador
Offline

Registrado em:
22/Abril/2008
Idade: 39  
Cidade/Estado:
Bauru / SP

Ocupação:
Funcionário Público

Tópicos: 4
Mensagem Enviada: Sexta-Feira, 02 Maio 2008 08:58 AM
Assunto: Re: Cortar chapa em curva
Oi Fauzi, acho que posso te ajudar com a chapa.
você citou que a chapa é de 1mm, se estiver correto a chapa é muito grossa, você pode usar uma chapa mais fina, e esta chapa fina você corta com tesoura, existe tesoura para cortar em curva (direita e esquerda) e a tradicional (reta). Depois de cortada mais cumprida as emendas devem ser sobrepostas---==--- e soldadas com uma ponteadeira, qualquer metalurgico pode fazer este bico para você sem custos, caso você vier até o interior de SP, na cidade de Bauru, eu mesmo terei prazer em faze-lo.
 
 
 
Mostrar os tópicos anteriores:  
Este Tópico esta inativo desde:
Segunda-Feira, 05 Maio 2008 22:35 PM.

Aviso:
Caso escolha SIM, tenha certeza que haja um bom motivo para reativá-lo. Caso não tenha um motivo real para reativar este tópico, clique em NÃO.

Tem certeza que deseja reativá-lo?
NÃO     SIM

Obrigado pela postagem
FÓRUM: Dúvidas gerais
Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página: 1 2 Próximo
 
 

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
123797 Ataques bloqueados
RSS
GDM Fóruns - Guia do Marceneiro ®
Aplicação criada pelo: Grupo phpBB - Hospedado por Opticalhost